Imagem de uma laranja cortada com comprimidos sobre ela
Ultima atualização: 7 de junho de 2021

A gestação é um período cheio de dúvidas, especialmente para as mamães de primeira viagem. Assim que começam os sintomas de um resfriado a mulher se pergunta: grávida pode tomar vitamina C?

Selecionamos as melhores informações sobre essa vitamina na gestação para você ficar segura. Fique conosco até o fim!




Primeiro, o mais importante

  • A vitamina C é responsável pela absorção de ferro e também pela melhoria do sistema imune, dois pontos importantes a serem observados na gravidez.
  • A vitamina C é um nutriente encontrado em maior quantidade em frutas cítricas e alguns vegetais, especialmente folhas verdes escuro.
  • Ela pode ser ingerida através de alimentos ou suplementação, no segundo caso, o acompanhamento médico é fundamental.

Aprenda tudo sobre a vitamina C na gravidez

Sabemos que a vitamina C é um dos nutrientes recomendados quando um resfriado aparece. Por ajudar no sistema imune, também é aconselhada por alguns médicos durante a gestação. Mas atenção, nunca faça uso de suplementos na gestação sem orientação ou acompanhamento do seu médico ou nutricionista. Siga lendo para aprender mais!

Imagem mostra grávida comendo salada e tomando suco de laranja

Os alimentos podem fornecer a quantidade ideal de vitamina C por dia. (Fonte: Olena Yakobchuk / 123rf.com)

Recomendações dos melhores suplementos de vitamina C

Selecionamos algumas opções de vitamina C bem avaliadas por quem usa o suplemento. De qualquer forma, sempre converse com seu médico para usar qualquer vitamina, especialmente na gestação.

Qual a função da vitamina C?

A vitamina C é conhecida como um ótimo antioxidante, ou seja, ela protege as células da oxidação por conta da produção natural de radicais livres. Não é uma vitamina produzida pelo corpo, portanto, ela precisa ser ingerida através dos alimentos.

A vitamina C atua na absorção do ferro, prevenindo anemia.

Para uma mulher a dose recomendada é de 75 mg por dia, porém, na gestação essa dose deve ser entre 30 e 40% maior. De qualquer forma, ainda assim é possível receber essa quantidade de vitamina C através de uma dieta equilibrada, devendo o médico orientar sobre o consumo.

Entre suas principais funções, a vitamina C atua na absorção do ferro, auxilia na produção de colágeno, é fundamental para melhoria da imunidade e ainda faz a manutenção das paredes dos vasos sanguíneos.

Nas gestantes, a falta de vitamina C pode favorecer algumas complicações, como a anemia materna e a pré-eclâmpsia.

Vantagens
  • Atua na absorção do ferro
  • Auxilia na produção de colágeno
  • Ajuda a melhorar a imunidade
  • Importante na manutenção das paredes dos vasos sanguíneos
Desvantagens
  • Em excesso, pode causar crises de diarreia, cólica, dor abdominal e de cabeça

Grávida pode tomar vitamina C?

Sim, porém apenas quando necessário. A suplementação de vitamina C não é recomendada como procedimento de rotina para todas as gestantes, tendo em vista que não existem estudos suficientes que comprovem sua eficácia.

Em um artigo de orientação sobre a vitamina C na gravidez (1), Hernani Pinto de Lemos Júnior e André Luis Alves de Lemos, ambos médicos especialistas, escreveram:

Hernani Pinto de Lemos Júnior e André Luis Alves de LemosMédicos
"Infelizmente, o modismo e a falta de opções faz com que condutas sem evidências científicas sejam tomadas com frequência. [...] Inúmeros alimentos contêm a vitamina C e devem ser ingeridos diariamente, como vegetais folhosos, tomate, frutas cítricas etc. O aumento da dose diária recomendada em 30% a 40% de vitamina C na gravidez e amamentação pode ser feito por meio de uma alimentação melhor balanceada."

Sendo assim, o médico obstetra que acompanha a gestante pode indicar a suplementação de vitamina C em casos específicos, quando há uma deficiência na alimentação. De forma geral, é possível ingerir as doses recomendadas apenas através dos alimentos.

Quais os riscos da vitamina C em excesso na gravidez?

Mulheres com gravidez de alto risco devem tomar ainda mais cuidado com a suplementação de vitamina C. Embora existam poucos estudos, há indícios de que esse nutriente em excesso possa acarretar em uma rotura prematura de membranas, induzindo um parto prematuro em gestantes com pré-eclâmpsia, pressão alta e diabetes.

A rotura prematura das membranas é quando acontece antes da 37ª semana de gravidez, sendo que o ideal é aguardar pelo menos até 39 semanas de gestação. A prematuridade traz riscos para a mãe e o bebê. Quanto mais perto do termo a bolsa se rompe, melhor para ambos.

Alimentos ricos em vitamina C

Para ingerir a quantidade ideal de vitamina C por dia, basta apostar em uma dieta rica em frutas e verduras. Frutas cítricas e folhas escuras são os alimentos que possuem maior concentração desse nutriente.

Porém, não se deixe enganar pela fama da laranja. Uma pequena acerola contém quase cinco vezes mais vitamina C do que uma laranja média. Confira outras opções indispensáveis no seu cardápio:

Alimento Porção Quantidade de vitamina C
Acerola Uma frutinha Cerca de 230 mg
Goiaba Uma fruta grande Cerca de 220 mg
Kiwi Uma fruta Cerca de 90 mg
Mamão Uma fatia média Cerca de 80 mg
Brócolis Uma flor média Cerca de 60 mg
Laranja Uma fruta média Cerca de 50 mg

Receita caseira rica em vitamina C para acabar com resfriado

Aposta em um suco caseiro para turbinar a ingestão de vitamina C em momentos de resfriado. Selecionamos uma receita para todas as pessoas, inclusive as gestantes.

Ingredientes:

  • Um copo de acerolas
  • Duas laranjas
  • Um limão
  • Mel
  • Própolis

Como fazer:

  1. Esprema duas laranjas em um espremedor para aproveitar bem o sumo delas
  2. Bata as acerolas com o suco dessas laranjas em um liquidificador
  3. Se ficar muito consistente e você gosta mais líquido, adicione um pouco de água
  4. Coloque o suco em um copo e esprema o limão diretamente nesse suco
  5. Adicione uma colher de mel e duas gotas de extrato de própolis
  6. Agora é só mexer bem e tomar.

Copo de suco de laranja com as frutas partidas em fundo

O suco de laranja com outros frutos ricos em vitamina C é uma ótima fonte desse nutriente. (Fonte: Olena Yakobchuk / 123rf.com)

Resumo

A vitamina C é conhecida como um ótimo antioxidante. Ela ajuda na absorção do ferro, prevenindo anemia. Na gestação, é possível ingerir a quantidade diária através de uma alimentação equilibrada.

A suplementação deve ser feita em casos especiais e sempre recomendada pelo médico. Em caso de dúvidas, converse com seu obstetra!

(Fonte da imagem destacada: Diana Polekhina / Unsplash.com)

Referências (1)

1. Artigo de Hernani Pinto de Lemos Júnior e André Luis Alves de Lemos, para a Disciplina de Medicina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (Unifesp - EPM), Centro Cochrane do Brasil
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Orientação para proteção à gravidez: vitamina C e gravidez
Artigo de Hernani Pinto de Lemos Júnior e André Luis Alves de Lemos, para a Disciplina de Medicina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (Unifesp - EPM), Centro Cochrane do Brasil
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