Ultima atualização: 4 de agosto de 2021

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Hoje em dia é raro não ter ouvido falar em probióticos. É um dos produtos mais badalados entre os entusiastas da vida saudável. Muitas pessoas falam sobre as maravilhas que elas oferecem quando consumidas. Mas nós realmente sabemos o que eles são?

Neste artigo nós vamos explicar para que eles são, o que eles são, se eles são tão seguros quanto as pessoas dizem e onde nós podemos encontrá-los, entre outras coisas. Para que você não tenha dúvidas sobre os probióticos antes de comprá-los.




As coisas mais importantes

  • Probióticos são microorganismos vivos cujo consumo gera um benefício para a saúde do hospedeiro. Estes micróbios atuam principalmente no trato digestivo.
  • Os probióticos são geralmente bactérias ou leveduras. Esses microorganismos podem ser encontrados em alimentos, medicamentos e suplementos dietéticos.
  • Antes de comprar um produto probiótico, há vários fatores a serem considerados. Estes são os diferentes formatos e as doses que eles contêm, a quantidade de microorganismos, a pessoa a quem se destina e os ingredientes que compõem o produto.

Probióticos: nossas recomendações

Guia de compra: O que você precisa saber sobre os probióticos

Olhando para os probióticos, você pode ter tido algumas perguntas sobre eles. É por isso que vamos explicar em profundidade alguns aspectos importantes da probiótica. Para que você saiba mais sobre os produtos que você quer comprar.

chica tomando pastilla con probióticos

Probióticos são microorganismos vivos que são bons para a sua saúde quando consumidos adequadamente. (Fonte: JESHOOTS: 576831/ pexels.com).

O que é um probiótico e para que serve?

De acordo com a Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO), eles são microorganismos vivos que, quando consumidos em quantidades ótimas, transferem um benefício de saúde para o hospedeiro. Este termo só é usado quando estudos humanos determinam que os micróbios são bons para a saúde (1).

Os probióticos atuam principalmente no trato digestivo, onde podem afetar a flora intestinal (2). De acordo com a OMGE, o uso de certos probióticos, cepas ou misturas pode ter múltiplos benefícios (1):

Problema Descrição
Tratamento e prevenção de diarréia Pode tratar e prevenir diarréia aguda em crianças, diarréia aguda em adultos e diarréia associada a antibióticos.

Pode prevenir o Clostridium difficile diarrhoea.

Pode prevenir e tratar a diarréia induzida por radiação.

Prevenção e tratamento da encefalopatia hepática Pode reverter a encefalopatia hepática mínima.
Resposta imune Melhora a resposta imunológica, prevenindo assim doenças infecciosas agudas.

Melhora a resposta de anticorpos às vacinas.

Pouchitis ou pouchitis leve Pode prevenir um primeiro episódio de pouchitis e futuras recaídas de pouchitis após a indução de remissão com antibióticos.
Colite ulcerativa Melhora as taxas de resposta.

Remédios de colite ulcerativa leve a moderadamente ativa para adultos e crianças.

Síndrome do intestino irritável (SII) Alivia os sintomas e melhora a qualidade de vida em pacientes com dor abdominal funcional.
Colic Reduz o tempo de choro em bebês amamentados com cólicas.
Intolerância à lactose Melhora a digestão da lactose e reduz os sintomas relacionados à intolerância à lactose.
Enterocolite necrotizante Reduz o risco de enterocolite necrotizante e reduz o risco de morte em recém-nascidos prematuros.

Qual é a diferença entre probióticos e prebióticos?

As funções dos probióticos e prebióticos estão ligadas aos micróbios que colonizam os humanos. O uso de prebióticos ou probióticos visa influenciar positivamente o ambiente intestinal composto por trilhões de micróbios comensais (1).

Enquanto os probióticos são microorganismos vivos, os prebióticos são ingredientes fermentados seletivamente. Estas substâncias trazem mudanças específicas na composição e/ou atividade da flora intestinal, trazendo benefícios para a saúde do indivíduo. Em outras palavras, eles servem como uma fonte alimentar para micróbios benéficos nativos (1).

chica con dolor de abdomen

Probióticos e prebióticos podem ser muito benéficos para a flora intestinal. (Fonte: Alicia Harper: 5308379/ pixabay.com).

Que tipos de probióticos existem?

Probióticos são microorganismos que podem ser principalmente sob a forma de bactérias e leveduras. As espécies mais comumente usadas são as bactérias Lactobacillus e Bifidobacterium. Algumas espécies de Escherichia coli, Bacillus e Clostridium butyricum também são utilizadas. Em relação às leveduras, Saccharomyces boulardii (1).

Microorganismos probióticos são nomeados de acordo com o gênero, espécie e cepa. Um exemplo é o Lactobacillus rhamnosus GG. Neste caso, Lactobacillus é o gênero, rhamnosus é a espécie e GG é a cepa (2). .

probióticos dentro del sistema digestivo

Mais comumente quando se procura por probióticos, encontramos espécies bacterianas. (Fonte: Raman Oza: 1832824/ pixabay.com)

Onde são encontrados probióticos?

Os probióticos podem ser encontrados em diferentes tipos de produtos, incluindo três

  • Alimentos: Alguns alimentos fermentados são probióticos naturais, pois esses microrganismos vivos são encontrados naturalmente (2). Existem múltiplos alimentos ricos em probióticos, que mencionaremos abaixo.
  • Medicamentos: Tanto medicamentos de venda livre quanto medicamentos prescritos estão disponíveis. Eles são usados para tratar ou prevenir uma doença (1). Neste caso, consulte seu médico, farmacêutico ou veterinário.
  • Suplementos dietéticos: Eles têm uma grande variedade de microorganismos e quantidades. No entanto, os efeitos à saúde de muitos deles são desconhecidos na ausência de estudos. Os benefícios de um suplemento, se houver, dependem mais dos microorganismos específicos que ele contém do que da quantidade de microorganismos que ele contém (2).
National Institutes of HealthProbióticos
"Nem todos os alimentos e suplementos dietéticos rotulados como "probióticos" mostraram ser benéficos para a saúde".

Os probióticos são seguros?

A maioria dos probióticos em uso atualmente são derivados de alimentos fermentados ou dos micróbios que colonizam um ser humano saudável. Além disso, eles têm sido usados em produtos por décadas (1).

Como os Lactobacillus são colonizadores regulares do corpo humano e têm um baixo nível de infecção, os especialistas acreditam que eles são geralmente seguros. O mesmo se aplica às espécies de Bifidobacterium (1).

Por esta razão, estas bactérias foram reconhecidas como organismos GRAS (Generally Regarded As Safe) e QPS (Qualified Presumption of Safety) pela US Food and Drug Administration e pela Autoridade Européia de Segurança Alimentar, respectivamente (3).

Organización Mundial de GastroenterologíaProbióticos y prebióticos
"A maioria dos produtos probióticos são projetados para uma população geralmente saudável. Portanto, é melhor para pessoas com problemas do sistema imunológico ou doenças graves limitar seu uso a tensões e indicações com eficácia comprovada".

Como e por quanto tempo posso tomar probióticos?

Não há uma dosagem probiótica geral nem uma duração universal de uso. Estes dois aspectos variam dependendo da tensão e do produto que você está tomando. Portanto, você deve verificar com seu médico, farmacêutico ou veterinário a dosagem apropriada e a duração (2). Além disso, você deve verificar os rótulos dos produtos quanto às datas de validade e seguir as instruções de armazenamento (2).

Você também deve ter em mente que alguns produtos são mais eficazes em níveis mais baixos de micróbios, enquanto outros requerem significativamente mais. É mais importante que tipo de microorganismos estão presentes (1).

Antonieta Garrotea y Ramon BonetProbióticos
"O consumo de probióticos ou qualquer outro alimento funcional não deve ser entendido como um substituto para uma dieta saudável e equilibrada ou como um tratamento farmacológico prescrito por um médico".

Quais alimentos são ricos em probióticos?

Alimentos fermentados adicionaram culturas microbianas, como o iogurte. Estes são probióticos naturais. Os benefícios probióticos que os microorganismos podem fornecer dependerão dos tipos e quantidades adicionados (2).

Alguns alimentos fermentados, como o pão de massa e a maioria dos picles, não podem ser considerados probióticos. Isto porque, quando processados após a fermentação, os microrganismos não sobrevivem. Estes produtos não oferecem os mesmos benefícios que microorganismos vivos (2).

yogurt griego dentro de vaso

O iogurte é o alimento probiótico mais popular. É feito pela adição de microorganismos vivos, como lactobacilos ou estreptococos, ao leite. (Fonte: Sara Cervera: 4caIPcmVDII/ unsplash.com)

Há também outros alimentos fermentados compostos de microorganismos que ainda não foram estudados. Portanto, nós não podemos afirmar que eles têm benefícios probióticos. Alguns desses alimentos são vinagre de cidra de maçã, queijo, kimchi, kombuchá, miso e sauerkraut (2).

Finalmente, há alimentos não fermentados aos quais são adicionados microorganismos. Estes incluem alguns cereais, sucos, leites, barras nutricionais, smoothies e leite em pó para bebês e crianças pequenas. Como no primeiro caso, os benefícios probióticos dependerão dos tipos e quantidades de microorganismos utilizados (2). .

Critérios de compra

Ao comprar um produto probiótico, você precisa pensar em como você quer que o produto seja. Considere também se ele é adequado para as suas necessidades. Para escolher o probiótico mais adequado, considere estes fatores:

Formato

Os produtos probióticos estão disponíveis em diferentes formatos

  • Cápsulas e comprimidos: Estes são fáceis de armazenar. Eles geralmente têm uma vida útil mais longa do que outros formatos. A cápsula é o formato mais comum.
  • Sachês: Os probióticos vêm em forma de pó. Ele pode ser tomado misturando o pó em água ou suco ou polvilhado em alimentos.
  • Gomas: Este formato é para mastigar. É mais comumente visto em produtos destinados a crianças.
  • Líquido: Este é o formato mais fácil de tomar, já que você só tem que engolir o líquido no recipiente.
Se você não quer um produto probiótico, você pode sempre recorrer a alimentos ricos em probióticos.

Recipiente

Dependendo de a quem se destina, você escolherá um produto diferente, pois pode ser consumido por ele

  • Adultos: É comum que os produtos probióticos sejam destinados a adultos de ambos os sexos.
  • Mulheres: Neste caso, os probióticos são usados para cuidar da flora vaginal.
  • Crianças: As crianças podem consumir probióticos para tratar diarréia e colite ulcerativa.
  • Bebês: Probióticos podem ser dados a bebês com cólicas e enterocolite necrotizante.
  • Animais: Probióticos podem ser dados a cães para tratar problemas gastrointestinais.

Quantidade

Em relação a este aspecto, você pode avaliar se a quantidade de doses oferecidas pelo produto é de seu interesse. Se são 60 cápsulas, 30 sachês, etc. Além disso, você pode ver o número de microorganismos que ele contém.

O número de microorganismos pode ser indicado no rótulo do produto. Muitos rótulos também indicam o número de unidades formadoras de colônias (UFC) em uma porção. Por exemplo, 1 x 10^9 (1 bilhão) CFU e 1 x 10^10 (10 bilhões) CFU (2).

Ingredientes

Os produtos nem sempre podem ser consumidos por todos. Portanto, se você é diabético, celíaco e/ou intolerante à lactose, você precisa estar ciente dos ingredientes. Além disso, há outros ingredientes que podem fazer parte dos produtos probióticos. Isto fará com que você queira comprar o produto ou não

  • GMO: Organismo cujo material genético foi modificado de uma forma diferente dos métodos naturais.
  • Transgênicos: Organismos aos quais foram adicionados genes de outras espécies. Todos os OGMs são OGMs, mas nem todos os OGMs são transgênicos.
  • Vegan: Ingredientes que são inteiramente baseados em plantas.

Resumo

Probióticos são microorganismos vivos que são bons para a sua saúde quando consumidos adequadamente. Alguns de seus principais benefícios são tratar e prevenir a diarréia, e melhorar a resposta imunológica. As espécies mais usadas são as bactérias Lactobacillus e Bifidobacterium, que também são geralmente seguras.

A maioria dos produtos probióticos é projetada para uma população geralmente saudável e é melhor evitar o contrário. Além disso, o consumo de probióticos não deve substituir uma dieta saudável e equilibrada. Nem deve servir como um tratamento medicamentoso prescrito por um médico.

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Referências (4)

1. Guarner F, Sanders ME et al. Probióticos y prebióticos [Internet]. Organización Mundial de Gastroenterología; 2017 [citado 2021 Feb]. Disponible en: https://www.worldgastroenterology.org/UserFiles/file/guidelines/probiotics-and-prebiotics-spanish-2017.pdf
Fonte

2. U.S. Department of Health and Human Services. Probióticos [Internet]. National Institutes of Health; 2019 [citado 2021 Feb]. Disponible en: https://ods.od.nih.gov/factsheets/Probiotics-DatosEnEspanol/
Fonte

3. Suárez JE. Microbiota autóctona, probióticos y prebióticos. Nutrición Hospitalaria [Internet]. 2015 [citado 2021 Feb]. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=309238517001
Fonte

4. Garrote A, Bonet R. Probióticos [Internet]. Elsevier; 2017 [citado 2021 Feb]. Disponible en: https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-probioticos-X0213932417608720
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Artículo científico
Guarner F, Sanders ME et al. Probióticos y prebióticos [Internet]. Organización Mundial de Gastroenterología; 2017 [citado 2021 Feb]. Disponible en: https://www.worldgastroenterology.org/UserFiles/file/guidelines/probiotics-and-prebiotics-spanish-2017.pdf
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Artículo científico
U.S. Department of Health and Human Services. Probióticos [Internet]. National Institutes of Health; 2019 [citado 2021 Feb]. Disponible en: https://ods.od.nih.gov/factsheets/Probiotics-DatosEnEspanol/
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Artículo científico
Suárez JE. Microbiota autóctona, probióticos y prebióticos. Nutrición Hospitalaria [Internet]. 2015 [citado 2021 Feb]. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=309238517001
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Artículo científico
Garrote A, Bonet R. Probióticos [Internet]. Elsevier; 2017 [citado 2021 Feb]. Disponible en: https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-probioticos-X0213932417608720
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