Ultima atualização: 23 de setembro de 2021

O termo bastante críptico 5-HTP descreve o próprio aminoácido 5-hidroxitriptofano do corpo. É produzido no corpo a partir do precursor químico L-triptofano e não tem função própria importante para o corpo.

O neurotransmissor serotonina é produzido naturalmente (também chamado de síntese) a partir do aminoácido 5-HTP.

A serotonina dissipa a ansiedade, regula o humor e inibe a agressão. Ao tomar 5-HTP natural, os níveis de serotonina podem ser re-regulamentados. Em nosso artigo sobre o 5-HTP, tentamos explicar tudo sobre as propriedades e tarefas deste aminoácido.

Também vamos diretamente ao 5-HTP como suplemento (preparação) e lhe damos dicas importantes para tomá-lo e sua dosagem.




O mais importante

  • O 5-HTP é um aminoácido produzido naturalmente no corpo. Ele é formado a partir do aminoácido L-triptofano como um precursor da serotonina na síntese da serotonina.
  • A serotonina tem muitas funções diferentes no corpo. Deve-se ter sempre o cuidado de manter um equilíbrio saudável de serotonina e, portanto, também de 5-HTP.
  • O 5-HTP é uma alternativa natural às drogas produzidas quimicamente. Além disso, ele age mais rapidamente que o L-triptofano, já que este último é o precursor do 5-HTP e deve primeiro ser convertido em 5-HTP pelo corpo.

Informações básicas: O que é 5-HTP?

Em nosso guia você encontrará as informações mais importantes sobre o papel do 5-HTP em nosso corpo. Nós esclarecemos todas as questões importantes sobre o assunto e explicamos as instruções para a dosagem e o uso de suplementos de 5-HTP.

O que é 5-HTP e em que consiste?

Como já foi brevemente introduzido na introdução, o 5-HTP é um aminoácido. É produzido como um produto intermediário durante a síntese da serotonina. A enzima triptofano hidroxilase (TPH) converte o aminoácido L-triptofano no aminoácido 5-hidroxitriptofano.

A enzima hidroxitriptofano descarboxilase (AADC) por sua vez converte o 5-HTP em serotonina. O 5-HTP é assim um produto intermediário ou o precursor direto da serotonina.

A duração da produção própria do corpo de serotonina básica a partir do L-triptofano é correspondentemente mais longa, já que esta síntese se realiza através do produto intermediário 5-HTP. A síntese do 5-HTP para a serotonina é, portanto, mais rápida.

Além disso, o 5-HTP não tem nenhum efeito metabólico próprio no corpo humano. Ele só é produzido como um produto intermediário durante a síntese da serotonina e não é usado em nenhum outro lugar do corpo.

5-HTP também pode, no entanto, ser obtido de certos alimentos. O feijão preto africano contém níveis particularmente altos deste aminoácido.

Consequentemente, o ingrediente nos suplementos de 5-HTP é obtido deste mesmo alimento, tornando estes suplementos naturais e mais saudáveis para o corpo do que as alternativas quimicamente produzidas.

Onde no corpo é produzido o 5-HTP?

O 5-HTP é parcialmente produzido no fígado. O primeiro passo é a absorção do aminoácido L-triptofano através dos alimentos. Uma vez no corpo humano, o L-triptofano é convertido em 5-HTP. Também no fígado, o 5-HTP é convertido em serotonina.

A serotonina resultante é liberada no sangue. Ele é então absorvido e processado por plaquetas ou células intestinais.

Outra parte do L-triptofano passa diretamente para o cérebro através da chamada barreira hemato-encefálica. Aí ela é absorvida pelas células nervosas serotonérgicas.

Isto significa que a síntese de serotonina ocorre diretamente no cérebro nestes casos, de modo que o 5-HTP também é produzido diretamente no cérebro. Quando esta síntese está completa, a serotonina, como um neurotransmissor, passa diretamente para as sinapses correspondentes.

Que tarefas a serotonina produzida a partir do 5-HTP realiza em nosso corpo?

A serotonina é um neurotransmissor e um hormônio tecidual com muitas tarefas diferentes. No corpo humano, ela é encontrada no sistema cardiovascular, no sistema nervoso intestinal e também no sangue.

Assim, por exemplo, a serotonina pode regular a pressão arterial baixa e a largura dos vasos sanguíneos, mas também transmitir sinais do sistema gastrointestinal, como náuseas ou vômitos. No entanto, a função mais conhecida da serotonina está no sistema nervoso central.

No sistema nervoso central, o neurotransmissor serotonina afeta várias partes do corpo humano. A serotonina pode combater dores de cabeça e enxaquecas. Mas a serotonina também é responsável pelo controle do ritmo sono-vigília, na medida em que promove a vigília.

Este neurotransmissor também pode ser associado a efeitos inibidores do apetite ou entendido como um ativador de estímulos da dor.

Importante: A serotonina também é conhecida quimicamente como 5-hidroxitriptamina (5-HT). Não confunda com o aminoácido 5-hidroxitriptofano (5-HTP).

No entanto, a serotonina desempenha o papel mais importante na regulação do humor. Este neurotransmissor é responsável por inibir a depressão e a ansiedade, reduzindo a agressão e controlando as oscilações de humor. Portanto, a serotonina é um dos hormônios mais importantes do corpo humano para o bem-estar psicológico e mental.

Quando pode ou deve ser usado o 5-HTP?

Como já enfatizamos, a serotonina é um dos hormônios mais importantes para o bem-estar mental. Entretanto, por várias razões, pode haver muito pouca serotonina no corpo.

Isto significa que não há o suficiente do aminoácido L-triptofano no corpo, que pode ser convertido no aminoácido 5-hidroxitriptofano e depois sintetizado em serotonina.

Se o equilíbrio do 5-HTP for muito baixo, isto pode ser especialmente perceptível na psique. Isto porque muito pouca serotonina é sintetizada no corpo. Mudanças de humor, depressão e ansiedade podem ocorrer, mas também obesidade e dores de cabeça ou enxaquecas.

Se você não conseguir reduzir seu excesso de peso mesmo com alimentos de baixa caloria e notar esses efeitos, você pode ser deficiente em 5-HTP.

5-htp

5-HTP é um precursor biológico do neurotransmissor serotonina. Se não houver o suficiente no corpo, a deficiência de serotonina resultante pode levar a oscilações de humor e depressão. (Fonte de imagem: K. Mitch Hodge / Unsplash)

Assim que você tiver sido diagnosticado com tal deficiência e um médico recomendar o aumento do seu saldo de 5-HTP, você pode usá-lo. Este suplemento é especialmente útil se você não quer alcançar uma melhoria através de um longo processo, mas quer melhorar o mais rápido possível.

5-HTP pode, portanto, ajudá-lo a aumentar seu bem-estar mental.

Como pode ocorrer um déficit de 5-HTP e serotonina?

Se houver um déficit de serotonina ou de seu precursor, 5-HTP, em seu corpo, isto pode ser especialmente perceptível do ponto de vista psicológico. Mas como pode ocorrer um tal déficit? Assim como o efeito da serotonina é variado, as razões para um baixo balanço de serotonina 5-HTP também podem ser variadas.

Um déficit do aminoácido 5-HTP no organismo também impede a produção de serotonina.

Um déficit de serotonina pode ocorrer se não houver vitamina B6 suficiente no organismo. Isto porque esta vitamina é um fator importante na síntese da serotonina do 5-HTP.

O produto inicial da síntese da serotonina, L-triptofano, também pode ser responsável por isto. Ela é necessária para muitos outros processos no corpo, portanto a falta de L-triptofano também tem um efeito sobre o equilíbrio do 5-HTP.

A nutrição também é um aspecto importante. O L-triptofano pode ser absorvido e depois sintetizado através de nozes, leguminosas ou cereais. Se houver uma clara deficiência desses alimentos na dieta, o equilíbrio do L-triptofano também pode sofrer e, portanto, também o equilíbrio de serotonina e 5-HTP.

No caso de tal deficiência, um suplemento de 5-HTP é uma boa idéia.

O que considerar ao tomar 5-HTP?

Há várias diretrizes para tomar suplementos de 5-HTP. O suplemento deve ser sempre tomado com alimentos para que possa ser digerido mais facilmente. Não importa a hora do dia em que o suplemento é tomado. Depende, entre outras coisas, da freqüência com que o suplemento é tomado diariamente.

Também não há regras fixas para a duração da ingestão de 5-HTP. Entretanto, não foram realizados estudos sobre a ingestão por mais de 8 meses.

Se não houver melhora mesmo após duas semanas de uso do 5-HTP, a dosagem pode ser aumentada. Em princípio, os suplementos 5-HTP podem ser tomados sem supervisão médica, mas se você preferir jogar pelo seguro, você também pode consultar seu médico.

Até o momento, não há estudos sobre o uso do 5-HTP durante a amamentação ou a gravidez, portanto, em caso de dúvida não é recomendado.

Como o 5-HTP deve ser dosado?

Ao tomar suplementos, a dosagem correta é sempre crucial para o sucesso do tratamento. Isto também se aplica aos suplementos de 5-HTP. Este suplemento é oferecido com 50 mg, 100 mg ou 200 mg do ingrediente ativo 5-HTP.

Entretanto, o efeito da respectiva quantidade de 5-HTP tomado é fortemente influenciado pelo próprio metabolismo ou conjunto de neurotransmissores. Portanto, os valores dados abaixo lhe dão recomendações para ingestão.

Usage dose horário
Depressão e transtorno de ansiedade 50 mg a 100 mg 3x por dia
Enxaqueca 100 mg a 200 mg 2x a 3x por dia
Transtornos do sono 100 mg a 400 mg meio período antes de dormir
Emagrecimento 250 mg a 300 mg 3x por dia

Se estas quantidades menores não funcionarem, a dosagem pode ser aumentada lentamente. Entretanto, deve-se notar que uma dosagem de 900 mg por dia não deve ser excedida.

A suplementação de 5-HTP faz sentido?

Para ajudá-lo a responder à pergunta se a suplementação de 5-HTP é adequada para você, nós respondemos aqui as duas perguntas mais importantes. Aqui você pode descobrir que tipos de suplementos de 5-HTP existem e que efeitos colaterais podem ocorrer ao tomá-los.

Que tipos de suplementos de 5-HTP existem?

Como outros suplementos ou preparações alimentícias, os suplementos de 5-HTP também vêm em diferentes tipos. Você pode decidir por si mesmo qual é o melhor tipo para você. A única coisa importante é que você escolhe um suplemento que você acha fácil de tomar e que não lhe causará nenhuma dificuldade.

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Suplementos dietéticos muitas vezes vêm em muitos tipos. O suplemento de 5-HTP é um deles. É importante saber que o tipo de suplemento não afeta seu efeito. (Fonte da imagem: Markus Spiske / Unsplash)

O tipo mais comum de suplemento de 5-HTP é a cápsula. É a mais vendida e é fácil de tomar com líquido devido à sua superfície lisa. Mas este suplemento também pode ser adquirido na forma de líquido, pó, spray ou comprimidos convencionais.

Quais efeitos colaterais a suplementação de 5-HTP pode ter?

Embora a leitura do folheto informativo não seja necessariamente um passatempo favorito, ele deve ser lido com atenção antes de tomar qualquer suplemento. Em geral, os efeitos colaterais raramente ocorrem.

Se efeitos colaterais ocorrerem, uma overdose de 5-HTP pode ser freqüentemente culpada. Estes efeitos colaterais são fadiga, cólicas estomacais, dores de cabeça ou azia.

É melhor tomar 5-HTP ou L-triptofano?

Basicamente, com qualquer suplemento não há certo ou errado. Dependendo do seu metabolismo ou outras preferências, às vezes o 5-HTP é melhor e às vezes o L-triptofano é melhor. Portanto, você deve decidir por si mesmo qual suplemento você prefere.

O que você deve estar ciente, entretanto, é da duração diferente da ação desses dois suplementos. Como já apontado na introdução, o L-triptofano é um aminoácido que é convertido no aminoácido 5-HTP durante a síntese da serotonina, antes de ser convertido em serotonina. Isto significa que, ao contrário do 5-HTP, o início do efeito é atrasado.

Portanto, você deve decidir com que rapidez o suplemento deve funcionar para você. Se você tomar o suplemento mas não precisar necessariamente de uma melhora a curto prazo em seus sintomas, você pode usar L-triptofano. No entanto, se você tiver que lidar com desconforto agudo com freqüência, você deve optar pelo 5-HTP. O efeito é muito mais rápido, portanto seu desconforto também é aliviado mais rapidamente.

Quais são os riscos do 5-HTP?

Como o 5-HTP é um aminoácido produzido naturalmente no corpo, ele pode ser considerado inofensivo para o corpo. Isto porque ela é produzida naturalmente durante a síntese da serotonina e, portanto, não representa nenhum risco para o corpo humano.

Além disso, a formação do 5-HTP no corpo é necessária para que a serotonina esteja presente e atue onde ela é necessária no corpo.

No entanto, se o 5-HTP for tomado como um suplemento, deve-se ter cuidado para não ter uma overdose. Na maioria dos casos, eles têm apenas efeitos colaterais muito leves e reversíveis.

No entanto, em alguns casos, pode ocorrer a chamada síndrome da serotonina. Esta síndrome pode ser fatal, mas é bastante improvável se for usada a dosagem correta de 5-HTP.

Existem alternativas ao 5-HTP?

O 5-HTP já é uma alternativa! Como o 5-HTP é um ingrediente ativo natural que é produzido principalmente a partir do feijão preto africano, os suplementos de 5-HTP são especialmente procurados para tratamento. Eles são freqüentemente usados ao invés de antidepressivos.

5-HTP é uma alternativa natural e mais saudável aos medicamentos quimicamente produzidos.

Se você ainda está procurando por alternativas, há outras maneiras de regular seu equilíbrio de 5-HTP. Você pode confiar em vitaminas e minerais. Magnésio, vitamina B6, cálcio, ácidos graxos ômega-3 e zinco são especialmente importantes. Se você tomar o suficiente destes, a suplementação não deve mais ser necessária.

Além disso, há também certos alimentos que demonstraram conter níveis particularmente altos de 5-HTP, que o corpo pode rapidamente converter em serotonina. Por exemplo, carne bovina, peixe, ovos ou queijo podem novamente aumentar o equilíbrio do 5-HTP.

Também existem alternativas para veganos ou vegetarianos. Nozes, chá verde, ácidos graxos insaturados do azeite de oliva e legumes são particularmente adequados.

Conclusão

O aminoácido 5-HTP é o precursor do neurotransmissor serotonina e, portanto, desempenha um papel importante para o organismo. A serotonina é necessária para muitos processos no corpo e, portanto, deve estar sempre presente em quantidades suficientes.

Uma deficiência de 5-HTP, e portanto também de serotonina, pode levar a mudanças de humor, depressão, obesidade ou problemas cardiovasculares.

Os suplementos podem ser usados para manter os níveis de 5-HTP e serotonina a um nível saudável. Eles não devem ser sobredosados, mas caracterizam-se apenas por efeitos colaterais menores e reversíveis.

Especialmente no tratamento de queixas psicológicas, o 5-HTP é particularmente adequado como uma alternativa natural aos medicamentos quimicamente produzidos.

Fonte de imagem: Pablo Heimplatz / Unsplash

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