Ultima atualização: 24 de setembro de 2021

Provavelmente todos que têm interesse em esportes já ouviram algo sobre o termo lactato. Muito poucos, no entanto, sabem o que é. Mais mencionado em relação ao esforço atlético ou ao desenvolvimento da dor muscular, o verdadeiro significado do lactato no corpo permanece desconhecido.

No artigo seguinte, nós resumimos as informações mais importantes sobre este tópico, que serão úteis não apenas para o seu conhecimento de base, mas também para a prática do seu esporte.




O que é lactato e como ele é produzido?

O lactato é um produto metabólico que o seu corpo produz durante a produção de energia. Seu corpo tem várias maneiras de produzir energia, cujos limites são fluidos. Normalmente, ele é principalmente aeróbico no músculo, ou seja, consome oxigênio, enquanto que as gorduras são queimadas principalmente em repouso.

Lactato é muitas vezes referido erroneamente como ácido láctico, que, a rigor, não existe no corpo humano. Ele é formado durante certos processos de produção de energia, mas imediatamente se decompõe em lactato e prótons.

O lactato é, portanto, na verdade, apenas o sal do ácido láctico, que é formado como um produto residual do ácido láctico. Este processo de formação de lactato ocorre no corpo humano principalmente quando o oxigênio absorvido através da respiração não é suficiente para atender às necessidades energéticas.

Lactato na produção de energia: aeróbico e anaeróbico

Durante o exercício diário normal ou atividade esportiva leve, seu corpo queima principalmente gorduras, mas é claro que também uma certa quantidade de carboidratos. Isto é feito com a ajuda da produção de energia aeróbica, que utiliza o oxigênio da respiração.

Embora este processo seja mais eficaz com queima de gordura no corpo, ele é muito mais lento do que com carboidratos, ou seja, açúcares. Quanto mais intenso o exercício, mais carboidratos são queimados em comparação com as gorduras.

Durante o exercício de alta intensidade, em certo ponto o oxigênio não é mais suficiente para fornecer energia para contrações musculares rápidas, por exemplo. Portanto, seu corpo liga o metabolismo anaeróbico da glicose sem o uso de oxigênio, que produz o lactato como produto final.

Formação e acúmulo de lactato

No metabolismo anaeróbico, a glicose é decomposta em piruvato dentro da glicólise, como o processo de fornecimento de energia é chamado. Durante alto esforço, este pirúvio deve ser posteriormente decomposto em lactato por razões químicas, a fim de manter os processos de produção de energia funcionando.

Portanto, a glicose é finalmente decomposta em ácido láctico, que então produz o lactato. Em princípio, o lactato já é eliminado, em certa medida, durante o exercício. Quando esta eliminação do lactato e a produção anterior estão em equilíbrio, isto é chamado de "estado estável".
Um estado estável

é um equilíbrio de formação e degradação no metabolismo do lactato, no qual não é de se esperar produção líquida de lactato.

Após um certo período de esforço ou uma certa intensidade de esforço, mais lactato é produzido do que pode ser decomposto. Este acúmulo é frequentemente referido como sobre-acidificação dos músculos.

Neste caso, o sistema de decomposição do lactato é sobrecarregado pela alta quantidade de lactato produzida. Como resultado, a glicólise, ou seja, o processo de produção de energia, é severamente inibido ou chega a um impasse. Seus músculos ficam cansados e seu desempenho diminui.

Um acúmulo de lactato durante o treinamento de endurance leva à exaustão prematura. A razão para isso é que os músculos se tornam excessivamente acidificados. ernestoeslava / pixabay.com

A formação de lactato pode ser evitada?

A formação de lactato não pode ser evitada, porque seu corpo sempre produz uma certa quantidade de lactato.

Entretanto, se você não fizer exercícios muito intensos, o lactato é quebrado novamente com a mesma rapidez com que foi construído anteriormente. Além disso, você pode garantir através de treinamento que seu corpo tolera melhor o lactato.

Como o lactato é quebrado?

Como já mencionado, o lactato é quebrado durante o exercício. Ele é convertido de volta à forma anterior de piruvato e utilizado tanto nos músculos esqueléticos quanto no músculo cardíaco. Para o coração, o lactato sob estresse é um fator importante para atender às necessidades energéticas.

A literatura científica descreve o coração como sendo capaz de cobrir até 60% de suas necessidades energéticas durante o exercício com a ajuda do lactato. No fígado, o lactato também é posteriormente convertido em glicose via piruvato e assim convertido de volta em energia. Este processo é chamado de gluconeogênese.

Lactato no corpo: valores normais e de referência

Em princípio, o lactato é sempre determinado a partir do sangue. Para este propósito, o sangue total arterial ou venoso de adultos e o sangue capilar de recém-nascidos podem ser usados; existem valores de referência para todas as possibilidades.

De tempos em tempos, o lactato também é determinado no líquido cefalorraquidiano (LCR). Isto é necessário principalmente para diferenciar entre meningite aguda bacteriana e não bacteriana. A tabela a seguir mostra os valores normais para o conteúdo de lactato, subdivididos de acordo com as opções de amostragem.

Sampling Valor de referência
Recém-nascidos (sangue capilar) 2,4 - 20 mg/dl ou 0,27 - 2,2 mmol/l
Adultos e crianças
sangue total arterial 16 mg/dl ou 1,8 mmol/l
venoso sangue total 4,5 - 20 mg/dl ou 0,5 - 2,2 mmol/l
cerebrospinal fluid (adultos e crianças) 1 - 19 mg/dl ou 1,2 - 2,1 mmol/l

O que pode significar um valor de lactato alterado?

Como já mencionado, o lactato é produzido quando a energia é produzida sob deficiência de oxigênio, como durante uma intensa atividade esportiva. Mas de um ponto de vista médico, a deficiência de oxigênio também ocorre nos tecidos, por exemplo. A lista a seguir lhe dá uma impressão adicional do que valores alterados de lactato podem significar.

  • envenenamento severo do sangue ou choque
  • insuficiência cardíaca grave ou insuficiência cardiovascular
  • Insuficiência renal ou disfunção hepática
  • Doenças intestinais, como obstrução intestinal
  • Envenenamento com álcool ou monóxido de carbono

O que é um teste de lactato?

Um teste de lactato é geralmente entendido como um tipo de diagnóstico de desempenho, mas também é um método de exame médico. Do ponto de vista médico, basicamente envolve apenas a coleta de amostras de sangue e depois a determinação da concentração de lactato no sangue.

Do ponto de vista da ciência do esporte, é um teste de desempenho padronizado de resistência com um aumento gradual da carga, geralmente em um ergômetro ou esteira rolante.

Razões para realizar uma medição de ácido láctico

Devido ao fato de que o ácido láctico é produzido durante a quebra da glicose sem oxigênio, existem razões médicas para realizar um teste de ácido láctico, além da medição de diagnóstico de desempenho no esporte.

Na medicina, o lactato é um marcador da deficiência de oxigênio em um tecido, que pode ser a causa de certos problemas médicos. Os pontos a seguir mostram algumas das razões pelas quais um teste de lactato é necessário.

  • Avaliação do curso do choque circulatório
  • Esclarecimento de estados de hiperacidez pouco claros
  • Avaliação de um grave subabastecimento de oxigênio aos tecidos, por exemplo, na insuficiência cardíaca
  • Diagnóstico da oclusão vascular
  • Reconhecimento da angústia fetal durante o nascimento

Em medicina esportiva ou ciência do esporte, uma medida de lactato é usada para determinar o desempenho de resistência individual dos atletas.

Realizando um teste de desempenho de ácido láctico

Um teste de desempenho de ácido láctico é uma atividade esportiva muito extenuante para a pessoa a ser testada, até o ponto de exaustão. Após uma discussão e um breve check-up com a coleta de dados antropométricos como altura, peso ou pulso de repouso, a medição propriamente dita é iniciada.

Uma análise de lactato é sempre realizada como um teste de estresse gradual na esteira ou ergômetro, combinado com uma amostra de sangue no final de cada nível de estresse. Por exemplo, um teste ergométrico começa em 50 watts e é aumentado em uma voltagem constante a cada três minutos.

Entretanto, antes que o nível de intensidade seja aumentado, o sangue é retirado do ouvido ou do dedo do atleta para determinar o valor do lactato de sangue. O ritmo cardíaco é medido ao mesmo tempo. O teste termina quando o atleta pára de se exercitar devido à exaustão.

Análise do lactato e esporte

Limiares de lactato e o que eles nos dizem

Após a realização dos diagnósticos de desempenho do lactato, os resultados são avaliados e os chamados limiares de lactato podem ser lidos a partir deles. Estes resultam em uma curva de desempenho do lactato a partir da velocidade, freqüência cardíaca e dos valores do lactato.

O chamado limiar aeróbico, também chamado de lactato de base, é bastante controverso neste entendimento, mas útil para explicação. Na fisiologia do desempenho, isto é entendido como a menor intensidade de esforço no qual um aumento no valor do lactato comparado ao valor de repouso pode ser medido pela primeira vez.

O limiar anaeróbico, por outro lado, é a maior intensidade de carga possível que pode ser alcançada apenas no "estado estacionário". Durante anos foi postulado que este limite deveria se nivelar em torno de 4 mmol/l, mas na prática ele varia mais ou menos de pessoa para pessoa.

Quando o limiar anaeróbico é atingido ou excedido, o "estado estável" não pode mais ser mantido; pequenos aumentos no desempenho levam a um aumento acentuado na concentração de lactato, o que pode rapidamente levar ao término do exercício.

Significado dos limiares de lactato para treinamento atlético

A vantagem dos limiares de lactato determinados é a possibilidade de recomendações individuais de treinamento, já que esses limiares são diferentes para cada pessoa, como já descrito. Por esta razão, o limiar anaeróbico individual (IANS) é determinado para cada atleta dentro de um diagnóstico de desempenho de ácido láctico em relação ao treinamento atlético.

Posteriormente, uma classificação das faixas de treinamento é feita em porcentagens do limiar anaeróbico individual, variando do treinamento básico de endurance até o endurance específico da competição. Estes são definidos pelos valores de freqüência cardíaca medidos durante o diagnóstico, com base nos quais o treinamento pode então ser realizado.

  • Exercícios abaixo do IANS podem ser mantidos por muito tempo, porque o suprimento de energia anaeróbica não atinge um nível no qual ocorre um excedente de lactato.
  • As cargas no IANS, ou seja, ligeiramente abaixo ou acima dele, são as cargas relativamente mais altas que podem ser sustentadas a longo prazo.
  • Cargas acima do IANS só podem ser sustentadas por um curto período devido ao fornecimento de energia anaeróbica.

O treinamento na faixa de limiar anaeróbico é particularmente importante para o treinamento de enduro. A medicina esportiva tem mostrado que a supercompensação, ou seja, um aumento significativo no desempenho de resistência, é possível nesta faixa, à medida que a concentração de enzimas envolvidas no metabolismo da energia aeróbica aumenta.

O treinamento de endurance ideal é projetado com base em um teste de lactato. Isso permite que o limiar de lactato seja deslocado para cima. skeeze / pixabay.com

O que é tolerância ao lactato?

A tolerância ao lactato já foi brevemente mencionada, mas será descrita em mais detalhes aqui. Nos esportes, a tolerância ao ácido láctico é a capacidade de realizar fisicamente mesmo que o ácido láctico já tenha se acumulado no corpo.

Você pode aumentar a tolerância ao lactato com treinamento direcionado e regular, por exemplo, com treinamento intervalado na faixa de limiar anaeróbico. Tenha sempre em mente que tal treinamento é muito extenuante e requer regeneração suficiente.

Esse treinamento não só aumenta sua tolerância ao lactato, mas também melhora seu fornecimento de energia.

Desta forma, você otimiza a produção de energia aeróbica para que a produção de energia anaeróbica, que produz lactato, seja iniciada muito mais tarde. Assim, como já descrito, uma formação geral de lactato não pode ser evitada, mas o excesso de lactato pode ser retardado

O lactato está envolvido no desenvolvimento da dor muscular?

Por muitos anos, uma tese para o desenvolvimento da dor muscular foi que a sobre-acidificação através do lactato é responsável pela dor muscular que se desenvolve. É um fato que os músculos se tornam excessivamente ácidos devido ao acúmulo de lactato. No entanto, agora foi refutado que isto também causa dor muscular.

É bem conhecido que a dor é menos comum em esportes com altos níveis de lactato. A dor muscular ocorre principalmente no treinamento de peso, onde os níveis mais baixos de lactato são normais.

Além disso, o lactato é quebrado novamente apenas 20 minutos após o exercício, enquanto que a dor muscular não ocorre até horas após o exercício. Isto é causado durante o treinamento duro por pequenas lágrimas em componentes dos músculos, que irritam as terminações nervosas.

A medição do lactato é adequada para atletas recreativos?

Interpretar os resultados do diagnóstico do lactato envolve um grande esforço, porque as conclusões devem ser bastante precisas para garantir um treinamento adequado.

Para que isso seja o mais preciso possível, o comportamento individual do atleta em relação ao lactato deve ser examinado em um teste de múltiplos estágios e observado ao longo do tempo para detectar as adaptações. Portanto, a medição do lactato raramente vale a pena para os atletas recreativos. Para controle de carga em esportes recreativos, a medição da freqüência cardíaca é mais do que suficiente.

Conclusão - Tudo o que você precisava saber sobre o lactato

Durante anos o lactato foi visto como um resíduo indesejável do metabolismo que reduz o desempenho. Entretanto, deve-se notar que, por um lado, é um importante transportador de energia para algumas estruturas e, por outro, pode ser o ponto de partida para melhorias no desempenho de enduro.

Além disso, diz-se que o lactato tem funções de controle na cicatrização de feridas e na formação de novos vasos sanguíneos.

Entretanto, é importante conhecer seus limites individuais ao competir no esporte. Isto porque o metabolismo só pode tolerar uma certa quantidade de lactato antes que a produção de energia tenha que ser cortada.

Fonte da imagem: unsplash.com / Braden Collum

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