Imagem de uma mulher fazendo prancha
Ultima atualização: 14 de maio de 2021

A atividade física é fundamental para a saúde e bem-estar. E é possível se exercitar no conforto do lar, sem gastar com academia ou precisar de locomoção. Com o conteúdo na internet hoje em dia não há desculpas para ficar parado. Quer aprender exercícios para fazer em casa?

Seja bem-vindo. Aqui você vai encontrar uma lista para se manter em atividade, melhorando sua qualidade de vida. Vem com a gente!




O mais importante

  • Se exercitar não deve ser objetivo apenas de quem busca emagrecimento. Na verdade, é uma forma de evitar o sedentarismo e aumentar a qualidade de vida.
  • 30 minutos de exercício físico moderado por dia são suficientes para sair do sedentarismo e elevar a saúde e o bem-estar.
  • Existem exercícios físicos para diferentes objetivos. Vamos trazer um compilado deles.

Conheça os principais exercícios para fazer em casa

Chega de deixar para depois. Chega de usar a falta de tempo e de dinheiro como argumento. Nós queremos te ajudar na missão de começar uma vida mais saudável e fitness hoje mesmo. Siga lendo!

Imagem mostra mulher sentada se alongando ao lado de peso

Com apenas 30 minutos por dia você pode elevar sua qualidade de vida se exercitando em casa. (Fonte: Nathan Cowley/ Pexels.com)

Recomendações dos melhores equipamentos para fazer exercícios em casa

Malhar em casa ficará mais fácil e motivador com a ajuda de alguns equipamentos. Não basta apostar em chá emagrecedor, é preciso investir em equipamentos. Para montar sua própria “academia”, você pode ir investindo aos poucos. Confira algumas opções:

Quais os benefícios de se exercitar em casa?

Primeiramente, se você está partindo do zero, se exercitar em casa é uma forma mais prática e cômoda de largar mão do sedentarismo. Fazer uma atividade física é muito mais do que objetivo estético, é através dela que podemos melhorar nossa saúde e bem-estar.

Praticar exercícios em casa gera economia, tanto de tempo quanto de dinheiro.

Praticar exercícios em casa gera economia, tanto de tempo quanto de dinheiro. Você economiza com as parcelas de uma academia ou personal e pode usar parte desse valor para comprar alguns equipamentos para usar em casa.

Além disso, você poupa muito tempo sem precisar se deslocar. Se você gasta cerca de 30 minutos no total do trajeto, sendo 15 minutos para ir e 15 voltar, saiba que esse pode ser o tempo da sua malhação em casa.

E para quem acha que não tem tempo, sugerimos despertar apenas 30 minutos mais cedo e sentir os benefícios da prática logo pela manhã. Ou ainda, troque meia hora de TV pela sua prática. Ou melhor, quem sabe você não consegue conciliar e malhar enquanto assiste algo no YouTube ou Netflix.

Por fim, não tem clima que interfira na sua prática. Pode fazer chuva ou sol, você estará seguro para malhar na sala da sua casa.

Vantagens
  • Economia de dinheiro
  • Economia de tempo
  • Clima não interfere
  • Mais saúde e menos sedentarismo
Desvantagens
  • Precisa de disciplina

Confira a lista de exercícios para fazer em casa de acordo com seu objetivo

Você quer emagrecer, fortalecer as costas, ganhar massa, criar resistência ou perder barriga? Saiba que existem os exercícios certos para cada objetivo. Selecionamos seis exercícios que todo mundo pode começar a fazer agora mesmo. Confira:

Exercício para emagrecer em casa

Os melhores exercícios para perder peso são os aeróbicos. Eles ainda aumentam a resistência muscular e fortalecem os músculos.

Pular corda Polichinelo Burpee
Benefício Trabalha o corpo todo e ajuda a perder barriga Alto gasto calórico Trabalha musculatura e favorece emagrecimento
Como fazer Escolha uma corda segura e confira aqui como pular corda Comece com as mãos esticadas sobre a cabeça e os pés juntos, enquanto você desce as mãos, pule abrindo as pernas, faça o movimento inverso Agache e rapidamente saia do agachamento para uma posição de flexão, depois volte as pernas para o agachamento e pule com as mãos pra cima repetidas vezes

Exercício para perder barriga

Todos esses exercícios são facilmente executáveis em casa. Veja:

Prancha Abdominal comum Bicicleta no ar
Benefício Fortalece a musculatura toda do corpo e é ótimo para perder barriga Tonifica os músculos do abdômen e queima gordura Tonifica os músculos do abdômen e queima gordura
Como fazer Posicione as duas mãos no chão na mesma linha dos pés que estão levemente separados. Deixe os braços esticados e sustente o corpo pelo tempo que conseguir Deite de barriga para cima com os joelhos dobrados, coloque as mãos atrás da cabeça e traga o tronco tentando levar a cabeça no joelho, mas não tire a lombar do chão Deitado no chão, mantenha as costas no chão, eleve suas pernas e a cabeça e pedale no ar. Mexa a cabeça em direção ao joelho sincronizando as pedaladas

Dicas para se manter motivado com a prática de exercícios em casa

Malhar em casa requer disciplina. Mas criar esse hábito não é nada difícil quando você sente os resultados disso na pele. Portanto, confira dicas para se manter motivado e fazer disso sua rotina:

Mulher em colchonete fazendo pilates.

Invista em equipamentos que vão te animar a malhar, como um colchonete. (Fonte: Mr lee/ Unsplash.com)

Comece cedo

Iniciar o dia com exercício físico vai te ajudar a ter mais disposição, melhorando a qualidade do seu dia. Além do mais, ter um horário fixo para se comprometer eleva sua disciplina.

Siga uma dieta balanceada

Atividade física + boa alimentação são complementos perfeitos. Como uma engrenagem, um funciona melhor com o bom andamento do outro.

Monte um espaço para treinar

Elementos externos também podem ser gatilhos positivos. Um espaço exclusivo para o treino pode funcionar, já que você tem visualização do ambiente. Quem sabe um canto da sala ou pedaço da garagem pode servir de academia.

Conte com a energia da música

Já comece a montar sua playlist de treino com as músicas que mais te animam. Pode apostar que dar o play logo que acordar, ou despertar com ela, vai te deixar mais animado.

Siga pessoas do ramo fitness

E por que não contar com a ajuda das redes sociais. Se as pessoas passam boa parte do dia no Instagram, ele pode servir de inspiração. Busque perfis de pessoas que falam dos exercícios e tipo de alimentação que você se identifica.

Gabriela PugliesiBlogueira fitness
"Não esperem 'milagres' acontecerem se estiver sentada no sofá"

Resumo

Seguir uma lista de exercícios para fazer em casa é uma boa alternativa para quem não gosta de frequentar academias. O hábito poupa dinheiro e tempo, já que evita a mensalidade e o deslocamento.

Esse artigo reuniu alguns exercícios e também dicas para você se manter motivado. Esperamos que ele tenha te inspirado a começar hoje mesmo. Afinal, quem sai ganhando é a sua saúde!

(Fonte da imagem destacada: Minna Hamalainen/ Unsplash.com)

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