Ultima atualização: 24 de setembro de 2021

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Bem-vindo ao nosso grande teste de glutamina 2021. Aqui nós apresentamos todos os produtos de glutamina que testamos em detalhes. Nós compilamos informações detalhadas e adicionamos um resumo das opiniões dos clientes na internet.

Nós queremos facilitar sua decisão de compra e ajudar você a encontrar a melhor glutamina para você.

Você também pode encontrar respostas para as perguntas mais freqüentes em nosso guia. Além disso, você também encontrará algumas informações importantes nesta página que você definitivamente deve prestar atenção se você quiser comprar glutamina.




O mais importante

  • A glutamina é um aminoácido semi-essencial e é tomada adicionalmente através de suplementos para apoiar a auto-síntese quando sob estresse.
  • Se você está resfriado ou sob muito estresse físico ou mental, você pode tomar L-glutamina para apoiar o seu sistema imunológico.
  • A glutamina também é usada para problemas intestinais, pois tem um efeito positivo sobre a mucosa intestinal.

Glutamina: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas que você deve se fazer antes de comprar glutamina

O que é L-glutamina?

Antes de mais nada, você deve saber que glutamina e L-glutamina significam a mesma coisa. Entretanto, a forma simplificada da glutamina torna a leitura mais fácil.

Empurrar seus limites e sair regularmente de sua zona de conforto significa desenvolver e crescer - isto pode levar a uma deficiência de glutamina. (Fonte da imagem: unsplash.com / Hu Chen)

E isso nos leva ao cerne da questão do que é realmente a glutamina. Os seres humanos precisam de aminoácidos. Existem aminoácidos que são absorvidos apenas através dos alimentos e aqueles que são produzidos pelo corpo.

Há um risco de deficiência de glutamina, especialmente durante sessões de treinamento intensivo, estresse constante ou doença.

Durante estas fases, o corpo decompõe uma quantidade particularmente grande de glutamina. Portanto, faz sentido dar uma olhada mais de perto na glutamina.

Estes últimos são aminoácidos semi-essenciais. A glutamina também pertence a este grupo. Neste processo de auto-sintese, entretanto, pode ocorrer uma necessidade maior de glutamina em certos casos.

A glutamina é um excelente suplemento para repor o equilíbrio dos aminoácidos.

Como funciona a glutamina e para quem ela é útil?

A glutamina assegura que as reservas de energia de seus músculos sejam reabastecidas mais rapidamente.

Essas lojas de energia, que são chamadas de lojas de glicogênio no jargão técnico, são particularmente estressadas durante o esforço físico. Você já deve ter ouvido falar de glutamina em conexão com os atletas. Atletas frequentemente tomam o aminoácido para manter seu desempenho. (1)

O critério mais importante para um alto desempenho sustentado é uma fase de recuperação rápida. Seus músculos precisam de um certo tempo para se recuperar do exercício.

É difícil ou impossível reabastecer as lojas de glicogênio com alimentos com rapidez suficiente durante o alto esforço. Se suas lojas de glicogênio estão vazias, você tem pouca energia.

De seus dias de escola, você ainda deve se lembrar como a glicose ajudou em fases tão cansadas e desgastantes. Entretanto, a grande desvantagem é o alto número de calorias que a glicose traz consigo.

Embora a glicose ajude a reabastecer suas reservas de glicogênio e lhe dê o tão necessário impulso energético, ela infelizmente se torna bastante insalubre para seus níveis de açúcar no sangue a longo prazo. A glutamina é uma escolha melhor para isso. (2, 3)

Vamos ficar com o exemplo de fases cansadas e fatigadas. Os exames são estressantes e os turnos noturnos não são incomuns.

Quando a concentração diminui, muitos se voltam para remédios perigosos, como o medicamento ADHD. Gostaríamos de sugerir que você, antes de tudo, se certifique de que você tenha um bom gerenciamento de tempo e durma bastante.

Isto pode salvar você de pegar um resfriado, que é causado pelo chamado fenômeno da janela aberta.

Você provavelmente já encontrou o fenômeno da janela aberta de uma forma ou de outra. É um risco aumentado de infecção após situações estressantes física ou mentalmente.

Este fenômeno de janela aberta ocorre tanto durante os exames quanto nos atletas durante sessões de treinamento intensivo, assim que ocorre uma fase de descanso. Portanto, é importante dormir bastante, comer uma dieta equilibrada e administrar bem o seu tempo.

Se você quer estar do lado seguro e fazer algo bom para o seu corpo, então tome um bom suplemento de glutamina.

Para saber se o suplemento pode ser interessante para você, nós compilamos uma lista de indicações. A L-glutamina tem um efeito positivo:

  • Infecções crônicas
  • Atividade esportiva intensiva (1)
  • Inflamação do estômago
  • Síndrome do intestino irritável
  • Terapia complementar em apoio à quimioterapia (4, 5)
  • Síndrome do estômago com vazamento
  • Depressão (3)
  • Imunodeficiência (6)

Além disso, a suplementação com L-glutamina é útil para uma dieta pobre em carboidratos, ou seja, uma dieta que permite poucos carboidratos na vida diária.

Em uma dieta pobre em carboidratos, seu corpo tem falta de glicogênio. Isso geralmente é absorvido através de carboidratos.

O suplemento dietético glutamina é uma alternativa simples às caras mudanças dietéticas para reabastecer suas lojas de glicogênio.

Uma dieta pobre em carboidratos significa evitar produtos à base de trigo e similares. No entanto, também pode abrir muitas receitas novas e deliciosas. Por exemplo, você pode preparar facilmente uma panela de vegetais saudáveis com um filete de alta qualidade. (Fonte de imagem: unsplash.com / Louis Hansel)

Que efeitos colaterais e interações a glutamina tem?

Se você é dependente de medicação, recomendamos que você consulte primeiro seu médico, como com qualquer suplemento dietético.

Sua saúde e bem-estar devem ser sua primeira prioridade. Especialmente se você sofre de doença hepática grave, você não deve tomar glutamina.

A suplementação com glutamina pode afetar muito o processo de cura da sua doença.

Em estudos, os primeiros efeitos colaterais só ocorreram após 30 g por quilograma de peso corporal. A L-glutamina é, portanto, segura como suplemento, porque você simplesmente não será capaz de engolir 30 g de glutamina por quilograma de peso corporal.

Entretanto, se efeitos colaterais ocorrerem, eles se manifestam em sintomas tais como diarréia ou dores de cabeça.

Decisão: Que tipos de glutamina existem e qual é a mais adequada para você?

Se você quiser obter glutamina, há dois tipos de escolha:

  • Glutamina pura
  • Peptídeo de glutamina

Os diferentes tipos vêm cada um com vantagens e desvantagens. Dependendo do que você preferir, um tipo diferente é melhor para você. A seção seguinte irá ajudá-lo a decidir.

Quais são as vantagens e desvantagens da glutamina pura?

A glutamina é altamente concentrada e a quantidade que você precisa tomar é menor que o peptídeo de glutamina.

Com o suplemento glutamina, você pode assumir que ela é 100% glutamina pura. Com glutamina, você deve se limitar a cápsulas, comprimidos ou pó.

A relação preço-desempenho é melhor com a glutamina, pois os produtos são mais produtivos e, portanto, você obtém algo do seu produto por mais tempo.

No entanto, sua glutamina pode aglutinar, o que não é exatamente apetitoso. A vantagem das cápsulas é que você pode levá-las com você aonde quer que você vá, assim você também pode levá-las em viagem.

Nós compilamos as vantagens e desvantagens do pó de glutamina para você:

Vantagens
  • Absorção rápida pelo corpo
  • Vários sabores
  • Razão preço-desempenho muito boa
  • Longa vida útil
Desvantagens
  • Unhandy, pois tem que ser dissolvido
  • Pedaços apetitosos
  • Dosagem incômoda

E aqui você pode obter uma visão geral das vantagens e desvantagens das cápsulas e comprimidos de glutamina:

Vantagens
  • Também adequado para uso em movimento
  • Apenas 1 a 2 cápsulas diariamente necessárias
  • Sabor neutro
  • Cápsulas vegetais disponíveis
Desvantagens
  • Muitas vezes muitos aditivos
  • Mais caros que o pó
  • Processados por mais tempo pelo organismo

O que distingue o peptídeo glutamina e quais são as vantagens e desvantagens?

O peptídeo de glutamina consiste em 30% de glutamina e 70% principalmente alanina. Para alcançar a dose desejada de glutamina, você precisa seguir esta composição.

O peptídeo glutamina é, portanto, a combinação de glutamina e outro aminoácido. Normalmente, os peptídeos de glutamina são um hidrolisado de proteína de trigo com um teor médio de glutamina de cerca de 30%.

A grande vantagem do peptídeo glutamina é sua boa solubilidade em água e estabilidade em líquidos. Assim você pode preparar seu peptídeo de glutamina na água e bebê-lo mais tarde.

Esta opção não está disponível com glutamina pura. Além disso, o peptídeo glutamina tem melhor resistência ao calor do que a glutamina.

Com peptídeo de glutamina, a maioria dos di- ou tripeptídeos são usados. Bons peptídeos, estes seriam di- e tripeptídeos, são absorvidos mais rapidamente pelo seu corpo do que aminoácidos livres, como é a glutamina.

Se você prefere bebidas prontas ou barras, o peptídeo de glutamina é uma escolha melhor.

Vantagens
  • Também adequado para quem está em viagem
  • Para os pequenos com fome ou sede no meio
  • Bom gosto
  • Pode ser processado rapidamente pelo organismo
Desvantagens
  • Muitas vezes muitos aditivos
  • Variante mais cara a longo prazo

Critérios de compra: Você pode usar estes fatores para comparar e avaliar a glutamina

A seguir, mostraremos quais aspectos você pode usar para decidir entre os muitos produtos de glutamina.

Os critérios que você pode usar para comparar produtos de glutamina incluem:

  • Forma de dosagem
  • Aditivos
  • País de origem
  • Intolerância

Nos parágrafos seguintes, explicaremos o que é importante em cada um dos critérios para ajudar você a tomar sua decisão de compra.

Formulário de dosagem

Você pode escolher entre cápsulas, comprimidos, pó, bebidas ou barras.

Note que o peptídeo de glutamina é melhor absorvido em barras ou bebidas, enquanto a glutamina é melhor absorvida em cápsulas, comprimidos ou em pó.

Você pode encontrar as vantagens e desvantagens de cada forma no capítulo: Decisão: Que tipos de glutamina existem e qual é a certa para você?

Aditivos

Se os aditivos são um espinho no seu lado ou você simplesmente não pode tolerá-los, então você tem opções limitadas com bebidas e barras. A glutamina em pó geralmente tem o menor ou o menor número de aditivos. Basta filtrar os aditivos em sua busca online para obter a glutamina certa.

Muitas vezes há aditivos como intensificadores de sabor, corantes, conservantes ou mesmo adoçantes que também podem aumentar a contagem de calorias. Em contraste, no entanto, há também bons aditivos como BCAAs, vitaminas ou outros aminoácidos.

Dependendo do que você quer focar, você pode escolher uma glutamina com os ingredientes certos para você. Os suplementos de glutamina também incluem produtos veganos. Especialmente na forma de pó, você está no lado seguro.

Com cápsulas, há o risco de que a casca da cápsula seja feita de gelatina animal. Procure o rótulo "vegan" no seu produto.

País de origem

Um critério importante na sua busca pelo suplemento certo é o país de produção. É aconselhável olhar também para o país de produção. Se a sua glutamina é produzida na UE ou, melhor ainda, na Alemanha, você pode ter certeza de que ela está de acordo com os regulamentos locais.

Os suplementos alimentares estão sujeitos a rotulagem obrigatória e têm que atender a certos requisitos.

Estes são sensatos e servem para proteger você. Mesmo que um produto do exterior, como os EUA, possa ser significativamente mais barato, você paga o preço com a sua saúde. Além disso, a alfândega pode tirar seu produto de circulação ou você tem que pagar IVA adicional de importação ou taxas alfandegárias.

Isto, por sua vez, aumenta o preço total, que você pode realmente querer economizar. Finalmente, é questionável se o suplemento alimentar é ou não aprovado na Alemanha. Se não for, a alfândega confiscará sua glutamina, mesmo que você já tenha pago por ela.

A embalagem escrita em bom alemão é um bom indicador de um produto seguro. Você pode verificar a lista de ingredientes antes de comprar.

Intolerâncias

Não apenas aditivos indesejáveis, mas também intolerâncias como a intolerância à lactose e glicose ou a intolerância ao glúten restringem a dieta.

Suplementos alimentares são úteis aqui. No entanto, se eles também contiverem alergênios, isso só fica mais complicado para você. Neste caso, você tem a opção de usar glutamina, que não contém alergênios.

Fatos que vale a pena conhecer sobre a glutamina

Como e quando eu tomo a glutamina?

Você deve sempre tomar sua glutamina de acordo com as instruções da embalagem. Para cápsulas, muitas vezes são 2 - 4 cápsulas por dia. Para pó, uma quantidade diária de 10-20 g é geralmente recomendada. Com um conteúdo de embalagem de 500 g, seu produto durará mais de um mês. Você pode tomar sua glutamina como ela melhor se encaixa em sua rotina.

Não importa se você o faz pela manhã, à noite, antes ou depois do seu treino. O importante é que ele se encaixa bem no seu ritmo.

Até mesmo os amendoins contêm muita glutamina. Você pode até mesmo fazer sua própria manteiga de amendoim em casa. Tudo que você tem que fazer é adicionar óleo vegetal e amendoins sem sal em um liquidificador de alta potência e misturar. Sua manteiga de amendoim é livre de aditivos e versátil. (Fonte de imagem: unsplash.com / Olia Nayda)

Quais alimentos contêm glutamina?

Use a tabela abaixo para obter uma visão geral de quais alimentos você pode obter o quanto de glutamina. Nós listamos os alimentos na tabela à esquerda.

Alimentos Teor de glutamina em mg por 100 g
Soja 6490 mg
Amendoim 5630 mg
Farinha de espelta 5170 mg
Feijão mungo 4810 mg

Por que a glutamina tem cheiro de amônia?

Se o seu produto cheira a amônia, não é um bom sinal. Pode indicar um armazenamento inadequado. Além disso, é inaceitável engolir um produto que cheira a amoníaco. Nossa recomendação é devolver o produto.

Para estar no lado seguro, você pode experimentar um produto de glutamina de outra marca. Desta forma, há poucas chances de você encontrar uma glutamina que cheire a amoníaco novamente.

Fonte da imagem: 123rf.com / 65226004

Referências (6)

1. Jacqueline Carvalho-Peixoto, Robson Cardilo Alves, Luiz-Claudio Cameron. Glutamine and Carbohydrate Supplements Reduce Ammonemia Increase During Endurance Field Exercise. Appl Physiol Nutr Metab. 2007 Dec;32(6):1186-90.
Fonte

2. L I Arwert, J B Deijen, M L Drent. Effects of an Oral Mixture Containing Glycine, Glutamine and Niacin on Memory, GH and IGF-I Secretion in Middle-Aged and Elderly Subjects. Nutr Neurosci. 2003 Oct;6(5):269-75.
Fonte

3. Younghyurk Lee, Hyeonwi Son, Gyeongwha Kim et al. Glutamine deficiency in the prefrontal cortex increases depressive-like behaviours in male mice. J Psychiatry Neurosci. 2013 May; 38(3): 183–191.
Fonte

4. Katharina S Kuhn, Maurizio Muscaritoli, Paul Wischmeyer, Peter Stehle. Glutamine as Indispensable Nutrient in Oncology: Experimental and Clinical Evidence. Eur J Nutr. 2010 Jun;49(4):197-210.
Fonte

5. S Yoshida, A Kaibara, N Ishibashi, K Shirouzu. Glutamine Supplementation in Cancer Patients. Nutrition. 2001 Sep;17(9):766-8.
Fonte

6. P C Calder, P Yaqoob. Glutamine and the Immune System. Amino Acids. 1999;17(3):227-41.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Estudo científico
Jacqueline Carvalho-Peixoto, Robson Cardilo Alves, Luiz-Claudio Cameron. Glutamine and Carbohydrate Supplements Reduce Ammonemia Increase During Endurance Field Exercise. Appl Physiol Nutr Metab. 2007 Dec;32(6):1186-90.
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Estudo científico
L I Arwert, J B Deijen, M L Drent. Effects of an Oral Mixture Containing Glycine, Glutamine and Niacin on Memory, GH and IGF-I Secretion in Middle-Aged and Elderly Subjects. Nutr Neurosci. 2003 Oct;6(5):269-75.
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Younghyurk Lee, Hyeonwi Son, Gyeongwha Kim et al. Glutamine deficiency in the prefrontal cortex increases depressive-like behaviours in male mice. J Psychiatry Neurosci. 2013 May; 38(3): 183–191.
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Katharina S Kuhn, Maurizio Muscaritoli, Paul Wischmeyer, Peter Stehle. Glutamine as Indispensable Nutrient in Oncology: Experimental and Clinical Evidence. Eur J Nutr. 2010 Jun;49(4):197-210.
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S Yoshida, A Kaibara, N Ishibashi, K Shirouzu. Glutamine Supplementation in Cancer Patients. Nutrition. 2001 Sep;17(9):766-8.
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P C Calder, P Yaqoob. Glutamine and the Immune System. Amino Acids. 1999;17(3):227-41.
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