Ultima atualização: 18 de outubro de 2021

Em algum momento de nossas vidas, todos nós nos perguntamos como podemos perder peso rapidamente e da maneira mais eficaz. Nós podemos até ter pesquisado na internet ou pedido respostas a amigos e conhecidos. É por isso que hoje vamos falar sobre queimadores de gordura.

Os suplementos nutricionais que ajudam a diminuir a porcentagem geral de gordura no corpo são chamados de "queimadores de gordura". Eles são comumente usados porque eles afirmam fazer você perder muito peso em pouco tempo (1). Mas isso é realmente verdade, e há algum risco à saúde associado a tomá-los? Descubra isso e muito mais neste artigo.




O mais importante

  • Queimadores de gordura são suplementos que afirmam ser capazes de fazer você perder peso.
  • Existem muitos tipos de suplementos com diferentes ingredientes e fórmulas.
  • Não há evidências científicas que comprovem a eficácia dos queimadores de gordura.

3 mitos sobre queimadores de gordura

Atualmente, a informação está se tornando cada vez mais acessível, mas isso não significa que seja precisa. Milhares de pessoas estão procurando por respostas e soluções para ajudá-las a perder peso. No entanto, muitas das informações que eles encontram acabam sendo falsas.

Uma atenção especial deve ser dada às informações médicas que afetam nossa saúde. Um exemplo disso são os queimadores de gordura. Aqui estão os três principais mitos sobre estes suplementos.

chico haciendo ejercicio

Não importa o que você tenha visto ou ouvido. É seguro dizer que nenhum suplemento irá fazer você perder peso imediatamente. (Fonte: zamuruev: 87423141/ 123rf)

Isso fará você perder peso rapidamente

Como mencionado acima, nenhum suplemento é milagroso, tanto em seus resultados quanto no tempo em que ele os alcançará. Isso significa que, independentemente do que alguns blogs ou pessoas possam dizer, não devemos pensar que, ao ingeri-los, nosso corpo irá perder peso dentro de poucos dias (3).

Além disso, não é suficiente apenas consumir queimadores de gordura. Eles devem ser acompanhados por exercícios físicos e uma boa dieta. Portanto, o tempo necessário para ver os resultados depende inteiramente destas duas últimas variáveis. Finalmente, a velocidade da perda de peso irá variar inteiramente de acordo com os corpos e estilos de vida individuais. Portanto, não é possível comparar os tempos de um com o outro.

Simplesmente consumi-los resultará em perda de peso

Em segundo lugar, existe um dos mitos mais conhecidos. A maioria das pessoas que recorre a esses tipos de suplementos o faz procurando perder peso sem ter que se exercitar ou mudar sua dieta. Esta é a principal razão pela qual muitas pessoas não vêem nenhum resultado.

Se não exercitarmos de forma consistente e não fizermos uma dieta saudável, não veremos os efeitos desejados. Em outras palavras, suplementos sozinhos não são capazes de alcançar os resultados que desejamos.

Os próprios queimadores de gordura são destinados a ajudar e impulsionar a perda de gordura. No entanto, eles não são a base da perda de gordura. Portanto, nós recomendamos consultoria com especialistas na área de nutrição e exercício.

pareja entrenando

As pessoas acreditam que estes tipos de suplementos podem trazer grandes mudanças em um curto período de tempo. (Fonte: Milan-Markovic: 91658047/ 123rf)

Eles têm efeitos rápidos e perceptíveis no peso

Uma grande parte daqueles que consomem queimadores de gordura esperam efeitos rápidos e visíveis em seu corpo. O principal problema com isso é que cada corpo é diferente. Portanto, os resultados que você obtém variam completamente.

Enquanto alguns podem perder peso rapidamente, outros podem levar meses para ver os resultados em seu corpo. Pode até acontecer de você perder peso e perder peso, mas as mudanças não são tão perceptíveis no seu corpo (4).

Portanto, não tenha falsas expectativas, mas seja paciente. Algumas pessoas acham motivador e útil manter um registro diário de sua perda de peso. Para outros, porém, isso pode ser estressante e até mesmo desmotivante.

Portanto, recomendamos que você escolha e projete o plano que melhor se adapte às suas necessidades (5).

Vantagens
  • Eles ajudam a perder peso
  • São fáceis de tomar
  • Há diferentes tipos e variedades
  • Há muita informação sobre eles
Desvantagens
  • Não há evidências científicas para apoiá-los
  • Eles podem causar problemas de saúde
  • Eles devem ser estritamente controlados
  • Os médicos não os recomendam

3 fatos sobre queimadores de gordura

É verdade que há muita desinformação sobre esses suplementos. Entretanto, há também alguns fatos comprovados que você deve conhecer. É importante ater-se aos fatos para não criar falsas expectativas. Além disso, como esta é uma questão de saúde, você precisa ter cuidado com o que você faz e o que consome.

É por isso que aqui estão os três principais fatos sobre queimadores de gordura.

Não há evidências científicas para recomendar seu uso

É importante saber que não há evidências científicas que afirmem e provem que os suplementos são realmente eficazes. Além disso, os queimadores de gordura não são endossados pela Food and Drug Administration (6).

Por não serem aprovados ou recomendados por médicos ou especialistas, aqueles que os recomendam são muitas vezes pessoas sem conhecimento científico. Isto significa que eles não conhecem os riscos reais associados a estes produtos. Portanto, a longo prazo, aqueles que os tomam podem sofrer de problemas de saúde.

Por esta razão, é recomendado ter um acompanhamento constante com um médico especializado no assunto. Agindo por conta própria, você pode acabar fazendo mais mal a si mesmo (7).

Leva tempo para reduzir a quantidade de massa gorda em seu corpo

Como mencionado na seção de mitos, as pessoas freqüentemente acreditam que estes tipos de suplementos podem trazer grandes mudanças em um curto período de tempo. Entretanto, isto é falso.

A realidade é que obter os resultados que você quer requer paciência. Quando você perde peso, seu corpo passa por grandes mudanças. Portanto, leva tempo para que se estabilize e comece a mostrar resultados. Isto requer perseverança e não ceder ao desânimo de pensar que não está funcionando.

Não há uma regra exata sobre quanto tempo pode levar. Portanto, é importante não ser guiado pelas experiências que outros possam ter tido. É melhor ir no seu próprio ritmo e acompanhar o seu corpo neste processo.

chica entrenando

O exercício é uma parte fundamental da perda de peso. (Fonte: Chu Gummies: Unsplash)

Seu uso deve ser acompanhado de exercícios e uma dieta saudável

Este ponto é particularmente importante. Consumir queimadores de gordura e esperar resultados milagrosos, sem fazer mais nada, é um grande erro. Na melhor das hipóteses, os suplementos só ajudam e acompanham um bom exercício e dieta.

Os queimadores de gordura não podem ser usados como a base principal para a perda de peso. Eles não vão funcionar. Você precisa ter uma rotina diária de exercícios e uma dieta aprovada por especialistas. Ao manter um equilíbrio entre esses dois fatores, os suplementos produzirão um bom efeito.

3 riscos sobre queimadores de gordura

A comunidade científica não endossa o uso desses produtos. Isto é porque eles podem ser muito prejudiciais à sua saúde. Ao tomá-los, você deve monitorar constantemente seu corpo e sua condição.

Aqui estão os três principais riscos de tomar estes suplementos.

Seu uso pode afetar seu ritmo cardíaco e ser perigoso para sua saúde

Queimadores de gordura, como parte de seu efeito, causam um grande aumento no ritmo cardíaco e na pressão sanguínea. Isto os torna muito perigosos para a saúde.

Além disso, isto deve ser levado em conta em pessoas que já sofrem de pressão alta. Consumir esses produtos sem restrições ou supervisão médica pode levar a sérios problemas cardíacos (8).

Mesmo em pessoas completamente saudáveis, um registro de saúde deve ser mantido. Os problemas cardíacos muitas vezes começam a se desenvolver sem o nosso conhecimento.

Podemos antecipar o problema e evitar uma má experiência.

Pode causar problemas de sono e até mesmo psicose

Outro efeito colateral importante dos suplementos é um aumento do estado de alerta de uma pessoa. Ao tomá-los, a pessoa permanece neste estado constantemente (9). O que alguns podem descrever como "sentir-se mais desperto" é na verdade um grande risco para a pessoa.

Tanto que isso pode levar a problemas de sono e até mesmo a psicose. Independentemente dos resultados da perda de peso dos suplementos, em qualquer um desses casos, um médico deve ser consultado imediatamente.

chica con quemadores

Para cada pessoa há um suplemento que se adapta ao seu corpo (Fonte: Chu Gummies: Unsplash)

Queimadores de gordura suprimem o apetite e aumentam o metabolismo

Finalmente, há um enorme risco com esses suplementos. Isto porque eles tiram o apetite e aumentam o metabolismo. Esta combinação é o que faz com que se perca peso rapidamente em curtos períodos de tempo. No entanto, é também o que o torna tão perigoso.

Isto é chamado de "choque metabólico" (10) e pode causar danos irreparáveis. Além disso, a pessoa, vendo que perdeu peso, normalmente aumenta a dose. Isto torna os danos ainda maiores, assim como as conseqüências.

Não importa quão bons sejam os resultados, você deve se ater às quantidades inicialmente prescritas. Aumentando-os, seu metabolismo pode ser comprometido.

Nossa conclusão

Todos nós sabemos que não existe uma receita perfeita para a perda de peso. Mesmo assim, nós ainda passamos horas e horas procurando por resultados milagrosos. É por isso que muitos se voltam para suplementos como queimadores de gordura. Eles prometem grandes mudanças em pouco tempo.

Eles podem ou não funcionar, dependendo da pessoa e da quantidade de exercício que fazem. Além disso, a dieta é uma parte fundamental da perda de peso. Portanto, reiteramos que você não deve criar grandes expectativas ou em curtos períodos de tempo. Fazer isso só vai gerar mais ansiedade e desmotivação.

Finalmente, é importante enfatizar os riscos desses produtos. O seu uso não é recomendado nem comprovado por médicos ou cientistas. Isto nos leva a consumi-los como eles acham adequado, sem prestar atenção aos efeitos colaterais que eles têm. Além disso, quando eles vêem que conseguiram perder peso, muitas pessoas tendem a aumentar a dosagem. Isto é ainda mais prejudicial.

É por isso que, se você vai consumir queimadores de gordura, você deve fazê-lo de forma consciente e com tudo isso em mente.

(Fonte da imagem em destaque: KORCHEMKIN ALEKSEY: 98986556/ 123rf)

Referências (10)

1. Jeukendrup,, A., & Rundell, R. (2011, October 12). Fat burners: Nutrition supplements that increase fat metabolism. Retrieved April 5, 2021, from https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21951331/
Fonte

2. Jakopin, Z. (2019). Risks associated with fat burners: A toxicological perspective. Retrieved 2021, from https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30401639/
Fonte

3. Duncan, R. (2007). Regulation of lipolysis in adipocytes. Annual review of nutrition. Retrieved 2021, from https://www.annualreviews.org/doi/abs/10.1146/annurev.nutr.27.061406.093734
Fonte

4. Jeukendrup,, A., & Rundell, R. (2011, October 12). Fat burners: Nutrition supplements that increase fat metabolism. Retrieved April 5, 2021, from https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21951331/
Fonte

5. Kersten, S. (2001). Mechanisms of nutritional and hormonal regulation of lipogenesis. Retrieved 2021, from https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11306547/#:~:text=Lipogenesis%20is%20stimulated%20by%20a,or%20stimulate%20(insulin)%20lipogenesis.
Fonte

6. Askarpour, M. (2020). Beneficial effects of l-carnitine supplementation for weight management in overweight and obese adults: An updated systematic review and dose-response meta-analysis of randomized controlled trials. Retrieved 2021, from https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31743774/
Fonte

7. Dulloo, A. (1999). Efficacy of a green tea extract rich in catechin polyphenols and caffeine in increasing 24-h energy expenditure and fat oxidation in humans. Retrieved 2021, from https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10584049/
Fonte

8. Maia-Landim, A. (2018). Long-term effects of Garcinia cambogia/Glucomannan on weight loss in people with obesity, PLIN4, FTO and Trp64Arg polymorphisms. Retrieved 2021, from https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29361938/
Fonte

9. Chuah, L. (2013). Updates on Antiobesity Effect of Garcinia Origin (-)-HCA. Retrieved 2021, from https://www.hindawi.com/journals/ecam/2013/751658/
Fonte

10. Jakopin, Z. (2019). Risks associated with fat burners: A toxicological perspective. Retrieved 2021, from https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30401639/
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Artículo Científico
Jeukendrup,, A., & Rundell, R. (2011, October 12). Fat burners: Nutrition supplements that increase fat metabolism. Retrieved April 5, 2021, from https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21951331/
Ir para a fonte
Artículo Científico
Jakopin, Z. (2019). Risks associated with fat burners: A toxicological perspective. Retrieved 2021, from https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30401639/
Ir para a fonte
Artículo Científico
Duncan, R. (2007). Regulation of lipolysis in adipocytes. Annual review of nutrition. Retrieved 2021, from https://www.annualreviews.org/doi/abs/10.1146/annurev.nutr.27.061406.093734
Ir para a fonte
Artículo Científico
Jeukendrup,, A., & Rundell, R. (2011, October 12). Fat burners: Nutrition supplements that increase fat metabolism. Retrieved April 5, 2021, from https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21951331/
Ir para a fonte
Artículo Científico
Kersten, S. (2001). Mechanisms of nutritional and hormonal regulation of lipogenesis. Retrieved 2021, from https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11306547/#:~:text=Lipogenesis%20is%20stimulated%20by%20a,or%20stimulate%20(insulin)%20lipogenesis.
Ir para a fonte
Artículo Científico
Askarpour, M. (2020). Beneficial effects of l-carnitine supplementation for weight management in overweight and obese adults: An updated systematic review and dose-response meta-analysis of randomized controlled trials. Retrieved 2021, from https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31743774/
Ir para a fonte
Artículo Científico
Dulloo, A. (1999). Efficacy of a green tea extract rich in catechin polyphenols and caffeine in increasing 24-h energy expenditure and fat oxidation in humans. Retrieved 2021, from https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10584049/
Ir para a fonte
Artículo Científico
Maia-Landim, A. (2018). Long-term effects of Garcinia cambogia/Glucomannan on weight loss in people with obesity, PLIN4, FTO and Trp64Arg polymorphisms. Retrieved 2021, from https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29361938/
Ir para a fonte
Artículo Científico
Chuah, L. (2013). Updates on Antiobesity Effect of Garcinia Origin (-)-HCA. Retrieved 2021, from https://www.hindawi.com/journals/ecam/2013/751658/
Ir para a fonte
Artículo Científico
Jakopin, Z. (2019). Risks associated with fat burners: A toxicological perspective. Retrieved 2021, from https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30401639/
Ir para a fonte
Resenhas