Ultima atualização: 23 de setembro de 2021

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Com o artigo a seguir gostaríamos de apoiá-lo em sua decisão para uma preparação beta do caroteno. Em nosso grande teste beta caroteno 01/22 você vai descobrir quais são os tipos de beta caroteno e para que seu corpo precisa da provitamina A. Nós também entramos em detalhes sobre quais alimentos contêm beta-caroteno se você quiser cobrir suas necessidades através de sua dieta, além de um suplemento.

Neste artigo você também encontrará vídeos informativos e estudos sobre o tema do beta-caroteno. Nós também respondemos perguntas que você possa ter antes de comprar um suplemento de beta caroteno. Para ajudá-lo a decidir entre os diferentes tipos, nós listamos as vantagens e desvantagens de cada tipo de caroteno beta para que você possa ver rapidamente qual tipo você prefere.




O mais importante

  • O Beta caroteno pode ser absorvido através dos alimentos. Entretanto, deve-se tomar cuidado para que frutas e vegetais contendo betacaroteno só possam ser absorvidos pelo corpo com uma fonte de gordura.
  • A provitamina A é amplamente responsável pela proteção das células e até mesmo pela prevenção do câncer através de seu efeito antioxidante.
  • Você pode adicionar beta-caroteno ao seu corpo externamente através de um creme. A aplicação externa fará o seu tom de pele brilhar, mas não é uma proteção contra o sol. Além disso, você deve sempre usar proteção solar adequada.

Beta Caroteno: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de comprar o beta caroteno

Na seção seguinte nós responderemos algumas perguntas gerais sobre o beta caroteno e explicaremos em detalhes o que é o beta caroteno, como ele funciona e quanto custa um bom provitamin A suplementar.

O que é beta caroteno?

Beta caroteno é um dos mais de 400 carotenóides. É um sub estágio de vitamina A. O organismo humano pode converter parte do betacaroteno em vitamina A por si só. O carotenóide é significativamente responsável pela saúde celular e previne a oxidação das células. (4)

Você pode encontrar o beta-caroteno principalmente em frutas e vegetais. Ele dá à fruta sua cor amarelo-laranja e coloriza os vegetais de vermelho ou verde. Além disso, o beta-caroteno previne o câncer e contribui para a saúde humana.

Como funciona o betacaroteno?

Como o betacaroteno se converte em vitamina A em certas quantidades, ele tem muitos efeitos positivos sobre os olhos, desempenho, sistema cardiovascular, pressão arterial e também tem propriedades altamente antiinflamatórias. A vitamina A em geral assegura que nossas células mantenham sua funcionalidade e possam se regenerar.

(5) Além disso, um estudo de 2007 da Universidade de Havard examinou a ingestão a longo prazo de betacaroteno. Os sujeitos que suplementaram o carotenóide tinham melhor memória do que o grupo que não tomou beta caroteno além de sua dieta. (1)

A substância vegetal secundária pode ter um efeito anti-inflamatório porque contém antioxidantes. Isto foi demonstrado em um estudo do Centro Compreensivo de Câncer da Duke. (2)

Quando e para quem é útil uma preparação beta de caroteno?

Em princípio, o betacaroteno é útil para todos, pois tem benefícios significativos para a saúde do corpo. Uma preparação é tomada diariamente com água suficiente e está disponível em forma de pó, cápsula ou comprimido.

Beta Carotin-1

Beta caroteno é encontrado em vegetais e frutas. As cenouras em particular contêm muito beta-caroteno.
(Fonte: unsplash.com Gurrola/ Gabriel)

Para que o corpo absorva provitamina A, faz sentido ter óleo ou uma fonte de gordura além dos vegetais e frutas que contêm beta-caroteno. A fonte de gordura permite que seu corpo absorva e utilize melhor a provitamina A.

Fontes adequadas de gordura incluem abacate, nozes ou azeitonas Óleo

Ao tomar betacaroteno, você também deve seguir a dosagem recomendada pelo fabricante e não excedê-la. Os pesquisadores acreditam que uma dose diária de dois a quatro miligramas de betacaroteno é suficiente. (3)

Quanto custa o betacaroteno?

O preço de uma preparação de betacaroteno varia entre os diferentes tipos. As cápsulas de Provitamina A são geralmente um pouco mais caras do que outros preparados vitamínicos. Entretanto, depende de qual marca você compra a sua preparação.

Antes de comprar um produto, entretanto, aconselhamos que você examine os ingredientes do produto preferido e verifique a presença de alergênios e qualidade. Você pode comprar um pacote de 90 cápsulas na drogaria por apenas 10 euros. Se você optar por um produto de marca, o preço pode ser de até 40 euros.

Provitamin Um hidratante está disponível na internet por 20 euros e o pó de beta-caroteno custa uma média de 25 euros por quilograma. Mais uma vez, depende da marca que você prefere.

Decisão: Que tipos de betacaroteno existem e qual é o mais adequado para você?

Se você quiser incorporar o beta-caroteno em sua rotina diária, há três opções para escolher entre elas

  • Beta Caroteno em Pó
  • Cápsulas de Beta Caroteno
  • Creme de Caroteno Beta

Os diferentes tipos vêm cada um com vantagens e desvantagens. Dependendo do que você preferir, um tipo diferente pode ser adequado para você. A seção seguinte irá ajudá-lo a decidir.

Quais são as características do pó de beta-caroteno e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Beta caroteno também está disponível na forma de pó. Você pode simplesmente misturá-lo em suas refeições normais e refinar smoothies, tigelas ou molhos para salada, por exemplo. Isto significa que você não precisa tomar nenhum comprimido ou cápsula adicional, mas pode tomar o suplemento com sua comida diária.

Vantagens
  • Fácil de tomar
  • Pode ser combinado com refeições normais
Desvantagens
  • Pode ser mais rápido para overdose
  • Pese

Você deve prestar muita atenção à quantidade que você usa para não usar muito do suplemento e obter uma overdose de beta-caroteno.

Beta Carotin-1

Se você quiser usar o beta-caroteno em pó, você pode usá-lo em smoothies e batidos.
(Fonte de imagem: unsplash.com Kaushik/ Indivar)

Quais são as vantagens e desvantagens das cápsulas beta-caroteno?

Provitamin A cápsulas são a maneira mais fácil de cobrir suas necessidades diárias. No entanto, você ainda deve se certificar de comer vegetais e frutas suficientes, pois estes requerem outras vitaminas que são essenciais para o corpo.

Vantagens
  • Fácil de tomar
  • a exigência diária é coberta imediatamente
Desvantagens
  • Desrespeitar rapidamente a ingestão regular de frutas e vegetais

Quais são as vantagens e desvantagens do creme de beta-caroteno?

Se você não quer obter betacaroteno de alimentos, pó ou cápsulas, você também pode obtê-lo de um creme. Isto hidrata nosso maior órgão, a pele e os órgãos, e prepara a pele para o sol.

Vantagens
  • Tez castanha
  • Preparando a pele para o sol
Desvantagens
  • A pele também pode ficar laranja
  • Sem proteção solar

É importante notar, entretanto, que um creme beta-caroteno não atua como protetor solar. Apesar do creme, uma proteção solar adequada deve ser usada.

Critérios de compra: Estes são os fatores que você pode usar para comparar e avaliar os produtos de beta-caroteno

A seguir, gostaríamos de mostrar os fatores que você pode usar para comparar e avaliar o beta-caroteno. Isto tornará mais fácil para você decidir se um determinado caroteno beta é adequado para você ou não. Nos parágrafos seguintes listamos critérios que o ajudarão a tomar sua decisão:

Nos parágrafos seguintes explicaremos quais são os critérios individuais e o que você deve procurar ao comprar uma preparação de caroteno beta.

Dosagem

Os pesquisadores descobriram que a dosagem ideal de uma preparação de caroteno beta é de dois a quatro miligramas por dia. Isto depende da altura e do peso da pessoa. Um homem que é bastante alto e pesado deve tomar quatro miligramas por dia e uma mulher, um pouco mais de três miligramas.

Beta Carotin-3

Você deve sempre seguir a recomendação diária sobre a embalagem.
(Fonte de imagem: unsplash.com Merecka/ Laurynas)

Adolescentes ou pessoas muito pequenas cobrem suas necessidades diárias de caroteno beta com dois miligramas por dia. Mesmo que os suplementos sejam nutrientes adicionais à dieta saudável normal, você deve ter cuidado para não exceder as recomendações diárias.

Acima de tudo, você deve prestar atenção à dose diária especificada no preparo e se ater a ela, a fim de evitar overdoses.

Diferenças de qualidade

Como em todos os preparados vitamínicos, também há diferenças de qualidade no betacaroteno. Você deve prestar atenção ao fabricante e aos ingredientes. Há preparações que não contêm beta-caroteno puro, mas uma mistura de diferentes vitaminas.

O que pode ser extremamente útil quando se procura por uma preparação adequada é pesquisar as opiniões e críticas dos clientes sobre o produto. Desta forma você pode se informar com antecedência e encontrar uma preparação adequada para você.

Shelf life

Como a maioria dos preparados de vitaminas, o betacaroteno deve ser armazenado em um local seco, longe da luz. As cápsulas geralmente vêm em embalagens plásticas e o pó em uma bolsa reselável. Os cremes Beta-caroteno devem ser armazenados em um armário longe da luz direta do sol.

Consulte seu médico para conselhos

Também é importante manter os suplementos vitamínicos de todos os tipos longe das crianças. Eles podem se engasgar com comprimidos ou cápsulas ou ter uma overdose de beta-caroteno. Se você der beta-caroteno a crianças, você deve informar o pediatra delas com antecedência.

Fatos que vale a pena conhecer sobre o betacaroteno

Em quais alimentos o betacaroteno é encontrado?

Beta caroteno é encontrado principalmente em frutas e vegetais. É responsável pela cor amarelada da fruta e pela cor vermelha e esverdeada dos vegetais. Na tabela a seguir listamos frutas e vegetais que contêm beta-caroteno. (4) Você também pode fazer uma injeção de beta-caroteno dos vários alimentos na forma de um suco. Desta forma você pode adicionar nutrientes valiosos ao seu corpo além de provitamina A.

Kind Food
Frutas Mamão, manga, laranja, limão, caqui, pera, damasco e pêssego
Vegetais Couve, espinafre, colorau, abóbora, Cenoura e batata-doce

O beta-caroteno ajuda com o câncer?

O beta-caroteno não pode prevenir ou curar o câncer, mas ajuda a reduzir a probabilidade de desenvolver câncer. Como a provitamina A fortalece as células e tem um efeito anti-inflamatório, as células malignas, como as células cancerígenas, têm menos chance de se multiplicar. Até agora, entretanto, nenhum efeito positivo ou negativo da ingestão pode ser comprovado e associado ao betacaroteno.

Quais são os efeitos cosméticos do betacaroteno?

O betacaroteno pode mudar sua tez e fazer sua pele parecer mais bronzeada quando aplicado externamente. Entretanto, isto não funciona para todos os tipos de pele, de modo que em casos excepcionais pode ocorrer uma tonalidade laranja.

Beta caroteno também tem um efeito no cabelo, que se torna cada vez mais forte quando tomado. Ele também tem um efeito anti-inflamatório e pode ter propriedades positivas ou curativas nas inflamações da pele.

Fonte da imagem: Limsakul/ 123rf.com

Referências (5)

1. Grodstein F1, Kang JH, Glynn RJ, Cook NR, Gaziano JM. A randomized trial of beta carotene supplementation and cognitive function in men: the Physicians' Health Study II. Arch Intern Med. 2007 Nov 12; 167(20):2184-90.
Fonte

2. Il'yasova D, Ivanova A, Morrow JD, Cesari M, Pahor M. Correlation between two markers of inflammation, serum C-reactive protein and interleukin 6, and indices of oxidative stress in patients with high risk of cardiovascular disease. Biomarkers. 2008 Feb; 13(1):41-51.
Fonte

3. Deutsche Gesellschaft für Ernährung e. V. Vitamin A, β-Carotin. 2020
Fonte

4. Bundesinstitut für Risikobewertung. 2020
Fonte

5. Lebensmittelverband Deutschland e.V. 2019
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Studie
Grodstein F1, Kang JH, Glynn RJ, Cook NR, Gaziano JM. A randomized trial of beta carotene supplementation and cognitive function in men: the Physicians' Health Study II. Arch Intern Med. 2007 Nov 12; 167(20):2184-90.
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Studie
Il'yasova D, Ivanova A, Morrow JD, Cesari M, Pahor M. Correlation between two markers of inflammation, serum C-reactive protein and interleukin 6, and indices of oxidative stress in patients with high risk of cardiovascular disease. Biomarkers. 2008 Feb; 13(1):41-51.
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Deutsche Gesellschaft für Ernährung e. V. Vitamin A, β-Carotin. 2020
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Bundesinstitut für Risikobewertung. 2020
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