Mulher pulando corda sobre um tatame
Ultima atualização: 16 de abril de 2021

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Olá, seja bem-vindo ao Guia de Bem Estar. Aqui você encontra os melhores guias de compra para fazer escolhas seguras. No artigo de hoje você vai aprender tudo que precisa sobre corda de pular. É iniciante, profissional da área ou "crossfiteiro"? Seja qual for sua intenção com uma corda, você está no lugar certo.

Selecionamos os melhores produtos do mercado, respondemos as perguntas mais realizadas por quem busca uma corda de pular e indicamos quais critérios você deve considerar para fazer sua escolha. Siga lendo para encontrar o modelo ideal para você!




O mais importante

  • Existem diferentes tipos de corda de pular. Hoje em dia há até modelos com contador digital que mostra quantos pulos você deu e quantas calorias gastou no exercício.
  • A medida mais comum da corda de pular é de 2,65 metros. Ela é ideal para pessoas entre 1,50 e 1,80 m de altura. Porém, existem modelos para pessoas mais baixas ou altas.
  • Em 30 minutos de atividade é possível perder até 400 calorias.

Corda de pular: nossa recomendação dos melhores produtos

Esqueça de vez aquela velha corda de cipó da infância. Quando você decide colocar essa modalidade na sua prática de exercícios é preciso buscar um modelo específico para facilitar a atividade. Selecionamos as melhores:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre corda de pular

Não sabe qual corda de pular escolher? Respondemos as principais dúvidas para que você faça o investimento certo na compra da sua corda. Confira esse guia completo para aprender sobre os diferentes tipos e o que você precisa considerar em uma corda.

Imagem de dois homens pulando corda em academia

Pular corda queima até 400 calorias em apenas 30 minutos. (Fonte: cottonbro/ Pexels.com)

Qual a diferença de uma corda de pular profissional para uma comum?

A corda de pular profissional foi especialmente elaborada para praticantes de crossfit. Ela possui mais tecnologia para facilitar o exercício.

Ela tem como objetivo proporcionar mais agilidade, força, resistência, coordenação motora e equilíbrio. Isso tudo exigindo menos esforço do atleta.

Na maioria das vezes, a corda profissional é feita de aço. Mas não quer dizer que seja mais pesada. Na verdade, o peso pode variar bastante. Assim como a medida, que vai depender da altura da pessoa.

Um dos seus maiores diferenciais está nos rolamentos. Eles facilitam alguns movimentos, como salto duplo ou triplo.

Corda de pular profissional Corda de pular comum
Característica principal Oferecer melhor performance reduzindo esforços do atleta. É geralmente usada por praticantes de crossfit, MMA ou treino funcional Usada por iniciantes, tanto para prática de exercícios quanto para diversão
Material Geralmente feita de aço galvanizado e outros materiais altamente resistentes Pode ser composta dos mais diversos materiais
Diferencial Possui rolamentos para facilitar movimentos específicos Não possui diferenciais

Quais os benefícios de pular corda?

Além de ser uma atividade física bem completa, que tonifica todo o corpo, um dos benefícios mais destacáveis dessa modalidade é a chance de fazer as pazes com a balança, já que promove alta queima de calorias. Em apenas 30 minutos de exercício é possível perder até 400 calorias.

Vantagens
  • Promove a melhora do condicionamento físico
  • Tonifica a musculatura do corpo inteiro
  • Oferece sensação de bem-estar
  • Favorece o emagrecimento queimando até 400 calorias em meia hora
  • Auxilia na melhora da resistência física e capacidade cardiorespiratória
  • Ajuda no desenvolvimento do equilíbrio e coordenação motora
Desvantagens
  • Por ser uma atividade de impacto, algumas pessoas não podem praticar

Qual o tamanho ideal da corda de pular?

A medida padrão mais comum é a de 2,65 metros. Isso porque ela é, geralmente, confortável para pessoas de 1,5 até 1,8 m de altura.

A medida padrão mais comum é a de 2,65 metros.

De qualquer forma, quem for mais baixo pode escolher uma corda de 2,45 metros. E maiores de 1,8 m devem optar por um modelo de 2,75 m.

Uma boa dica é comprar um modelo ajustável. Para adequar a corda à sua altura, pise com os dois pés - ligeiramente afastados - sobre ela e puxe a corda até a altura do quadril. As manoplas devem ficar posicionadas na lateral do quadril.

Como pular corda corretamente?

Agora não pense que basta segurar nas pontas e sair pulando de qualquer jeito. Pular corda corretamente pode ser mais difícil do que parece.

Comece mirando em um ponto do horizonte. É importante relaxar o pescoço e os ombros. Em contrapartida, para melhores efeitos, contraia seu abdômen e os glúteos. Isso reduz os impactos.

Agora basta flexionar seus joelhos levemente e girar os punhos. Cuidado para não abrir muito os braços. Suas mãos devem ficar na lateral do quadril, a cerca de 20 cm de distância.

Outro ponto importante: a primeira parte do pé a encostar no chão deve ser a ponta, e não o calcanhar. Não pule muito alto, apenas o suficiente para a corda passar por baixo dos seus pés. Confira como iniciar:

Existe alguma contraindicação ao pular corda?

Sempre consulte seu médico. Por ser uma atividade de impacto, pessoas com problemas no joelho podem ter restrições. No mais, se sua saúde está em dia, não deve haver problemas nessa prática que traz tantos benefícios. O ideal é investir em um bom tênis capaz de absorver os impactos.

Imagem de um homem grisalho segurando uma corda de pular numa pista de corrida

O ajuste correto da corda evita problemas na musculatura. (Fonte: Anna Shvets/ Pexels.com)

Se você estiver liberado, precisa tomar alguns cuidados. Não pule com os pés muito separados e nem flexione demais os joelhos. Jamais pise diretamente com os calcanhares. Evite baixar a cabeça e pular muito alto. Por fim, nunca estique e gire todo o braço enquanto pula.

Critérios de compra: o que levar em conta ao comparar os modelos de corda de pular

Agora que você já aprendeu tudo sobre as melhores cordas, já entendeu que não adianta comprar a mais barata. Então, está na hora de avaliar alguns critérios importantes para o sucesso da sua compra, e claro, da sua atividade física.

Material

Existem cordas de nylon, PVC, vinil, aço, couro, entre outros materiais. É importante ressaltar que as cordas profissionais geralmente são de aço galvanizado, já que ficam bem leves, gerando movimentos mais rápidos.

Atente-se ainda ao material, e também o tamanho da manopla. Ele deve ser confortável, porém bem resistente.

Imagem de um homem segurando uma corda de pular e rindo para a câmera

Um dos critérios mais importantes na escolha da corda é o material. (Karolina Grabowska/ Pexels.com)

Peso

Algumas cordas para treinos específicos são mais pesadas. Lembre-se sempre de conferir a descrição do produto quando comprar online para não ter uma surpresa desagradável quando receber o produto em casa.

Ainda nesse critério, em alguns modelos você pode adicionar o peso - que vem junto com o produto - dentro das manoplas.

Contador digital

Chega de contar de cabeça e perder a conta. As cordas mais tecnológicas possuem um contador de voltas digital. Além das voltas, alguns modelos contam até o gasto calórico que você teve durante a prática.

Você sabia que boxeadores pulam bastante corda? Isso porque a atividade trabalha a musculatura do corpo todo. E, ao contrário do que todos pensam, os músculos mais importantes para um boxeador ficam na panturrilha e nos ombros.

Ajuste

A maioria dos modelos hoje em dia são ajustáveis, e acabam sendo compatíveis com as mais variadas alturas. É comum que a corda tenha, por exemplo, 3 metros.

De qualquer forma, existem cordas classificadas como P, M, G ou GG, e isso muda o comprimento do fio. Portanto, sempre leia a extensão da corda e escolha de acordo com sua altura.

Rolamento

O rolamento é um mecanismo de giro de 360 graus. Indicado para crossfit ou outras modalidades profissionais, o rolamento da corda facilita os movimentos dos saltos.

Existem cordas em que o rolamento é dentro da própria manopla e outros em que o mecanismo de giro funcione por conta de uma esfera. Os primeiros são mais barato e podem ser menos resistentes, já os segundos são mais profissionais.

Resumo

Pular corda é uma atividade física completa. Ela ajuda a tonificar o corpo inteiro e queima até 400 calorias em um período de 30 minutos de exercício. É uma modalidade muito comum para quem pratica crossfit.

Embora a medida mais padrão seja de 2,65 metros, para escolher a corda de pular ideal é preciso considerar sua altura. Ansioso para começar a queimar calorias com essa prática. Espero que esse guia tenha te ajudado a aprender como pular corda corretamente e também a encontrar o modelo certo para você!

(Fonte da imagem destacada: Tima Miroshnichenko/ Pexels.com)

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