Ultima atualização: 24 de setembro de 2021

Existem muitas dietas diferentes, tais como a dieta de baixo teor de carboneto, pouca gordura, Paleo ou a dieta de sopa de repolho. Mas todas essas dietas têm uma coisa em comum: elas têm um plano pré-concebido e estão associadas à renúncia e à compulsão. Isto pode levar a desconforto e insatisfação, o que pode resultar em um efeito iô-iô. Para evitar isso, a alimentação intuitiva pode ajudar você a alcançar naturalmente seu ideal genético.

Você pode chegar ao seu bom peso sem proibições e sem compulsão. Com a alimentação intuitiva você pode fortalecer a conexão entre corpo e mente para estar em melhor harmonia com seu corpo. Neste artigo nós damos a você uma visão geral da alimentação intuitiva. Finalmente, nós esclarecemos se a alimentação intuitiva pode ajudar você a perder peso.




O mais importante

  • A alimentação intuitiva é prestar atenção aos seus sentimentos de fome e plenitude. Você deve estar atento aos sinais que seu corpo está lhe enviando a cada refeição.
  • Bebês e crianças naturalmente sabem quando estão com fome e quando estão cheios. Os 10 princípios da alimentação intuitiva podem ajudar você a recuperar esta habilidade.
  • A alimentação intuitiva não é uma dieta, mas pode ajudar você a perder peso. Seu corpo sabe do que ele precisa e quer se manter saudável. Portanto, ele só pede o que precisa para ter energia suficiente.

Antecedentes: O que você deve saber sobre alimentação intuitiva?

A alimentação intuitiva é uma forma natural de comer que é projetada para atender às necessidades do seu corpo. É importante prestar atenção aos sinais do seu corpo. Você também deve aceitar seu corpo para poder estar em perfeita harmonia com ele.

Em nosso guia, nós compilamos as informações mais importantes sobre alimentação intuitiva. Isto lhe dará uma visão geral de como você pode reaprender esta forma de nutrição.

O que é alimentação intuitiva?

A alimentação intuitiva, como o nome sugere, é sobre comer refeições intuitivamente. Então você só come quando está com fome e pára assim que está cheio. Tão intuitivo comer é escutar o seu corpo e reconhecer os seus sinais.

Todos nós nascemos comedores intuitivos. Bebês e crianças podem naturalmente saber quando estão com fome e revelar isso através de dicas. Eles então comem até ficarem cheios. A freqüência das dores da fome e sua intensidade podem variar diariamente.

A alimentação intuitiva pode ser desaprendida.

A capacidade de interpretar os sinais do corpo pode ser desaprendida com o avanço da idade. A vontade de comer tudo em um prato ou de comer refeições em horários fixos pode nos levar a não comer mais intuitivamente.

Além disso, nós aprendemos a dividir os alimentos em boas e más categorias. Isto pode nos fazer felizes quando comemos bons alimentos e nos sentirmos culpados quando comemos alimentos ruins.

O objetivo de uma alimentação intuitiva é derramar estas categorizações. O objetivo é criar uma conexão entre corpo e mente. Isto pode ser alcançado não usando proibições, planos de dieta e contagem de calorias. O objetivo é criar uma sensação de bem-estar ao invés de uma consciência pesada.

A alimentação intuitiva é saudável?

Ao contrário das dietas ou outras formas de nutrição, a alimentação intuitiva não segue um plano preciso. Ele não cria nenhuma compulsão ou pressão pela contagem de calorias ou pelo não fazer. A dieta constante pode levar a um distúrbio alimentar (1) e a percepção dos alimentos pode se tornar distorcida. Isto pode levar a ilusões de controle, o que pode influenciar fortemente o seu comportamento alimentar.

A pressão constante pode levar a um declínio na auto-estima. Tentar viver um estilo de vida saudável pode ter o efeito oposto. Portanto, é importante construir uma relação saudável com a sua dieta. Você pode conseguir isso com uma alimentação intuitiva.

Seja intencionalmente ou não, todos nós dividimos os alimentos em boas ou más categorias. Assim, os alimentos supostamente maus podem estar fora dos limites quando se está fazendo dieta. Entretanto, um alimento não pode ser completamente bom ou ruim, o que importa é a quantidade. Por exemplo, uma maçã pode ser considerada saudável e boa, mas por si só ela não fornece tudo o que o corpo precisa.

A alimentação intuitiva pode ajudar a nos libertar de tais "maus" hábitos alimentares. Ele pode ajudá-lo a se livrar do pensamento preto e branco em dietas e ajudá-lo a ter uma dieta saudável e equilibrada.

Da mesma forma, a alimentação intuitiva pode ser muito fácil de implementar, já que esta forma de comer presta atenção aos sinais de fome do corpo. As dietas, por outro lado, podem ser complicadas porque normalmente envolvem o abandono de carboidratos ou gorduras, por exemplo. Entretanto, nem todos os corpos têm as mesmas necessidades e, portanto, nem todas as formas de dieta podem se adequar a todas as pessoas. A alimentação intuitiva é, portanto, mais individual, pois ela pode ser adaptada às suas próprias necessidades.

Quais são as regras para uma alimentação intuitiva?

A alimentação intuitiva basicamente tem apenas uma regra, que é que na verdade não há regras. Ao contrário das dietas, a alimentação intuitiva não tem um plano preciso sobre como implementá-la. Você pode simplesmente seguir as necessidades do seu corpo e decidir por si mesmo o que você quer comer.

O chocolate pode fazer você feliz e assim contribuir para o seu bem-estar. (Fonte da imagem: congerdesign / Pixabay)

Você só deve prestar atenção ao seu sentimento de fome e ao seu sentimento de plenitude. É assim que seu corpo lhe mostra exatamente quanta comida ele precisa. Você também não deve se impor nenhuma proibição e ouvir o que seu corpo quer. Você também pode e deve se entregar a desejos como o de chocolate.

A liberdade da alimentação intuitiva pode ajudar você a lidar melhor com a comida. Sem a restrição de não exceder uma certa quantidade de calorias ou não comer certos alimentos, você pode obter mais amor-próprio e autoconfiança.

Como se pode aprender a comer intuitivamente?

Como mencionado anteriormente, nós esquecemos como comer de forma intuitiva. Entretanto, repensar a maneira como comemos pode nos ajudar a recuperar esta habilidade.

Abaixo nós compilamos 10 princípios que podem ajudá-lo a aprender a comer intuitivamente

  • Livre-se da mentalidade da dieta
  • Coma quando sentir fome
  • Faça a paz
  • Não se sinta culpado
  • Preste atenção ao seu sentimento de plenitude
  • Desfrute da comida
  • Sem alimentação emocional
  • Bem-estar
  • Exercício
  • Mantenha-se saudável

Abandonar a mentalidade da dieta

Para começar a comer intuitivamente, você deve esquecer tudo o que sabe sobre dieta, porque esta forma de comer não tem nada a ver com dieta. Uma dieta é uma mudança de dieta de curta duração e pode muitas vezes levar ao chamado efeito iô-iô (2). Isso pode desencadear estresse emocional, que por sua vez pode levar ao aumento de peso, desejos de comida e sentimentos de culpa (3).

A alimentação intuitiva, por outro lado, é uma mudança completa em seus hábitos alimentares. Você não segue nenhuma proibição e, portanto, você não precisa ir sem. Nenhum alimento é melhor ou pior do que outro. Da mesma forma, esta mudança na dieta não é de curta duração, mas uma mudança de vida inteira que pode se tornar firmemente ancorada em você ao longo do tempo.

Comendo quando você sente fome

Seu sentimento de fome é o mecanismo natural de proteção do seu corpo para mostrar que ele precisa de energia. Você deve agir com base nesses anseios, não suprimi-los. Algumas dietas aconselham água potável ou goma de mascar. Entretanto, suprimir os sinais pode levar a desejos, o que pode fazer você comer mais do que o seu corpo precisa.

Seu corpo pode expressar sinais de fome não apenas através de ruídos estomacais, mas também através de fadiga, exaustão, falta de concentração ou inquietude interior. Você deve aprender a reconhecer e interpretar estes sinais para que você possa alimentar seu corpo quando ele precisar.

Você também pode aprender o que não são sinais reais de fome. Comer por estresse ou tédio não se baseia em um desejo de energia, mas em um capricho.

Faça as pazes

Como descrito anteriormente, comer intuitivamente é não dividir os alimentos em bons e maus. Ao invés disso, você deveria vê-los como algo normal. Tire o medo de si mesmo e coma o que você sente. Suas escolhas alimentares podem ser muito mais fáceis dessa forma.

Você deve parar de categorizar as coisas. Assim, até mesmo um hambúrguer pode ser comido se isso o faz feliz. (Fonte da imagem: Sander Dalhuisen / Unsplash)

Ao comer uma refeição, preste atenção ao sabor da comida e pergunte-se como você se sente durante a refeição. Pense se você gosta da sua refeição ou se você já está cheio. Igualmente importante pode ser como seu corpo se sente depois de comer. Isto tornará mais fácil para você tomar sua próxima decisão de alimentação intuitiva.

Sem culpa

Diga adeus a se sentir bem ou mal depois de uma refeição. Este remanescente da mentalidade da dieta deve desaparecer da sua mente. Comer de forma intuitiva não é elogiar a si mesmo quando você come algo "bom" e se sente mal quando você quebrou uma regra. Ao contrário, trata-se de ouvir o seu corpo e dar-lhe o que ele precisa. Isto pode aumentar o seu bem-estar geral.
Preste

Atenção ao seu senso de saciedade

Comer de forma intuitiva é reconhecer os sinais do seu corpo. Além da sensação de fome, é importante prestar atenção à sua sensação de plenitude. Ele pode lhe dizer quando seu corpo já ingeriu comida suficiente.

É um processo de aprendizagem para reconhecer quando a transição de famintos para cheios é alcançada. Isto pode levar mais tempo, dependendo do quanto você já tenha desconsiderado a sensação de plenitude. Mas com a prática e a contemplação, você pode se tornar mais consciente de sua saciedade.

Para ter uma melhor sensação de sua saciedade, coma devagar e em silêncio, sem nenhuma distração. Ao focar na sua refeição, você será capaz de sentir mais facilmente a saciedade.

Você também deve se afastar da idéia de sempre terminar seu prato. Comer de forma intuitiva é na verdade parar de comer quando você percebe que está cheio. As sobras de refeições podem ser comidas no dia seguinte. Apenas certifique-se de que você não desperdiça nenhum alimento.

Aproveitar a comida

Comer não se trata apenas de encher você. É igualmente importante que isso o faça feliz e satisfeito. Então aproveite sua comida uma mordida de cada vez com todos os seus sentidos. Se você gosta da sua comida e não apenas a come rapidamente, você pode comer menos (4).

Sem comer emocionalmente

Emoções e fome devem ser mantidas estritamente separadas para você. É perfeitamente normal estar triste ou estressado. Nessas situações, você pode usar a comida para se sentir melhor (5, 6).

Coma somente quando você estiver com fome e não quando estiver emocionado.

Os alimentos não podem resolver estas situações. Portanto, enfrente seus desafios diários. Esta é a única maneira que você pode superá-los.

Entretanto, se você come fora do tédio, é aconselhável encontrar uma distração. Exercício, uma caminhada ou um novo hobby podem ajudar a evitar o tédio na alimentação. Antes de uma refeição, pergunte-se se você está realmente com fome ou apenas quer algo para fazer.

Bem-estar

Quando você come intuitivamente, é realmente importante que você respeite e aceite a si mesmo e ao seu corpo. Somente quando você está em paz com seu corpo você pode responder corretamente aos seus sinais. O amor-próprio é uma prioridade máxima na alimentação intuitiva.

Tenha orgulho do seu corpo pelo que ele faz por você e por levá-lo a todos os lugares. Tente prestar mais atenção às coisas sobre você que você sente que são boas. Não se compare com os outros, mas fique consigo mesmo e reconheça a sua singularidade.

Exercício

Seu corpo precisa de exercício porque é para isso que foi feito o (7). Mas exercício excessivo não é o que conta, é o exercício que você gosta. Portanto, não escolha o esporte que mais queima calorias. É mais sobre encontrar algo que você gosta.

Nadar pode aliviar o estresse e assim ajudar você a entrar em sintonia com o seu corpo. (Fonte da imagem: Todd Quackenbush / Unsplash)

Se você quer correr, andar de bicicleta, nadar ou participar de um esporte em grupo, escolha um exercício que lhe pareça bom. Desta forma você pode encontrar o esporte que lhe convém e é mais provável que você fique com ele.

Ao longo do tempo, você pode aprender a amar o exercício, o que torna mais provável que você ame o seu corpo. Isto, por sua vez, leva a uma maior auto-aceitação, o que torna a alimentação intuitiva mais fácil.

Mantenha-se saudável

Ao comer intuitivamente, você pode comer o que quiser. No entanto, escolha alimentos que tenham bom gosto para você, promovam sua saúde e façam você se sentir bem. No entanto, não estabeleça nenhuma proibição a si mesmo. Se você quiser comer uma pizza, vá em frente.

Não há nenhum alimento que o deixará doente. Tampouco há um alimento que possa resolver todos os seus problemas. Uma mistura equilibrada irá ajudá-lo a manter-se saudável e a sentir-se bem (8). Desta forma você pode evitar a ânsia e a infelicidade.

A alimentação intuitiva pode ajudar você a perder peso?

A alimentação intuitiva não deve ser vista como um programa de dieta. Não se destina a ajudar você a perder peso. Entretanto, a alimentação intuitiva pode ajudar você a não comer mais do que você precisa.

Se você aprender a ler corretamente os sinais do seu corpo, você pode dar-lhe a quantidade certa de energia. Desta forma você pode alcançar seu bom peso (9, 10), porque você não come mais do que seu corpo precisa.

O peso de bem estar aqui é o ideal genético. Isto pode variar de pessoa para pessoa. Nem todos podem ter um físico atlético. A gordura é igualmente uma parte de um corpo saudável e assegura um ótimo equilíbrio hormonal. Seu corpo quer ser saudável e alcançar seu peso natural para poder funcionar perfeitamente.

Entretanto, você deve ter em mente que você só pode realmente perder peso com um déficit calórico. Assim, quando você come intuitivamente, você pode não alcançar um déficit. A idéia não é alcançar tal déficit, mas ouvir o seu corpo.

Quais alimentos são permitidos na alimentação intuitiva?

Em geral, não há alimentos proibidos quando se come intuitivamente. No entanto, você deve ter cuidado para equilibrar sua dieta. Portanto, não há problema se você procurar por doces. No entanto, isto não deve ficar fora de controle.

No entanto, seu corpo sabe o que é bom para ele e pode lhe dizer o que ele precisa através de sinais. Portanto, o desafio com uma alimentação intuitiva é interpretar esses sinais. Desta forma você pode saber exatamente o que seu corpo precisa e dar-lhe exatamente isso.

Portanto, é um conceito errado que quando você come intuitivamente, você só come alimentos não saudáveis. Quanto mais tempo você comer intuitivamente, mais provável é que seu corpo anseie por alimentos ricos em nutrientes e não processados. Assim, com o tempo, você pode realmente comer mais saudável do que você comeria sem comer intuitivamente.

Conclusão

A alimentação intuitiva pode permitir uma conexão mais forte entre você e seu corpo. Você pode entender melhor e agir de acordo com seus sinais. Da mesma forma, a melhoria da consciência corporal pode levar a um estilo de vida mais saudável à medida que você alcança seu ideal genético. Você pode alcançar mais amor-próprio e autoconfiança e aprender a aceitar seu corpo como ele é.

Aprender a comer intuitivamente requer um processo de aprendizagem mais longo. Hábitos como esvaziar seu prato ou categorizar os alimentos nos fizeram esquecer como comer intuitivamente. Entretanto, seguindo os 10 princípios de se livrar da mentalidade da dieta, comer quando se sente fome, fazer as pazes, não se sentir culpado, prestar atenção à sua sensação de plenitude, apreciar a comida, não comer emocionalmente, sentir-se bem, exercitar-se e manter-se saudável, você pode se encontrar. Você está reaprendendo as habilidades que você tinha quando era bebê.

Fonte da imagem: Jannis Brandt / Unsplash

Referências (10)

1. Warren JM, Smith N, Ashwell M. A structured literature review on the role of mindfulness, mindful eating and intuitive eating in changing eating behaviours: effectiveness and associated potential mechanisms. Nutr Res Rev. 2017 Dec;30(2):272-283. doi: 10.1017/S0954422417000154. Epub 2017 Jul 18. PMID: 28718396.
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Por que você pode confiar em mim?

Wissenschaftlicher Artikel
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Wissenschaftliche Untersuchung
Thaiss CA, Itav S, Rothschild D, Meijer MT, Levy M, Moresi C, Dohnalová L, Braverman S, Rozin S, Malitsky S, Dori-Bachash M, Kuperman Y, Biton I, Gertler A, Harmelin A, Shapiro H, Halpern Z, Aharoni A, Segal E, Elinav E. Persistent microbiome alterations modulate the rate of post-dieting weight regain. Nature. 2016 Dec 22;540(7634):544-551. doi: 10.1038/nature20796. Epub 2016 Nov 24. PMID: 27906159.
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Wissenschaftliche Studie
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Wissenschaftlicher Artikel
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