Ultima atualização: 6 de outubro de 2021

Não importa se é durante o treinamento de corrida ou na vida cotidiana quando se sobe uma escada. As pessoas estão reclamando cada vez mais da dor na área do tendão de Aquiles. Isto pode ser um sinal de uma inflamação que está por vir. Para evitar consequências piores, as reclamações devem ser tratadas adequadamente. Procurar conselhos de um médico deve definitivamente ser feito se a dor for grave. O artigo a seguir responde perguntas gerais sobre este tópico. Nós também lhe mostraremos como você mesmo pode aliviar a dor. Desta forma, você pode tentar ficar em forma novamente sem ir ao médico. Como resultado, você pode fazer sua vida diária como sempre e não precisa se preocupar com o desconforto a longo prazo.




O mais importante

  • A dor do tendão de Aquiles pode acontecer a qualquer um. Até mesmo um desconforto leve pode ocorrer com uma grande tensão no pé. Observe a sua condição por vários dias. Talvez a dor vá embora por si só.
  • Se você tem dor no tendão de Aquiles, você não deve tratá-la de forma leve. É possível que você só tenha irritado o tendão de Aquiles. Entretanto, você não pode descartar a possibilidade de inflamação sem aconselhamento médico.
  • Você pode tentar remédios caseiros simples para parar o desconforto. Os curativos também podem dar uma contribuição valiosa. Somente se você sentir que isto não está funcionando é que uma consulta com um ortopedista ou médico pode ser útil.

Definição: O que é o tendão de Aquiles?

O tendão de Aquiles é um tendão do corpo humano e, de longe, o mais forte de todos. Sua inserção é no osso do calcanhar e é, por assim dizer, uma extensão do músculo de três cabeças do bezerro. Este tendão é responsável por rolar o pé durante a caminhada. O tendão de Aquiles tem de 15 a 20 cm de comprimento. O nome, vem da mitologia grega. O ponto vulnerável no corpo do herói Aquiles, estava no calcanhar. (3)

Background: O que você deve saber sobre a dor do tendão de Aquiles

A dor pode frequentemente ter causas inofensivas e pode ser tratada com remédios simples. Para que você não tenha que ir ao médico imediatamente, nós resumimos algumas perguntas aqui. Se você ainda estiver inseguro, não deixe de consultar um médico.

Por que ocorre a dor no tendão de Aquiles?

A dor do tendão de Aquiles pode ser causada por uma variedade de coisas. Na maioria dos casos, um leve movimento, como subir escadas, é suficiente para desencadear o primeiro estímulo doloroso. A sobrecarga do pé também pode ser um sinal. Você provavelmente sentirá menos dor no início. Na maioria dos casos, no entanto, eles podem se tornar mais dolorosos. Portanto, é melhor reduzir a tensão desde o início para evitar pior. (2)

O que fazer com a dor do tendão de Aquiles?

Somente um médico pode fazer um diagnóstico correto. É por isso que você deve consultar um especialista se você tiver dores severas no tendão de Aquiles. Você também não deve descartar a possibilidade de fisioterapia. Os rolos Fascia são às vezes usados para isso. Entretanto, há também a possibilidade de liberar a tensão com exercícios leves. É importante que você dê ao seu pé alguns dias para descansar. O tendão também é imobilizado com a ajuda de bandagens ou suportes. (1) Se a dor no tendão de Aquiles for muito grande, pode-se tomar medicação para a dor. Não há nenhuma recomendação para isso, mas deve pelo menos ser discutida com um farmacêutico. Isso também previne efeitos colaterais como dor no peito. (1)

Quais são os níveis de severidade da dor do tendão de Aquiles?

De acordo com os médicos, existem três graus diferentes de severidade. A primeira é a dor que você sente enquanto está se movendo. Mas isto deve melhorar depois e é apenas uma irritação do tendão de Aquiles. Isso pode ocorrer com freqüência nos corredores, especialmente nos estágios iniciais. (5) O segundo grau de severidade é a tendinite de Aquiles. Neste caso, os sintomas também são perceptíveis após o esforço. Na maioria dos casos, isto não é apenas por um curto período, mas por um período de tempo mais longo. A imobilização do pé deve ajudá-la a curar mais rapidamente. (5)

Achillessehne Schmerzen

Os atletas entre 35 e 45 anos de idade são particularmente afetados pela dor do tendão de Aquiles. (Fonte da imagem: Clem Onojeghuo/ Unsplash)

Se o pé for carregado novamente muito cedo, pode levar a uma tendinite crônica de Aquiles. Neste caso, a dor continua voltando e o tratamento se torna mais difícil. Você então terá problemas por vários anos, e em casos muito ruins você terá que ter uma operação. (5)

Quanto tempo leva para que a dor no tendão de Aquiles desapareça?

É impossível dizer exatamente. Se você ainda não notar nenhuma melhora após duas semanas, é aconselhável consultar um médico. Alternativamente, há ortopedistas que podem apoiar o pé. Dependendo da gravidade da lesão, você pode ter que fazer uma operação, o que pode causar problemas por até oito semanas. Mas como esta é uma ocorrência rara, você não deve assumir o pior de imediato. Com um pouco de descanso e relaxamento, muita coisa pode ser resolvida por si só. (6)

Quais sapatos são adequados se o tendão de Aquiles doer?

Os sapatos errados podem danificar o pé. Eles também podem causar dor no tendão de Aquiles. Este problema é particularmente comum entre os corredores. O calçado certo pode desempenhar um papel decisivo aqui. Sapatos adequados para correr podem ser decisivos. No entanto, muita coisa também pode ser ruim. Por exemplo, as palmilhas podem impedir que o pé construa seu próprio impulso e assim ter um efeito negativo novamente. (8) Entretanto, é importante usar sapatos robustos, especialmente durante o período de dor no tendão de Aquiles. Nesses sapatos, os pés têm uma melhor aderência. Os chinelos de dedo ou saltos altos podem piorar a dor. É por isso que é melhor não usá-los durante este tempo. (8)

Devo consultar um médico? Qual médico eu deveria ver se eu tenho dor no tendão de Aquiles?

Quando a dor começa, geralmente não é necessário marcar uma consulta. Entretanto, se a dor persistir por vários dias e não houver melhora à vista, você definitivamente deve pensar sobre isso. Alternativamente, você pode consultar um cirurgião ortopédico. A fisioterapia também pode ser uma opção para você. (2)

Como eu posso prevenir a dor do tendão de Aquiles?

Na maioria das vezes, a dor ocorre após o uso excessivo. Para evitar que isso aconteça, você deve se aquecer bem antes do treinamento. O alongamento é uma boa maneira de fazer isso. Isto não só aquece o corpo inteiro, mas também ajuda a prevenir lesões. Sair ou alongar no final da sessão de exercício também tem um efeito positivo. (7) Se você sentir dor antes ou durante o exercício, você deve parar como precaução. Agora há vários programas de alongamento na internet que você pode conferir para ver quais são adequados para você. Tente diferentes. (7)

O que significa Aquilodinia? Existe uma conexão entre a dor do tendão de Aquiles e Aquilodinia?

O termo Aquilodinia cobre todas as dores no tendão de Aquiles. Entretanto, também inclui inflamação do tendão de Aquiles, irritação ou lágrimas.

Achillessehne Schmerzen

Aquilodinia é qualquer dor ou problema relacionado com o tendão de Aquiles. (Fonte da imagem: Jan Romero/ Unsplash)

Um exame feito por um médico pode determinar o diagnóstico exato. Como resultado, a terapia pode ser prescrita ou outras abordagens de cura podem ser discutidas. (1)

Qual grupo populacional é particularmente afetado pela dor do tendão de Aquiles ou Aquilodinia?

Basicamente, pode ser dito que qualquer um pode sentir dor. Independentemente de fatores sócio-demográficos, como idade ou origem. Ao longo dos anos, no entanto, foram encontrados significativamente mais casos da condição em homens do que em mulheres.
Qualquer pessoa pode de repente desenvolver problemas com o tendão de Aquiles

O treinamento para o aquecimento pode prevenir os problemas. Entretanto, atletas de meia-idade são frequentemente afetados pela dor do tendão de Aquiles. Especialmente quando a intensidade do treinamento é aumentada. Normalmente se tenta muito em pouco tempo. (2) Entretanto, os atletas também podem sentir dor por outras razões. Por exemplo, quando o treinamento é apenas em asfalto. O solo duro constante também pode danificar o pé durante um período de tempo mais longo. Além disso, a dor do tendão de Aquiles pode ocorrer em pessoas que já têm ou já tiveram problemas com seus pés. As lesões ligamentares passadas, mas também as malposições dos pés são especialmente suscetíveis a isso. No entanto, você pode contrariar isso com exercícios de ioga. (2)

Quais são os sintomas da dor do tendão de Aquiles?

No início, a dor geralmente é irregular. Se você já sente os primeiros sinais, você deve ser mais cuidadoso. Na maioria dos casos, a dor pode gradualmente ocorrer durante a caminhada ou a prática de outros esportes. Exercício leve é freqüentemente suficiente. (1) Como resultado, o tendão de Aquiles fica inflamado. Uma área, logo acima do osso do calcanhar, é particularmente suscetível a isto. Se esta área já está inflamada, você pode senti-la. O engrossamento também será fácil de ver. Você também sentirá dor de pressão nesta área. (1) Em casos muito raros, você também pode sentir uma sensação de moagem. Também é possível sentir nódulos no tendão de Aquiles. Neste caso, você definitivamente deve consultar um médico e fazer um check out. Isto também o ajudará a ter certeza de que a lesão não se torne crônica. (9)

Dor do tendão de Aquiles: As melhores dicas e truques para a dor do tendão de Aquiles

Então você não precisa consultar um médico imediatamente, existem remédios simples que você pode tentar. Elas podem ser úteis, mas tendem a ser soluções de curto prazo. Se a dor é muito forte ou está piorando em vez de melhorar, você deve consultar um especialista.

Pomadas ou medicamentos para dor do tendão de Aquiles

Vários estudos descobriram que certos medicamentos podem danificar o tecido. As substâncias ativas enfraquecem o corpo, por assim dizer, e as lesões ocorrem com mais freqüência. Para dor aguda no tendão de Aquiles, curativos ou suportes são os mais eficazes. Uma pomada esportiva também pode ser aplicada para acompanhar as bandagens. Isto ajuda para dores de curto prazo e leves. Para dores mais fortes, consulte uma farmácia ou um médico. (4) Se você decidir usar bandagens, você não sentirá um efeito imediato. Normalmente leva alguns dias. Se a dor for severa durante este tempo, analgésicos podem ser tomados. Entretanto, você deve ter certeza de que não é alérgico a eles. Existem algumas alternativas de venda livre que podem ser muito úteis por um curto período de tempo. (4)

Remédios caseiros que ajudam com a dor do tendão de Aquiles

Você provavelmente tem os ingredientes para estes remédios caseiros em casa ou você pode obtê-los facilmente.

Útil para tratamento a curto prazo.

Estes são bons para tratamentos ocasionais. Entretanto, se os sintomas não diminuírem, você deve procurar tratamento.

Aplicação a frio

Para dores agudas, é sempre uma boa solução para se ajudar com compressas frias. Pacotes de gelo são suficientes para isso. No entanto, estes não devem ser colocados diretamente sobre a pele. Embrulhado em uma toalha de mão fina ou em uma toalha de chá é melhor. Além disso, o saco de gelo deve ser deixado na área dolorosa por no máximo 30 minutos e depois deve ser feito um intervalo. Isto permite que o pé se recupere do frio. Alternativamente, você pode tomar um banho frio de pés ou bezerros. Estes são pelo menos tão eficazes. No entanto, o pé não deve ser exposto ao frio por muito tempo. Isto vai ajudar a aliviar os sintomas.

Envoltório

Este remédio caseiro é muito conhecido e amplamente utilizado. Você pode usar o requeijão normal do supermercado. Aplique em um pano fino, de preferência um rolo de cozinha. Entretanto, a coalhada nunca deve estar à temperatura ambiente. Retire-o da geladeira pouco antes de usá-lo. Também é possível preparar várias compressas com antecedência. Estes podem então ser armazenados em um local fresco. No decorrer disso, o pano absorve melhor o resfriamento e o efeito é intensificado. Agora coloque as compressas de quark na área afetada e conserte-as. Desta forma, não há perigo de que eles escorreguem. É melhor manter o pé quieto, pois esta é a forma mais eficaz de aplicar a compressa. Assim que a coalhada ficar mais firme e não tiver mais um efeito refrescante, você deve removê-la do pé. Não há necessidade de fazer uma pausa; você pode aplicar a próxima compressa de coalhada imediatamente.

Óleo de rícino

Este óleo é extraído das sementes de uma árvore e tem vários efeitos. Ele está disponível em drogarias e farmácias. Além das aplicações para problemas de pele, é também uma opção para dores no tendão de Aquiles. Este óleo comprimido a frio contém ingredientes que podem ter um efeito anti-inflamatório. É aplicado diretamente onde o ponto de dor está localizado. Algumas gotas são suficientes para um efeito efetivo. É melhor massajar o óleo dentro da pele por alguns minutos. Você também pode repetir este processo algumas vezes ao dia.

Conclusão

Qualquer pessoa pode ser afetada pela dor do tendão de Aquiles. E isso geralmente acontece mais rápido do que você pensa. O alongamento e um bom aquecimento antes de um treino podem ser preventivos. A incorporação de alguns exercícios na vida cotidiana também é útil. Também não leva muito tempo. Tão rapidamente quanto possível, os sintomas também podem desaparecer novamente. Com remédios caseiros e dicas simples, algo pode ser feito de forma aguda. Entretanto, se você sentir dor a longo prazo, uma visita ao médico é aconselhável. Não se deve subestimar como uma simples irritação do tendão de Aquiles pode se transformar em uma inflamação séria. Fonte da imagem: Imani Bahati/ Unsplash

Referências (9)

1. Hong-Yun Li, Ying-Hui Hua
Fonte

2. Longo UG, Ronga M, Maffulli N.
Fonte

3. Maffulli N, Longo UG, Kadakia A, Spiezia F.
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4. Stania M, Juras G, Chmielewska D, Polak A, Kucio C, Król P.
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5. Singh A, Calafi A, Diefenbach C, Kreulen C, Giza E.
Fonte

6. Beyer R, Kongsgaard M, Hougs Kjær B, Øhlenschlæger T, Kjær M, Magnusson SP.
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7. Gatz M, Betsch M, Dirrichs T, Schrading S, Tingart M, Michalik R, Quack V.
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8. Silbernagel KG, Thomeé R, Eriksson BI, Karlsson J.
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9. Maffulli N, Via AG, Oliva F.
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