Ultima atualização: 3 de agosto de 2021

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Há algum tempo, o consumo de gorduras vegetais e óleos naturais tem sido popular, tanto na alimentação quanto na produção de cosméticos. Entre os mais populares está o coco, especificamente sua versão a óleo. Todos sabemos que é bom, mas sabemos exatamente para que serve?

Se você não sabe como responder a esta pergunta, continue lendo porque aqui está tudo o que você precisa saber sobre o óleo de coco.




A coisa mais importante a saber é:

  • O óleo de coco é rico em gorduras saturadas. Entretanto, nem todas essas gorduras são ruins, em particular as MCFAs, que são aquelas contidas neste óleo, podem ser muito benéficas para a nossa saúde.
  • Além de ajudar a combater a obesidade ou fatores de risco, como problemas cardiovasculares, o óleo de coco também pode ser usado para estimular o crescimento do cabelo e o rejuvenescimento da pele.
  • Se você tem problemas como diabetes ou pressão alta, é importante que você observe o seu consumo de óleo de coco, pois ele pode eventualmente levar a problemas de saúde.

Óleo de coco: nossas recomendações

Guia de compras: O que você precisa saber sobre óleo de coco

Se você está relutante em experimentar coisas novas e não está muito entusiasmado com a idéia de consumir um óleo que é composto principalmente de ácidos graxos, continue lendo. Este guia de compras contém todas as informações necessárias para fazer do óleo de coco seu melhor aliado.

Mujer con cabello dañado y aceite de coco natural sobre la mesa de madera contra un fondo claro

Além de ajudar a combater a obesidade ou fatores de risco como problemas cardiovasculares, o óleo de coco também pode ser usado para estimular o crescimento do cabelo e o rejuvenescimento da pele.(Fonte: Olga Yastremska: 125996310/ 123rf.com)

O que é óleo de coco?

Não se preocupe, você não está sozinho em sua relutância. Até relativamente recentemente, o consumo de coco era desaprovado entre dietistas e fisiculturistas devido ao seu alto teor de gordura saturada que não só o tornaria mais gordo, mas também seria prejudicial à sua saúde.

Se decompusermos a composição do óleo de coco e o compararmos com outros alimentos ricos em gordura, podemos ver que o óleo de coco tem mais gordura saturada do que a manteiga ou o óleo de palma.

Ácidos graus saturados Monoinsaturados Polinsaturados
Óleo de coco 92 % 6 % 2 %
Óleo de palma 45 % 45 % 10 %
Manteiga 58 % 39 % 3 %
Banha de porco 32 % 54 % 14 %

Quais são os benefícios do óleo de coco para a saúde?

Embora, como acabamos de ver, o óleo de coco é composto principalmente de ácidos graxos, nem todos os ácidos graxos são ruins. O óleo de coco em particular é um MCFA (Medium Chain Fatty Acid).

Estes tipos de óleos são atribuídos com múltiplos benefícios e podem ajudar pessoas com obesidade e até mesmo pacientes com patologias do sistema digestivo:

  • Na nutrição enteral e parental: É uma fonte rápida de energia.
  • Patologias do sistema digestivo: Em algumas patologias como insuficiência pancreática biliar ou síndrome do intestino curto, nós não nos beneficiaremos do mecanismo de absorção rápida.
  • Obesidade:
  • Aumento do efeito termogênico.
  • Aumento da saciedade e da oxidação.
  • Diminuição da lipogênese.
  • Menor gordura corporal total.

Quais são os benefícios do óleo de coco para a pele?

Uma das principais condições de pele que nossa pele normalmente sofre é a dermatite atópica. Não existem medicamentos para curar esta condição, mas vários medicamentos podem ser usados para tratá-la (corticosteróides, anti-histamínicos, imunomoduladores tópicos, etc.).

Um ensaio clínico conduzido em 117 crianças com dermatite atópica descobriu que a aplicação deste óleo na pele reduziu os sintomas em 68,23% de acordo com o índice de avaliação SCORAD (SCORing of Atopic Dermatitis), enquanto aqueles tratados com um óleo mineral reduziram seus sintomas apenas em 38,13%.

A melhora foi considerada excelente em 46% dos pacientes tratados com óleo de coco, enquanto apenas 19% dos pacientes tratados com óleo mineral igualaram sua eficácia.

Quais são os benefícios para o cabelo?

Devido às suas propriedades naturais hidratantes e anti-rugas, o óleo de coco pode ser usado para fazer aftersun, bálsamo labial ou condicionadores de cabelo.

Estudos comparando a eficácia do óleo de coco com outros óleos de cabelo mostraram que, por ser composto de triglicerídeos de ácido láurico e ter alta afinidade com a proteína da fibra, o óleo de coco tem uma penetração mais fácil na cutícula.

Imagen de un coco partido sobre mesa gris

O óleo de coco ajuda a deixar o cabelo brilhante e mais saudável. (Fonte: Louis Hansel: hvS7opPCU0Q/ Unsplash.com)

Posso usar o mesmo óleo para o meu cabelo e o resto do meu corpo?

Como vimos até agora, o óleo de coco é muito benéfico tanto para o cabelo quanto para o corpo, mas posso usar o mesmo tipo de óleo nessas áreas?

Há dois tipos diferentes de coco, virgem e refinado, e esses óleos têm aplicações diferentes. A que usamos tanto para o cabelo quanto para o resto do corpo é virgem.

Óleo virgem Óleo refinado
Extraído por processamento úmido com auxílio de meios mecânicos, sem refino químico e sem tratamentos térmicos Extraído por processamento seco, submetido a processos de alta temperatura, refino, neutralização, branqueamento e desodorização
Contém ácidos graxos de cadeia média Contém ácidos graxos de cadeia média
Contém compostos polifenólicos, tocoferóis e fitoesteróis Conteúdo de compostos fenólicos
Conteúdo de componentes biologicamente ativos (hormônios, tais como esteróides, testosterona, estrogênio e progesterona) Baixo conteúdo de componentes biologicamente ativos
Incolor, com aroma ácido, sabor doce e de nozes Amarelo, sem aroma perceptível, leve sabor salgado

O óleo de coco pode ser usado para emagrecer?

Um dos aspectos mais interessantes defendidos pelos consumidores de óleo de coco é suas propriedades emagrecedoras. Entretanto, deve-se lembrar que quando se perde peso é o total de calorias consumidas que importa.

É verdade que o óleo de coco é um alimento calórico, mas consumido com moderação pode ajudar a proporcionar saciedade. Suas gorduras "boas" são benéficas para nosso organismo.

Nesta tabela você encontrará alguns estudos que mostram as propriedades do óleo de coco para combater a obesidade.

Grupo testou Reference
20 voluntários da Malásia entre 20 e 60 anos de idade e um IMC de mais de 23kg /m2 (Liau, Lee, Chen e Rasool 2011)
Quinze crianças entre 13 e 18 anos de idade, índice de massa corporal inferior ao percentil 85 por idade e sexo (LaBarrie e St-Onge 2017)
Mulheres brasileiras, entre 20 e 40 anos, que não estavam na menopausa com IMC entre 30 e 39,9 e circunferência da cintura maior que 88cm (Oliveira-DeLira e al,2018)
Quinze mulheres adultas com excesso de gordura corporal (Valente et al.,2018)

Pode estimular o crescimento dos cílios?

Se você está procurando um remédio natural para o crescimento dos cílios, o óleo de coco é uma opção muito boa.

Este óleo é composto de gorduras polinsaturadas como o ácido linoleico, gorduras monoinsaturadas como o ácido oleico e gorduras suturadas como o ácido láurico, entre outras. Este óleo ajudará a nutrir profundamente seus cílios, fornecendo-lhes uma camada protetora contra a radiação solar e estimulando seu crescimento.

Coco juntu a aceite y sal en fondo blanco con gris

Óleo de coco ajuda no crescimento das cutículas dos cílios. (Fonte: Tiaja Drndarski: Bb8_yBkb_6E/ Unsplash.com)

Quais são as contra-indicações do óleo de coco?

Embora, como vimos, o consumo de óleo de coco seja muito benéfico para a nossa saúde. Há algumas contra-indicações que você deve estar ciente antes de começar a consumir este produto:

  1. Ele tem um alto teor de gordura saturada.
  2. Não recomendado para pessoas com colesterol LDL.
  3. Pode causar dificuldades de digestão e irritação da mucosa intestinal.
  4. Ele tem pouco valor nutricional, contém apenas vitamina E.
  5. Promove um aumento na pressão sanguínea.
  6. A produção de açúcar pode ser afetada pelo consumo contínuo de óleo de coco, se você é diabético você deve ser cuidadoso.
  7. Pode causar alergias na pele.

Critérios de compra

Ao comprar óleo de coco é importante levar em conta uma série de critérios para escolher o produto mais apropriado de acordo com suas necessidades. Aqui estão algumas idéias que você deve ter em mente ao escolher seu óleo de coco.

Tipo

A primeira coisa a ter em mente é como o óleo de coco foi obtido. Dependendo de sua pureza, podemos encontrar diferentes tipos de óleo:

Tipo Descrição
Virgin Oil É obtido diretamente da carne fresca do coco através de processos de fermentação
Pure Oil É obtido através da compressão do grão de coco seco em um moinho
Organic Oil É obtido a partir de cocos de palmeiras cultivadas em adubos orgânicos longe de fertilizantes e pesticidas, é extraído sem o uso de produtos químicos
Óleo Refinado Obtido após o refino, branqueamento e desodorização das partículas para remover odor e cor
Óleo Veicular Óleo neutro que não irrita a pele e serve como veículo para óleos essenciais que precisam ser diluídos

Preservação

Uma das vantagens do óleo de coco é que, sendo composto principalmente de ácidos graxos saturados, sua resistência à oxidação é muito alta. Isto torna difícil para ele se estragar, cheirar umidade ou estragar se mantido em um recipiente bem fechado.

A única coisa que devemos ter em mente para proteger nosso óleo é evitar expô-lo à luz direta do sol. A radiação pode afetar suas propriedades. Por esta razão, é aconselhável manter os potes bem cobertos em qualquer armário de cozinha e deixar apenas as pequenas quantidades que vamos usar ao alcance da luz. O óleo de coco é um alimento que muda de um estado líquido para um estado sólido muito facilmente, sem alterar suas características e propriedades de forma alguma:

  • Se quisermos que ele esteja em estado sólido, o óleo deve estar a uma temperatura abaixo de 21 graus Celsius (70 graus F).
  • Se quisermos que ele mantenha seu estado líquido, a temperatura deve estar entre 22 e 24 graus Celsius (72-75 graus F).

Aceite de coco con gotero sobre fondo rosa

Um dos aspectos mais interessantes defendidos pelos consumidores de óleo de coco é suas propriedades emagrecedoras. (Fonte: marctran: 97608946/ Unsplash.com)

Alergias

Embora a alergia ao óleo de coco não seja muito comum, é possível sofrer com ela, embora raramente se torne complicada. No caso de uma complicação, o paciente pode desenvolver anafilaxia, uma emergência com risco de vida que pode causar sibilância e dificuldade para respirar. Os sintomas mais comuns de alergia ao coco são

  • Náusea
  • Vomitando
  • Enxaquecas
  • Eczema
  • Diarréia
Você sabia que um truque para conseguir óleo de coco no verão com altas temperaturas é colocá-lo na geladeira? Não perderá nenhuma de suas propriedades e obteremos uma bebida refrescante.

Resumo

Se você está pensando em começar a levar uma vida saudável ou se você é um daqueles que já está cuidando de si mesmo há algum tempo, por que não optar pelo óleo de coco?

Embora este alimento seja composto principalmente de gorduras saturadas, os MUFAs o ajudarão a combater sua digestão e problemas intestinais. Óleo de coco também pode ser usado em cosméticos naturais. Se você usá-lo continuamente, você logo verá os resultados. Sua pele ficará mais macia e brilhante e seu cabelo ficará mais hidratado.

(Fonte da imagem em destaque: Oleksandra Naumenko: 123097269/ 123rf.com)

Referências (2)

1. S. G. Sáyago-Ayerdi, M. P. Vaquero, A. Schultz-Moreira, S. Bastida y F. J. Sánchez-Muniz. Utilidad y controversias del consumo de ácidos grasos de cadena media sobre el metabolismo lipoproteico y obesidad. Nutr Hosp. 2008 (23):191-202.
Fonte

2. C.M. López-Fontana, M.A. Martínez-González, J.A. Martínez. Obesidad, metabolismo energético y medida de la actividad física. Rev Esp Obes. 2003. 1(1): 29-36
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S. G. Sáyago-Ayerdi, M. P. Vaquero, A. Schultz-Moreira, S. Bastida y F. J. Sánchez-Muniz. Utilidad y controversias del consumo de ácidos grasos de cadena media sobre el metabolismo lipoproteico y obesidad. Nutr Hosp. 2008 (23):191-202.
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C.M. López-Fontana, M.A. Martínez-González, J.A. Martínez. Obesidad, metabolismo energético y medida de la actividad física. Rev Esp Obes. 2003. 1(1): 29-36
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