Ultima atualização: 4 de agosto de 2021

Como escolhemos

23Produtos analisados

22Horas investidas

4Estudos avaliados

114Comentários coletados

O exercício físico tem um grande impacto em nossas vidas, tanto em nossa saúde física e mental e cada vez mais pessoas estão tornando-o parte de sua rotina diária, portanto há muitas maneiras eficientes de se exercitar sem a necessidade de uma academia.

Ferramentas como uma esteira, instruções online, halteres, entre outras, são muito úteis para variar os exercícios e trabalhar o corpo inteiro. Este artigo é dedicado a esteiras rolantes. Aqui nós lhe daremos todos os detalhes que você precisa para saber qual é o certo para você, de forma simples e sem muita confusão.




O mais importante

  • A esteira é uma das escolhas preferidas quando se trata de exercícios de cardio porque requer um treino de corpo inteiro.
  • Com uma passadeira você tem a opção de se exercitar no conforto de sua própria casa.
  • Em situações de lesão, a esteira é recomendada como uma ferramenta de reabilitação para pessoas com certas condições sob prescrição médica.

Esteiras: nossa recomendação dos melhores produtos

Nesta seção, apresentamos nossa seleção do que consideramos ser as melhores esteiras. Você pode usar esta referência para tomar sua decisão e ver qual satisfaz suas necessidades.

Guia de compra: O que você precisa saber sobre esteiras

Comprar uma máquina de exercícios como uma esteira requer muita pesquisa e conhecimento de certos termos que podem parecer um pouco estranhos ou em outro idioma. Nós decidimos simplificar sua pesquisa e colocá-la em palavras simples para você.

salon de ejercicios

A esteira é uma das escolhas preferidas quando se trata de exercícios de cardio porque requer um treino de corpo inteiro. (Fonte: Lightfieldstudios: 109556847/ 123rf.com)

Quais são as vantagens de uma esteira?

As esteiras estão listadas entre as máquinas de cardio por excelência, assim como a bicicleta estacionária em todos os centros de fitness.

Os exercícios cardiovasculares envolvem respiração e movimento de todas as partes do corpo, e é por isso que este tipo de exercício é focado naqueles que querem perder peso, construir resistência e fortalecer os músculos em geral.

Máquinas de exercícios cardiovasculares como esteiras rolantes têm grandes benefícios e resultados ainda maiores quando combinadas com uma rotina de exercícios focada no seu objetivo para o qual você está sendo mais ativo fisicamente. Abaixo, você verá as vantagens e desvantagens do uso desta ferramenta.

Vantagens
  • Corrida indoor
  • Simulação de uma pista inclinada
  • Regulação de velocidade
  • Reduz o impacto recebido nas articulações
  • Um meio de melhorar muitos tipos de lesões (reabilitação)
Desvantagens
  • A fadiga do exercício ocorre mais cedo

Quanta eletricidade uma esteira consome?

Há muitas variáveis que afetam o consumo final de uma esteira: quanto você a usa, a velocidade e se você está usando outras combinações, entre outras.

Diz-se que as esteiras consomem mais quando usadas para caminhar, porque elas estão arrastando o peso do usuário, então o motor precisa aplicar mais força.

Mas, em geral, tem uma gama de consumo semelhante à de um forno elétrico, com isto dito, adeus preocupação!

Quais são os tamanhos existentes de uma passadeira?

Agora vamos falar sobre o espaço onde você planeja localizar a máquina, se você quer ser capaz de movê-la quando você quiser, isto significa que você quer que ela tenha rodas para movê-la. Se você tiver terminado sua rotina de exercícios, você precisará de uma que seja dobrável.

Se você tiver um espaço limitado, não recomendamos a compra de uma esteira profissional, pois estas são grandes e mesmo que você possa arcar com isso, o espaço que você tem disponível não será suficiente.

É melhor ter certeza de que haverá espaço suficiente do que não suficiente.

Além disso, sua altura influencia a decisão porque sua passada é diretamente proporcional a este fator, ela será maior ou menor dependendo de quão alto você for. A tabela abaixo mostra o tamanho apropriado em relação à sua altura.

Altura do usuário Comprimento da esteira
Opção 1 165 cm (5'4) ou menos 120 cm
Opção 2 Entre 165 cm e 182 cm 130 cm
Opção 3 182 cm (5'9) ou more 147 cm

Que manutenção uma esteira requer?

Assim como você cuida de sua dieta, mantém a forma e cuida de sua saúde, você precisa passar tempo com sua esteira para mantê-la nas melhores condições possíveis e prolongar sua vida.

A manutenção desta máquina consiste em lubrificar as peças que criam o movimento da esteira.

Umbom cuidado é essencial para evitar acidentes ou ferimentos graves ao usar a máquina.

Cuidar da esteira em que você corre é sinônimo de cuidar do seu bem-estar.

A maneira de aplicar o lubrificante pode variar dependendo da marca da esteira que você comprar, por isso recomendamos que você leia o manual do usuário que vem com ele, aqui você encontrará a maneira correta para realizar este procedimento.

Se você quiser ter uma orientação visual de como aplicar o lubrificante, aqui está um vídeo que pode servir como guia.

zapatos deportivos

Com uma esteira você tem a opção de se exercitar no conforto de sua casa. (Fonte: Lightfieldstudios: 114412396/ 123rf.com)

Como usar uma esteira?

Uma vez que a esteira esteja instalada e você esteja pronto para começar a se exercitar, a primeira coisa que você deve fazer é se familiarizar com a esteira, aprender como ligá-la e desligá-la, ver onde está o botão de emergência, em suma, conhecer todas as funções da sua máquina.

Lembre-se que é muito importante esticar antes e depois de cada exercício.

Uma vez que você saiba para que serve cada botão em sua esteira, você pode começar seu exercício. A maneira correta de começar o exercício é colocar um pé em cada lado da esteira, ligá-la na velocidade mínima.

Depois que a esteira estiver em movimento, fique cuidadosamente em pé e comece a andar na mesma velocidade em que gira e aumente a velocidade gradualmente.

Correndo com intervalos

Há muitas maneiras de treinar em uma esteira, uma delas é usar intervalos de tempo durante o treino, por exemplo

  1. Comece caminhando por cerca de 10 minutos.
  2. Se você tiver um tempo de corrida de 40 minutos, você pode dividi-lo em intervalos de corrida e/ou jogging por 5 ou 10 minutos.
  3. Depois descanse por 30 segundos ou 1 minuto.
  4. Desta forma você cria o hábito e seu corpo se adapta ao treinamento.

Você também pode tomar como suporte uma das rotinas alternativas que trazem algumas das fitas de acordo com seus objetivos.

mujer corriendo

Em situações de ter uma lesão, a esteira é recomendada como uma ferramenta para a reabilitação da pessoa com certas condições sob prescrição médica. (Fonte: Lightfieldstudios: 112269101/ 123rf.com)

Uma bicicleta é melhor ou uma passadeira?

É normal questionar se a sua passadeira é a melhor escolha. É por isso que muitas pessoas querem saber se é melhor ter uma bicicleta ou uma esteira

  • O ciclismo em qualquer de suas versões é altamente recomendado para pessoas que têm algum desgaste em suas articulações ou que sofrem de uma doença degenerativa das articulações, como a osteoartrite.
  • A corrida é para aqueles que podem suportar o impacto e que estão interessados no exercício cardiovascular.

No final, um não é melhor do que o outro. Depende do que você quer trabalhar e se você não tiver nenhuma condição física que o impeça de usar uma ou outra.

Critérios de compra

As esteiras têm muitas características e funções que são importantes a ter em mente ao fazer a sua escolha de compra. Aqui nós falaremos sobre aqueles que consideramos mais relevantes e que você não pode deixar de ver.

Dobrável

Se você tem pouco espaço e onde você planeja ter sua esteira também a usa para outras coisas, eu recomendo uma esteira dobrável. Este recurso lhe permitirá recuperar o espaço quando você quiser usá-lo para algo mais que não envolva o uso da máquina.

Você pode armazená-los em um guarda-roupa ou mesmo embaixo da sua cama, a maioria destas esteiras tem rodas que permitem movê-lo e movê-lo facilmente para o lugar que você quiser. Fácil e versátil.

chica

Esteiras são classificadas entre as máquinas de cardio por excelência, assim como a bicicleta estacionária em todos os centros de fitness. (Fonte: Kang053: 129222557/ 123rf.com)

Elétrico ou mecânico

A maioria das esteiras são elétricas, ou seja, funcionam por meio de um motor que com a ajuda da eletricidade dá energia e movimento a toda a máquina. Isto é o que os caracteriza.

  • Uma passadeira mecânica funciona pelo movimento natural do corpo, significando que se você não estiver movendo a máquina também não se moverá.
  • Esteiras mecânicas ou não motorizadas ajudam você a queimar calorias mais rapidamente por causa do alto consumo de energia necessário.
  • Sua forma curva peculiar ajuda todo o seu pé a ser usado durante o exercício.
  • Eles requerem muito espaço em sua casa e estão no topo da gama.

Velocidade ajustável

Ajustar a velocidade lhe dá a oportunidade de criar diferentes rotinas de exercício que lhe permitem aumentar a intensidade do seu treino ou reduzi-la quando o seu corpo precisa diminuir a velocidade. Esteiras podem atingir velocidades de até 14 km/h.

encendiendo la maquina de correr

Máquinas de exercícios cardiovasculares como esteiras têm grandes benefícios. (Fonte: Lamchan: 125823278/ 123rf.com)

Incline

Para aqueles que gostam de ser desafiados e se esforçar um pouco mais a cada exercício, a inclinação é uma ótima opção. Isto adiciona intensidade ao treino, assim você usa mais energia, queima ainda mais calorias e usa seus bezerros, quads e glúteos de forma mais perceptível.

Esteiras com esta opção podem ter uma inclinação de até 15 graus, simulando subir uma colina.

Resumo

Em conclusão, a esteira é uma excelente adição à sua rotina diária de exercícios. Se você é um corredor profissional, um corredor iniciante, um andarilho ou uma pessoa que está apenas começando em sua vida de exercício físico, a esteira pode ser seu grande aliado porque permite que você se exercite no conforto de sua casa, o que elimina o tempo como desculpa para não aproveitar ao máximo o dia e fazer um pouco de cardio.

A saúde está em nossas mãos, é apenas uma questão de decisão e de administrar nosso tempo para dedicar algum espaço a ela. Nossos corpos nos agradecerão a longo prazo.

(Fonte de imagem em destaque: Dmitry: 73707856/ 123rf.com)

Referências (1)

1. Campillo JE. Razones para correr: Un poderoso remedio para la salud [Internet]. Google Books. Ediciones B; 2015 [cited 2021].
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Livro: Razões para Correr: Um Poderoso Remédio de Saúde
Campillo JE. Razones para correr: Un poderoso remedio para la salud [Internet]. Google Books. Ediciones B; 2015 [cited 2021].
Ir para a fonte
Resenhas