Imagem mostra uma tangerina e alguns gomos.
Ultima atualização: 21 de abril de 2021

Seja muito bem-vindo! Se você deseja manter a sua imunidade sempre em alta, cuidar de sua pele, unhas e cabelos, prevenir doenças do sistema cardiovascular e desacelerar o envelhecimento, o consumo de alimentos ricos em vitamina C é fundamental!

A vitamina C é uma das mais famosas e muitos a consomem em suplementos. Porém, pode não haver necessidade de suplementação se cuidarmos para que ela esteja sempre presente em nossa alimentação!




Primeiro, o mais importante

  • A deficiência de vitamina C pode causar vários problemas ao corpo humano e, por isso, é fundamental prestar atenção se a consumimos nas quantidades necessárias.
  • Frutas cítricas, como acerola e laranja, e verduras, como brócolis e couve, são muito ricas em vitamina C. O consumo deve ser sempre feito com os alimentos frescos.
  • Existem bons suplementos de vitamina C disponíveis que te ajudam a manter níveis regulados da substância caso tenha algum problema que impeça a sua absorção.

O que você precisa saber sobre alimentos ricos em vitamina C

Vitamina C é como chamamos o ácido ascórbico, substância hidrossolúvel que participa de vários processos fundamentais para o corpo humano. A seguir, responderemos a algumas questões sobre ela e os alimentos que a fornecem!

Imagem mostra uma pessoa segurando um copo de suco de laranja.

O consumo dos alimentos via suco é recomendado. (Fonte: JESHOOTS-com/ Pixabay.com)

Quais os benefícios da vitamina C no corpo humano?

Presente em vários alimentos, a vitamina C é uma substância hidrossolúvel, ou seja, que se dissolve em água. Ela não é sintetizada pelo corpo humano, e por isso precisa ser parte da alimentação.

No corpo humano, a vitamina C é fundamental para a síntese de importantes substâncias como o colágeno e a l-carnitina, metaboliza algumas proteínas e tem ação antioxidante.

Por isso, há vários claros benefícios no consumo regular de vitamina C. Os mais claros são na melhoria do sistema imunológico, no combate às doenças cardiovasculares e na prevenção do envelhecimento precoce, principalmente na pele do rosto.

Veja na tabela a seguir as principais vantagens e desvantagens de consumir vitamina C regularmente:

Vantagens
  • Melhora o sistema imunológico
  • Combate o envelhecimento precoce
  • Ajuda no combate às doenças cardiovasculares
  • É bom para cabelo, pele e unhas
  • Ajuda a saúde dos olhos
  • Tem efeito positivo na memória
  • Previne deficiência de ferro
Desvantagens
  • Consumo excessivo pode causar cálculo renal
  • Uma intoxicação pode levar a coágulos no sangue

Quanto de vitamina C precisamos consumir por dia?

A dosagem diária recomendada de vitamina C é de 90 miligramas para homens adultos e 75 miligramas para mulheres adultas. Não é necessário ingerir valores superiores a esses.

Um consumo superior a 2 mil miligramas de vitamina C em um dia pode levar a uma intoxicação, e sérios problemas de saúde surgirão.

Você sabia que a “doença dos marinheiros”, o escorbuto, é causada pela falta de vitamina C? Esse era um frequente problema na época das grandes navegações!

Quais são os alimentos mais ricos em vitamina C?

Mas afinal, quais os alimentos com as maiores quantidades de vitamina C? A sabedoria popular diz que as frutas cítricas são imbatíveis, e isso é quase verdade.

A seguir, uma lista com os alimentos que mais contém essa importante substância:

  • Frutas cítricas: Laranja, limão, acerola e tangerina estão entre os alimentos que mais contêm vitamina C. Um copo de suco de acerola já é suficiente para atingir a meta diária da substância, tamanha a concentração.
  • Verduras: Algumas verduras, como brócolis, couve e salsa, também possuem enormes quantidades de vitamina C. O consumo de 100 gramas de qualquer uma delas em uma refeição mantém os níveis da substância satisfatórios em seu organismo.
  • Pimentão amarelo: Dentre os legumes, nenhum é tão rico em vitamina C como os pimentões amarelos. Os valores podem chegar a 120 mg da substância em 100 g.
  • Outras frutas: Frutas como mamão, goiaba e manga não fazem parte do grupo das frutas cítricas, mas também oferecem quantidades satisfatórias de vitamina C e ajudam a manter satisfatório o nível da substância no organismo.

Como aproveitar ao máximo o nível da vitamina C dos alimentos?

A vitamina C é hidrossolúvel, ou seja, dissolvida em água. Quando alimentos são cozidos, líquidos tendem a evaporar, fazendo com que a perda seja considerável.

Se você deseja aproveitar a quantia completa de vitamina C disponível em um alimento, deve consumi-lo de maneira natural. Comer uma fruta fresca ou fazer um suco são os métodos mais recomendados.

A maneira ideal de consumir frutas ricas em vitamina C é cortando-as e comendo-as imediatamente. A luz e o oxigênio reagem com o ácido ascórbico e fazem com que ele seja inativado, portanto, quanto mais imediata a ingestão, melhor!

Para os legumes, a recomendação é de cozer ou refogar pelo menor tempo possível, preservando os sucos naturais que contêm o ácido ascórbico.

Imagem mostra várias laranjas e um copo de suco.

O consumo de frutas frescas é excelente para quem quer aproveitar a vitamina C. (Fonte: pixel2013/ Pixabay.com)

É recomendado suplementar vitamina C?

A suplementação de vitamina C deve acontecer apenas quando não há consumo suficiente da substância através da alimentação. Caso contrário, ela é desnecessária e irrelevante.

Escolha suplementos aprovados pela Anvisa.

Se você não come frutas e legumes e nem bebe sucos, pode encontrar suplementos seguros e saudáveis de vitamina C. Preste atenção se há aprovação da Anvisa.

Algumas pessoas têm doenças intestinais que reduzem a absorção de vitaminas ou consomem remédios, como contraceptivos, que a diminui. Nesses casos, também é uma boa ideia conversar com um médico sobre fazer a suplementação da substância.

Resumo

Fundamental para o bom funcionamento do corpo humano, a vitamina C é encontrada principalmente nas frutas cítricas e em algumas verduras e legumes. O recomendado é que o consumo seja natural, sem cozimento.

Em alguns casos, há deficiência de vitamina C no organismo por falhas na alimentação ou problemas de saúde. É recomendado buscar a suplementação para corrigir tal falta.

(Fonte da imagem destacada: pixel2013/ Pixabay.com)

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