Ultima atualização: 23 de setembro de 2021

Stress é um termo comum em nosso idioma hoje em dia. Quem não sente estresse no trabalho, na escola, na família, em casa, em seu tempo livre?

Quem não sente a pressão constante para poder fazer mais, para ter que fazer mais, e ainda não poder fazer?

O estresse é mais do que uma tendência moderna, é a atitude em relação à vida do século 21. Apenas aqueles que estão estressados vivem vidas produtivas, não é mesmo? Mas o estresse o deixa doente e você não encontrará a felicidade como uma pessoa estressada.




O mais importante

  • O estresse é causado por várias influências externas e internas que têm um efeito estressante sobre o seu corpo e causam uma reação. Uma distinção pode ser feita entre estresse positivo e negativo.
  • O estresse permanente pode ter muitos efeitos negativos diferentes em sua saúde e em sua condição espiritual. Para evitar que o estresse se transforme em sérios problemas psicológicos, é importante identificar e eliminar as causas.
  • Situações estressantes podem ser melhor compensadas e tratadas através de um bom gerenciamento do estresse, relaxamento e atividades de lazer positivas.

Definição: O que é estresse?

O estresse nada mais é do que uma reação física a uma situação estressante. O corpo é colocado em alerta e preparado para lidar com a situação.

O estresse pode ser tanto de natureza física quanto psicológica, a fim de lidar com as demandas ou tarefas definidas e pode colocar tanto tensão física quanto mental sobre você.

O estresse pode vir de dentro de você, mas também pode ser causado pelo seu ambiente. (Fonte da imagem: 123rf.com / 47766829)

O estresse em si não é prejudicial à saúde, e foi definido pela primeira vez por Hans Selye em 1936. Ele descreveu o estresse como o "tempero da vida".

No entanto, o termo estresse tem uma conotação bastante negativa na linguagem de hoje, pois é normalmente usado para descrever um estado de sobrecarga tributária.

A crescente demanda na vida profissional e a dupla carga muitas vezes levam a situações de estresse crônico, que então são prejudiciais à saúde.

Basicamente, pode-se distinguir entre dois tipos de estresse. Há uma percepção positiva e negativa do estresse.

Stress positivo Stress negativo
Promove atenção e leva a um maior desempenho Não pode ser compensado e leva a ameaças e exigências excessivas

O estresse positivo pode ser compensado pelo corpo e pela mente. Ao focar em um objetivo específico e estar motivado para alcançá-lo, o estresse também pode ser percebido como positivo e levar a um maior desempenho.

Mesmo que este estresse seja prolongado ou mais freqüente, ele é percebido como positivo e não como um fardo.

No entanto, este só é o caso se houver tempo e espaço suficiente para se preparar para as tarefas e objetivos. Este estresse também é chamado de eustress.

O estresse negativo tem um efeito negativo sobre o corpo quando não há tempo para lidar e compensar o estresse e, portanto, é percebido como negativo.

A angústia ou estresse, como também é chamado, geralmente é causado pela pressão do tempo, fatores externos e influências ambientais e pelo impacto permanente e recorrente sobre o corpo.

Antecedentes: O que você deve saber sobre o estresse

O estresse pode ter muitas causas diferentes e também se manifestar de forma diferente no seu dia-a-dia.

Também depende de quantas vezes tais situações estressantes ocorrem, até que elas possam prejudicar você e sua saúde.

Quando você está estressado, seu corpo muda e seu comportamento e estado mental também são severamente afetados por excesso de estresse.

Você pode descobrir mais sobre quando o estresse é prejudicial à sua saúde, como reconhecer muito estresse na vida cotidiana e o que o causa nesta seção.

Quais são as causas do estresse?

Muitas coisas na vida podem causar estresse, acrescentando a isso. As causas do estresse são chamadas de estressores e podem se parecer com as seguintes

  • Eventos privados: Separação, perda de emprego, casamento ou o nascimento de uma criança
  • Irritantes: Os inconvenientes diários que se acumulam e se tornam um fardo
  • Problemas particulares: Finanças, família, ambiente social, medo do fracasso e da existência
  • Problemas no trabalho: Mobbing, pressão para realizar, aumento da demanda, trabalho abaixo da demanda, pressão de tempo
  • Influências ambientais: Ruído, situação habitacional
  • Problemas físicos: Doença não diagnosticada, acidente

Perfeccionistas que gostam de se perder nos detalhes e workaholics estão particularmente em risco de estresse.

Com o perfeccionista, a busca pela perfeição se torna uma obrigação e, em última instância, um estresse.

O workaholic percebe o trabalho como prazer e muitas vezes negligencia suas próprias necessidades.

Em algum momento, o prazer se transforma em compulsão e os primeiros sintomas de estresse aparecem. Todas as pessoas inicialmente experimentam os fatores de estresse mencionados como um fardo na vida cotidiana.

No entanto, os efeitos no corpo são mais pronunciados em algumas pessoas do que em outras.

Outro fator é a freqüência dos fatores de estresse e quantos afetam o corpo de uma só vez.

Quais são os sintomas de muito estresse?

ranger os dentes à noite, dor nas costas e ansiedade, entre outras coisas, podem ser causados por situações estressantes.

Em geral, os sintomas podem ser divididos nas seguintes categorias

  • Física: Tensão, tremores, dor, distúrbios do sono, problemas cardiovasculares, problemas gastrointestinais
  • Mental: Má concentração, tempos de reação prolongados
  • Mental: Sentimentos de pânico, alegria, desamparo, agressividade, esgotamento
  • Comportamental: Mudanças no comportamento alimentar, aumento do consumo de álcool/nicotina

O que acontece no seu corpo quando você está estressado?

Quando ocorre uma situação estressante, a primeira reação do corpo é liberar os hormônios de estresse adrenalina e noradrenalina da medula adrenalina.

Cortisol também é liberado e faz com que a pressão arterial e o açúcar no sangue subam. Estes hormônios de estresse mantêm o corpo em alerta.

Você conhece a sensação: seu coração acelera, sua respiração torna-se superficial, seu pescoço está tenso e sua boca está seca. Você tem uma sensação de afundamento no estômago e a sensação de tumulto interno o torna difuso.

O estresse permanente também leva a um aumento da concentração de hormônios do estresse, que podem danificar a glândula tireóide ou mesmo os órgãos reprodutivos.

Além disso, a inflamação do corpo e um sistema imunológico enfraquecido também são efeitos negativos do estresse permanente.

Quando o estresse prejudica sua saúde?

Cada pessoa reage de forma diferente a situações estressantes. Uma pessoa tem dor nas costas, outra sente uma inquietação interior.

O estresse se manifesta através de vários sintomas físicos e psicológicos, e as doenças psicossomáticas também podem ser causadas pelo estresse.

Se nenhuma contramedida for tomada para reduzir o estresse, o corpo continuamente libera cortisol.

Este estresse pode fazer as pessoas ficarem doentes. Por exemplo, conflitos insolúveis, estresse e problemas familiares podem levar à depressão, queimaduras e outras doenças.

Stress é pressão e pressão significa tensão. A tensão custa energia e quando os recursos são esgotados, as coisas não podem mais continuar.

O estresse se torna um risco à saúde. Os efeitos negativos são refletidos em quase todos os seus sistemas de órgãos

  • O sistema imunológico está enfraquecido
  • O trato gastrointestinal reage com problemas digestivos
  • Pressão arterial cronicamente elevada (fator de risco de infarto do miocárdio)
  • Níveis permanentemente elevados de hormônios de estresse
  • A tensão muscular leva a dores de cabeça e dores nas costas
  • O estresse permanente pode levar à depressão e ao esgotamento

Stress: métodos práticos de lidar com o estresse e benefícios

Um bom gerenciamento do estresse, priorização adequada e táticas de relaxamento escolhidas irão ajudá-lo a gerenciar o estresse em sua vida diária.

O objetivo é que você encontre táticas de enfrentamento ativas para desenvolver uma forma saudável de lidar com o estresse. Você pode ler mais sobre isso nesta seção.

Identifique os estressores

Antes de começar a usar diferentes técnicas de enfrentamento, é importante que você identifique primeiro a causa de seu tumulto interno.

Esta é a única maneira que você pode direcionar estas causas e tentar lidar melhor com elas.

Antes de fazer isso, pense cuidadosamente sobre quais fatores podem rapidamente fazer você perder sua calma e se sentir estressado.

As pessoas próximas a você ou um psicoterapeuta também podem ser capazes de ajudá-lo a encontrar as causas do seu estresse. (Fonte de imagem: 123rf.com / 50498073)

Por exemplo, uma das causas mais comuns de estresse é a situação de trabalho, que pode se sentir estressante ou negativa.

Situação de trabalho

O estresse relacionado ao trabalho sempre ocorre quando você está psicologicamente sobrecarregado. As exigências colocadas a você são maiores do que sua capacidade de lidar com elas.

Estes fatores podem desencadear estresse no trabalho

  • Pobre atmosfera de trabalho
  • Fraco comportamento de liderança
  • Tarefas de trabalho pouco claras
  • Conflitos constantes ou mobbing
  • Pouco controle sobre o próprio trabalho
  • Aumento da demanda
  • Exposição a produtos químicos, ruídos ou outros riscos físicos

Você pode tomar as seguintes medidas para aliviar uma situação de trabalho difícil e encontrar soluções

  • Converse com seu empregador, conselho de trabalhadores e outros colegas sobre os problemas
  • Ajudar a identificar as causas e possíveis soluções
  • Diga ao seu supervisor se as medidas para lidar com o estresse são realmente úteis
  • Discuta a sua situação com o psicólogo ocupacional

Esportes e exercícios

Os hormônios da felicidade são liberados especialmente durante esportes de resistência, como corrida, esqui cross-country e natação.

Quando as endorfinas inundam o corpo, você começa a relaxar e a se sentir bem.

Mas o treinamento de força também funciona ativamente contra o estresse, porque "descarrega" a tensão.

Esporte Descrição
Yoga, Tai Chi, Qi Gong Yoga, Qi Gong, Tai Chi são particularmente adequados para contemporâneos inquietos e inquietos.
Salsa, Ballet, Tap Dance Nos esportes de dança se consegue um foco ao se concentrar nos passos ou em uma coreografia e, posteriormente, atinge um estado de fluxo relaxante.
Tênis, squash, tênis de mesa Esportes com bola como tênis ou squash podem ajudar pessoas impulsivas e de temperamento rápido a resolver conflitos interpessoais de uma forma mais saudável. O tênis traz a regulação das emoções. Especialmente para aqueles que têm dificuldade de se concentrar em outras pessoas, o tênis é uma forma muito boa de treinamento.
De voleibol, handebol e futebol Em nossa "sociedade de solteiros" muitos carecem de contatos sociais. Especialmente esportes com bola como futebol ou vôlei promovem a aquisição de habilidades sociais.
Judô, boxe, taekwondo Especialmente pessoas calmas e introvertidas que dificilmente conseguem liberar a tensão na vida cotidiana se beneficiam das artes marciais.
Caminhadas, escaladas Para pessoas que estão muito inquietas por dentro, as caminhadas nas montanhas são benéficas. Aqueles que sofrem de falta de concentração podem treinar sua atenção e desligar-se em igual medida, escalando

Cuidado: as artes marciais não são adequadas para todos! Para alguns, isso pode até levar a um aumento do potencial de agressão.

Equilíbrio trabalho-vida

É igualmente importante ter um tempo de lazer de sucesso que lhe agrade. Várias coisas podem ajudar você a desligar.

Algumas pessoas podem se desligar melhor se não fizerem nada, algumas comprando ou indo passear.

Não importa como você organiza seu tempo livre. O importante é que você reserve tempo para si mesmo e faça as coisas que o fazem feliz. Desta forma você pode criar o equilíbrio necessário à sua vida diária estressante.

Embora esta técnica não elimine seu estresse ou as causas do estresse, ela o ajuda a lidar com e equilibrar situações negativas.

Também é importante desligar o seu smartphone ou deixar mensagens sem resposta após o trabalho.

Caso contrário, o estresse do trabalho ainda o alcançará à noite. Crie limites claros e reserve tempo suficiente para você depois do trabalho.

Gerenciamento de tempo

O bom gerenciamento de tempo e a definição das prioridades corretas são essenciais para neutralizar o estresse cotidiano.

Construa buffers de tempo nos quais você não tem nada planejado. Os calendários ajudam a encontrar uma estrutura e a obter clareza sobre as coisas importantes na vida cotidiana.

Também é importante fazer períodos regulares de descanso durante o dia. As boas amizades e o forte apoio de sua família também o protegem do estresse.

Sua resiliência, ou seja, resistência ao estresse, também influencia como você lida com o estresse.

Treinamento autogênico

Através do treinamento autogênico você também pode se colocar em um estado de calma. Este tipo de relaxamento é alcançado através da auto-hipnose.

Isto pode liberar bloqueios, reduzir o estresse e eliminar medos.

Mas outros problemas psicossomáticos ou físicos também podem ser eliminados com treinamento autógeno.

Você também pode aprender este tipo de relaxamento você mesmo e usá-lo positivamente para si mesmo. Descubra por si mesmo se esta técnica é adequada para você ou não.

Exercícios de relaxamento

Estresse e tensão levam à tensão muscular, que pode ser contrabalançada pela alternância entre tensão e relaxamento.

A mudança é geralmente percebida como agradável. O batimento cardíaco e a respiração se tornam mais calmos e você encontra novamente o seu equilíbrio interior.

Uma visita à sauna ou uma massagem também pode contrabalançar o estresse e relaxar você completamente. Alternativamente, você pode tentar yoga ou meditação.

No final, entretanto, você tem que descobrir por si mesmo o que melhor o ajuda a relaxar e onde você pode se desligar melhor.

Tranquilizantes herbais

Muitos tranquilizantes herbais têm um efeito redutor do stress no seu corpo.

Plantas como valeriana, lúpulo, erva de São João ou bálsamo de limão podem ajudar você a recuperar sua calma interior e relaxar melhor na vida cotidiana.

Ajuda psicoterapêutica

Se as técnicas mencionadas acima não o ajudam e você não pode se livrar de situações estressantes ou lidar com elas no seu dia-a-dia, outra opção é buscar ajuda psicológica.

Evitar e compensar o estresse é muito importante, não menos importante para sua saúde.

O terapeuta pode ajudá-lo a encontrar outras formas de lidar com o estresse.

Recursos: As melhores maneiras de começar uma vida sem estresse

4 dicas para uma vida sem estresse

Identificar fatores de estresse

Como descrito acima, você deve primeiro identificar os fatores de estresse e descobrir quais coisas na sua vida diária você acha estressante.

Muitas pessoas estão expostas ao aumento da pressão de desempenho e do tempo no trabalho e não podem mais compensar esse estresse. (Fonte da imagem: 123rf.com / 47404364)

Observe mais de perto por alguns dias quais situações rapidamente fazem você perder a calma e quais gatilhos são responsáveis por isso.

Escreva tudo para que no final do dia você possa ver onde você precisa trabalhar.

Esta é a única maneira de eliminar com sucesso as causas e levar uma vida mais relaxada.

Crie um equilíbrio diário

Se você está exposto ao aumento do estresse, é especialmente importante criar um equilíbrio. Esta pode ser qualquer atividade que o faça feliz e permita que você se desligue.

Acima de tudo, a perspectiva de um bom evento pode lhe dar energia positiva para lidar com o seu dia.

Desta forma, só o seu humor e atitude o ajudará a estar mais relaxado sobre muitas situações e a não deixar que elas cheguem até você.

Reserve um tempo para si mesmo

Reservar um tempo para si mesmo também é importante para evitar o estresse. O relaxamento é muito importante como um contrapeso durante este tempo.

As várias técnicas de relaxamento permitem que você reflita sobre si mesmo e encontre sua paz interior. Isto fortalece tanto seu corpo quanto sua mente.

Mude sua atitude

O estresse muitas vezes é simplesmente uma questão de atitude. Muitas situações negativas podem ser percebidas como tal se você se concentrar muito nelas e não filtrar as positivas.

É importante primeiro reconhecer seus sentimentos em certas situações e questionar se a situação é realmente tão problemática.

Se você abordar algumas coisas de uma forma mais relaxada com antecedência, seu nível de estresse também irá diminuir.

Sempre tente permanecer positivo e encontrar algo bom em tudo. Às vezes você não terá sucesso, mas isso não é ruim e bastante natural.

Conclusão

O estresse sozinho e com moderação na verdade não é ruim. Ele aumenta sua concentração e ajuda você a se concentrar.

É o excesso e a tensão constante que criam os problemas. Mas esteja ciente de que você não está desamparado diante do estresse.

Com as técnicas corretas de gerenciamento de estresse você pode garantir uma vida diária livre de estresse.

Infelizmente, em alguns casos, nem sempre é fácil e as habilidades sociais para resolver um conflito têm que ser aprendidas primeiro.

Reduzir o estresse na sua vida cotidiana não é uma ação noturna, mas um longo processo.

Mas uma vida sem estresse é como uma brisa fresca que limpa sua cabeça - uma obrigação para toda pessoa produtiva.

Fonte da imagem: 123rf.com / 37960918

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