Ultima atualização: 24 de setembro de 2021

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Os produtos multivitamínicos geralmente pertencem à categoria de medicamentos e suplementos alimentares e contêm várias vitaminas, minerais e oligoelementos.

Tomar preparados multivitamínicos só é necessário se a necessidade de vitaminas não puder ser atendida com a dieta e se houver uma deficiência. Em nosso grande teste multivitamínico 2021 você encontrará todas as informações que você precisa sobre produtos multivitamínicos.

Você não só aprenderá sobre os efeitos de diferentes vitaminas no corpo, mas também conhecerá alternativas simples do mundo da alimentação para cobrir suas necessidades vitamínicas.




O mais importante

  • Os produtos multivitamínicos são uma maneira fácil de compensar as deficiências vitamínicas. Com a ajuda deste suplemento alimentar, você pode tomar muitas vitaminas e minerais diferentes ao mesmo tempo.
  • As multivitaminas vêm tanto na forma líquida quanto na sólida. Enquanto as versões líquidas podem ser dosadas individualmente, os produtos sólidos duram mais tempo.
  • Tomar produtos multivitamínicos pode influenciar positivamente várias funções cerebrais e melhorar o humor, entre outras coisas. No entanto, a superdosagem também pode levar a vários efeitos colaterais, como prurido ou prisão de ventre.

Multivitamínico: nossa recomendação dos melhores produtos

Critérios de Compra e Avaliação para Multivitamínicos

Ao comprar produtos multivitamínicos, você pode prestar atenção a vários aspectos, tais como:

Ao fazer a escolha certa para você, você pode economizar dinheiro e também certificar-se de que você não dá ao seu corpo nada que ele não precise. Portanto, certifique-se sempre de que o produto é de alta qualidade e, se necessário, peça para ver os certificados do fabricante.

Forma de preparação / dosagem

Produtos multivitamínicos podem basicamente ser divididos em duas formas de dosagem diferentes. Por um lado, eles vêm na forma líquida e, por outro lado, na forma sólida. Há também diferentes tipos de preparações multivitamínicas, tanto entre as duas formas de dosagem quanto dentro de uma forma de dosagem.

A variedade de diferentes produtos multivitamínicos varia de comprimidos e cápsulas a gomas de ursinhos, gotas e bebidas. As preparações multivitamínicas mais convencionais são comprimidos.

Produtos alternativos, como gomas ou bebidas, são particularmente adequados para crianças. O tipo, bem como a forma de dosagem, acaba influenciando o preço do produto multivitamínico.

Dosagem

Dependendo do tipo de produto, a dose diária recomendada do multivitamínico varia. Você pode encontrar a dosagem recomendada para cada tipo de produto na embalagem ou no folheto da embalagem.

A dose diária recomendada não deve ser excedida!

Em princípio, a dosagem deve ser escolhida para que a necessidade diária dos micronutrientes individuais seja coberta e não excedida.

Para estar no lado seguro, discuta sempre com seu médico a ingestão recomendada. A Autoridade Européia de Segurança Alimentar (EFSA) estabeleceu um valor de referência para uma ingestão diária máxima geral. Isto representa a maior ingestão crônica total de um nutriente. O risco de efeitos adversos à saúde é considerado muito baixo.

Use

Os suplementos multivitamínicos são adequados para homens, mulheres e crianças. As necessidades de vitaminas de cada indivíduo são um fator determinante na necessidade e dosagem de produtos multivitamínicos.

Por exemplo, mulheres grávidas e atletas de competição têm necessidades fundamentalmente maiores. Os animais também têm uma certa necessidade de vitaminas, que pode ser atendida com a ajuda de preparados multivitamínicos para animais.

Os comprimidos ou gotas são frequentemente misturados com a comida usual para animais de estimação. Os produtos multivitamínicos podem promover várias funções nervosas em animais.

Se uma deficiência de vitaminas estiver presente, o uso de produtos multivitamínicos é essencial. O grupo de pessoas que precisam de mais vitaminas e dependem de suplementos inclui principalmente mulheres grávidas, fumantes e alcoólatras.

Ingredientes adicionais

As preparações multivitamínicas produzidas de forma pouco dispendiosa geralmente contêm mais aditivos do que os produtos multivitamínicos de alta qualidade. Entretanto, a qualidade dos ingredientes é mais importante do que a quantidade. Saiba com antecedência sobre todos os ingredientes do produto!

Suplementos alimentares, tais como preparações multivitamínicas, também podem conter elementos vestigiais. Alérgicos, vegetarianos e veganos em particular, devem considerar todos os ingredientes possíveis.

Por razões de espaço, raramente é possível listar todos os ingredientes na embalagem. No entanto, você deve encontrar uma lista completa e informações adicionais no site do respectivo produto.

Guia: Perguntas frequentes sobre multivitaminas respondidas em detalhes

Para lhe fornecer informações abrangentes sobre a eficácia dos produtos multivitamínicos e para lhe dar uma compreensão do estado atual da ciência, nós resumimos todas as informações importantes nas seções seguintes.

O que são produtos multivitamínicos e como eles funcionam?

Os produtos multivitamínicos contêm principalmente vitaminas importantes, como as vitaminas A, B12, C, D e E. Eles também contêm vários oligoelementos. Entretanto, os produtos multivitamínicos também contêm vários oligoelementos e minerais. Na maioria dos casos, os produtos multivitamínicos são classificados como medicamentos ou suplementos alimentares (1).

Nutriente tipo
Vitaminas complexos A, B, C, D, E, K
Minerais cálcio, magnésio, sódio, potássio, fósforo
Oligoelementos ferro, zinco, selênio, cobre, iodo, manganês, molibdênio, cromo

Nas seções seguintes, veremos alguns dos efeitos com mais detalhes.

Efeito na função cerebral

Para contrariar a constante apatia, tomar preparações multivitamínicas pode ajudar (2). A fadiga persistente é freqüentemente devida a uma deficiência de nutrientes. A este respeito, vários estudos mostram os efeitos positivos das multivitaminas no humor (3, 4).

Os produtos multivitamínicos também podem promover a memória e, portanto, são particularmente recomendados para pessoas idosas (5, 6). Não apenas pessoas mais velhas, mas também crianças podem sofrer de deficiência de vitaminas.

Uma ingestão adequada de vitaminas também pode ajudar a fortalecer as habilidades cognitivas e melhorar o humor na infância e adolescência (7).

Efeito na saúde dos olhos

À medida que envelhecemos, a visão declina principalmente devido à degeneração macular (8). Embora este processo não possa ser completamente evitado, ele pode ser retardado por suplementos multivitamínicos (9, 10).

Até agora, não há estudos que mostrem uma conexão direta entre olhos saudáveis e produtos multivitamínicos. Entretanto, com base em várias indicações, pode-se supor que as vitaminas também têm influência sobre a catarata do olho e reduzem o risco da doença (11).

Efeito na gravidez

Durante a gravidez, a necessidade de vitaminas aumenta. Portanto, as mulheres grávidas são recomendadas a tomar suplementos multivitamínicos. Há uma conexão entre uma dieta pobre em vitaminas durante a gravidez e um aumento do risco de aborto espontâneo.

Neste sentido, os produtos multivitamínicos não podem evitar o aborto espontâneo, mas podem reduzir o risco de aborto (12).

Multivitamin

As mulheres grávidas têm necessidades vitamínicas ligeiramente maiores do que a média. Os produtos multivitamínicos podem atender a essa necessidade como suplementos alimentares. (Fonte de imagem: freestocks / unsplash)

Além disso, produtos multivitamínicos podem influenciar a ocorrência de distúrbios de desenvolvimento na criança. Mulheres grávidas que atendem suas necessidades vitamínicas com a ajuda de suplementos multivitamínicos reduzem o risco de ocorrência de autismo (13).

Quando e para quem é útil tomar multivitaminas?

Como regra geral, só faz sentido tomar produtos multivitamínicos se a necessidade de vitaminas não puder ser coberta pela dieta. Assim, os produtos multivitamínicos servem como suplementos alimentares que podem prevenir ou compensar uma deficiência vitamínica.

Os produtos multivitamínicos servem como um suplemento à dieta e não como um substituto. Em princípio, os produtos multivitamínicos podem ser tomados por pessoas de todas as idades e sexos, assim como por animais.

Entretanto, deve-se levar em conta que os produtos multivitamínicos contêm um grande número de diferentes vitaminas, minerais e oligoelementos. Se houver uma deficiência de apenas uma vitamina, apenas essa vitamina deve ser suplementada.

Multivitamin

As deficiências vitamínicas podem levar à fadiga e à indiferença. Os produtos multivitamínicos podem contrabalançar isso. (Fonte da imagem: Abbie Bernet / unsplash)

Recomenda-se portanto o consumo de produtos multivitamínicos quando há uma deficiência de várias vitaminas ou minerais. Sintomas associados às deficiências, tais como fadiga ou apatia, podem ser tratados desta forma, por exemplo (14).

Quais efeitos colaterais podem ser causados pela ingestão de produtos multivitamínicos?

Não deve haver efeitos colaterais se você seguir as recomendações dadas na embalagem ou pelo seu médico. Apenas uma overdose de diferentes vitaminas pode causar efeitos colaterais diferentes. Por exemplo, uma dose muito alta de vitaminas A e C pode causar prurido. Vitamina E, beta-caroteno e selênio, por outro lado, podem causar constipação, diarréia e flatulência no caso de uma overdose (15).

Além disso, a ingestão excessiva de vitaminas contendo substâncias antioxidantes (por exemplo, vitamina A) pode causar efeitos colaterais preocupantes. Os antioxidantes podem afetar a vida útil e levar à morte prematura se houver uma overdose contínua (16).

Quais são os diferentes tipos de produtos multivitamínicos?

Os produtos multivitamínicos diferem significativamente em sua forma de administração.

Tipo Descrição
Produtos multivitamínicos em forma sólida produtos multivitamínicos comuns em forma sólida incluem comprimidos ou cápsulas, que devem ser tomados com fluidos suficientes
Produtos multivitamínicos em forma líquida sucos, gotas ou chá pertencem às variantes líquidas e podem ser consumidos sem aditivos adicionais

Discutiremos isso com mais detalhes nos próximos parágrafos.

Comprimidos ou cápsulas de multivitaminas

Os produtos multivitamínicos vêm em forma sólida principalmente como comprimidos ou cápsulas. Ursos gomosos multivitamínicos, que são especialmente adequados para crianças, também estão no mercado há algum tempo.

Multivitamin

Os produtos multivitamínicos podem vir de diferentes formas. As cápsulas geralmente podem ser tomadas sem problemas, mesmo no caso de intolerâncias. (Fonte da imagem: Nicolas Solerieu/ unsplash)

Os comprimidos multivitamínicos são um dos clássicos suplementos alimentares. As muitas vitaminas diferentes são prensadas em um comprimido sólido, o que é fácil de tomar. Você deve ter em mente que os comprimidos multivitamínicos também podem conter aditivos como a lactose.

Na forma de cápsulas, as vitaminas são circundadas por uma gelatina ou casca de celulose. As cápsulas multivitamínicas são, portanto, particularmente adequadas para pessoas que são intolerantes à lactose. Entretanto, uma dosagem auto-selecionada ou ajustada não é possível aqui; a cápsula deve ser consumida inteira.

Os ursos gomíferos multivitamínicos são particularmente preferidos pelas crianças. Eles se assemelham a doces familiares tanto na aparência quanto no sabor e, portanto, são comidos com prazer pelas crianças. Entretanto, há também um risco de overdose rápida. Portanto, os guardiões devem ficar de olho nas recomendações de ingestão para as crianças e verificá-las.

Vantagens
  • fácil de tomar
  • formas sem lactose disponíveis
  • adequado para crianças
  • vida útil relativamente longa
Desvantagens
  • aditivos (intolerâncias)
  • dosagem individual nem sempre administrada
  • risco de overdose com produtos de goma macia

Suco, gotas ou chá multivitamínicos

Há também diferentes produtos multivitamínicos na forma líquida como gotas, suco ou chá. A forma líquida é muito fácil e agradável de tomar porque você não precisa mastigar nada ou engolir peças grandes. Como o sabor também é muito agradável na maioria dos casos, há um risco de sobredosagem.

Produtos líquidos podem ser rapidamente consumidos em quantidades excessivas, o que pode causar efeitos colaterais.

Provavelmente a forma líquida mais conhecida é o suco multivitamínico.

Como isto já tem contato direto com a mucosa da boca, o efeito se instala mais rapidamente do que, por exemplo, com uma preparação que primeiro tem que ser dissolvida no estômago. Devido ao seu curto prazo de validade, o suco multivitamínico deve ser usado o mais rápido possível após a garrafa ter sido aberta.

Gotas multivitamínicas podem ser dosadas muito facilmente e tomadas puras ou misturadas com uma bebida. Outras formas líquidas como chá, pó ou pastilhas efervescentes, por outro lado, devem ser misturadas com água a fim de consumi-las.

Outros ingredientes também devem ser levados em conta aqui.

Vantagens
  • muito fácil de tomar
  • sabor agradável
  • adequado para crianças
  • dosagem individual possível
Desvantagens
  • aditivos (intolerâncias)
  • risco de overdose
  • vida útil não longa

Agora você conseguiu reunir muitas informações sobre o básico e a diversidade de produtos multivitamínicos. A seguir, gostaríamos de lhe fornecer mais informações sobre o uso de multivitaminas e possíveis alternativas.

Como as multivitaminas devem ser dosadas?

As vitaminas são essenciais para a manutenção da boa saúde. Entretanto, como o corpo não pode atender suas necessidades através de sua própria produção, as vitaminas também devem ser ingeridas com alimentos (1).

Para produtos multivitamínicos, a dosagem depende principalmente de suas circunstâncias atuais e estilo de vida. De acordo com o National Consumption Study II, entretanto, não se fala de uma deficiência geral de multivitamínicos, mas sim de vitaminas individuais. Uma grande parte da população alemã é deficiente em vitaminas B1, B2, B12, C, D, E ou ácido fólico (17).

Estes resultados são muito importantes para a dosagem correta ou para a necessidade de produtos multivitamínicos. Como os produtos multivitamínicos contêm várias vitaminas e também outros minerais, o consumo deve ser bem pensado. Se você tem uma deficiência de vitamina C, você deve usar produtos de vitamina C em vez de produtos multivitamínicos (16).

Se você tem uma deficiência de várias vitaminas, tomar produtos multivitamínicos faz mais sentido. Você deve sempre verificar isso com seu médico. Ele ou ela normalmente lhe dará a dosagem recomendada.

Caso contrário, você pode encontrar a dosagem recomendada na embalagem ou na bula da embalagem, que você pode usar como guia. A Autoridade Européia de Segurança Alimentar (EFSA) também definiu as quantidades máximas diárias de nutrientes.

Isto se refere à maior ingestão total crônica de um nutriente que não causa danos à saúde (18). Você também pode usar estas recomendações como um guia.

Quais alternativas existem para os produtos multivitamínicos?

Produtos multivitamínicos realmente só devem ser tomados se houver uma certa deficiência de várias vitaminas. No entanto, deficiências vitamínicas podem muitas vezes ser compensadas por uma dieta balanceada.

Multivitamin

As vitaminas devem ser consumidas principalmente através de alimentos naturais. Os pimentos amarelos, por exemplo, são uma fonte muito boa de vitamina C. (Fonte de imagem: Matthew T Rader / unsplash)

Abaixo listamos vários alimentos que são particularmente ricos em vitaminas: [

Fígado; B12, A; O fígado é a parte mais nutritiva de um animal e contém vitaminas assim como outros nutrientes essenciais como ferro, ácido fólico e cobre. A vitamina B12 desempenha um papel importante na saúde celular, cerebral e do sistema nervoso (20)[/tr].

.

.

Alimentos Vitaminas primárias Descrição
Kale K1, C Kale é muito rica em nutrientes e contém vitamina K1 e vitamina C, bem como muita fibra, manganês, vitamina B6, potássio e ferro. A vitamina K1 pode influenciar positivamente a coagulação do sangue, bem como a saúde dos ossos (19).
Mariscos B12 Mariscos como mexilhões e ostras são ricos em vitaminas, assim como potássio, selênio e ferro. Como mais vitamina B12 é recomendada após a idade de 50 anos, os mariscos são particularmente adequados para pessoas mais velhas (21)
sardinhas B12 Além das vitaminas, selênio e cálcio, as sardinhas também fornecem ácidos graxos essenciais ômega-3, que estão associados à melhoria da saúde cardíaca (22)
pimentos amarelos C Os pimentos amarelos estão entre as melhores fontes de vitamina C para nosso corpo. Vitamina C suficiente contribui para melhorar a função imunológica e reduzir o risco de várias doenças crônicas (23)

Referências (23)

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2. Harris E, Kirk J, Rowsell R, Vitetta L, Sali A, Scholey AB, Pipingas A. The effect of multivitamin supplementation on mood and stress in healthy older men. Hum Psychopharmacol. 2011 Dec;26(8):560-7. doi: 10.1002/hup.1245. Epub 2011 Nov 16. PMID: 22095836.
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Fonte

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Artigo científico
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Estudo científico
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Artigo científico
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Estudo científico
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Artigo científico
Weißenborn, A., Bakhiya, N., Demuth, I. et al. Höchstmengen für Vitamine und Mineralstoffe in Nahrungsergänzungsmitteln. J Consum Prot Food Saf 13, 25–39 (2018). https://doi.org/10.1007/s00003-017-1140-y
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Artigo científico
Cranenburg, E.C.M., Schurgers, L.J., Vermeer, C. Vitamin K: The coagulation vitamin that became omnipotent. 2007.
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Estudo científico
López Alonso M, Benedito JL, Miranda M, Castillo C, Hernández J, Shore RF. Toxic and trace elements in liver, kidney and meat from cattle slaughtered in Galicia (NW Spain). Food Addit Contam. 2000 Jun;17(6):447-57. doi: 10.1080/02652030050034028. PMID: 10932787.
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Artigo científico
Ryan-Harshman, M. & Aldoori, W. Vitamin B12 and health. Canadian Family Physician. April 2008, 54 (4), 536-541.
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Artigo científico
Jan L Breslow, n−3 Fatty acids and cardiovascular disease, The American Journal of Clinical Nutrition, Volume 83, Issue 6, June 2006, Pages 1477S–1482S, https://doi.org/10.1093/ajcn/83.6.1477S
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Artigo científico
Fabien Deruelle and Bertrand Baron.The Journal of Alternative and Complementary Medicine.Dec 2008.1291-1298.http://doi.org/10.1089/acm.2008.0165
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Resenhas