Ultima atualização: 24 de setembro de 2021

No verdadeiro sentido, o texto a seguir é sobre proteínas. Você pode imaginar proteínas como moléculas enormes que consistem de aminoácidos individuais. As proteínas são vitais para o organismo. O corpo precisa de proteínas para produzir hormônios e enzimas.

As proteínas podem ser produzidas pelo próprio corpo. Para isso, são necessários cerca de 20 aminoácidos. Oito desses aminoácidos têm que ser ingeridos com alimentos porque nosso corpo não pode produzi-los sozinho. Nas crianças, há até mesmo mais um aminoácido.

Se apenas um desses blocos de construção estiver faltando, toda a estrutura protéica chega a um impasse. O porquê destes aminoácidos essenciais são tão importantes para o nosso corpo e como você pode ter certeza de que você receberá o suficiente deles é explicado abaixo.




O mais importante

  • Os aminoácidos, que são necessários ao corpo mas não podem ser produzidos pelo próprio corpo, são chamados de essenciais.
  • Ossos, músculos, pele, enzimas e células são feitos de aminoácidos.
  • Isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, trionina, triptofano, valina e histidina são aminoácidos essenciais.

Nossa recomendação de produto

As cápsulas contêm todos os oito aminoácidos essenciais. Além dos oito aminoácidos essenciais, as cápsulas também contêm dez aminoácidos não essenciais.

O produto é fabricado na Alemanha sob regulamentos e controles rigorosos, resultando em alta qualidade e pureza do produto.

Os clientes estão muito satisfeitos com o efeito do produto. Além disso, a qualidade e a relação preço-desempenho também são convincentes.

Definição: O que são aminoácidos essenciais?

Os aminoácidos que são necessários para o corpo mas não podem ser produzidos pelo próprio corpo são chamados essenciais.

As plantas e outros organismos autotróficos geralmente podem produzir todos os aminoácidos necessários.

Aminoácidos são necessários para que o organismo forme proteínas. (Fonte de imagem: 123rf.com / 89190591)

Em organismos heterotróficos, é a regra que vários aminoácidos não podem ser formados pelo próprio corpo e, portanto, devem ser ingeridos com alimentos.

Dependendo do estágio de desenvolvimento, diferentes aminoácidos essenciais podem estar presentes.

Histórico: O que você deve saber sobre aminoácidos essenciais

Você quer saber mais sobre aminoácidos? Então a seção seguinte é exatamente a correta, porque aqui nós explicamos informações interessantes. Isto é importante para saber como tomar os aminoácidos corretamente.

O que acontece aos aminoácidos essenciais no organismo?

Quando você consome proteína, isso acontece na forma de cadeias muito longas de aminoácidos.

Estas longas cadeias de aminoácidos devem primeiro ser quebradas no intestino. Somente quando eles alcançam as células é que os aminoácidos individuais são remontados.

Os aminoácidos também podem ser chamados de os blocos de construção da vida. Ossos, músculos, pele, enzimas e células são feitos a partir deles.

Quais são os aminoácidos essenciais?

Existem os seguintes aminoácidos essenciais

  • Isoleucina
  • Leucina
  • Lysine
  • Metionina
  • Fenilalanina
  • Threonine
  • Tryptophan
  • Valine
  • Histidina*

*Histidina é um aminoácido essencial apenas para bebês. Na vida adulta, a histidina é considerada semi-essencial, ou seja, condicionalmente essencial.

A propósito, a mnemônica a seguir pode ajudá-lo a manter os aminoácidos essenciais em mente.

Quais são as propriedades dos aminoácidos essenciais individuais?

Isoleucina

Isoleucina abastece o sistema nervoso central com importantes substâncias mensageiras. Além disso, a isoleucina é importante para a construção muscular e garante o fornecimento de energia dos músculos.

Este aminoácido é particularmente importante se você pratica esportes de resistência. Sob estresse extremo, o corpo usa isoleucina como fonte de energia.

Valine

Valine também fornece o cérebro com várias substâncias mensageiras. Além disso, o aminoácido também é responsável por regular o nível de açúcar no sangue do corpo. A Valine também está envolvida na produção de energia e contribui para a construção muscular.

O aminoácido é contido em soluções nutricionais artificiais e também é usado na fermentação de álcool na indústria.

Metionina

Este aminoácido essencial contém enxofre e está envolvido na construção de proteínas no corpo. Também foi demonstrado que tem um efeito preventivo contra infecções do trato urinário.

O aminoácido também desempenha um papel nas doenças hepáticas e alergias. A metionina também está envolvida na formação do aminoácido cisteína.

Tryptophan

O corpo precisa do tryptophan para produzir serotonina. Além de produzir o hormônio da felicidade, o aminoácido também está envolvido na produção da melatonina do hormônio do sono.

Tryptophan também é importante para a função hepática. Se houver falta desta importante substância mensageira, podem ocorrer depressões e mudanças de humor.

Lisina

A manutenção do tecido muscular e do tecido conjuntivo depende da presença de lisina. A carnitina pode ser produzida a partir da lisina. A carnitina é preferencialmente usada para construir músculos e perder peso.

Fenilalanina

A fenilalanina apoia a formação de glóbulos brancos e vermelhos e é importante para o bom funcionamento dos rins.

A tirosina é formada a partir da fenilalanina no fígado. Além disso, o aminoácido está envolvido na produção do neurotransmissor noradrenalina.

Threonine

Threonine suporta a formação óssea e a formação de anticorpos, que contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico. O corpo pode converter a treonina para a glicina calmante dos nervos.

A medicina humana usa este aminoácido para tratar especificamente os distúrbios digestivos.

Em quais alimentos ocorrem os aminoácidos essenciais individuais?

Para lhe dar uma visão geral de quais alimentos contêm aminoácidos essenciais, nós incluímos uma tabela abaixo.

Essential amino acid Exemplos de alimentos
Isoleucine Frango e carne bovina, queijo, legumes
Valine Ovos, atum, queijo
Methionine Ovos, ervilhas, peixes
Tryptophan bananas, espinafres, aveia
Lisina ovos, salmão, laranjas
Fenilalanina ovos, carne de porco, leite de vaca
Threonine cenouras, espinafres, papaia

Ovos, ervilhas Entretanto, os aminoácidos também podem ser obtidos de uma dieta vegetariana ou vegana.

O que são aminoácidos semi-essenciais?

Estes aminoácidos são apenas condicionalmente essenciais. O próprio corpo pode produzi-los a partir de outros aminoácidos em quantidades suficientes.

Aminoácido Essencial em
Histidina Lactentes
Tirosina Lactentes, deficiência de fenilalanina
Cisteína Lactentes, deficiência de metionina
Arginina Lactentes, lesões, situações estressantes, esportes
Glutamina Estresse, infecções, lesões, esportes

Aminoácidos essenciais: usos e benefícios práticos

Agora que apresentamos algumas informações interessantes, aqui estão todos os fatos e usos importantes para os aminoácidos essenciais.

Qual é a ingestão diária recomendada dos aminoácidos essenciais individuais?

  • Threonine: Fortalece o sistema imunológico, protege a membrana mucosa, suporta a formação de colágeno. Uma dose diária de 15 mg/kg de peso corporal é recomendada.
  • Lisina: Fortalece os ossos, torna os músculos mais resilientes, promove a formação de insulina. Uma dose diária de 14 mg/kg de peso corporal é recomendada.
  • Metionina: Fortalece o sistema imunológico, regula a atividade cerebral, ajuda a desintoxicar o fígado. Uma dose diária de 13 mg/kg de peso corporal é recomendada.
  • Fenilalanina: Suporta a formação de hormônio, assegura uma tez fresca, coloca você de bom humor. Uma dose diária de 14 mg/kg de peso corporal é recomendada.
  • Tryptophan: Melhora o humor, promove a saúde celular, equilibra o relógio interno. Uma dose diária de 13 mg/kg de peso corporal é recomendada.

O que torna os aminoácidos essenciais isoleucina, valina e leucina tão especiais?

Os aminoácidos essenciais isoleucina, valina e leucina têm uma posição especial. Isto pode ser explicado pela estrutura química destes aminoácidos especiais.

Todos os três aminoácidos são compostos por cadeias de átomos de carbono que se ramificam em suas extremidades. É daí que vem o termo cadeia ramificada de aminoácidos.

O termo BCAA é comum entre os atletas de força. Isto corresponde ao termo inglês "Branched Chain Amino Acids" (Aminoácidos de cadeia ramificada). Estes aminoácidos são quebrados nos músculos. O fígado não é necessário para isso.

Se você quer especificamente construir músculos, você não pode fazer sem BCAAs, porque estes aminoácidos controlam a construção das estruturas proteicas nos músculos.

Os atletas preferem tomar suplementos que contenham BCAAs. Entretanto, você também pode assegurar um lar BCAA intacto com a dieta apropriada. Os aminoácidos são encontrados no salmão, ovos, carne bovina e nozes.

Se houver uma falta de BCAAs, você notará isso em uma queda geral no desempenho.

O risco de desenvolver o diabetes também aumenta. Além disso, as feridas cicatrizam pior se você for deficiente nestes aminoácidos essenciais.

O que acontece quando um aminoácido essencial está faltando?

É especialmente importante obter aminoácidos suficientes, e fazê-lo de uma forma equilibrada.

Se este equilíbrio for perturbado porque você não tem apenas um aminoácido, toda a estrutura proteica não funcionará mais.

Todos os outros aminoácidos não podem fazer nada. Eles não são usados como pretendido, mas são decompostos em açúcar e gordura. Assim, eles permanecem ineficazes.

Como vegetariano, eu estou com falta de aminoácidos essenciais?

O all-clear pode ser dado aqui. Mesmo que você se abstenha de muitos produtos animais como um vegetariano, uma deficiência de aminoácidos essenciais não tem que ocorrer. Todos os aminoácidos são encontrados em quantidades suficientes em alimentos vegetais.

Batatas e ervilhas, em particular, contêm muitos aminoácidos. (Fonte de imagem: unsplash.com / Prince Abid)

A exigência diária de um vegetariano adulto com um peso corporal médio de 70 quilos pode ser bem coberta pelos seguintes alimentos

  • 400 gramas de arroz selvagem
  • 700 gramas de tofu
  • 900 gramas de ervilhas
  • 2,8 quilos de batatas
  • 1,5 quilos de milho

Quando a necessidade de aminoácidos essenciais é aumentada?

Em certas situações e em certos estágios da vida, pode haver uma maior necessidade de aminoácidos essenciais.

Este é o caso, por exemplo, com:

  • Bebês
  • Crianças
  • Adolescentes
  • Mulheres grávidas
  • Atletas
  • Pessoas com excesso de peso

Quais doenças causam um aumento na necessidade de aminoácidos essenciais?

Se você está doente, seu corpo geralmente está enfraquecido e muitas funções corporais são retardadas. Algumas doenças causam um aumento na necessidade de aminoácidos essenciais.

Estes incluem

  • Diabetes
  • Problemas intestinais
  • Doença cardíaca
  • Alergias
  • Deficiência de ferro
  • Distúrbios hepáticos
  • Problemas renais

O que mais você deve saber sobre o aumento de aminoácidos essenciais

Qual é a importância dos aminoácidos essenciais na nutrição esportiva?

Os atletas de competição têm uma necessidade maior de aminoácidos essenciais. Se você participa regularmente de treinamento de peso, você deve consumir até 2,5 gramas de proteína por quilograma de peso corporal.

Para atletas de enduro, recomenda-se três quilos. Este aumento na ingestão de aminoácidos essenciais é necessário para promover o crescimento muscular e para apoiar o corpo durante a regeneração.
Os

aminoácidos essenciais também estão disponíveis como suplementos dietéticos?

Se houver uma necessidade maior de aminoácidos essenciais, isto também pode ser suprido com suplementos dietéticos. Produtos em várias formas estão disponíveis no mercado

  • Comprimidos de aminoácidos
  • Aminoácidos pellets
  • Cápsulas de aminoácidos
  • Complexos de aminoácidos
  • Aminoácidos em pó
  • Aminoácidos em forma líquida

Ao escolher um suplemento alimentar adequado, certifique-se de que os aminoácidos sejam oferecidos na forma hidrolisada.

Somente então o corpo é capaz de absorver os preparativos em menos de meia hora e assim oferecê-los a você prontamente durante o treinamento.

Além disso, os aminoácidos hidrolisados não podem desencadear alergias.

A ingestão recomendada para os aminoácidos essenciais oferecidos como suplementos alimentares é de cinco gramas cada. Os preparativos devem ser tomados com um pouco de água.

Se você é ativo no esporte, tome as cápsulas ou comprimidos cerca de meia hora antes de começar o treinamento. No caso de doenças que causam uma maior necessidade de aminoácidos, é aconselhável tomá-los pela manhã. A dose máxima diária é de dez gramas.

Conclusão

Os aminoácidos que são necessários ao corpo mas não podem ser produzidos pelo próprio corpo são chamados essenciais. Ossos, músculos, pele, enzimas e células são feitos de aminoácidos, e é por isso que eles são freqüentemente chamados de os blocos de construção da vida.

Os aminoácidos essenciais incluem isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano, valina e histidina. Você pode obter aminoácidos essenciais de sua dieta, mas também de suplementos.

Especialmente se você estiver envolvido em esportes competitivos, os aminoácidos podem ajudar seus músculos a se desenvolverem mais rapidamente e seu corpo a se regenerar mais rapidamente.

(Fonte de imagem: 123rf.com / 67086339)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas