Ultima atualização: 24 de setembro de 2021

Vitamina D2, vitamina D3 ou apenas vitamina D? Na vida cotidiana, nós frequentemente falamos apenas sobre vitamina D. Mas qual é realmente a diferença entre a vitamina D e a vitamina D3?

Neste artigo vamos chegar ao fundo desta questão e dar respostas às perguntas mais importantes sobre o tema. Além das informações essenciais sobre a vitamina D e seus subgrupos, nós também lidamos com as quatro diferenças mais importantes entre vitamina D e vitamina D3. Com isso, queremos que você seja informado em detalhes sobre o tópico e finalmente obtenha clareza. Divirta-se lendo!




O mais importante

  • Estritamente falando, a vitamina D não é uma vitamina, mas um hormônio que o corpo precisa principalmente para fortalecer os ossos.
  • Ela pode ocorrer em duas formas, vitamina D2 e vitamina D3. Enquanto a vitamina D2 só é ingerida através de alimentos e suplementos, a vitamina D3 também pode ser produzida através da luz solar sobre a pele.
  • Comparada a outros grupos de vitamina D, a vitamina D3 provou ser a forma mais eficaz e serve ao corpo para aumentar os níveis de vitamina D da melhor maneira possível.

Definição: O que é vitamina D?

Como a vitamina D tem a palavra vitamina em seu nome, muitas pessoas, compreensivelmente, assumem que ela é uma vitamina.

A rigor, porém, este não é o caso, pois pode-se falar de um hormônio ao invés de uma vitamina. Isto porque as vitaminas são compostos orgânicos, alguns dos quais o corpo não pode produzir por si mesmo ou pode produzir apenas em pequena escala, mas que precisa urgentemente para sobreviver.

Para poder produzir estes compostos vitais, as vitaminas devem ser ingeridas através dos alimentos. A vitamina D acima mencionada, por outro lado, não pode ser fornecida ao corpo apenas através de alimentos como outras vitaminas, mas também através de outros métodos, como luz solar suficiente, que estimula o corpo a produzir vitamina D. Além disso, a vitamina D também é frequentemente suplementada (1).

Vitamin D und Vitamin D3-1

Vitamina D é necessária principalmente no corpo para fortalecer os ossos. Bons níveis de vitamina D podem prevenir quedas e fraturas graves.
(Fonte de imagem: Dariusz Czapski / unsplash)

Vitamina D é necessária no corpo principalmente para suportar o metabolismo ósseo. Isto é possível graças aos efeitos positivos da vitamina D sobre a absorção de cálcio e fosfato (2). As duas principais formas nas quais a vitamina D pode ocorrer são a vitamina D2 e a vitamina D3, ambas também chamadas de calciferóis.

O que é vitamina D2?

Vitamina D2, também conhecida como ergocalciferol, é um grupo de vitamina D que pode ser encontrado principalmente em alimentos vegetais. As referidas plantas podem idealmente usar a luz do dia para desencadear uma reação fotoquímica que leva à formação de vitamina D2.

Após ser absorvida através dos alimentos, a vitamina D2 é transportada para o fígado, onde é convertida em calcidiol. Ele é então transportado para os rins onde o calcitriol é produzido. Isto é necessário para fornecer cálcio aos ossos e para ajudar os intestinos a absorver cálcio e fosfato (1).

Como a vitamina D2 é encontrada exclusivamente em produtos vegetais como cogumelos, esta fonte de vitamina D é particularmente adequada para veganos e vegetarianos. Além disso, a vitamina D2 também pode ser ingerida através de suplementos.

Neste ponto, entretanto, deve ser mencionado que os suplementos de vitamina D2 dificilmente são usados na Europa. No entanto, o quadro é diferente nos EUA, onde a vitamina D2 é freqüentemente administrada aos pacientes. O fato da vitamina D2 ser usada com menos freqüência na Europa do que a vitamina D3 pode ter a ver com o fato de que a vitamina D3 é considerada o grupo de vitamina D mais eficaz.

Isto porque se alguém quer alcançar os mesmos efeitos com vitamina D2, a vitamina D2 deve ser administrada em doses muito maiores (3).

O que é vitamina D3?

Ao contrário da vitamina D2, a vitamina D3, também conhecida como colecalciferol, só pode ser encontrada em produtos de origem animal. Os alimentos que têm mais vitamina D incluem peixe de profundidade, produtos lácteos e miudezas. Assim como a vitamina D2, a vitamina D3 é necessária principalmente pelo fígado e pelos rins para produzir o hormônio calcitriol (1).

Entretanto, a vitamina D3 pode ser bem absorvida não apenas através da alimentação, mas também através da exposição direta à luz solar. No inverno, no entanto, isto só é possível de forma limitada devido às curtas horas de sol e aos fracos raios do sol.

Uma visita a um solário pode ajudar, mas é aconselhável ter cuidado, pois a intensidade dos raios também pode ser muito forte e isso pode aumentar o risco de desenvolver câncer de pele (4).

Como já mencionado, a vitamina D3 é usada principalmente na Europa, pois provou ser mais eficaz do que a vitamina D2. A vitamina D3 tende a aumentar o nível de vitamina D no sangue mais do que a vitamina D2, às vezes até mesmo o dobro. Portanto, nenhuma equivalência pode ser atribuída às duas formas em termos de seus efeitos (5, 6).

Histórico: O que você deve saber sobre vitamina D e vitamina D3

Antes de apresentarmos as diferenças concretas entre vitamina D e vitamina D3, resumimos as informações de base mais importantes sobre o tópico nas seções seguintes.

Por que o corpo precisa de vitamina D e vitamina D3?

Como já mencionado, a vitamina D é necessária para fortalecer os ossos, o que é possível através de uma melhor absorção de cálcio e fosfato nos intestinos. Assim, a vitamina D é utilizada para tornar os ossos mais duros e, portanto, mais estáveis (2).

Além disso, pensa-se que a vitamina D também tem efeitos positivos no sistema imunológico e na inibição de doenças. Como a vitamina D contribui para a formação de novas células T, que são necessárias para combater as doenças, o sistema imunológico pode ser fortalecido a longo prazo (7).

Disease Effect
Depression Vitamina D estimula a produção da hormona da felicidade serotonina. Quanto mais baixa a serotonina, mais propensos são os estados de humor depressivos. A vitamina D tem portanto uma influência positiva no humor e ajuda a aliviar os sinais depressivos (8).
Cancro a vitamina D, em combinação com o cálcio, também tem um efeito sobre o risco de cancro. Esta combinação pode reduzir o risco de desenvolver cancro (9).
Doença cardiovascular Níveis adequados de vitamina D podem evitar que os níveis de HDL no sangue baixem e consequentemente aumentar o risco de doença cardiovascular (10).
Asma Verificou-se que a função pulmonar piorou em indivíduos que têm níveis muito baixos de vitamina D, tal como a resposta glucocorticoide. Ao mesmo tempo, existe uma hiper-responsividade respiratória mais elevada. A vitamina D pode ajudar a melhorar estes níveis, tratar a asma e mitigar o curso da doença (11).
Diabetes tipo 2 No decurso de um estudo, verificou-se que níveis baixos de vitamina D podem ser associados a uma resistência insulínica mais fraca. Como resultado, a diabetes 2 pode ser facilmente desencadeada (12)

Entretanto, a International Osteoporosis Foundation (IOF) publicou algumas diretrizes em seu website seguindo o Institute of Medicine (IOM) (13). Ao mesmo tempo, entretanto, aponta que não existe um valor ideal e universalmente válido.

O ideal seria que houvesse um nível de vitamina D de cerca de 70-80 nmol/l. (13) .

As pessoas mais velhas são particularmente afetadas pela deficiência de vitamina D porque, se sua mobilidade é limitada, elas passam muito tempo em casa e estão ao sol muito pouco. Para atingir o nível ideal de vitamina D de 70-80 nmol/l, a IOF recomenda que estas pessoas tomem uma dose de 800-1000 IU por dia (13).

Olhando para as diretrizes para os outros grupos etários, parece que as crianças menores de um ano de idade devem consumir cerca de 400 IU por dia, enquanto as pessoas de 1-60 anos de idade são recomendadas uma dose de cerca de 600 IU de vitamina D por dia (13).

A vitamina D pode ser obtida tanto de alimentos quanto, no caso da vitamina D3, da luz solar. Além disso, é possível tomar suplementos alimentares, ou seja, suplementos. No entanto, estas devem sempre ser discutidas com um médico.

O que acontece no caso de uma deficiência de vitamina D ou vitamina D3?

Enquanto uma concentração sanguínea de 50 nmol/l ou mais é considerada um bom nível de vitamina D, uma concentração abaixo de 30 nmol/l é considerada muito baixa. Neste caso, nós também falamos de uma deficiência de vitamina D (4). Ao contrário de todas as suposições, porém, os níveis pobres de vitamina D não são incomuns.

As pessoas que passam pouco tempo fora de suas próprias quatro paredes e cobrem uma grande parte de sua pele são particularmente afetadas. Além disso, a cor da pele também desempenha um papel, já que a vitamina D pode ser formada mais facilmente na pele clara do que na pele escura. Além das pessoas que passam muito tempo em casa, os bebês também podem ser colocados no grupo de risco, pois devem ser protegidos do sol (4).

As conseqüências da deficiência de vitamina D podem se manifestar de diferentes

maneiras. Em jovens, como bebês e crianças, pouca vitamina D pode significar que os ossos não podem ser fortalecidos. Como resultado, eles permanecem macios e também são facilmente deformados. Neste contexto, fala-se dos chamados raquitismo (14).

As conseqüências de uma deficiência de vitamina D também podem ser reconhecidas em adultos. Como os ossos não são suficientemente mineralizados, eles podem se tornar macios novamente, o que também é chamado de osteomalacia. Além disso, um distúrbio do metabolismo ósseo também é freqüentemente encontrado. Uma consequência direta pode ser a osteoporose, especialmente em pessoas idosas (14).

Como a vitamina D e a vitamina D3 podem ser ingeridas?

A vitamina D pode ser absorvida de diferentes maneiras. Enquanto a vitamina D2 é absorvida principalmente através de alimentos vegetais que foram expostos à luz solar, a vitamina D3 só é encontrada em produtos animais. Além disso, a vitamina D3 pode ser absorvida transdermalmente através da pele com a ajuda da luz solar direta. A

quantidade de vitamina D que realmente entra no corpo é determinada por vários fatores. Estes incluem, por exemplo, a localização geográfica, a época do ano, a posição do sol e a roupa.

Além de alimentos e luz solar, há também comprimidos e gotas, assim como óleos e cremes que podem ajudar na absorção da vitamina D. O quão bem qual método funciona também depende do tipo de pessoa. No entanto, os suplementos também podem ter efeitos colaterais, por isso é aconselhável ter cuidado com (16).

Um suplemento de vitamina D e D3 deve ser tomado?

Basicamente, os níveis de vitamina D são mais altos entre março e outubro, pois muita vitamina D pode ser absorvida através do sol neste momento. Nos meses de inverno, por outro lado, o corpo recorre às lojas de vitamina D nas quais acumulou reservas ao longo do ano. Estes estão localizados na gordura e no tecido muscular (17).

Para absorver a vitamina D, métodos naturais como alimentos e luz solar devem ser usados o máximo possível. Se você ainda tem baixos níveis de vitamina D apesar da luz solar e dos alimentos, você também pode tomar suplementos orais e transdérmicos.

Ao mesmo tempo, é importante notar que existem vários fatores que determinam o quão bem a vitamina D é absorvida. Além do peso corporal, exercício, pigmentação da pele, idade e predisposição genética também desempenham um papel importante. Além disso, a dosagem e o grupo de vitamina D utilizado para a suplementação também devem ser considerados (16).

O que acontece no caso de uma overdose de vitamina D ou vitamina D3?

Como já mencionado, uma deficiência de vitamina D pode ter sérias conseqüências para o organismo. No entanto, a situação é semelhante no outro extremo, a saber, a overdose de vitamina D. Isto pode facilmente levar ao envenenamento por vitamina D (intoxicação). A intoxicação pode ser causada por vários fatores.

Provavelmente a causa mais comum de intoxicação por vitamina D é a ingestão de vitamina D por muito tempo ou por doses excessivas de suplementos. Além disso, um metabolismo que funcione mal também pode levar à intoxicação por vitamina D (18).

Níveis muito altos de vitamina D levam à overdose de cálcio, também conhecida como hipercalcemia. As conseqüências diretas incluem tonturas, desorientação, náuseas e vômitos, cólicas abdominais, assim como uma forte sensação de sede e desidratação. No entanto, a intoxicação também pode tomar um rumo muito mais severo e causar danos renais ou mesmo a morte (18).

Qual é a diferença entre vitamina D e vitamina D3?

Se você ler sobre vitamina D, você notará que vitamina D e vitamina D3 são freqüentemente usadas como sinônimos. Como a vitamina D3 e não a vitamina D2 é quase exclusivamente utilizada na Europa, a vitamina D3 é na verdade muitas vezes destinada.

No entanto, uma distinção deve ser feita entre os dois termos. As diferenças entre a vitamina D, especialmente a vitamina D2, e a vitamina D3 se manifestam em diferentes níveis. Para dar a você uma melhor compreensão destes, nós os elaboramos e os resumimos brevemente nas seções seguintes.

Diferença 1: Alimentos

A produção de vitamina D3 é estimulada principalmente pela luz solar sobre a pele. A vitamina D3 também pode ser ingerida através dos alimentos. A vitamina D3 pode ser encontrada principalmente em produtos de origem animal. Os alimentos (19) que contêm a maior parte da vitamina D3 incluem:

  • Peixes gordos, como salmão, cavala ou arenque
  • Gema de ovo
  • Carne
  • Miudezas tais como fígado e rins

Além disso, há também a vitamina D3 que é obtida de plantas, incluindo certos tipos de líquens. Portanto, a vitamina D3 também está disponível na forma vegana (19). A vitamina D, por outro lado, pode ser obtida tanto de produtos animais quanto vegetais, pois pode consistir de vários grupos de vitamina D.

Entre elas, como já descrito, está a vitamina D3 ou a vitamina D2, que vem puramente da produção vegetal. Os primeiros colocados são cogumelos que crescem na natureza e desfrutam de muita luz do sol (19). Há também alguns alimentos que são fortificados com vitamina D2 ou D3. Estes incluem principalmente produtos lácteos como iogurte, leite e margarina, mas o muesli ou sucos também podem ter vitamina D adicional.

Estes produtos estão disponíveis principalmente nos EUA e no Reino Unido (19).

Produto valores de vitamina D por 100 gramas
Arenque ≈ 31 microgramas
Salmão ≈ 16 microgramas
Ostras ≈ 8 microgramas
Enguia fumada ≈ 90 microgramas
Óleo de fígado de bacalhau ≈ 300 micrograma
fígado de bovino ≈ 1,7 micrograma
fígado de galinha ≈ 1,3 micrograma
gouda ≈ 1,3 micrograma
cogumelos porcini ≈ 3,1 micrograma
cogumelos ≈ 1,9 micrograma

Uma possibilidade é fornecer o corpo com vitamina D através da alimentação. Isto porque, como descrito acima, pequenas doses de vitamina D2 e vitamina D3 são encontradas em certos alimentos. No caso da vitamina D3, no entanto, há outra possibilidade, a formação de vitamina D através da luz solar na pele.

Neste contexto, o colesterol 7-de-hidrocolesterol presente em uma das camadas da pele desempenha um papel importante. Quando a pele é exposta à luz solar suficiente, o 7-de-hidrocolesterol é convertido em colecalciferol, ou seja, vitamina D3, por meio de fotólise e absorvido pelo corpo (20, 21).

Vitamin D und Vitamin D3-3

Para absorver vitamina D suficiente, 15-30 minutos ao sol é suficiente. No entanto, você deve ter cuidado para não se queimar e não aplicar muito protetor solar, pois isso pode inibir a absorção de vitamina D.
(Fonte de imagem: Herbert Goetsch / unsplash)

A vitamina D3, ao contrário de outras formas de vitamina D, pode ser absorvida pela luz solar ou por alimentos e suplementos. Outros grupos de vitamina D, como a vitamina D2, no entanto, só podem ser ingeridos através de alimentos ou suplementos. Como a vitamina D é absorvida está, portanto, fortemente relacionada com o respectivo grupo de vitamina D.

Diferença 3: Conversão

Se observarmos mais de perto a conversão dos grupos de vitaminas no corpo, é perceptível que estes podem variar muito. Em comparação à vitamina D2, a vitamina D3 pode ser transportada mais fácil e rapidamente através do sangue. Isto é devido ao fato de que a vitamina D3 tem uma ligação melhor em relação às moléculas de transporte. Assim, a vitamina D3 também é melhor convertida do que outras formas de vitamina D (22).

Além disso, diz-se que a vitamina D na forma de vitamina D2 tem um efeito duradouro menor do que a vitamina D3. Ao contrário da vitamina D2, a vitamina D3 mantém os níveis sanguíneos altos e assim garante que a vitamina D3 possa funcionar por um longo tempo.(23)

Se olharmos mais de perto o fígado, onde ambos os grupos de vitamina D são processados e convertidos, vemos que o órgão reage mais fortemente à vitamina D3. As enzimas responsáveis pela conversão da vitamina D2 e D3 em vitamina D convertem a vitamina D3 mais rapidamente do que outras formas de vitamina D, como a vitamina D2 (24).

Diferença 4: Eficácia

Há muita discussão e pesquisa sobre a eficácia dos diferentes grupos de vitamina D. No decorrer de um estudo, verificou-se que os valores de 25(OH)D, ou seja, os valores de calcidiol, podem ser aumentados mais pela vitamina D3 do que pela vitamina D2, o que significa que não há equivalência entre os dois grupos de vitamina D (25).

A vitamina D3 tem uma eficácia significativamente maior no corpo do que outros grupos de vitamina D (22) .

Um estudo da Universidade Britânica de Surrey chegou a uma conclusão semelhante. Ele mostrou que um grupo de teste que tinha tomado vitamina D3 foi capaz de alcançar um aumento significativamente maior nos níveis de vitamina D do que o grupo que tinha recebido vitamina D2.

Além disso, os níveis de vitamina D no sangue dos indivíduos com vitamina D2 eram apenas metade dos níveis do grupo de vitamina D3 (26). A maior eficácia está provavelmente relacionada ao fato de que a vitamina D3 é facilmente absorvida e transportada para o sangue. Além disso, a vitamina D3 pode ser eficaz por mais tempo do que outros grupos de vitamina D porque não é excretada tão rapidamente (22).

Conclusão

Então a vitamina D3 é a mesma que a vitamina D? Não. A vitamina D3 é de fato vitamina D, mas é apenas um subgrupo do hormônio. Como a vitamina D também pode ser formada pela vitamina D2, nem toda vitamina D é automática e exclusivamente vitamina D3. Portanto, é aconselhável ter cuidado ao usar os termos sinonimamente.

Como foi demonstrado, existem definitivamente diferenças notáveis entre a vitamina D3 e a vitamina D. Enquanto a vitamina D de subgrupos como a vitamina D2 só pode ser absorvida através de alimentos e suplementos, a vitamina D3 é formada adicionalmente através da luz solar na pele. Além disso, o nível de vitamina D no corpo pode ser aumentado muito rápida e efetivamente com a ajuda da vitamina D3.

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Stokes CS, Lammert F. Vitamin D supplementation: less controversy, more guidance needed. F1000Res. 2016;5:F1000 Faculty Rev-2017. Published 2016 Aug 17. doi:10.12688/f1000research.8863.1
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Wissenschaftlicher Artikel
Pilz S, Zittermann A, Trummer C, et al. Vitamin D testing and treatment: a narrative review of current evidence. Endocr Connect. 2019;8(2):R27-R43. doi:10.1530/EC-18-0432
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Wissenschaftlicher Artikel
Marcinowska-Suchowierska E, Kupisz-Urbańska M, Łukaszkiewicz J, Płudowski P, Jones G. Vitamin D Toxicity-A Clinical Perspective. Front Endocrinol (Lausanne). 2018;9:550. Published 2018 Sep 20. doi:10.3389/fendo.2018.00550
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Wissenschaftlicher Bericht
Vitamin D and Health, SACN Scientific Advisory Committee on Nutrition 2016
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Wissenschaftlicher Artikel
Holick MF. Ultraviolet B Radiation: The Vitamin D Connection. Adv Exp Med Biol. 2017;996:137-154. doi:10.1007/978-3-319-56017-5_12
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Wissenschaftlicher Artikel
Holick MF. Sunlight, UV-radiation, vitamin D and skin cancer: how much sunlight do we need?. Adv Exp Med Biol. 2008;624:1-15. doi:10.1007/978-0-387-77574-6_1
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Wissenschaftlicher Artikel
Hollis BW. Comparison of equilibrium and disequilibrium assay conditions for ergocalciferol, cholecalciferol and their major metabolites. J Steroid Biochem. 1984;21(1):81-86. doi:10.1016/0022-4731(84)90063-3
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Wissenschaftliche Studie
Jones KS, Assar S, Harnpanich D, et al. 25(OH)D2 half-life is shorter than 25(OH)D3 half-life and is influenced by DBP concentration and genotype. J Clin Endocrinol Metab. 2014;99(9):3373-3381. doi:10.1210/jc.2014-1714
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Wissenschaftlicher Artikel
Holmberg I, Berlin T, Ewerth S, Björkhem I. 25-Hydroxylase activity in subcellular fractions from human liver. Evidence for different rates of mitochondrial hydroxylation of vitamin D2 and D3. Scand J Clin Lab Invest. 1986;46(8):785-790. doi:10.3109/00365518609084051
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Wissenschaftliche Studie
Binkley N, Gemar D, Engelke J, et al. Evaluation of ergocalciferol or cholecalciferol dosing, 1,600 IU daily or 50,000 IU monthly in older adults. J Clin Endocrinol Metab. 2011;96(4):981-988. doi:10.1210/jc.2010-0015
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Wissenschaftliche Studie
Laura Tripkovic, Louise R Wilson, Kathryn Hart, Sig Johnsen, Simon de Lusignan, Colin P Smith, Giselda Bucca, Simon Penson, Gemma Chope, Ruan Elliott, Elina Hyppönen, Jacqueline L Berry, Susan A Lanham-New, Daily supplementation with 15 μg vitamin D2 compared with vitamin D3 to increase wintertime 25-hydroxyvitamin D status in healthy South Asian and white European women: a 12-wk randomized, placebo-controlled food-fortification trial, The American Journal of Clinical Nutrition, Volume 106, Issue 2, August 2017, Pages 481–490, https://doi.org/10.3945/ajcn.116.138693
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Resenhas