Ultima atualização: 23 de setembro de 2021

Junto com proteínas e carboidratos, os ácidos graxos saturados são macronutrientes elementares. Eles ajudam o seu corpo a armazenar energia. Portanto, eles são um componente muito importante para o bom funcionamento do seu corpo. Mas o que está por trás deles?

Você não sabe o que exatamente significa ácidos graxos saturados e já ouviu muitas coisas ruins sobre eles? Não há necessidade de se preocupar. No artigo seguinte nós responderemos todas as suas perguntas sobre ácidos graxos saturados e o ajudaremos a lidar com o tópico em mais detalhes.




O mais importante

  • Os ácidos graxos saturados consistem de oxigênio, hidrogênio e carbono. Os ácidos graxos são um componente muito importante para o bom funcionamento do nosso corpo.
  • Se você faz uma dieta equilibrada, as gorduras devem ser incluídas em sua dieta. Naturalmente, isto deve ser feito com moderação.
  • Existem todos os tipos de ácidos graxos saturados. Estes podem ser diferenciados de acordo com o comprimento e o efeito saturador.

Antecedentes: O que são ácidos graxos saturados?

Na próxima parte, nós responderemos várias perguntas sobre ácidos graxos saturados para que você saiba exatamente o que eles são e porque eles são importantes para você e seu corpo.

O que é um ácido graxo saturado e em que consiste?

Os ácidos graxos saturados são um componente da gordura. Especificamente, eles são ácidos orgânicos compostos de cadeias de hidrocarbonetos.

O comprimento das cadeias e as ligações dos átomos, também chamadas de grau de saturação, determinam o efeito dos ácidos graxos no corpo.

O que há de especial nos ácidos graxos saturados é que não há ligações duplas entre os átomos de carbono. Os ácidos graxos saturados já estão saturados nos átomos de hidrogênio.

Qual é a diferença entre ácidos graxos saturados e insaturados?

A seguir vamos explicar e descrever a diferença entre os dois tipos

  • Ácidos graxos insaturados: estes têm pelo menos uma ligação dupla por cadeia de ácidos graxos. O número desses laços influencia a estrutura da gordura. Ácidos graxos insaturados são geralmente gorduras vegetais, como o azeite de oliva.
  • Ácidos graxos saturados: estes não têm nenhuma ligação dupla. Eles são normalmente encontrados em alimentos para animais e são usados principalmente para energia. Naturalmente, esses ácidos graxos devem ser consumidos com moderação.

Em última análise, a diferença entre ácidos graxos saturados e insaturados é a quantidade de ligações duplas por cadeia de ácidos graxos. Você deve consumir ambos os tipos em quantidades razoáveis, já que ácidos graxos saturados em particular podem ser prejudiciais à saúde em grandes quantidades.

Quais funções os ácidos graxos saturados cumprem em nosso corpo?

Como já mencionado, seu corpo precisa desses ácidos graxos para economizar energia. Assim, um ácido graxo saturado serve como um nutriente que pode ser absorvido através de nossos alimentos. Além de serem uma reserva de energia, eles também protegem os órgãos e nossa membrana celular.

Os ácidos graxos saturados são importantes para nossas reservas de energia. (Fonte da imagem: pixabay / Free-Photos)

Além disso, eles também podem servir como portadores de vitaminas lipossolúveis, por exemplo. Estas incluem as vitaminas K, D, E e A. Além disso, substâncias aromáticas são transportadas por meio de ácidos graxos.

Estes ácidos graxos estão contidos nos alimentos animais e só são bons para nós em quantidades saudáveis. Se muita gordura for consumida, ela pode se instalar no corpo como gordura de depósito e nos prejudicar a longo prazo.

O que o corpo precisa para formar ácidos graxos saturados?

A coisa especial sobre ácidos graxos saturados é que seu corpo pode realmente produzi-los ele mesmo. Isto significa que nosso corpo não está necessariamente dependente de um suprimento de alimentos. É claro que esta é a regra, mas sempre pode acontecer que uma função regular não funcione corretamente.

O processo de produção independente de ácidos graxos saturados é a síntese de novo. O armazém de energia permite que a quebra de açúcar para a produção de energia seja sub-regulamentada.

Ao invés disso, produtos de quebra de açúcar são usados para acumular ácidos graxos e usá-los como armazenamento de energia. Assim, o fornecimento de energia a curto prazo é armazenado para uso futuro.

Qual é a necessidade diária de ácidos graxos saturados?

Geralmente é recomendado que para uma dieta adulta é importante não consumir mais do que 30% da energia total diária sob a forma de gordura. É claro que há diferentes pontos de vista sobre isso.

Alguns se apegam a dietas com baixo teor de gordura e outros tendem a uma dieta pobre em carboidratos, onde muitas gorduras são consumidas. Esta também é conhecida como a dieta ketogênica.

Você pode querer verificar seus níveis com seu médico para entender suas necessidades.

Na tabela a seguir apresentamos uma diretriz aproximada para a necessidade diária de gordura:

faixa etária Max. Requisito / dia
15 - 19 anos 30,3g
19 - 50 anos 28g
51 - 65 anos 26,5g

No entanto, esta é apenas uma diretriz que você deve seguir. Desde que você não exceda este valor todos os dias, nada de ruim deve acontecer. Entretanto, é importante que você tenha uma dieta saudável e equilibrada.

Os suplementos para ácidos graxos saturados são úteis?

Se houver falta de necessidade, faz sentido tomar ácidos graxos saturados sob a forma de suplementos. No melhor dos casos, um suplemento ômega-3, por exemplo, pode proteger contra ataques cardíacos, câncer e demência.

No entanto, você deve sempre consultar seu médico primeiro e discutir a possibilidade de tomar suplementos com ele.

Os suplementos podem ser uma alternativa se você não conseguir obter ácidos graxos saturados suficientes de sua dieta. (Fonte da imagem: pixabay / niekverlaan)

Estas cápsulas podem ser muito úteis, especialmente se você não comer peixe, porque raramente você obtém ácidos graxos suficientes por conta própria. Os ácidos graxos ômega-3 são muito saudáveis e vitais em pequenas quantidades.

Eles podem inibir a coagulação do sangue e aumentar constantemente as propriedades do fluxo do sangue.

Quais os tipos de suplementos de ácidos graxos saturados que existem?

Existem muitos tipos diferentes de suplementos que podem cobrir a falta de ácidos graxos. Nós listamos os mais comuns abaixo

  • Ácidos graxos Ômega-3
  • Ácidos graxos Ômega-6
  • Cápsulas de óleo de cânhamo
  • Óleo de cominho preto

Além desses suplementos, há muitos mais que você pode comprar facilmente online ou na drogaria. Idealmente, você deve consultar seu médico primeiro para que ele ou ela possa lhe mostrar qual suplemento é adequado às suas necessidades.

Quais são os possíveis efeitos colaterais da suplementação de gordura saturada?

De acordo com muitas fontes, um suplemento de ácido graxo ômega-3 de 3,5g diariamente é muito seguro. Entretanto, se você ainda não puder atender às suas necessidades, você deve pedir conselhos ao seu médico sobre o aumento das doses para que você possa encontrar a dose ideal e mais tolerável para você.

Se você tomar uma quantidade enorme, como 20g por dia, você pode experimentar sintomas como náusea, inchaço e diarréia. Em casos muito raros, seus níveis de açúcar no sangue podem até aumentar.

Gesättigte Fettsäuren

Para atender às suas necessidades mesmo sem uma dieta adequada, você pode simplesmente tomar suplementos! (Fonte da imagem: Stevepb/ Pixabay)

Entretanto, se você seguir as instruções no folheto informativo e/ou a quantidade sugerida pelo seu médico, você não deve se preocupar. Normalmente há cerca de 3g de ácido graxo ômega-3 por cápsula.

Quais alimentos são adequados para atender às necessidades de gordura saturada?

Se você quer atender às suas necessidades de gordura saturada através da alimentação, você deve comer os seguintes alimentos. Naturalmente, você também deve comê-los com moderação e também combiná-los com outros alimentos para que você possa comer uma refeição ideal!

  • Salmão
  • Abacate
  • Nozes
  • Ovos
  • Azeitonas e azeite de oliva

Salmão

Salmão contém gorduras saudáveis assim como proteínas valiosas que são muito importantes para o seu corpo. Além disso, o salmão é uma boa fonte de vitaminas e, portanto, uma boa fonte de nutrientes versáteis. Idealmente, você deve consumir salmão e óleo de peixe cerca de duas vezes por semana.

O salmão não contém carboidratos, cerca de 200 calorias e cerca de 13g de gordura por 100g. Com isso você pode ajudar a cobrir suas necessidades!

Abacate

O abacate é uma fonte muito boa e saudável de gorduras. Eles contêm muitas vitaminas, fibras e minerais. Além disso, a ingestão de abacate pode melhorar visivelmente a aparência da sua pele e fortalecer seus ossos.

Você não só está comendo alimentos deliciosos e saudáveis, mas você também está cuidando da sua pele.

Gesättigte Fettsäuren

Para atender às suas necessidades de gordura saturada, você pode comer deliciosas saladas de salmão e abacate como esta! (Fonte de imagem: Dana Tentis / Pixabay)

Apesar da abundância de gordura, os abacates podem baixar os níveis de colesterol no sangue. A preparação dos abacates é outro ponto positivo, pois eles são muito fáceis e rápidos de preparar. Você pode simplesmente descascá-los, usá-los como cobertura para saladas ou fazer um guacamole.

Nozes

As nozes contêm muitas gorduras, proteínas saudáveis e fibras. Eles são, portanto, uma fonte de energia nutritiva. Eles também aumentam a sensação de saciedade e mantêm você cheio por mais tempo. O que há de bom nas nozes? Existem muitos tipos diferentes; nozes, castanhas do Brasil, avelãs, amêndoas, cajus, amendoins, nozes de macadâmia e muito mais.

O ácido oleico em nozes pode ter um efeito redutor do apetite e assim ajudar você a perder peso!

As nozes têm um número relativamente alto de calorias, mas elas mantêm você cheio por um longo tempo. Se você não gosta de comer nozes assim, há muitas maneiras de incorporá-las à sua dieta. Por exemplo, você pode adicionar nozes ao muesli ou pão, ou polvilhar pinhões em saladas.

Ovos

Gemas de ovos, em particular, contêm muitas substâncias vitais. Possui vitaminas, minerais, proteínas e gorduras importantes. Há muitas maneiras de consumir e preparar ovos. Por exemplo, você pode usá-los como ovos mexidos, cozidos, em saladas ou assados em bolos e outros pratos.

Cada ovo de 100g contém cerca de 150 calorias, 13g de proteína e cerca de 10g de gordura. No final, pode-se dizer que os ovos oferecem a você uma variedade de benefícios nutricionais.

Azeitonas e azeite de oliva

Azeitonas e azeite de oliva contêm muitos minerais tais como vitamina A, ácido fólico e cálcio. Isto pode regular visivelmente o metabolismo da gordura e também melhorar a aparência da pele. As azeitonas pretas geralmente contêm mais nutrientes do que as azeitonas verdes porque estão totalmente maduras.

O azeite de oliva virgem é ideal para vários pratos, seja quente em uma frigideira ou frio em uma salada. O uso regular do azeite de oliva facilita a satisfação de suas necessidades.

Conclusão

Apesar de muitos rumores, as gorduras são saudáveis! As gorduras, em quantidades equilibradas, não fazem você engordar, mas fortalecem seus músculos. As gorduras consistem em ácidos graxos saturados e insaturados, que são muito importantes para o seu corpo.

Entretanto, é importante que você tente consumir mais gorduras vegetais do que gorduras animais.

Finalmente, pode-se dizer que os ácidos graxos saturados também são muito importantes para o nosso organismo. Eles servem principalmente como uma importante fonte de energia e também protegem as membranas e nossos órgãos.

No entanto, você deve comê-los com moderação e prestar atenção a uma dieta equilibrada. Existem várias idéias de receitas na Internet que podem ajudar você a começar.

Fonte da imagem: alex9500/ Pixabay

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas