Ultima atualização: 18 de outubro de 2021

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Quantas vezes você já se sentiu cansado e não sabia por quê? Nós freqüentemente compramos produtos que pensamos que podem nos ajudar a nos sentir melhor, mas nós não paramos para pensar se é realmente o que precisamos. A falta de eletrólitos pode ser a causa e é muito provável que você não tenha pensado sobre isso.

Os eletrólitos desempenham um papel muito importante no funcionamento do nosso organismo, tanto no nível nervoso quanto muscular. É importante, portanto, saber como eles funcionam. Você ficará surpreso como você pode aliviar seu desconforto graças a eles.




O mais importante

  • Os eletrólitos são de grande importância. Eles ajudam a regular as funções vitais do corpo.
  • Você pode consumir eletrólitos em alimentos, suplementos de bebidas, pós, cápsulas ou comprimidos efervescentes. Isso depende do que for mais conveniente para você.
  • Os alérgenos não são muito comuns. Entretanto, você deve ler cuidadosamente os ingredientes dos suplementos eletrolíticos para ver se eles contêm ingredientes adicionais.

Eletrolíticos: nossa recomendação dos melhores produtos

É incrível quantos suplementos de eletrólitos você pode encontrar no mercado. No entanto, você precisa ser capaz de identificar quais são os adequados para o que você precisa. Aqui está um ranking dos cinco primeiros:

Guia de compras: O que você precisa saber sobre eletrólitos

Quem ainda não ouviu falar em desidratação durante a atividade física? É um fenômeno muito comum, especialmente em condições quentes. Nós tendemos a absorver menos fluido do que perdemos com o suor (1). Aqui estão as perguntas mais frequentes sobre eletrólitos.

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Para combater a perda de eletrólitos, a suplementação com eletrólitos é importante. (Fonte: Dumlao: RJp0YdjgK_E/ unsplash)

O que é um eletrólito e para que serve?

Eletrólitos são moléculas que se desintegram na fase aquosa para formar íons carregados eletricamente. Eles são responsáveis por regular o funcionamento do nosso corpo da seguinte maneira

  1. Manter o equilíbrio ácido-base. Isto é essencial para o esporte.
  2. Eles regulam a função enzimática. Os valores de cálcio e magnésio estão incluídos.
  3. Manter a osmolaridade.
  4. Eles controlam o nervosismo celular.
  5. Eles controlam a coagulação do sangue.
  6. Apoiar o metabolismo ósseo e dentário. Isto ocorre através do cálcio, fósforo e magnésio.

O que causa o desequilíbrio eletrolítico?

Como mencionado acima, a desidratação é uma das principais causas de desequilíbrio eletrolítico. A perda depende, entre outras coisas, da intensidade do exercício, duração e temperatura a que estamos sujeitos.

Nesses casos, o eletrólito que mais se perde é o sódio. A boa hidratação é um aspecto fundamental para otimizar o desempenho no esporte. As bebidas isotônicas, hipertônicas e hipotônicas são uma escolha muito boa (5).

Quais são as conseqüências da falta de eletrólitos no corpo?

Não só pode reduzir a capacidade de desempenho. Se perdermos muito, podemos desenvolver hiponatremia. Isto pode levar à insuficiência renal e cardíaca, entre outros (3).

Batimentos cardíacos irregulares, alterações na pressão arterial e distúrbios do sistema nervoso são consequências muito comuns da falta de eletrólitos. A longo prazo, se não tratados, problemas ósseos podem se desenvolver.

Como restaurar eletrólitos?

A recuperação de eletrólitos pode ser estabelecida de diferentes maneiras. As mais importantes delas incluem

  • Consumo de potássio: É um dos eletrólitos mais importantes. É altamente recomendável comer, por exemplo, uma banana após uma atividade física.
  • Cálcio: Muitas pessoas pensam que não podem consumir cálcio por causa da intolerância à lactose. Entretanto, existem muitos vegetais ricos em cálcio, como brócolis, couve e espinafre.
  • Ingestão de magnésio. Este é um fator chave para fornecer os músculos com o cálcio e o potássio mencionados acima. Nós devemos consumir cerca de 350 mg diariamente. Uma maneira simples de fazer isso é introduzir o abacate ou as nozes em nossa dieta regularmente.

Quando devemos tomar eletrólitos?

É importante saber que se praticarmos exercícios de alta intensidade ou de longa duração, é aconselhável antecipar a desidratação e fazer uso do suplemento de eletrólitos durante e após a atividade (4).

Dependendo da forma como vamos consumi-los, em pó ou em cápsulas, é recomendável ingeri-los com água.

Como são classificados os eletrólitos?

Existem muitas dúvidas sobre a classificação dos eletrólitos. Eis como eles são classificados:

Forte Fraco
Onde encontrado Na maioria dos sais No amoníaco e na maioria das bases orgânicas.
Diferença notável Quando dissolvido em água causa a formação de iões com uma reacção de dissolução praticamente irreversível Produz iões parciais com reacções de tipo reversível.

Qual é a importância dos eletrólitos e quais são seus valores normais?

A regulamentação adequada dos eletrólitos é considerada muito importante em nosso corpo. Eles são responsáveis por vários processos vitais dentro do nosso corpo. Tais como respiração, hidratação do corpo, pH do sangue e função dos músculos e nervos.

Além disso, eles ajudam na regeneração do tecido corporal danificado (2). Os valores normais para eletrólitos em adultos são os seguintes:

Valores normais para adultos
Cloreto 97-107 mEq/L
Potássio 3,5-5,3 mEq/L
Magnésio 1,5-2,5 mEq/L
Sódio 136-145 mEq/L
Cálcio 4,5-5,5 mEq/L

Quais são os valores normais para eletrólitos em crianças?

Cloreto, como em adultos, deve estar na faixa de 97-106 mEq/L. Sódio, em crianças 0-1 anos, deve estar na faixa de 136,10 mEq/L. Sódio, em crianças 0-1 anos, deve estar na faixa de 136,10 mEq/L. Finalmente, o potássio em crianças de 0-6 meses deve estar entre 0,80 e 2,3 mEq/L. Também é recomendado que crianças de 1-3 anos tenham uma ingestão de magnésio de cerca de 80 mg por dia.

chico tomando agua

Lembre-se de que a ingestão de eletrólitos é muito importante na atividade física. (Fonte: Bystrov: mn7eTQQFHNHc/ unsplash)

Critérios de compra

Hoje, há muitos suplementos disponíveis para ajudá-lo a complementar sua dieta. Entretanto, há muitas preparações que não são adequadas para manter o equilíbrio eletrolítico. Aqui estão os critérios básicos de compra para escolher um suplemento adequado.

Allergens

Como pode ser visto na tabela abaixo, as alergias a estes compostos não são muito comuns. A constituição deles é basicamente mineral.

No Alergénio
X Cereais contendo glúten e produtos derivados
X Crustáceos e produtos derivados
X Ovos e produtos derivados
X Peixe e produtos derivados
X Amendoins e produtos derivados
X Soja e produtos derivados
X Leite e produtos derivados
X Aipo e produtos derivados
X Mostarda e produtos derivados
X Dióxido de enxofre e sulfitos
X Tremoço e produtos derivados
X Moluscos e produtos derivados
X Moluscos e produtos derivados
X Moluscos e produtos derivados

No entanto, é sempre aconselhável a leitura dos componentes de cada produto. Seja extremamente cuidadoso se ele contiver ingredientes adicionais, como maltodextrina. Isto pode causar alergias e intolerâncias, ganho de peso, gases, flatulência e inchaço.

Bebidas isotônicas, hipotônicas e hipertônicas

Se você não tem certeza de qual tipo de bebida é mais adequado para você, aqui estão as características de cada uma.

Type Pressão osmótica de minerais e açúcares Temperatura Suor Suprimentos
Hipertónico Maior que a concentração sanguínea Inferior Inferior Energia sob a forma de hidratos de carbono
Isotónico O mesmo que a concentração sanguínea Superior Superior Energia e electrólito
Hipotónico Inferior à concentração sanguínea Quando não é necessário um fornecimento extra de electrólito como com exercício moderado de duração inferior a uma hora - -

Açúcar

É importante ter em mente que, ao usar qualquer tipo de suplemento, você deve complementá-lo bem com sua dieta.

As bebidas, especialmente as isotônicas, como mostrado na tabela acima, contêm uma grande quantidade de carboidratos. O que isso significa? Que eles contêm uma alta porção de glicose. Portanto, é importante que reduzamos ou evitemos os açúcares em nossa vida diária.

hombre cansado

Lembre-se de que a suplementação com eletrólitos ajudará a prevenir a fadiga. (Fonte: Aguirre: RrsXC5aErw/ unsplash.com)

Sabores

Como todos sabemos, o sabor é um fator muito influente quando se consome qualquer suplemento dietético. Um sabor desagradável dificultará a suplementação com eletrólitos.

Quem não gosta de chocolate? E as frutas cítricas? Você pode escolher entre uma grande variedade de sabores para melhorar seu sistema nervoso e muscular de uma maneira simples e agradável.

Resumo

Ao longo deste artigo, nós pudemos perceber o grande papel que os eletrólitos desempenham em nosso organismo. E como é importante mantê-los em equilíbrio.

Como vimos, há muitos produtos que nos ajudam a manter nosso desempenho físico e a recuperar perdas de fluidos e sal. Então o que este produto nos permitirá fazer? Para manter um equilíbrio em nosso corpo de forma eficaz e adaptada a nós.

Se você gostou de nosso guia com recomendações, não saia sem deixar um comentário ou compartilhar em redes.

(Fonte da imagem em destaque: rawpixel: 116689551/ 123rf)

Referências (5)

1. Castillo Pérez AE, Marchán Menéndez ES. Equilibrio de fluido y electrolitos durante el ejercicio en el calor; efectos sobre la función cardiovascular, la termorregulación y el rendimiento deportivo [Internet]. Repositorio Dspace. Instituto de Tecnología INTEC; 2012 [2021].
Fonte

2. Borráez Segura BA, Díaz Rivera MC, Ramírez Isaza CE. Fundamentos de Cirugía General [Internet]. Universidad Tecnológica de Pereira; 2020 [2021].
Fonte

3. Sharp R. Papel del sodio en la homeostasis de fluidos con el ejercicio [Internet]. Taylor & Francis online. Revista del colegio americano de nutrición; 2006 [2021].
Fonte

4. Sawka M, Stachenfeld N, Montain S, Maughan R, Eichner R, Burke L. American College of Sports Medicine position stand. Exercise and fluid replacement [Internet]. Europe PMC. Medicine and Science in Sports and Exercise; 2007 [2021].
Fonte

5. Umaña AM. Uso de suplementos durante y post-entrenamiento [Internet]. Escuela de Nutrición UCR; 2019 [2021].
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Tesis Doctoral
Castillo Pérez AE, Marchán Menéndez ES. Equilibrio de fluido y electrolitos durante el ejercicio en el calor; efectos sobre la función cardiovascular, la termorregulación y el rendimiento deportivo [Internet]. Repositorio Dspace. Instituto de Tecnología INTEC; 2012 [2021].
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Artículo científico
Borráez Segura BA, Díaz Rivera MC, Ramírez Isaza CE. Fundamentos de Cirugía General [Internet]. Universidad Tecnológica de Pereira; 2020 [2021].
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Artículo científico
Sharp R. Papel del sodio en la homeostasis de fluidos con el ejercicio [Internet]. Taylor & Francis online. Revista del colegio americano de nutrición; 2006 [2021].
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Artículo científico
Sawka M, Stachenfeld N, Montain S, Maughan R, Eichner R, Burke L. American College of Sports Medicine position stand. Exercise and fluid replacement [Internet]. Europe PMC. Medicine and Science in Sports and Exercise; 2007 [2021].
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Nutrición y salud
Umaña AM. Uso de suplementos durante y post-entrenamiento [Internet]. Escuela de Nutrición UCR; 2019 [2021].
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