Ultima atualização: 23 de setembro de 2021

A auto-estima saudável é a chave para uma vida boa e bem-sucedida. Seja na sua vida pessoal, profissional ou de relacionamento, a auto-estima tem um enorme impacto sobre ela.

Muitas pessoas subestimam a influência da alta auto-estima. É por isso que nós resumimos aqui todas as informações importantes sobre o tema da auto-estima. Além disso, nós explicamos porque a auto-estima saudável é tão importante e como você pode alcançá-la.




O mais importante

  • A auto-estima também é freqüentemente chamada de auto-valorização ou auto-respeito. É entendida como a avaliação que se faz de si mesmo.
  • Uma auto-estima saudável geralmente depende de quatro fatores. Estas incluem suas habilidades, seu relacionamento com os outros, seus valores e sua percepção de sua própria personalidade.
  • A baixa auto-estima pode levar à obesidade, alcoolismo, depressão ou mesmo solidão, entre outras coisas. As pessoas afetadas se retiram cada vez mais porque sentem que não são suficientemente boas ou valiosas.

O que é auto-estima?

Auto-estima, ou auto-estima, auto-estima ou auto-respeito, é a avaliação que você faz de si mesmo. A auto-estima é, portanto, o sentimento de importância e valor que se tem em relação a si mesmo.

Se uma pessoa está em paz consigo mesma, ela geralmente tem uma auto-estima saudável e também é auto-confiante. (Fonte da imagem: unsplash.com / brooke cagle)

Pessoas que têm alta auto-estima confiam em suas percepções e julgamento. A auto-estima é basicamente baseada em quatro fatores diferentes

  • Percepção da própria personalidade
  • Habilidades
  • Relacionamentos com os outros
  • Valores próprios

Dependendo de como se está em sintonia consigo mesmo, quanto maior ou menor for a sua auto-estima.

Qual é a diferença entre autoconfiança e auto-estima?

Quando as pessoas falam sobre autoconfiança, elas freqüentemente confundem isso com auto-estima. Pessoas que querem melhorar sua autoconfiança geralmente significam que querem ter mais auto-estima ou parecer mais confiantes.

À primeira vista, nem mesmo é tão fácil separar os dois termos. Entretanto, se você olhar mais de perto para os dois tópicos, você pode ver que existem algumas diferenças.

Basicamente, a autoconfiança é um subcomponente da auto-estima. A auto-estima se refere principalmente às habilidades e competências do indivíduo. Se a auto-estima é mais pronunciada, então a pessoa também está convencida da sua capacidade de dominar situações incertas.

Em contraste, a auto-estima é sobre o sentimento geral, que inclui tanto as competências quanto a personalidade.

Antecedentes: O que você deve saber sobre auto-estima

A auto-estima tem um enorme impacto em nossas vidas diárias. Isso afeta nosso humor, mas também, em casos mais raros, nosso desempenho pessoal. Portanto, é importante entender a idéia básica da auto-estima.

Como é criada a auto-estima?

Para começar, nós gostaríamos de explicar brevemente como a sua auto-estima realmente surge. Afinal de contas, você tem que construir sua própria auto-estima saudável.

Se você está ciente de suas próprias habilidades, isto pode aumentar sua auto-estima. É por isso que também é importante aprender hobbies como cantar, dançar ou um instrumento musical para alcançar momentos de sucesso. (Fonte da imagem: unsplash.com / maaria lohiya)

É geralmente sobre a imagem que você tem de si mesmo e como você se vê. Isto depende dos fatores já mencionados, que explicaremos a você com mais detalhes a seguir

  • Percepção da própria personalidade
  • Habilidades
  • Relacionamentos com os outros
  • Valores próprios

Percepção de si mesmo

As pessoas que se percebem como alguém que contribui com valor para uma comunidade geralmente têm uma auto-estima mais elevada. Isto inclui aceitar a si mesmo com todas as suas falhas e defeitos e estar satisfeito consigo mesmo.

Habilidades

Se você continua adquirindo novas habilidades ou melhorando habilidades que você já adquiriu, normalmente você também pode notar um aumento na autoconfiança. Como já mencionado, o aumento da autoconfiança também aumenta a auto-estima.

Relacionamento com os outros

A qualidade do seu relacionamento com os outros também influencia fortemente a forma como você se percebe e se valoriza. A auto-estima surge na vida diária, nas interações com outras pessoas. Depende acima de tudo das pessoas com as quais você se rodeia todos os dias.

Valores próprios

Os próprios valores e a harmonia com eles também influenciam fortemente a nossa auto-estima. Uma pessoa que está muito em harmonia com seus próprios valores geralmente também tem uma auto-estima maior do que uma pessoa que vive ao contrário de seus valores.

Todos esses fatores juntos formam a auto-estima de um indivíduo. Eles determinam como a pessoa se avalia e também influenciam a impressão que se tem da sua própria personalidade.

Quais são as causas da baixa auto-estima?

Em psicologia, uma distinção básica é feita entre autoconceito e auto-estima. O autoconceito é a soma de todas as crenças que temos sobre nós mesmos. Estes incluem, por exemplo, independentes, tímidos, abertos, assertivos.

É natural que as pessoas tenham diferentes níveis de auto-estima, mas baixa auto-estima não é destino.

Por outro lado, a auto-estima é entendida como a avaliação dessas características. Pode parecer algo assim: "Eu me sinto tão desconfortável sendo tão tímido"

Os psicólogos acreditam que a baixa auto-estima e a depressão estão intimamente relacionadas. Isto porque, em ambos os casos, os que sofrem sofrem de uma autopercepção ligeiramente distorcida.

Estudos também mostraram que a baixa auto-estima aumenta significativamente o risco de depressão.

Os psicólogos assumem que a baixa auto-estima é um terço predisposta geneticamente, um terço dependente da educação e o resto determinado pela nossa atual situação de vida.

O que constitui uma auto-estima saudável?

A auto-estima saudável desenvolve a autoconfiança e quanto mais autoconfiança você tem, mais você confia em si mesmo. No entanto, nossa auto-estima é frequentemente boicotada por nossos críticos internos.

Não dê ouvidos aos seus críticos, mas preste mais atenção ao seu instinto interior.
(Fonte de imagem: unsplash.com / Paul Gilmore)

Sentenças como, "Você não pode fazer de qualquer maneira", "Você não vai conseguir", "Você não vale a pena", ou "Essa é boa demais para mim" estão frequentemente em nossos pensamentos. A longo prazo, isto é cansativo e insalubre. Portanto, uma auto-estima saudável é essencial.

Uma auto-estima saudável e ótima deve ser realista e corresponder às circunstâncias e objetivos. Porque tanto a auto-estima muito alta quanto a baixa podem ter um impacto negativo na vida.

A construção básica de uma auto-estima saudável é um senso apropriado de seu próprio valor e uma auto-avaliação realista.

A auto-estima saudável está intimamente ligada a pensamentos positivos. Além disso, as próprias fraquezas de cada um são aceitas e a busca pronunciada por afirmação dos outros é bastante modesta.

Além disso, a auto-estima saudável não depende do desempenho, do reconhecimento social ou da aparência. É estável com o tempo, pois a auto-estima altamente flutuante é insalubre.

O que são complexos de auto-estima?

Os complexos de auto-estima, ou complexos de inferioridade, são os efeitos da baixa auto-estima. As pessoas afetadas sofrem com seu sentimento de inferioridade, de não serem suficientemente boas ou inúteis.

Os complexos de auto-estima são um sentimento psicológico que expressa uma sensação de sua própria imperfeição.

Um complexo de inferioridade pode levar à pobreza de relacionamento, uma incapacidade de amar na forma de uma dependência unilateral do parceiro, sociofobia e um medo constante de fazer algo errado, bem como inibições de fala.

Os complexos de auto-estima podem ser superados através da construção da auto-estima. Especialmente se você conseguir desligar a voz crítica interna, você pode superar os complexos e a sensação de inutilidade.

Por que a auto-estima é tão importante?

Nossa auto-estima é refletida em todas as áreas de nossas vidas. Ela influencia nossas percepções, nossos processos de avaliação, nossos pensamentos, sentimentos e comportamento. É tão importante porque molda nossa realidade e nossas vidas.

A importância da auto-estima e o valor que você atribui a si mesmo é muitas vezes subestimada. Para ajudá-lo a entender isso, listamos abaixo alguns dos possíveis efeitos da baixa auto-estima.

Conseqüências da baixa auto-estima

  • Agressão e raiva
  • Ciúmes e inveja
  • Medos, inseguranças e inibições
  • Depressão
  • Relacionamento e problemas sexuais
  • Obesidade
  • Alcoolismo
  • Solidão
  • Pensamentos e ações compulsivas

Como você pode ver, a baixa auto-estima pode ter muitas conseqüências negativas. Portanto, é especialmente importante abordar a questão.

O que fazer com a baixa auto-estima: Aplicações práticas para aumentar a auto-estima

Como você aprendeu agora, a auto-estima é extremamente importante em todas as áreas da vida. Para ajudá-lo a aumentar sua auto-estima, nós incluímos algumas aplicações práticas para aumentar sua auto-estima.

Como você pode aumentar a sua auto-estima?

Basicamente, nós somos responsáveis por nossa própria auto-estima. Isto significa que nós decidimos sobre nossa auto-valorização considerando-nos valiosos ou inferiores.

Ninguém pode nos fazer sentir inferiores se não nos deixarmos levar por isso. Portanto, os próprios pensamentos são especialmente importantes para aumentar a auto-estima de cada um. Pensamentos positivos são essenciais se você quiser aumentar a sua auto-valorização.

Nós gostaríamos agora de lhe mostrar quatro maneiras diferentes que você pode usar para aumentar a sua auto-estima.

Afirmações e pensamento positivo

Se você sofre de baixa auto-estima, você pode começar tentando aumentá-la com afirmações e pensamento positivo.

As afirmações são pensamentos selecionados que guiam sua mente subconsciente sobre como você quer ser e viver. Eles se relacionam com seus pensamentos, sentimentos e corpo.

A mente subconsciente é programada através da repetição constante de processos de pensamento positivos.

Meditação

A meditação também pode ajudar com a baixa auto-estima. A meditação ajuda você a ficar mais calmo e relaxado quando você está muito chateado. O equilíbrio resultante tem um efeito em todo o estado de espírito.

Pensamentos negativos e um constante remoinho podem ser interrompidos, libertando a mente para questões importantes. A calma e o relaxamento geralmente ajudam a ver os problemas de uma perspectiva diferente e muitas vezes eles não parecem mais tão negros e pessimistas.

Tratamento homeopático com glóbulos

A auto-estima pode ser melhorada com a ajuda dos glóbulos. Remédios homeopáticos como o Anacardium occidentale, Argentum nitricum, Aurum metallicum, Capsicum, Palladium, Platinum e Pulsatilla podem ter um efeito positivo na baixa auto-estima.

Terapia

Se você sente que não está chegando a lugar algum sozinho, você também pode ir à terapia para aumentar a sua auto-estima. Há muitas ofertas de terapias que se especializam em auto-estima.

Você pode fortalecer sua auto-estima com a terapia musical, bem como através do treinamento de postura ereta e boa respiração. Além disso, pode-se escolher entre terapia em grupo e individual.

Durante a terapia, você aprende a sentir melhor o seu corpo através de várias técnicas, a descobrir e fortalecer recursos e habilidades, a construir atividades de reforço positivo e a assumir responsabilidade pessoal por si mesmo e pelo seu corpo.

Mas muitos especialistas também aconselham seus pacientes a planejar exercícios diários em sua agenda. Mesmo que você passe o dia inteiro no escritório, agora existem grandes programas de exercícios que você pode incorporar facilmente entre os intervalos do almoço.

O treinamento de peso em particular pode ter um enorme impacto positivo em sua auto-estima. Você começa a conhecer seu próprio corpo, você se sente mais forte e conscientemente presta mais atenção ao seu corpo e à sua saúde, sua atenção aumenta.

Como você pode aumentar a auto-estima das crianças?

A base para a própria auto-estima é lançada na infância. As experiências em uma idade jovem são muito formativas e, portanto, importantes para a auto-valorização na vida adulta.

Como pai, você é o principal responsável por dar ao seu filho uma auto-estima saudável.

Especialmente as crianças que são muito criticadas, sofrem com a provocação ou nunca podem agradar seus pais correm o risco de desenvolver baixa auto-estima.

Para ajudar você a construir uma auto-estima saudável para seu filho, incluímos 8 dicas no episódio.

8 dicas para construir a auto-estima do seu filho:

  1. Comece por você mesmo: Esteja ciente de que você é o modelo a seguir por seu filho. Você deve mostrar ao seu filho que você tem resistência e que você pode lidar com a derrota. Porque seu filho é inteligente e recebe mais do que você pensa.
  2. Mostre interesse: Para construir autoconfiança, toda criança precisa de reconhecimento e palavras de louvor. Portanto, você deve se interessar pela vida de seu filho e elogiá-lo quando ele faz um esforço, mesmo que o resultado esperado não seja alcançado.
  3. Apoiar coisas novas: Especialmente quando as crianças experimentam coisas novas, elas frequentemente precisam de estímulos de fora para se sentirem mais confiantes. Portanto, você deve encorajar seu filho a experimentar coisas novas, tais como um esporte ou um instrumento musical.
  4. Tenha cuidado com as críticas: É importante que você nunca critique seu filho diretamente, mas apenas admoeste o comportamento dele ou dela. Apesar do erro, seu filho deve saber que você ainda o ama.
  5. Fale sobre sentimentos: Seu filho deve aprender que os sentimentos podem ser influenciados e podem mudar. Portanto, você deve falar sobre os sentimentos e esclarecer que sentimentos negativos irão passar. Se é triste, você pode encorajá-lo dizendo-lhe para pensar em um sucesso ou em um momento agradável.
  6. Implemente regras de forma consistente: Mesmo que seu filho chore quando ele ou ela não recebe algo, você deve permanecer consistente. Sem regras, eles não sabem o que é certo e errado. Se você permitir algo uma vez e não em outro momento, a criança ficará inquieta.
  7. Não compare seu filho: Especialmente com os irmãos, o ciúme pode ocorrer de tempos em tempos. Portanto, você não deve comparar seu filho com outros se ele ou ela for pior em alguma coisa do que outro. Ao invés disso, diga a eles que eles são únicos e enfatize seus talentos individuais.
  8. Oferecer soluções: Quando seu filho tem problemas, é importante sinalizar que ele ou ela não está sozinho. Assegure-os sugerindo soluções para resolver o problema.

Com estas dicas, você já pode dar um grande passo para ajudar seu filho a construir uma auto-estima saudável da melhor forma possível.

Quais jogos podem ser usados para aumentar a auto-estima?

Jogos e exercícios podem mostrar às crianças seu próprio valor como indivíduos e o valor dos outros. Eles aprendem a dar e aceitar o reconhecimento, independentemente do seu desempenho na escola.

Aprender a ter uma auto-estima saudável através da brincadeira pode ser especialmente importante para crianças de baixo rendimento. (Fonte da imagem: unsplash.com / Anna Samoylova)

Há muitos jogos que podem ser usados para aumentar a auto-estima. Um dos jogos mais conhecidos é o "pantomime", onde você não só conhece a si mesmo, mas também ganha a experiência de ser o centro das atenções.

Neste jogo, cada criança pensa em uma atividade que ela gosta de fazer (jogar bola, andar de bicicleta, dançar, etc.) e tenta pantomimizá-la. As outras crianças podem adivinhar em voz alta depois que a criança tiver terminado de retratá-la.

Este é apenas um jogo que ajuda a melhorar a auto-estima. Há muito mais jogos que servem a este propósito. Você pode encontrar alguns deles online, ou em livros especiais.

Recursos: As melhores maneiras de começar a construir a auto-estima

5 exercícios para iniciantes para aumentar sua auto-estima

Para construir uma auto-estima saudável, o primeiro passo é muitas vezes o mais difícil. Portanto, nós incluímos 5 exercícios simples que irão ajudá-lo a dar o primeiro passo na direção certa.

Exercício Descrição
Assumir responsabilidade Mesmo pequenas tarefas responsáveis podem aumentar sua auto-estima. Portanto, você deve superar seu medo e assumir a responsabilidade. Por exemplo, você pode cozinhar para a família, consertar algo para alguém ou cuidar do animal de estimação de um amigo.
Tire sua máscara a baixa auto-estima muitas vezes vem de uma autoconfiança fraca. Se você se preocupa demais com o que os outros pensam, você deve desligar seus pensamentos e apenas ser você mesmo e expressar sua opinião.
Seus traços positivos de caráter avalie seu caráter em uma escala de um a dez e anote o valor. Então pense bem em quais são seus melhores traços e quais você gostaria de mudar. Se sua auto-avaliação melhorou depois, o exercício foi bem sucedido.
Suas mais belas características corporais Pense em pelo menos três coisas sobre seu corpo que você gosta. Se você não conseguir pensar em nada, você também pode perguntar à família e aos amigos. Pensar nas coisas positivas a seu respeito também aumentará sua auto-estima.
Seus talentos Faça uma lista de todas as habilidades e talentos que você aprendeu. A auto-reflexão positiva é a melhor maneira de melhorar sua auto-estima. Você pode manter esta lista e olhar para ela repetidamente.

Se você está procurando por mais exercícios, você pode encontrar muitos na internet. Há também alguns exercícios nos livros já mencionados que você pode usar para aumentar a sua auto-estima.

Conclusão

Em resumo, a auto-estima é muito importante porque ela se reflete em todas as áreas da vida. Ela influencia nossa percepção, nossos processos de avaliação, nossos pensamentos, sentimentos e nosso comportamento.

Por esta razão, se sua auto-estima está muito baixa, você deve lidar com o problema e melhorar sua auto-estima. Com a ajuda de nossas dicas e exercícios, isto não deve ser um problema.

Fonte da imagem: unsplash.com / brooke cagle

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