Ultima atualização: 24 de setembro de 2021

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Maltodextrin é um dos suplementos dietéticos mais populares para fisiculturistas e atletas competitivos, juntamente com o Whey e Creatine. Ela promete fornecer energia ao corpo na forma de carboidratos diretamente após o exercício. Também se diz que o Maltodextrin ajuda a construir massa muscular e fornece mais força muscular.

Nosso teste de maltodextrina 2021 destaca os benefícios e possíveis efeitos colaterais do suplemento dietético e entra em mais detalhes sobre para quem a maltodextrina é recomendada e quem deve possivelmente evitar tomar maltodextrina. Nós também lhe damos alguns conselhos de compra para ajudá-lo a encontrar o maltodextrin certo para você.




O mais importante

  • Maltodextrin está disponível com o equivalente de dextrose (DE) de 6, 12 e 19. Quanto maior o número, mais longo é o efeito da maltodextrina e mais forte é o poder adoçante.
  • Suplementos dietéticos como a maltodextrina devem ser considerados principalmente por atletas experientes e atletas competitivos. Os principiantes do Fitness Studio devem primeiro aprender sobre seu equilíbrio energético individual através de sua dieta normal.
  • As vantagens da maltodextrina incluem sua fácil digestibilidade e a combinação de carboidratos de maltose e dextrina.

Maltodextrina: nossa recomendação dos melhores produtos

Nesta seção nós olhamos em detalhes os produtos maltodextrin recomendados por nossos editores.

Critérios de compra e avaliação da maltodextrina

A seção seguinte trata dos critérios essenciais de compra e avaliação a serem considerados na compra da maltodextrina. A lista a seguir resume os critérios essenciais.

Ao comprar maltodextrina, é importante considerar em qual líquido você prefere a sua maltodextrina, qual o tamanho da oferta e se os aditivos foram enriquecidos na sua maltodextrina.

Prepare com água

Maltodextrin é muito solúvel em água. Além disso, a maltodextrina é neutra no sabor e, portanto, pode ser ingerida com a ingestão normal de água sem qualquer alteração no sabor.

Maltodextrin se dissolve muito bem em líquidos e não se aglomera.

Com maltodextrin 12 e especialmente com maltodextrin 19, no entanto, é importante notar que uma doçura sutil é adicionada às bebidas, apesar da falta de sabor. No entanto, se você preferir passar sem a doçura ao todo, a maltodextrina 6 é mais adequada, pois dificilmente há doçura para ser degustada.

Preparação com leite

Se você gosta de tomar sua maltodextrina em combinação com seu batido de proteína e apreciá-la com leite, você pode ficar tranquilo porque a maltodextrina também pode ser dissolvida no leite sem nenhum problema. Especialmente porque o leite geralmente é um pouco mais grosso, você deve tomar um cuidado especial ao comprar maltodextrina para que o pó não se amontoe.

Tamanho do pacote

A escolha do tamanho do pacote depende muito de sua experiência e de seu próprio uso de maltodextrina. Se você vem tomando maltodextrina há muito tempo, você pode construir um fornecimento de longo prazo com um pacote maior.

Dessa forma, você não precisa se preocupar em comprar um novo maltodextrin. Entretanto, se você quiser experimentar maltodextrina pela primeira vez, você deve optar por embalagens menores ou tamanhos experimentais. Com o tamanho menor da embalagem, você pode testar a eficácia e digestibilidade da maltodextrina para si mesmo sem estocagem excessiva.

Aditivos

Maltodextrin é naturalmente neutro no paladar. Entretanto, se você preferir um sabor mais doce, você pode procurar por aditivos como o aspartame. O aspartame é um adoçante que é controverso em termos de seu impacto na saúde.

Estudos mostram, entretanto, que não há uma conexão significativa entre o aspartame e as restrições de saúde. (1) No entanto, aqueles que acham o aditivo aspartame muito inseguro e podem passar sem um maltodextrina mais doce podem encontrar produtos que contenham maltodextrina pura.

Guia: Perguntas freqüentes sobre a maltodextrina respondidas em detalhes

Para informá-lo de forma abrangente sobre a eficácia da maltodextrina e para lhe dar uma compreensão do estado atual da ciência, resumimos todas as informações importantes para você nas seções seguintes.

O que é maltodextrina e como ela funciona?

Maltodextrin é um pó branco sem sabor que é usado na indústria alimentícia como agente espessante em inúmeros produtos, além de proporcionar um rápido fornecimento de energia para atletas competitivos. O termo consiste em maltose (açúcar maltado) e dextrina (dextrose). Devido à combinação de carboidratos, a maltodextrina promete um efeito particularmente alto no desempenho durante o esporte.

Maltodextrin é um pó branco e sem sabor (Fonte de imagem: HowToGym / unsplash)

Maltodextrin é usado principalmente por atletas de competição como uma fonte rápida de carboidratos. Os carboidratos obtidos através da maltodextrina ajudam o corpo a repor suas reservas de energia após o treinamento e a iniciar a fase de regeneração.

Além disso, a maltodextrina é um emagrecedor e construtor muscular, já que a maltodextrina induz uma alta liberação de insulina e assim ajuda a armazenar macronutrientes nas células musculares.

Quando e para quem é útil tomar maltodextrina?

Maltodextrin é adequado para atletas de competição experientes que conhecem a si mesmos e seu equilíbrio calórico. Os iniciantes esportivos inexperientes em particular podem cair na armadilha de ganhar muito peso com suplementos dietéticos como a maltodextrina. Os iniciantes do Fitness Studio em particular podem alcançar excelentes resultados com simples ajustes em sua ingestão alimentar e aprender sobre seu próprio equilíbrio calórico durante esta fase.

Vantagens Desvantagens
Bom suprimento de energia para os músculos Possivelmente muito ganho de peso
Ajuda no ganho de peso Nenhum micronutriente presente
Fornece os músculos com carboidratos rapidamente

Os três pontos a seguir explicam para quais grupos é recomendada a ingestão de maltodextrina: Se você estiver abaixo do peso: Se você estiver abaixo do peso e achar difícil atingir sua ingestão calórica individual ao longo do dia na forma de uma dieta balanceada, é recomendável que você tome suplementos dietéticos como a maltodextrina.

Para culturismo: Maltodextrin é particularmente adequado para fisiculturistas e atletas de força que estão em fase de musculação. Maltodextrin fornece facilmente um culturista na fase de massa com um excedente calórico, que é necessário para acumular força e massa muscular.

Maltodextrin é bom para que os atletas construam massa muscular. (Fonte de imagem: LYFE FUEL / unsplasch)

Além disso, os carboidratos adicionais ingeridos através da maltodextrina dão energia extra durante o extenuante treinamento de peso. No entanto, é debatido na ciência se uma ingestão adicional de carboidratos realmente tem um efeito positivo na hipertrofia muscular e na síntese de proteínas no corpo. (10)

Maltodextrin está disponível com um equivalente de dextrose (DE) entre 3 e 20, sendo os valores de 6, 12 e 19 os mais comuns. Quanto mais alto o valor DE, mais próximo a maltodextrina está do açúcar.

Para esportes de resistência: Especialmente quando se treina para uma maratona ou para o ciclismo, um fornecimento rápido de carboidratos é de particular importância. Maltodextrin pode ser uma ajuda adequada aqui. Maltodextrin tem a propriedade de ser rapidamente absorvido pelo sangue e assim fornecer aos músculos energia adicional em um curto espaço de tempo. Estudos comprovam o efeito positivo da maltodextrina no desempenho em esportes intensivos de resistência. (2) A tabela a seguir mostra qual maltodextrina é mais adequada para o seu esporte ou aplicação específica e quais benefícios eles trazem para o seu esporte.

Ganho de peso Musculação Esportes de resistência
Maltodextrina 6, 12 e 19 são melhores para o ganho de peso Maltodextrina 19 fornece a energia do corpo mais rapidamente e é, portanto, adequado para fisiculturistas após um treino Maltodextrina 6 é muito bom para atletas de resistência, pois o efeito só ocorre após cerca de 2 horas.
Maltodextrina facilita a obtenção de um excedente calórico e, assim, o ganho de peso Maltodextrina dá energia para mais força na academia e promete uma construção muscular eficiente Maltodextrina é mais adequado para maratonistas e ciclistas para longas sessões de treinamento de mais de 2 horas

Entretanto, o maltodextrin é menos útil para atletas muito inexperientes e iniciantes no treinamento de peso.

O maltodextrin pode ser tomado em combinação com outros suplementos dietéticos?

Durante a construção muscular, a maltodextrina pode ser tomada em combinação com a proteína em pó de sua escolha. A razão para isto é a liberação adicional de insulina. A insulina pode ser entendida como uma chave para a célula, que permite que macro e micronutrientes sejam armazenados na célula. Estudos comprovam a simbiose entre a proteína em pó, como o soro de leite, e uma alta ingestão de carboidratos na forma de maltodextrina. (3)

A maltodextrina e a proteína em pó fazem uma excelente combinação para um batido de ganho de peso. (Fonte de imagem: LYFE FUEL / unsplash)

Devido ao forte aumento da insulina, que é intensificado pela maltodextrina, a proteína é armazenada na célula muscular e o músculo pode se regenerar e se desenvolver da melhor maneira possível com a ajuda da proteína armazenada. Isto tem um efeito positivo sobre a massa muscular e a força. (3)

Quais são os diferentes tipos de maltodextrina?

Os tipos mais comuns de maltodextrina são maltodextrina 6, maltodextrina 12 e maltodextrina 19. Quanto maior o número, mais rapidamente a maltodextrina é metabolizada. Enquanto isto pode levar até 2 horas para a maltodextrina 6, a maltodextrina 19 já é metabolizada após 15 minutos.

Tipo Descrição
Maltodextrina 6 Maltodextrina 6 é ideal para atletas de resistência, como ciclistas, que precisam de um fornecimento de energia por até duas horas durante o treinamento.
Maltodextrina 12 Maltodextrina 12 é metabolizada relativamente rápido e fornece energia aos músculos muito rapidamente.
Maltodextrina 19 Maltodextrina 19 é mais rápida na corrente sanguínea e, portanto, é ideal como um remédio pós-treino para fisiculturistas e atletas de força.

Dependendo do seu esporte e foco, você deve decidir qual dos tipos de maltodextrina é melhor para você.

Como a maltodextrina deve ser dosada?

Ao tomar maltodextrina, é recomendado que um atleta competitivo consuma entre 0,5 e 1 grama de maltodextrina por quilograma de peso corporal para garantir uma ingestão adequada de carboidratos. O Maltodextrin é perfeito para a bebida pós-treino.

De acordo com este cálculo, um atleta que pesa 90 quilos deve consumir entre 45 e 90 gramas de maltodextrina após o exercício. Uma vez por dia ou após cada exercício é suficiente para obter um suprimento ideal dos carboidratos rápidos necessários após o exercício.

Quais alternativas existem para a maltodextrina?

  • Dextrose: Dextrose é um açúcar simples encontrado naturalmente nas frutas. Coloquialmente, dextrose também é chamada de açúcar de uva porque dextrose é encontrada em grandes quantidades na uva. Além do açúcar de malte, a dextrose é o outro componente da maltodextrina, mas ela também pode ser ingerida separadamente.
  • Dextrina cíclica: A dextrina cíclica é uma forma especial de carboidrato. Ela consiste de 6 a 8 moléculas de glicose e, ao contrário da maltodextrina, é disposta em forma de anel químico. Ele tem um efeito de melhoria de desempenho nos esportes competitivos semelhante ao da maltodextrina.
  • Farinha de aveia: A farinha de aveia é muito rica em carboidratos e fornece aos atletas energia suficiente similar à maltodextrina. Além disso, ao contrário da maltodextrina, a aveia tem muitos micronutrientes, tais como magnésio, ferro ou zinco. Comparada à maltodextrina, porém, a desvantagem da farinha de aveia é que ela não é uma fonte pura de carboidratos e geralmente constitui uma refeição completa. Portanto, se você quiser comer carboidratos rapidamente depois dos esportes, você deve recorrer à maltodextrina.

Quais efeitos colaterais podem ocorrer quando se toma maltodextrina?

Ao tomar suplementos alimentares, como maltodextrina, há a possibilidade de um efeito laxante se consumido em excesso. Além disso, existe a possibilidade de que o consumo excessivo possa resultar em um aumento da quantidade de gás no trato digestivo, o que pode levar ao desconforto e flatulência. (9)

Maltodextrin é facilmente digerível e normalmente não causa qualquer desconforto. No entanto, o consumo extremamente alto pode levar a distúrbios digestivos. Com relação à maltodextrina, no entanto, estudos têm mostrado que não ocorrem problemas digestivos. Pelo contrário, a maltodextrina em pequenas doses tem até mesmo um efeito positivo sobre a digestão. (4)

A maltodextrina pode ser usada para intolerâncias e alergias?

No caso da intolerância à frutose, a pessoa em questão é intolerante à frutose, que é encontrada principalmente em produtos naturais como mel ou frutas. (5) Na intolerância à lactose, faltam as enzimas necessárias para quebrar a lactose do açúcar do leite.

Isto leva a distúrbios digestivos. Entretanto, como a lactose não é um componente da maltodextrina, as pessoas com intolerância à lactose também podem consumir maltodextrina sem preocupação

[(6)

O sorbitol é um álcool de açúcar e é utilizado na fabricação de vários produtos na indústria alimentícia. Uma intolerância é quando o sorbitol não pode ou só pode ser absorvido parcialmente no sangue do intestino delgado.

Para garantir que você possa consumir maltodextrina mesmo com uma intolerância ao sorbitol, você deve certificar-se de que nenhum adoçante tenha sido adicionado à maltodextrina.(7)

O glúten é uma proteína encontrada principalmente em cereais como o trigo, cevada, espelta e centeio. espelta ou centeio. As pessoas com intolerância ao glúten sofrem graves problemas digestivos ao consumir glúten. Como a maltodextrina pertence aos carboidratos, é seguro para pessoas com intolerância ao glúten consumi-la.(8)

Bildquelle: piotrkt / 123rf

Referências (10)

1. Sathyapalan T., Thatcher N. J., Hammersley R., Rigby A. S., Pechlivanis A., Gooderham N. J., et al. (2015). Aspartame sensitivity? A double blind randomised crossover study. PLoS One 10, e0116212. 10.1371/journal.pone.0116212
Fonte

2. Malfatti, Carlos & Laat, Erivelton & Soler, Larissa & Bronkhorst, Irene & Pacheco, Vanessa & Funez, Eduardo & Pavlak, João & Da Silva, Luiz & Osiecki, Raul. (2011). Maltodextrin's Effect on the Performance of Elite Mountain Biking Athletes During Simulated Competition and on Power Output at the Ventilatory Threshold. Human Movement. 12. 10.2478/v10038-011-0023-9.
Fonte

3. Hulmi, J.J., Laakso, M., Mero, A.A. et al. The effects of whey protein with or without carbohydrates on resistance training adaptations. J Int Soc Sports Nutr 12, 48 (2015). https://doi.org/10.1186/s12970-015-0109-4
Fonte

4. Abellán Ruiz, M.S., Barnuevo Espinosa, M.D., Contreras Fernández, C.J. et al. Digestion-resistant maltodextrin effects on colonic transit time and stool weight: a randomized controlled clinical study. Eur J Nutr 55, 2389–2397 (2016). https://doi.org/10.1007/s00394-015-1045-4
Fonte

5. Fedewa A., Rao S.S. Dietary fructose intolerance, fructan intolerance and FODMAPs. Curr. Gastroenterol. Rep. 2014;16:370. doi: 10.1007/s11894-013-0370-0.
Fonte

6. Deng Y., Misselwitz B., Dai N., Fox M. Lactose intolerance in adults: Biological mechanism and dietary management. Nutrients. 2015;7:8020–8035. doi: 10.3390/nu7095380.
Fonte

7. Jeffrey S. Hyams, Sorbitol Intolerance: An Unappreciated Cause of Functional Gastrointestinal Complaints, Gastroenterology, Volume 84, Issue 1, 1983, Pages 30-33
Fonte

8. Maria Teresa Bardella, Clara Fredella, Valeria Saladino, Cristina Trovato, Bruno Mario Cesana, Maurizio Quatrini & Luigia Prampolini (2005) Gluten intolerance: Gender- and age-related differences in symptoms, Scandinavian Journal of Gastroenterology, 40:1, 15-19, DOI: 10.1080/00365520410008169
Fonte

9. Junaida Astina & Suwimol Sapwarobol (2019) Resistant Maltodextrin and Metabolic Syndrome: A Review, Journal of the American College of Nutrition, 38:4, 380-385, DOI: 10.1080/07315724.2018.1523028
Fonte

10. Figueiredo, V.C., Cameron-Smith, D. Is carbohydrate needed to further stimulate muscle protein synthesis/hypertrophy following resistance exercise?. J Int Soc Sports Nutr 10, 42 (2013). https://doi.org/10.1186/1550-2783-10-42
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Aspartame Sensitivity? A Double Blind Randomised Crossover Study
Sathyapalan T., Thatcher N. J., Hammersley R., Rigby A. S., Pechlivanis A., Gooderham N. J., et al. (2015). Aspartame sensitivity? A double blind randomised crossover study. PLoS One 10, e0116212. 10.1371/journal.pone.0116212
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Deng Y., Misselwitz B., Dai N., Fox M. Lactose intolerance in adults: Biological mechanism and dietary management. Nutrients. 2015;7:8020–8035. doi: 10.3390/nu7095380.
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Junaida Astina & Suwimol Sapwarobol (2019) Resistant Maltodextrin and Metabolic Syndrome: A Review, Journal of the American College of Nutrition, 38:4, 380-385, DOI: 10.1080/07315724.2018.1523028
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Is carbohydrate needed to further stimulate muscle protein synthesis/hypertrophy following resistance exercise?
Figueiredo, V.C., Cameron-Smith, D. Is carbohydrate needed to further stimulate muscle protein synthesis/hypertrophy following resistance exercise?. J Int Soc Sports Nutr 10, 42 (2013). https://doi.org/10.1186/1550-2783-10-42
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