Ultima atualização: 18 de outubro de 2021

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Eles dizem que a saúde vem primeiro, mas muito poucos de nós sabemos ao certo se nossos corpos estão funcionando corretamente. A deficiência de magnésio é um problema que normalmente decorre de outras condições. Entretanto, muitas pessoas podem ter níveis baixos sem mesmo saber. O que você faz nesses casos?

Uma excelente alternativa são os suplementos como o glicinato de magnésio. Por serem facilmente absorvidos, eles são mais amigáveis ao intestino e não têm quase nenhum efeito colateral. Ao mesmo tempo, eles proporcionam grandes benefícios para todo o organismo e são muito fáceis de adquirir. Você quer saber como eles podem lhe ajudar? Aqui nós lhe dizemos.




O mais importante

  • O glicinato de magnésio é um suplemento usado para prevenir e tratar baixos níveis de magnésio no sangue, comumente associados a doenças crônicas. É composto por moléculas de magnésio e glicina.
  • O glicinato de magnésio tem maior solubilidade, biodisponibilidade e absorção do que outros suplementos. Como resultado, ele também é mais gentil no intestino.
  • O glicinato de magnésio pode ajudar a melhorar o sono, assim como a saúde dos ossos e do coração. Também pode aliviar os sintomas da síndrome pré-menstrual e ajudar a prevenir a osteoporose.

Glicinato de Magnésio: nossa recomendação dos melhores produtos

Se esta é a primeira vez que você compra glicinato de magnésio, nós sabemos como pode ser difícil! Atualmente, existe uma grande variedade de produtos com diferentes composições e dosagens. Você pode estar procurando por algo que não apenas aumente seus níveis de magnésio, mas também lhe dê energia. Ou você pode até mesmo estar procurando um suplemento com a maior concentração de magnésio elementar.

Seja qual for o caso, preparamos para você uma lista das melhores opções de glicinato de magnésio para as suas necessidades.

Guia de compras: O que você precisa saber sobre o glicinato de magnésio

O magnésio é um mineral que está envolvido em muitas funções dentro do corpo. Por exemplo, ele equilibra nossos níveis através de suplementos como o glicinato de magnésio e ajuda a melhorar nossa saúde e aumentar nosso bem-estar.

Se você quiser saber que vantagens ele tem sobre outros suplementos, descubra abaixo.

O glicinato de magnésio pode ajudar a melhorar os ciclos do sono e diminuir os níveis de estresse. (Fonte: Ketut Subiyanto: 4473864/ Pexels)

O que é e para que serve o glicinato de magnésio?

O glicinato de magnésio é um suplemento mineral usado para prevenir e tratar baixos níveis de magnésio no sangue. Estas são comumente associadas com doenças crônicas. O glicinato de magnésio é composto de moléculas orgânicas de magnésio e glicina

  • Magnésio: O magnésio é um mineral importante para o funcionamento dos ossos, músculos, nervos e células do corpo. Ele também mantém a saúde óssea e fortalece o sistema imunológico. Ela é encontrada em muitos alimentos. Por exemplo, amêndoas, grão de bico, milho, chocolate, avelãs, pão, acelga e espinafre, entre outros.
  • Glycine: É um aminoácido cuja função é a síntese de proteínas. Ela promove o desenvolvimento tecidual, muscular e esquelético. Está fortemente relacionado à saúde óssea, muscular e neurológica.

Esta combinação o torna um dos suplementos mais bem absorvidos. Também, ao contrário de outros suplementos, não tem um efeito laxante.

Uma dieta balanceada mantém os níveis de magnésio equilibrados. Entretanto, certas condições podem fazer com que o corpo perca magnésio mais rapidamente do que ele pode substituí-lo, tornando-o difícil de absorver. É por isso que suplementos como o glicinato de magnésio são uma boa opção.

Quais os benefícios que o glicinato de magnésio pode me dar?

Os suplementos de glicinato de magnésio oferecem benefícios como

  • Ajuda a melhorar o sono e a reduzir a insônia: Em pessoas mais velhas, os suplementos de magnésio têm mostrado melhorar os níveis de insônia e os ciclos do sono, assim como a eficiência do sono e o tempo de sono (1).
  • Ajuda a tratar a depressão: Baixos níveis de magnésio reduzem os níveis de serotonina. Portanto, o magnésio tem se mostrado eficaz no tratamento de depressão grave (1, 2).
  • Melhor absorção intestinal: As formas orgânicas de magnésio, como o glicinato, têm maior solubilidade, biodisponibilidade e absorção do que as formas inorgânicas, como o óxido de magnésio. O glicinato é a escolha ideal para pessoas que foram submetidas a cirurgia, como cirurgia bariátrica e ressecção intestinal (3). Isto porque é um suplemento mais gentil para o intestino (4). Além disso, eles não têm um efeito laxante como outros suplementos (5).
  • Pode aliviar as cólicas nas pernas: Estudos demonstraram a eficácia da suplementação com glicinato de magnésio na redução da frequência e intensidade das cólicas induzidas pela gravidez. Além disso, não tem efeitos colaterais (6).
  • Pode aliviar os sintomas da TPM: Suplementos de magnésio têm se mostrado eficazes na prevenção da dismenorréia. Também na síndrome pré-menstrual e enxaqueca menstrual, reduzindo o desconforto associado às cólicas e mudanças de humor (7, 8).
  • Isso ajudaria a prevenir a osteoporose: a deficiência de magnésio contribui para a osteoporose. Portanto, o controle rigoroso da homeostase de magnésio é crucial para a saúde óssea. Além disso, a suplementação de magnésio demonstrou ser eficaz na prevenção de fraturas e no aumento da densidade óssea (9, 10).

Quem pode tomar glicinato de magnésio?

Estes suplementos são indicados para pessoas com baixos níveis sanguíneos de magnésio. Portanto, antes de tomar qualquer produto deste tipo, você deve consultar um médico. Ele ou ela irá avaliar se você tem uma deficiência de magnésio. Se assim for, o médico prescreverá o suplemento e a dosagem que você deve tomar.

O glicinato de magnésio não deve ser tomado por pessoas com certas condições médicas, pois pode colocá-las em risco.

Evite o glicinato de magnésio se

  • Você tem insuficiência renal ou outra doença renal.
  • Você está grávida (11).
  • Você toma outros medicamentos, especialmente antibióticos e bisfosfonatos.
  • Você tem doença cardíaca.
  • Você tem doença hepática.

Cada caso é especial. Se a sua condição é uma das acima, é importante que você consulte seu médico antes de tomar qualquer suplemento de magnésio. Não deixe de mencionar qualquer detalhe sobre estas condições durante sua consulta.

Como você sabe se falta magnésio?

Um baixo nível de magnésio no sangue é conhecido como hipomagnesaemia. É uma condição que ocorre quando há um nível sérico de magnésio inferior a 1,46 mg/dL (12).

Esta condição é comumente associada a doenças como Alzheimer, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, enxaquecas e transtorno de déficit de atenção (13). Assim como distúrbios relacionados ao uso de álcool e perdas gastrintestinais e renais.

Os sinais e sintomas mais comuns de deficiência de magnésio são

  • Apreensões
  • Tremores
  • Arritmia (15)
  • Fadiga
  • Espasmo ou cãibras musculares
  • Fraqueza muscular
  • Numeridade (14)

Entretanto, a maioria dos pacientes com deficiência de magnésio são assintomáticos. Ou seus sintomas não aparecem até a concentração cair abaixo de 1,2 mg/dL (16). Portanto, é muito importante consultar um especialista para um diagnóstico e tratamento adequados.

Antes de tomar qualquer suplemento de magnésio, é necessário consultar seu médico. Ele ou ela lhe dirá a dosagem correta de acordo com seu estado de saúde. (Fonte: Gustavo Fring: 3985299/ Pexels)

Como tomar glicinato de magnésio

Na forma de pó

  • Meça a dose corretamente. Não tome mais ou menos do que prescrito pelo seu médico.
  • Misture com um copo de água (aproximadamente 200 mililitros) ou conforme orientação do seu médico.
  • Mantenha-se bem fechado, em local seco e à temperatura ambiente.
  • Manter fora do alcance das crianças.
  • Você pode tomá-lo a qualquer hora do dia.

Em comprimidos ou cápsulas

  • É recomendado que seja tomado com alimentos para reduzir a dor de estômago.
  • Tome a dose com um copo cheio de água.
  • Mantenha-se fora do alcance das crianças.
  • Não exceda a dosagem prescrita pelo seu médico.

Em adultos, não é recomendado exceder uma dose de 350 mg de magnésio elementar por dia.

Que outros suplementos de magnésio existem?

Os suplementos orais de magnésio estão disponíveis em diferentes formas, sendo os mais populares o citrato, o glicinato e o malato. Além disso, existem opções injetáveis que são utilizadas apenas em casos graves.

Aqui estão as principais vantagens e efeitos dos suplementos orais de magnésio:

Base Vantagens Desvantagens
Glicinato de magnésio Magnésio e glicina - Excelente absorção: maior que o citrato de magnésio.
- Causa menos desconforto digestivo do que outros suplementos
Não é adequado para todos.
- Interferência com outros medicamentos.
- Doses elevadas causam diarreia, náuseas e cólicas.
citrato de magnésio Magnésio e ácido cítrico - Absorção rápida e eficaz.
- Fácil de adquirir.
- Melhora a digestão e previne a obstipação
- Pode ter efeito laxante, causando diarreia, cãibras e distúrbios digestivos.
- Interferência com outros medicamentos.
- Possíveis reacções alérgicas.
- Não é adequado para todos.
Cloreto de magnésio Magnésio e cloro - Boa absorção.
- Ajudas para a eliminação de toxinas
- Melhora a saúde da pele na aplicação externa
- Propriedades laxantes: diarreia e colite.
- Não é adequado para todos.
- Pode causar prurido quando aplicado na pele.
Óxido de magnésio Magnésio e oxigénio - Forma mais comum.
- Baixo custo.
- Alta concentração de magnésio
- Baixa absorção.
- Efeito laxante
- Mau gosto
- Deve ser tomado em pequenas doses

Quais são os efeitos colaterais do glicinato de magnésio?

Doses muito altas de suplementos de magnésio podem ter conseqüências para o organismo. Por exemplo, diarréia, cãibras, náuseas e vômitos. Comparado a suplementos como citrato de magnésio e óxido de magnésio, o glicinato é um dos suplementos que causam o menor desconforto digestivo.

A condição mais grave resultante do excesso de magnésio é a hipermagnesaemia. Esta é uma alta concentração de magnésio no sangue. Os sintomas ocorrem após concentrações séricas excederem 1,74-2,61 mmol/L.

Os sintomas mais comuns são

  • Pressão sanguínea baixa
  • Náusea
  • Vomitando
  • Lavagem facial
  • Retenção de urina
  • Obstrução intestinal
  • Depressão e letargia (17).

Se esses sintomas progredirem, eles podem levar a: fraqueza muscular, falta de ar, hipotensão extrema, batimentos cardíacos irregulares e até mesmo parada cardíaca . (17)

Critérios de compra

Escolher um suplemento como o glicinato de magnésio pode ser difícil. Especialmente se você não entender completamente termos como dosagens, alergênios e tipos de ingredientes. Para facilitar a sua escolha, nós lhe diremos os fatores de compra mais importantes a serem considerados:

Apresentação

O glicinato de magnésio vem em diversas formas diferentes. As mais comuns no mercado são cápsulas, comprimidos e pó

  • Pó: Esta opção é ideal porque é fácil de tomar. Também é fácil de combinar com comida e bebida. Uma vantagem desta forma é que a maioria dos produtos em pó contém glicinato de magnésio puro. Ou seja, nenhum outro aditivo é adicionado. Alguns usuários não gostam de pós porque eles têm um gosto.
  • Cápsulas ou comprimidos: Sua vantagem é que eles não precisam de preparação e são fáceis de transportar. A maioria contém outros ingredientes além do glicinato, portanto, preste atenção a eles. Outra vantagem é que muitas marcas certificam os processos de qualidade desses produtos. A maioria deles é livre de crueldade animal.

Ao tomar suplementos de glicinato de magnésio, você deve prestar atenção à quantidade de magnésio elementar que ele contém. Este será o fator responsável por muitos de seus efeitos. (Fonte: Julie Viken: 593451/ Pexels)

Composição

Ao escolher um suplemento de glicinato de magnésio, preste especial atenção aos ingredientes. Procure o percentual de magnésio elementar que ele contém e siga por esse caminho. Este elemento é central para a sua eficácia. Veja também quanto contém por dose e quantas cápsulas compõem 1 dose.

A maioria dos produtos lista tanto o glicinato de magnésio quanto o conteúdo de magnésio elementar.

Qualidade

A qualidade é muito importante em todos os produtos, mas ainda mais em produtos relacionados à saúde. Uma vantagem de comprar online é que você pode verificar todos os detalhes do seu produto antes de comprar.

Ao comprar seu glicinato de magnésio, procure por opções com garantias de boas práticas de fabricação. Isso garantirá qualidade, segurança e eficácia. Verifique também se o produto é aprovado em seu país de origem e quais restrições se aplicam.

A maioria dos suplementos de glicinato de magnésio contém todas essas informações no rótulo da embalagem. Portanto, certifique-se de verificá-lo cuidadosamente.

Um dos possíveis benefícios do glicinato de magnésio é a redução da fadiga, pois ele permite o aumento da produção de oxigênio. (Fonte: Shironosov: 58944785/ 123rf)

Origem dos ingredientes

A maioria dos suplementos de glicinato de magnésio é vegana, pois eles são à base de plantas. Além disso, algumas são sem glúten e sem soja e suas cápsulas são revestidas com vegetais. Se você estiver interessado na origem dos produtos que você compra, recomendamos que você verifique os rótulos com muito cuidado.

Alguns produtos também não contêm açúcares ou outros aditivos, especialmente aqueles em pó.

Há também alguns suplementos de glicina que são rotulados como "GMO-free". Isto significa que eles são livres de GMO.

Em qualquer caso, é melhor verificar quais ingredientes o seu suplemento contém. Tenha também em mente quais você quer ou deve evitar a fim de cuidar de sua saúde.

Alergênios

A alergia à glicina ou ao magnésio é rara. Entretanto, você deve estar ciente de que uma reação alérgica pode se desenvolver a qualquer substância. A maioria desses suplementos também contém excipientes e ingredientes que podem causar uma reação alérgica.

É importante verificar quais substâncias seu suplemento de glicina contém antes de comprá-lo. Há um número crescente de produtos que não contêm aditivos em suas fórmulas e são de origem vegetal. Verifique sempre a lista de ingredientes!

O glicinato de magnésio é mais solúvel, mais biodisponível e melhor absorvido do que outros suplementos. Portanto, também é mais gentil no intestino. (Fonte: Fizkes: 36300396/ 123rf)

Taste

Este fator é um fator determinante para muitos ao comprar um suplemento de glicinato de magnésio, mesmo impedindo alguns de comprar certas marcas.

Em cápsulas e comprimidos o sabor não é perceptível. No entanto, na forma de pó, isso é mais evidente. Se isto for importante para você, pergunte se o produto tem algum sabor. Se a rotulagem não indicar isso, você pode sempre verificar as revisões do produto. Na maioria das críticas, os usuários falam abertamente sobre o que eles gostaram e não gostaram do suplemento. Se há muitas reclamações sobre o sabor, você sabe qual evitar.

Resumo

Para pessoas com deficiência de magnésio, suplementos de glicinato de magnésio são uma alternativa incrível. Na maioria dos casos, eles não causam angústia gastrointestinal. Como um dos suplementos mais bem absorvidos, eles também são uma das melhores opções ao escolher tal produto.

É freqüentemente usado por pessoas com baixos níveis de magnésio devido às condições de saúde. No entanto, ele traz benefícios abrangentes para o corpo de muitas pessoas. Se seu médico o prescreveu, você agora sabe como fazer a melhor escolha.

Se você achou este artigo útil, por favor compartilhe-o para que mais pessoas possam aprender sobre os benefícios do glicinato de magnésio. Se você já usou este suplemento, diga-nos: Que mudanças você notou?

(Fonte da imagem em destaque: Jeshoots: 576831/ Pexels)

Referências (17)

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Por que você pode confiar em mim?

Artículo científico
Eby GA, Eby KL. Rapid recovery from major depression using magnesium treatment. Medical Hypotheses [Internet]. 2006 [2021];67(2):362–70.
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Libro electrónico
Eby GA, Eby KL, Murk H. Magnesium in the Central Nervous System [Internet]. NCBI. University of Adelaide Press; 2011 [2021].
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Ensayo clínico
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Artículo especializado
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