Ultima atualização: 24 de setembro de 2021

As pessoas são expostas a diferentes situações todos os dias, muitas das quais são estressantes, desagradáveis ou perturbadoras. Para poder lidar com isso, a evolução, entre outras coisas, forneceu a você o cortisol do hormônio do estresse para que você possa reagir à respectiva situação. Cortisol inicia uma onda de energia que torna seu corpo pronto para agir em situações estressantes.

A secreção de cortisol está ligada a muitos processos em seu corpo e desempenha um papel importante. Portanto, bons níveis de cortisol são de grande importância. Porque se os níveis forem elevados a longo prazo, isto também pode ter um efeito muito negativo sobre os respectivos processos.




O mais importante

  • O Cortisol é muito importante para manter o corpo humano intacto. Ele fornece energia e aumenta o desempenho e a concentração.
  • Os níveis de Cortisol mudam ao longo do dia. Um forte desvio dos níveis normais de cortisol pode ter efeitos negativos muito fortes em várias funções do corpo.
  • O nível de cortisol pode ser positivamente influenciado pela dieta e nutrientes corretos. Várias atividades também podem ajudar.

Informações de fundo: O que é cortisol e como ele funciona no corpo?

Cortisol tem uma tarefa muito complexa no corpo humano, então alguns aspectos são importantes de se conhecer. O Cortisol é vital e também pode ser perigoso para a vida. Por estas razões, nós compilamos as perguntas mais importantes sobre o cortisol e seus efeitos para você.

O que é cortisol?

O cortisol, ou cortisol, é um hormônio esteróide vital que está envolvido em muitos processos no corpo(1). Este hormônio endógeno é liberado em situações estressantes ou quando sentimos estresse.

O Cortisol é lançado em situações estressantes e desagradáveis. Isto pode ocorrer repetidamente no trabalho, por exemplo, quando há prazos. (Fonte de imagem: JESHOOTS.COM / unsplash)

Isto significa que enquanto você estiver nervoso, tenso ou sobrecarregado, isto leva a uma reação de estresse que ativa o aumento da liberação de cortisol no córtex adrenal. Graças ao cortisol, as pessoas em situações estressantes recebem energia para reagir à situação. Em situações estressantes, o corpo prepara a energia para lutar ou voar. É por isso que o termo hormônio do estresse é usado. Além do cortisol, os hormônios do estresse também incluem a adrenalina e a noradrenalina.

Situações estressantes já incluem fome(2), sede e alto estresse físico, como em esportes competitivos, sobrecarga sensorial, perda de uma pessoa próxima, medo de morte ou doença geral grave(1).

O cortisol é um hormônio primário do grupo dos glicocorticóides no corpo humano. O cortisol é produzido a partir do colesterol no córtex adrenal. A secreção de cortisol do córtex adrenal é por sua vez estimulada pelo hormônio ACTH (hormônio adrenocorticotrópico)(3). As glândulas supra-renais são responsáveis pela produção de hormônios. As glândulas adrenais são compostas pelo córtex adrenal e pela medula adrenal.

Qual é o efeito do cortisol?

O hormônio primário do estresse torna você mais eficiente e promove maior concentração, mas um nível permanentemente elevado de cortisol, por sua vez, tem um efeito negativo em várias funções corporais. Como já mencionado acima, o hormônio do estresse pertence aos glucocorticoides. Basicamente, o hormônio ativa os processos metabólicos catabólicos que fornecem energia.

Estes afetam principalmente o metabolismo dos carboidratos, liberando a energia necessária para a situação estressante. Além de ter um efeito importante no metabolismo dos carboidratos, o cortisol também afeta o seu metabolismo de proteínas e o metabolismo de gordura. O cortisol como um hormônio afeta muitas outras áreas do corpo além do metabolismo

  • Sangue e circulação: O cortisol afeta o açúcar no sangue, a coagulação do sangue, aumenta a pressão arterial ou diminui o fluxo sanguíneo.
  • Bones: O hormônio do estresse influencia a decomposição das proteínas em aminoácidos, que afeta os ossos, músculos e tecido conjuntivo.
  • Sistema imunológico: O hormônio do estresse tem um efeito anti-inflamatório no corpo. Além disso, outras reações imunes podem ser suprimidas.
  • Cérebro: Quando o cortisol afeta diretamente o cérebro, a excitabilidade do cérebro é aumentada. No entanto, níveis muito altos de cortisol levam à morte de células nervosas.
  • Estômago: Um nível elevado tem um efeito negativo sobre a secreção de ácido estomacal, bem como sobre o efeito protetor da mucosa do estômago.
  • Eletrolíticos e equilíbrio hídrico dos rins: Níveis elevados de cortisol levam à retenção de água nos tecidos. Isto significa que os rins excretam menos água(4).

Como você pode ver, o cortisol está envolvido em vários processos no corpo. A curto prazo, as respectivas áreas são influenciadas de tal forma que a pessoa é suprida com energia suficiente em resposta à situação estressante ou desafiadora. Se o nível de cortisol for permanentemente elevado ou muito baixo, podem ocorrer problemas diferentes nas respectivas áreas que estão relacionadas com a secreção de cortisol.

Qual é o nível de cortisol normal e do que ele depende?

O cortisol é um hormônio vital. O cortisol secretado a curto prazo tem um efeito protetor contra o estresse e inflamação. Um nível permanentemente elevado de cortisol, por outro lado, tem um efeito prejudicial sobre o corpo humano.

Os níveis de cortisol não são constantes ao longo do dia. Os níveis variam de acordo com a hora do dia. O nível é mais alto pela manhã para acordar você. (Fonte da imagem: Revista Malvestida / unsplash)

Os níveis de cortisol são fortemente influenciados pela hora do dia e pela estação do ano. Isto significa que diferentes quantidades estão concentradas no sangue em diferentes momentos do dia. Pela manhã, a concentração de cortisol no sangue é maior, o que é importante para acordar, e à noite essa concentração atinge seu ponto mais baixo para que você possa dormir(4). Além disso, é claro, suas próprias sensações, emoções e pensamentos também influenciam o nível de cortisol.

Time of day reference ranges in saliva
7:00 - 9:00 h 0,60 - 8,40 µg/l
9:00 - 11. 00 h 0,40 - 5,30 µg/l
12:00 - 14:00 h abaixo de 3,10 µg/l
14:30 - 16:30 h abaixo de 1,70 µg/l
17:00 - 19:00 h abaixo de 1,40 µg/l
22:00 - 24:00 h abaixo de 0,80 µg/l(5)

Os níveis de cortisol podem ser estudados de várias maneiras. Os níveis de cortisol podem ser medidos em soro sangüíneo, urina e saliva. As faixas de referência dependem da hora do dia. O nível de cortisol é mais alto pela manhã e nos acorda. À noite, o nível cai.

O que um nível muito alto de cortisol causa?

Um nível permanentemente elevado ou muito alto de cortisol é prejudicial à saúde. Demasiado cortisol no sangue é chamado hipercortisolismo. Quando você sente estresse, seu nível de cortisol sobe, então se você está permanentemente estressado, seu nível de cortisol também é permanentemente elevado e isto pode levar a vários efeitos negativos em seu corpo.

Isto também é chamado de síndrome de Cushing. Isto pode ter consequências físicas ou psicológicas para a sua saúde(3). As seguintes causas levam ao aumento dos níveis de cortisol.

  • Estresse
  • Gravidez
  • Hipoglicémia
  • Hiperfunção do córtex adrenal
  • Alcoolismo
  • Depressão
  • Sobrepeso(3)
  • Infecções, queimaduras

As consequências de níveis elevados de cortisol durante um longo período de tempo podem afetar a perda óssea, a cicatrização de feridas e o sistema imunológico(6).

Mesmo seus próprios pensamentos ou consumo de cafeína podem aumentar os níveis de cortisol no sangue(7).

Como os níveis de cortisol podem ser reduzidos?

Existem diferentes e agradáveis maneiras de baixar seu nível de cortisol na vida cotidiana. Você pode tanto baixar seus níveis de cortisol através de diferentes atividades quanto trazê-los para a zona verde.

  • Regeneração e sono: Regeneração suficiente e sono de qualidade suficiente permite que o corpo alivie o estresse. Consequentemente, menos estresse resulta em menos cortisol sendo produzido no córtex adrenal.
  • Esporte: Embora o esporte de competição aumente os níveis de cortisol, o esporte ainda pode ajudar a reduzir o estresse quando os níveis de cortisol estão altos e assim inibir os níveis de cortisol.
  • Relaxamento e meditação: Atividades onde você gosta de relaxar, tais como ouvir música, ler ou caminhar na natureza
  • Contato social: Os cientistas têm mostrado que o contato social regular ou a união ajuda a baixar os níveis de cortisol. Isto é devido ao hormônio carinhoso oxitocina, que é liberado através do toque físico e apoio social(8).
  • Massagem: De acordo com um estudo, a massagem terapêutica teve um efeito positivo na redução dos níveis de cortisol(9).

Diferentes doenças e tumores frequentemente levam a níveis permanentemente elevados de cortisol. Nesses casos, é muito importante verificar com seu médico para decidir sobre o tratamento posterior.

O que faz com que os níveis de cortisol sejam muito baixos?

Na maioria das vezes, uma deficiência de cortisol é causada por fatores físicos. Se o córtex adrenal não está funcionando bem, isto é chamado de insuficiência adrenal ou hipocortisolismo, isto leva a baixos níveis de cortisol. A deficiência de Cortisol é causada por uma produção muito pequena de ACTH(3). A deficiência de cortisol pode ser manifestada pelos seguintes sintomas

  • Exaustão, vertigem, sensação de fraqueza
  • Reclamações gastrintestinais
  • Pressão sanguínea baixa
  • Baixo nível de açúcar no sangue
  • Anseios de sal(10)
  • Depressão, irritabilidade

Os sintomas mencionados são muito abrangentes, e muitas outras causas também estão envolvidas. É por isso que um diagnóstico laboratorial profissional é muito importante em caso de suspeita.

Se existe uma deficiência absoluta de cortisol, estamos falando sobre a doença de Addison. Isto pode ser determinado por um diagnóstico laboratorial-químico e pelos sintomas atuais. Aqui, o corpo humano está em um estado extremo. A doença de Addison é tratada com medicamentos(10).

Como o nível de cortisol pode ser aumentado?

O tratamento depende da gravidade da deficiência de cortisol. Em casos leves, a produção de cortisol pode ser ativada através de exercícios e uma dieta adequada. Em casos mais graves, o médico também pode prescrever medicação. Em todos os casos, um diagnóstico de laboratório e consulta com o seu médico é muito importante.

Como o cortisol afeta o sistema imunológico?

O Cortisol é vital porque está envolvido em muitas funções corporais e fornece energia ao corpo humano em situações estressantes. O nível certo de cortisol no sangue é importante para um bom sistema imunológico, pois influencia o metabolismo, a circulação, o equilíbrio eletrolítico e o cérebro.

Por um lado, é benéfico que o cortisol tenha um efeito anti-inflamatório no corpo. Por outro lado, o hormônio do estresse tem um efeito imunossupressor, o que significa que os processos imunológicos são bloqueados. A medicina tem feito uso dos efeitos anti-inflamatórios e imunossupressores do cortisol e o utiliza em certos tratamentos e terapias.

O que deve ser feito se os níveis de cortisol mudarem?

Antes de mais nada, é importante saber se os sintomas são reconhecíveis quando os níveis de cortisol estão muito altos ou muito baixos. Se assim for, um exame e diagnóstico por um médico é o próximo passo lógico para você se você tiver uma suspeita. O médico irá aconselhá-lo sobre o tratamento adicional para ter seus níveis de cortisol de volta sob controle.

Se você tem sintomas que apontam para uma mudança no seu nível de cortisol, você definitivamente deve consultar um médico. (Fonte de imagem: Online Marketing / unsplash.com)

Naturalmente, você pode incorporar hábitos em sua vida diária, como exercício, sono de qualidade ou relaxamento, que têm um bom efeito em um nível normal de cortisol. Uma dieta equilibrada e boa também desempenha um grande papel.

Qual é a diferença entre o cortisol e a cortisona?

Cortisona e cortisol ou cortisona e cortisol são frequentemente confundidos. A cortisona é feita no corpo e é baseada no cortisol. Após três grupos de pesquisa independentes terem conseguido produzir uma substância chamada cortisona na década de 1930, pesquisas posteriores também conseguiram produzir cortisona sinteticamente(11).

Substância Nome do exemplo Duração da ação Força de ação
Cortisol Hydrocortisone® 1 ½ - 6 hrs 1
Cortisol Cortisone acetate® 2 - 8 hrs 0.8(12)

Atualmente, a cortisona produzida artificialmente é usada na forma de pomadas, comprimidos, sprays nasais ou mesmo injeções para tratar doenças auto-imunes e reprimir processos inflamatórios, por exemplo. A cortisona ingerida é convertida em cortisol no corpo(12).

Quais alimentos aumentam os níveis de cortisol?

Os alimentos também têm um impacto em seus níveis de cortisol. Se você já tem uma rotina diária estressante regularmente, seus níveis de cortisol podem ser mais altos. Além disso, há alimentos que também promovem um aumento nos níveis de cortisol.

Açúcar

Como um hormônio do estresse, o cortisol ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue em equilíbrio. O consumo de alimentos açucarados aumenta os níveis de açúcar no sangue e, portanto, os níveis de cortisol para se equilibrar. O aumento do consumo de açúcar pode causar problemas de sono, reduzir a resposta de defesa imunológica ou causar dores de cabeça.
Adoçantes

Artificiais

Assim como o açúcar, os adoçantes artificiais trazem problemas similares em termos de níveis de cortisol. Problemas tais como dores de cabeça, distúrbios metabólicos ou doenças cardiovasculares. Além disso, um tipo de vício em alimentos doces ou açucarados pode surgir.

Carboidratos

refinados
Carboidratos refinados, como o açúcar, que incidentalmente também é um carboidrato refinado, afetam os níveis de açúcar no sangue. Isto pode ser causado pelo consumo deste tipo de alimento. Por esta razão, a renúncia de carboidratos refinados deve ser reconsiderada.

Álcool

Uma taça de vinho ainda pode ser apreciada, se necessário. Fica pior quando o álcool é consumido em maiores quantidades. As bebidas alcoólicas têm grandes quantidades de açúcar. Como as pessoas freqüentemente bebem refrigerantes e sucos com eles, há uma carga dupla de açúcar para o corpo.

Depois de consumir álcool, é provável que você adormeça mais rapidamente, o que dá a impressão de que você está aliviando o estresse e descansando enquanto dorme. O oposto é verdade. Depois de beber álcool, o corpo se recupera muito mal durante o sono.

Cafeína

Ao consumir cafeína, a quantidade diária é relevante. Um copo de café da manhã está bem, mas fica pior com várias xícaras de café por dia. Demasiada cafeína pode enfatizar as glândulas adrenais, que produzem cortisol no corpo. A cafeína também é encontrada em vários refrigerantes, bebidas energéticas, chás e até mesmo chocolate.

Quais alimentos baixam o cortisol?

Assim como existem alimentos que aumentam os níveis de cortisol, também existem alimentos que podem baixá-los. Naturalmente, é importante lembrar que os resultados não acontecem significativamente depois de comer os alimentos.

  • Vitaminas: As vitaminas, especialmente as vitaminas B, podem reduzir os níveis de cortisol. O zinco, por exemplo, através do consumo de legumes e nozes, também tem um efeito e ajuda a reduzir o stress(13).
  • Chá preto: O chá preto contém antioxidantes que podem inibir a liberação de cortisol(14).
  • Chocolate preto: O chocolate preto também tem antioxidantes que podem ajudar a baixar os níveis de cortisol(15).
  • Ácidos graxos Ômega-3: Estes podem ser obtidos comendo peixes de água fria, como arenque, cavala ou salmão. Os ácidos graxos ômega-3 também podem ser obtidos a partir de óleos vegetais para o corpo. Óleos como óleo de colza, óleo de nozes e óleo de linhaça, ajudam a baixar os níveis de cortisol(16). Além disso, hoje em dia as cápsulas com ácidos graxos ômega-3 também podem ser tomadas como um suplemento.

Também é importante limitar o consumo de alimentos que ativam os níveis de cortisol ou evitá-los completamente. Cafeína e álcool são particularmente importantes a serem considerados. Em combinação com exercício e relaxamento adequado, você pode inibir seus níveis de cortisol.

Conclusão

O hormônio esteróide cortisol é vital para o organismo. Ele fornece ao corpo energia para reagir a situações estressantes e desagradáveis. A extensão do seu efeito não depende apenas de fatores externos, como a hora do dia. Você pode influenciar uma parte significativa da secreção de cortisol através de seus hábitos diários, como esportes, relaxamento, dieta, mas também pensamentos ou sentimentos.

Por outro lado, há um risco à sua saúde se o seu nível de cortisol for elevado ou se você tiver uma deficiência de cortisol por um longo período de tempo. Se você notar qualquer sintoma, você deve definitivamente entrar em contato com seu médico para gerar um novo curso de ação.

Fonte da imagem: Shidlovski/ 123rf

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Por que você pode confiar em mim?

Cortisol
DocCheck Flexikon: Cortisol.
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Why stress causes people to overeat
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Cortisol: Das Stresshormon
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Resenhas