Ultima atualização: 12 de outubro de 2021

O cuidado é a prática de "estar aqui e agora". É tão simples, porém tão complicado, como poder viver no presente e não no passado ou no futuro.

Esta prática, também chamada de "Mindfulness", tem uma infinidade de benefícios à saúde tanto para adultos quanto para crianças. Se você quer saber que benefícios esta prática pode trazer, você está no lugar certo!




O mais importante

  • A consciência, também chamada de "consciência", ajudará você a sentir o presente, apreciar o agora e viver a vida com mais perspectiva.
  • Tenho certeza que já aconteceu com você que você sente como se sua cabeça estivesse correndo. A prática contínua do cuidado ajudará você a parar esse sentimento.
  • A prática da consciência tem muitos benefícios, como a auto-aceitação, melhor concentração e controle das suas emoções.

10 benefícios da Mindfulness

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Mindfulness, também chamada de "Mindfulness", ajudará você a sentir o presente, apreciar o agora e viver a vida com maior perspectiva. (Fonte: Hiett: wW0BUXTTUmU/ Unsplash.com)

A lista de benefícios de praticar a prudência pode ser infinita. Preocupações e pensamentos negativos sempre levarão a conseqüências negativas se você não souber como lidar com eles. É exatamente para isto que serve o cuidado, para pôr um fim àquela enorme lista de conseqüências que você traz sobre si mesmo. Aqui estão os 10 principais benefícios desta prática:

1. A atenção ajuda a gerenciar o estresse e a ansiedade

Sentir estresse ou ansiedade hoje em dia é quase uma ocorrência diária. Tanto o estresse quanto a ansiedade podem ter efeitos muito prejudiciais à sua saúde, causando depressão, problemas cardiovasculares e muitos outros sintomas. Portanto, é importante tomar medidas para acabar com isso.

A atenção ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, levando você a um estado de calma e relaxamento no qual você pode canalizar suas emoções. Além disso, esta prática ajuda a reduzir os níveis de cortisol (o hormônio liberado em tempos de estresse).

A longo prazo, o cuidado com a atenção ajudará você a se tornar mais consciente de seus sentimentos e você será capaz de reconhecer os sintomas de ansiedade e estresse em seus estágios iniciais, combatendo-os e prevenindo-os de afetar sua saúde física e mental.

Closeup retrato de una mujer relajada respirando aire fresco en la playa

Ansiedade e estresse podem levar a sérios problemas de saúde. (Fonte: Antonio Guillem 34326643/ 123rf.com)

2. O cuidado melhora sua auto-estima

Todos têm um problema de auto-estima, em maior ou menor grau. Certamente há algo em você que você não gosta, que você não aceita ou que você gostaria de mudar. Mas, "a auto-estima é impossível sem auto-aceitação", ou seja, de absolutamente todos os aspectos que você como pessoa possui.

Como dissemos antes, a consciência ajuda você a ser capaz de analisar seus pensamentos e emoções sem julgá-los. Para se aceitar plenamente, você deve primeiro experimentar plenamente seus pensamentos, sentimentos, emoções e até mesmo sonhos. Pode parecer a você que negar ou evitar o que você não gosta em si mesmo serve como um refúgio. Entretanto, isso só reduz seu nível de aceitação e, com isso, sua auto-estima.

Para trabalhar a auto-estima por meio da consciência, você deve se concentrar no bem e no mal que você tem, deixar os pensamentos sobre eles fluir e observá-los sem julgamento, mas como parte de si mesmo, algo que o torna especial.

Você deve se conhecer para se aceitar, aceitar-se para se valorizar, valorizar-se para se respeitar, e respeitar-se para se superar e perdoar.

3. A atenção acaba com os problemas de insônia

Muitas vezes, a insônia é devida ao estresse ou à preocupação excessiva e, com ela, aos altos níveis de cortisol que seu corpo gera.

A atenção ajuda seu corpo a entrar num estado de relaxamento e a se livrar dessas preocupações, diminuindo também os níveis de cortisol. Portanto, uma prática contínua de atenção pode ajudar com insônia e dificuldades de sono.

Mujer acostada en la cama

A atenção pode ajudá-lo com problemas de insônia. (Fonte: Alhumaydy: mSXMHkgRs8/ unsplash.com)

4. A atenção protege o cérebro

Estudos mostram que o típico"run-around" na cabeça, com uma multidão de pensamentos caóticos e desordenados (nem sempre necessariamente negativos), pode ter um efeito muito negativo na sua saúde mental.

Quando ocorrem distúrbios de saúde mental, as drogas têm sido mostradas para ajudar a controlar os sintomas, e psicoterapeutas ajudam a superar os problemas subjacentes. Entretanto, uma disciplina é necessária para melhorar o relacionamento da pessoa em questão consigo mesma. A meditação, que é parte do processo de atenção, é uma dessas disciplinas.

Além disso, foi demonstrado que a prática da atenção pode levar a mudanças no cérebro, tanto funcionais quanto estruturais. Isto também pode ser visto na diminuição dos níveis de cortisol. Deve-se notar que estas mudanças podem afetar funções como a regulação emocional.

5. Aumente sua capacidade de se concentrar através da atenção

Grupo de lectura

A prática da atenção tem muitos benefícios, tais como auto-aceitação, melhor concentração e controle de suas emoções. (Fonte: Brown: omeaHbEFlN4-¡/ unsplash.com)

Como mencionado acima, a atenção ajuda a focar seus pensamentos e manter as distrações afastadas. Com a prática, isto será possível, não apenas durante o processo de meditação, mas diariamente.

A consciência ajuda você a ter controle de seus pensamentos e emoções, permitindo que eles não o invadam e possam ter maior clareza mental. Isto significa que seus níveis de concentração em uma tarefa ou situação específica aumentarão com esta prática.

6. Mindfulness desenvolve a inteligência emocional

A inteligência emocional é baseada no processamento de informações emocionais, tanto as suas próprias como as de outros. Neste sentido, a consciência permite uma nova forma de se relacionar com as emoções, o que pode facilitar a compreensão e a regulação das emoções, desenvolvendo assim a inteligência emocional.

Dentro da inteligência emocional, devemos falar sobre a compreensão emocional. A compreensão emocional aparece quando você é capaz de analisar sua realidade com uma certa perspectiva em relação ao que está realmente acontecendo. Para isso, a atenção é uma das disciplinas que o ajudará a tornar-se emocionalmente consciente, sendo capaz de compreendê-la e, portanto, desenvolvê-la.

De acordo com um estudo de pesquisa, a prática contínua da atenção tem efeitos muito benéficos na mente das pessoas, mesmo em suas estruturas cerebrais, causando um claro aumento na inteligência emocional.

7. Melhorar as relações interpessoais através do cuidado

Grupo de amigos riendo

A prática contínua do cuidado melhora as relações interpessoais
(Fonte: Preez: nF8xhLMmg0c/ unsplash.com)

As relações interpessoais referem-se àquelas estabelecidas com outras pessoas fora de si mesmo. A fim de analisar o impacto que a consciência pode ter neste sentido, devemos saber que a auto-estima e a inteligência emocional são dois fatores que afetam muito isto.

Se você é uma pessoa com baixa auto-estima ou baixa inteligência emocional, as relações interpessoais podem ser difíceis de gerenciar. Para gostar dos outros, você deve primeiro gostar de si mesmo, e para entender os outros, você deve primeiro entender a si mesmo.

Como já vimos, a consciência ajuda você a entender a si mesmo, suas emoções, e a valorizar todo o seu ser. Assim, ao ajudar a desenvolver esses dois conceitos, e devido à importância que eles têm na capacidade de se relacionar com os outros, o cuidado levará a uma melhoria nas relações interpessoais.

8. A consciência aumenta seu nível de criatividade

É evidente que criatividade é algo que reside dentro de você e, portanto, para atingir seu ponto mais alto de criatividade, você deve olhar para dentro de si mesmo, não para fora. Para pesquisar dentro de si mesmo, a mente é a melhor e mais universal forma de fazê-lo.

Como já explicamos anteriormente, a mente é mais equilibrada, mais clara, mais serena, menos impulsiva e vulnerável às emoções, mais aberta e, portanto, mais criativa.

A mente ajuda a clarear e relaxar, encorajando o desenvolvimento de novas idéias.

Mindfulness

A prática da mente ajuda a abrir sua mente, melhorando sua criatividade. (Fonte: Exchange: kmz39UAtKZ0/ unsplash.com)

9. Melhora a memória através da atenção

Como explicamos acima, a atenção aumenta a capacidade de concentração, então pode parecer óbvio pensar que se a capacidade de concentração aumenta, também aumenta a capacidade de lembrar.

Nós já explicamos que a prática da atenção pode causar mudanças no cérebro. Foi demonstrado que esta prática aumenta (em tamanho) a área do hipocampo e do córtex cerebral, que são precisamente as áreas do cérebro responsáveis pela memória e capacidade de aprendizagem.

10. Melhorar o trabalho em equipe e as habilidades de liderança com a mente

Muitas das habilidades que um bom líder deve ter podem ser aumentadas com a prática da mente. Essas habilidades podem ser tomada de decisão, geração de novas idéias, empatia, capacidade de ver com perspectiva ou escuta ativa e boa inteligência emocional, que já mostramos ser intensificada com esta prática.

O mesmo se aplica ao trabalho em equipe. A habilidade de permanecer calmo, de ser capaz de ver problemas com uma perspectiva melhor, de gerar novas idéias ou de se relacionar e compreender os outros, são muito necessárias para poder trabalhar bem em equipe. E, como vimos, o cuidado ajuda a desenvolvê-los.

Resumo

O cuidado é uma das práticas de meditação mais completas que existe. A mente é muito poderosa e, em muitas ocasiões, ela pode gerar problemas de saúde importantes. Portanto, aprender a ter controle sobre sua mente (ou seja, sobre você mesmo) é muito importante.

Inicialmente, a prática da mente tem efeitos no momento em que você a pratica, melhorando gradualmente sua capacidade de concentração, auto-estima e autocontrole, entre outros. Entretanto, se você praticar isso continuamente, você verá que você começa a ter esse controle inconscientemente.

Se isso o ajudou a aprender um pouco mais sobre o cuidado e começar a fazer isso, compartilhe e faça os outros fazerem isso também!

(Fonte de imagem em destaque: Migaj: Yui5vfKHuzs/ Unsplash.com)

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