Ultima atualização: 24 de setembro de 2021

A sua manhã começa sempre com um café? Você não está sozinho. Mas e o café durante a gravidez? Sabe-se que a cafeína também alcança o nascituro através do sangue da mãe.

Na verdade, a barreira placentária não é capaz de manter a cafeína longe do seu bebê. Há uma grande preocupação de que o batimento cardíaco do feto aumente, ele ou ela sentirá nervosismo e até mesmo um possível vício. Mas será necessário evitar totalmente a cafeína? Descubra aqui sobre os riscos, opções e alternativas.




O mais importante

  • A barreira placentária, que supostamente protege seu filho por nascer de substâncias perigosas, não é capaz de manter a cafeína fora.
  • A cafeína é passada diretamente para a criança por nascer. Ela consome tanta cafeína quanto você.
  • A Autoridade Européia de Segurança Alimentar afirma que 100 mg de cafeína por dia é considerada segura durante a gravidez.

Café durante a gravidez - o que é importante saber?

Café e chá preto são bebidas com as quais você deve ter cuidado durante a gravidez. A razão para isso é que a cafeína que eles contêm tem vários efeitos no seu corpo e no corpo do bebê.

Kaffee

O café durante a gravidez deve ser apreciado com cautela e moderação. (Fonte da imagem: pexels.com / Kaboompics.com)

Aumenta a pressão arterial e causa a constrição dos vasos sanguíneos. Ele também reduz o fluxo de sangue para a placenta. Isto aumenta o risco de aborto espontâneo ou nascimento prematuro.

O café é insalubre durante a gravidez?

O café é um popular "pick-me-up", mas durante a gravidez ele é bastante insalubre. Isto é especialmente verdade se você bebe grandes quantidades todos os dias. Seu bebê normalmente está bastante bem protegido pela barreira placentária. No entanto, cafeína - e álcool - ainda podem chegar até ele ou ela.

Quanto café é permitido durante a gravidez?

A questão de quanto café é permitido na gravidez é respondida pela Autoridade Européia de Segurança Alimentar. A Autoridade Européia de Segurança Alimentar aconselha que 200 mg de cafeína por dia é considerada segura para a criança por nascer. A Organização Mundial da Saúde afirma até mesmo que até 300 mg por dia é aceitável.

Esta quantidade de cafeína é encontrada em cerca de 400 ml de café. Entretanto, é importante lembrar que não só o café contém cafeína. As pessoas frequentemente esquecem que bebidas como cola e chá preto também contêm cafeína.

As informações sobre a quantidade de pick-me-up se referem a todos os produtos em que você consome cafeína. Portanto, se você é uma daquelas pessoas que também gosta de beber um copo fresco de cola ou ver o chá preto como uma alternativa ao café, você também deve considerar o conteúdo de cafeína dessas bebidas.

É útil ter uma visão geral da quantidade de cafeína realmente contida em outros produtos:

Produto Conteúdo de cafeína
Espresso Uma xícara de 60 ml contém cerca de 80 mg de cafeína
Cacau Leite com cacau verdadeiro contém até 35 mg de cafeína por 200 ml
Chá verde Uma xícara de chá verde de 200 ml contém até 80 mg de cafeína
Cola Uma xícara de 330 ml de cola contém cerca de 35 mg de cafeína
Chocolate escuro Meia barra de chocolate amargo contém cerca de 25 mg de cafeína
Chá preto 200 ml de chá preto contêm até 100 mg de cafeína

Por que a cafeína é prejudicial durante a gravidez?

Você provavelmente bebe café principalmente porque você gosta e porque ele desperta seus espíritos. Isso acontece porque você recebe cafeína do café. O ingrediente ativo entra na sua corrente sanguínea e faz com que seus vasos sanguíneos se contraiam.

Como resultado dos vasos constritivos, seu corpo tem que aumentar a pressão sanguínea. O sangue agora tem que ser bombeado a uma pressão mais alta. Este é um grande esforço para o seu corpo. Você mesmo percebe isso ao se sentir mais alerta. No entanto, o efeito não dura muito tempo.

Entretanto, os efeitos colaterais deste efeito na gravidez são que seu bebê terá a mesma reação e, ao mesmo tempo, o fluxo sanguíneo para sua placenta será reduzido. A placenta é vital para o seu bebê. Ele fornece nutrientes ao seu bebê.

A redução do fluxo sanguíneo também significa que seu bebê recebe menos nutrientes. Ao mesmo tempo, o pequeno corpo do seu feto também tem que aprender a lidar com a influência da cafeína. Isto é possível até um certo valor. No entanto, se você regularmente exceder essa quantidade, isso pode colocar em risco a sua gravidez.

Interessante é o fato de que a cafeína, se você tomá-la antes ou mesmo depois de uma refeição, garante que seu corpo não possa absorver ferro, cálcio e vitamina C adequadamente. Entretanto, estes nutrientes são especialmente importantes para você e para seu bebê.

O café durante a gravidez pode prejudicar o bebê?

De acordo com os cientistas, os efeitos do café durante a gravidez continuam muito depois do nascimento do bebê. O baixo fluxo sanguíneo para a placenta que acabamos de mencionar pode ser um gatilho para nascimentos prematuros ou até mesmo abortos espontâneos.

Se o seu corpo não for capaz de compensar o fluxo sanguíneo, a probabilidade de interromper a gravidez aumenta.

Na Noruega, cientistas também conduziram um estudo sobre a influência da cafeína sobre o bebê. Cerca de 60.000 mães expectantes participaram deste estudo. Mostrou que um consumo diário de 100 mg de cafeína tinha um efeito sobre o peso do bebê ao nascer.

Os recém-nascidos que nascem com baixo peso ao nascer podem sofrer de dificuldades de ajuste. É difícil para eles regularem eles mesmos a temperatura e problemas com o açúcar no sangue também não são incomuns.

Sempre se fala de uma conexão entre o consumo de café durante a gravidez e o desenvolvimento da TDAH em crianças. Um estudo sobre este tópico foi realizado em Amsterdã. As publicações da revista Pediatria deixam claro que uma conexão não poderia ser comprovada.

Mas:

  • Pesquisas têm mostrado que o bebê se move significativamente mais após o consumo de café no útero.
  • Descobriu-se que a freqüência dos batimentos cardíacos também aumenta.
  • Uma ligação entre ADHD e refrigerantes com cafeína foi encontrada.

Interessante: a conexão entre refrigerantes contendo cafeína e o desenvolvimento da ADHD sugere que não é a cafeína que é o gatilho. No entanto, ainda não há mais resultados de pesquisa aqui.

O café é permitido nas primeiras semanas de gravidez?

A recomendação de limitar o consumo de café a duas xícaras por dia também se aplica nas primeiras semanas de gravidez. Especialmente aqui, o novo sistema que o corpo está construindo ainda está muito trêmulo. Entretanto, fatores de influência externa podem ter um impacto no desenvolvimento da gravidez.

A influência da cafeína no fluxo sanguíneo nos vasos implica em um aumento do risco de aborto espontâneo. Um estudo realizado pelo Instituto de Saúde dos EUA em 2016 descobriu que o risco de aborto espontâneo aumenta se você beber mais de duas xícaras de café por dia.

A regra é: o café também é permitido durante a gravidez nas primeiras semanas, mas ele só deve ser consumido em pequenas quantidades.

O que dizem os especialistas sobre o café na gravidez?

Um olhar sobre as avaliações dos especialistas em café durante a gravidez também fornece informações sobre o quanto é aceitável. A Organização Mundial da Saúde deve ser mencionada aqui.

A OMS recomenda que as mulheres grávidas não devem exceder 300 mg de cafeína por dia. Isto corresponde a três xícaras normais de café. Entretanto, uma olhada na Autoridade Européia de Segurança Alimentar mostra que uma recomendação de 200 mg por dia é dada aqui.

Quais são as alternativas ao café durante a gravidez?

Cafeína é uma daquelas bebidas sem as quais você não pode passar sem? Na verdade, existem algumas alternativas que você pode usar durante a gravidez.

  • Chá: O chá de hortelã-pimenta é um produto natural que desperta seus espíritos através do mentol que ele contém. Importante: Não beba muito durante a gravidez, pois a menta também pode provocar abortos espontâneos.
  • Produtos de grãos integrais: Para ficar em forma, você precisa, acima de tudo, de fontes de energia. Uma fonte de energia muito boa é o grão inteiro. Você pode começar a manhã com um pão integral e legumes ou se presentear com um rico muesli.
  • Café descafeinado: Você está interessado principalmente em se divertir? Nesse caso, você pode recorrer ao café sem cafeína.
  • Chá Rooibos: Uma alternativa muito popular é o chá rooibos. Tem a vantagem de baixar a pressão arterial e aliviar as cólicas. Ele também fornece ao seu corpo ingredientes valiosos e é livre de cafeína.

Se você é uma pessoa que acha difícil beber líquidos suficientes, a água com limão fresco pode ser uma alternativa muito boa. A água simples muitas vezes não tem bom gosto para muitas pessoas. A água fria com limão acalma seu estômago, mata sua sede e fornece nutrientes importantes ao seu corpo.

Fatos e números sobre o café durante a gravidez

Quantas xícaras de café durante a gravidez?

A recomendação é não consumir mais de 200 a 300 mg de cafeína por dia durante a gravidez. Isto corresponde a cerca de duas a três xícaras de café clássicas. Aqui, cerca de 200 ml de café estão contidos em uma xícara.

Importante: Lembre-se de beber líquidos suficientes e beber um copo de água com cada xícara de café.

Quanta cafeína o café contém?

Não é fácil dizer quanta cafeína está no seu café. Isso depende dos seguintes fatores:

  • Que tipo de café você usa?
  • Que método de torrefação foi usado para torrar o café?
  • Quanto pó de café você adiciona à sua água?
  • Que método de preparo do café é usado?

O tipo de café que você bebe também tem um papel importante. Abaixo você pode ver como a pesagem da cafeína é diferente para as variantes individuais da bebida

  • Café filtrado: Cerca de 80 mg de cafeína por 100 ml
  • Café instantâneo: Cerca de 50 mg de cafeína por 100 ml
  • Cappuccino: Cerca de 27 mg de cafeína por 100 ml
  • Latte Macchiato: Cerca de 11 mg de cafeína por 100 ml
  • Expresso: Cerca de 110 mg de cafeína por 100 ml

O café descafeinado é saudável durante a gravidez?

O café descafeinado é considerado uma alternativa. No entanto, não é totalmente inofensivo. Por exemplo, há muitos tipos diferentes de café descafeinado disponíveis hoje em dia. Mas antes que os grãos não contenham mais cafeína, eles precisam primeiro passar por um certo processo.

Em um processo clássico de descafeinação, substâncias químicas são utilizadas. Os feijões são colocados em solventes e limpos com eles. Só então eles entram no processo de torrefação. O acetato de etila e o diclorometano são usados aqui, por exemplo. Entretanto, essas substâncias são consideradas carcinogênicas.

Ao escolher seu café, certifique-se de que a cafeína seja removida pelo processo de CO2. Este processo utiliza dióxido de carbono. A cafeína é removida com a ajuda do vapor. O feijão é então torrado. Os riscos à saúde são significativamente minimizados.

A cola também é prejudicial durante a gravidez?

Um copo de cola contém cerca de 35 mg de cafeína e, portanto - em relação a este ingrediente - inicialmente não é considerado prejudicial. Entretanto, é importante para você saber que o alto teor de açúcar pode promover a obesidade em você e em seu bebê. Além disso, a cola contém apenas alguns nutrientes.

Em princípio, a cola não é prejudicial durante a gravidez se você mantiver seu consumo baixo. Se você está pensando em beber Diet Coke como uma alternativa, você deve estar ciente de que os efeitos dos adoçantes no corpo ainda não foram totalmente pesquisados.

Conclusão: O que devo ter em mente quando tomar café durante a gravidez?

O café durante a gravidez é um tópico importante. De acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde, você pode tomar duas xícaras de café por dia com segurança. A cafeína que ela contém parece ter pouco ou nenhum efeito sobre o feto.

Entretanto, lembre-se que mesmo pequenos efeitos podem afetar o curso de uma gravidez ou a saúde do seu filho. O consumo de café deve, portanto, ser tomado com cautela. Certifique-se de comer uma dieta balanceada e beber água suficiente.

Fonte da imagem: pexels.com / Espaço Negativo

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