Ultima atualização: 24 de setembro de 2021

A deficiência de vitamina B12 é mais comum do que se possa pensar. Na Alemanha, cerca de uma em cada dez pessoas tem uma concentração muito baixa de vitamina B12 em seu sangue. Em pessoas acima de 65 anos de idade, um em cada quatro é deficiente. Entretanto, uma deficiência de longo prazo pode ter sérias conseqüências.

Neste artigo nós gostaríamos de responder todas as suas perguntas sobre vitamina B12 e os possíveis sintomas de uma deficiência de vitamina para que você possa cuidar bem de sua saúde.




O mais importante

  • A vitamina B12 é importante para o corpo humano. Ele atua como um componente chave na divisão celular, em várias reações metabólicas e também na formação de células nervosas na medula espinhal.
  • O corpo humano pode armazenar grandes quantidades de vitamina B12. Entretanto, se houver uma oferta insuficiente, podem surgir sintomas de deficiência com conseqüências graves. Os sintomas variam de dores de cabeça e problemas de concentração a paralisia e anemia muscular.
  • As causas de uma deficiência de vitamina B12 podem ser variadas. No entanto, uma deficiência ocorre freqüentemente quando as pessoas se abstêm de alimentos animais por um longo tempo, pois é aqui que a vitamina é encontrada principalmente. Isto pode afetar os veganos e vegetarianos em particular.

O que é vitamina B12?

A vitamina B12 pertence a um grupo de compostos chamados cobalaminas. Estes compostos químicos são encontrados em todos os organismos vivos. Na verdade, o nome vitamina B12 é uma simplificação e também pode ser chamado com mais precisão de grupo de vitamina B12 porque existem diferentes formas de armazenamento de cobalaminas.

Cobalamins contém o oligoelemento cobalto. A vitamina B12 também é chamada de coenzima B12 porque é um co-fator de várias enzimas. É típico para as vitaminas que esta coenzima essencial não pode ser produzida pelo próprio corpo humano e, portanto, deve ser ingerida externamente com os alimentos.

Qual é a tarefa da vitamina B12?

Como já mencionado, a vitamina B12 é um componente essencial de várias enzimas no corpo humano. Como uma coenzima, ela participa de reações importantes. As tarefas mais importantes nas quais ela participa são:

  • Na divisão celular e diferenciação celular, que é particularmente importante na formação e maturação dos glóbulos vermelhos.
  • Envolvimento em reações metabólicas de gordura e aminoácidos.
  • Envolvimento na formação de células nervosas na medula espinhal.

A vitamina B12 é absorvida no intestino. Primeiro, ela é transportada para dentro do intestino com a polpa de alimentos. Ela é então absorvida pelas células da mucosa no intestino com a ajuda do chamado fator intrínseco (uma proteína especial) e assim alcança o interior do corpo. Como uma característica especial, o corpo é capaz de armazenar vitamina B12 no fígado por um longo período de tempo.

Quais alimentos contêm vitamina B12?

A ingestão regular de alimentos contendo vitamina B12 é importante para prevenir possíveis sintomas de deficiência. O grupo da vitamina B12 é encontrado na maioria dos alimentos para animais. Com uma dieta balanceada, sua necessidade diária de vitamina B12 é, portanto, normalmente atendida sem dificuldade.

Aqui está uma visão geral dos alimentos que contêm as maiores quantidades de vitamina B12

  • Carne
  • Peixes
  • Ovos
  • Produtos lácteos

Entretanto, para pessoas com uma condição pré-existente ou para pessoas que não comem alimentos de origem animal, o fornecimento de vitamina B12 pode ser problemático. Isto se aplica a vegetarianos ou veganos, por exemplo. Nesses casos, devem ser utilizados alimentos não animais, que também contenham vestígios de fermentação bacteriana. No entanto, os níveis de vitamina B12 contidos nestes alimentos são geralmente muito baixos e flutuam.

Aqui estão alguns alimentos não animais com conteúdo conhecido de vitamina B12

  • Sauerkraut
  • Cerveja
  • Algas marinhas
  • Cogumelos Shiitake

Obter vitamina B12 suficiente dos alimentos pode ser difícil para os vegetarianos ou veganos.

Uma vez que os alimentos vegetais geralmente não têm vitamina B12 ou têm muito pouca, os suplementos vitamínicos podem ser muito úteis aqui. Se você está em uma dieta puramente vegetal, tais suplementos podem ser particularmente úteis para você. Em caso de dúvida, procure aconselhamento médico.

Qual deve ser o nível de vitamina B12?

A diretriz geral para a maioria dos adultos é de cerca de 4 microgramas por dia. Para comparação, este valor já está contido em cerca de 100 gramas de salmão ou Camembert, assim como em 40 gramas de arenque.

Vitamin B12 Mangel Symptome-1

Alimentos para animais, como carne ou peixe, contêm muita vitamina B12. Apenas 100 g de salmão, por exemplo, cobrirão suas necessidades diárias.
(Fonte da imagem: thapanee srisawat / unsplash)

Entretanto, a exigência diária exata é individual e também depende fortemente da idade e das circunstâncias da pessoa. Aqui está uma visão geral com valores diários baseados em informações da Sociedade Alemã de Nutrição para você (1):

Idade Dose de vitamina B12 [µg/dia]
Lactentes 0-4 meses: 0,5
4-12 meses: 1,4
Crianças 1-4 anos: 1,5
4-7 anos: 2,0
7-10 anos: 2,5
10-13 anos: 3,5
13-15 anos: 4,0
Adolescentes / Adultos 4,0
Mulheres grávidas 4,5
Mulheres amamentando 5,5

A tabela dá uma boa visão geral da dose diária necessária de vitamina B12 de acordo com a faixa etária. A dose necessária aumenta constantemente na infância até atingir cerca de 4,0 microgramas por dia. Para mulheres grávidas e mães lactantes, este valor aumenta em até 5,5 microgramas.

Pode uma quantidade excessiva de vitamina B12 ser prejudicial?

Uma overdose de vitaminas também é chamada de hipervitaminose. No entanto, o perigo disso é principalmente com vitaminas lipossolúveis. Vitaminas solúveis em água, como a cobalamina (vitamina B12), por outro lado, são difíceis de serem sobre-doseadas. Isto porque o excesso de vitamina B12 não é nem mesmo absorvido pela parede intestinal e/ou é excretado pelos rins. (2)

Não há risco de overdose de vitamina B12 em pessoas saudáveis.

No entanto, problemas de overdose podem ocorrer em alguns casos devido a condições pré-existentes. Este pode ser o caso, por exemplo, se ocorrerem metástases hepáticas ou se houver inflamação hepática aguda ou crônica. (3)

Se a vitamina B12 não é fornecida através de alimentos, mas artificialmente, também podem ocorrer problemas aqui se ela não for tratada corretamente. Raras reações alérgicas podem ocorrer quando a vitamina B12 é administrada diretamente por injeção ou infusão em quantidades concentradas. (4)

Deficiência e sintomas de vitamina B12

Uma overdose de cobalamina só ocorre em casos raros. Mais freqüentemente, no entanto, os sintomas de deficiência ocorrem devido a um fornecimento insuficiente de vitamina B12 para o corpo. Este pode ser o caso de dietas especiais ou doenças anteriores. Nós resumimos tudo o que você precisa saber sobre a deficiência de vitamina B12 nos seguintes pontos.

De onde vem uma deficiência de vitamina B12?

Como já mencionado, uma deficiência (também chamada hipovitaminose) basicamente ocorre quando o corpo não é suprido com vitamina B12 suficiente durante um período de tempo mais longo. No entanto, deve ser mencionado aqui que a causa não pode estar apenas no consumo muito pequeno. Mesmo com ingestão suficiente, sintomas de deficiência podem ocorrer devido à absorção deficiente no corpo.

Vitamin B12 Mangel Symptome-2

Os sintomas mais comuns de deficiência de vitamina B12 são fadiga, dores de cabeça e falta de concentração. Em casos raros, no entanto, as conseqüências podem ser piores.
(Fonte de imagem: Francisco Gonzalez / unsplash)

Os sintomas de deficiência também são possíveis devido ao aumento do consumo de vitamina B12 ou devido à perda no corpo. Alguns medicamentos também podem promover uma ou mais dessas causas.

Aqui está uma lista das causas mais comuns para você

  • Dieta vegetariana ou vegana: Uma dieta rígida e muito unilateral pode levar a um subabastecimento a longo prazo, devido à falta de vitamina B12. Como os cobalamins são encontrados principalmente em produtos animais, os vegetarianos e veganos estão particularmente em risco. O mesmo se aplica à anorexia. (5)
  • Falta de fator intrínseco: O fator intrínseco é uma proteína especial que é formada no estômago e é essencial para a absorção da vitamina B12 através da mucosa intestinal. Se esta proteína estiver faltando, nenhuma vitamina B12 pode ser absorvida, mesmo que haja um excesso. Tal condição pode ser causada por uma inflamação da mucosa gástrica ou por uma remoção parcial do estômago. (6)
  • Doença inflamatória intestinal: Doenças inflamatórias intestinais crônicas, como a doença de Crohn, colite ulcerativa, doença celíaca ou remoção parcial do intestino podem causar absorção defeituosa da vitamina B12 no intestino. (7)
  • Doenças crônicas renais ou hepáticas: Isto pode levar ao aumento do consumo ou perda de vitamina B12. (8)
  • Medicamentos: Certos medicamentos como omeprazol ou metformina também podem promover deficiência de vitamina B12. (9)

Como uma deficiência de vitamina B12 se manifesta?

Se o corpo estiver com falta de vitamina B12 por um longo período de tempo, os sintomas da deficiência podem se tornar perceptíveis. O primeiro sinal é um aumento na concentração de homocisteína no sangue. Gradualmente, a divisão celular pode ser perturbada e a anemia pode ser um dos primeiros sintomas. (11)

Além dos distúrbios da divisão celular, os sintomas de deficiência de vitamina B12 também podem afetar os nervos, músculos, olhos e cabelos. Aqui está uma lista de possíveis sintomas conhecidos

  • Irritação da pele e membranas mucosas devido à divisão celular defeituosa (15)
  • Anormalidades psicológicas tais como memória e concentração deficientes, fadiga, dores de cabeça, enxaquecas e até mesmo depressão (14)
  • Fraqueza muscular até distúrbios de sensibilidade profunda e paralisia (16)
  • Queda de cabelo (15)
  • Visão deficiente (17)
  • Intolerâncias e alergias
  • Distúrbios de desenvolvimento em bebês (18)

Por que uma deficiência de vitamina B12 é perigosa?

Uma vez que uma deficiência de vitamina B12 só se torna aparente após um longo período de falta de suprimento, conseqüências severas podem muitas vezes ser evitadas através do tratamento dos primeiros sinais de deficiência que aparecem. Entretanto, se estas não forem reconhecidas ou forem ignoradas, a deficiência pode ter sérias conseqüências.

As conseqüências severas incluem, por exemplo, distúrbios de desenvolvimento em bebês.

Eles estão particularmente em risco porque têm um depósito baixo de vitamina B12 e não conseguem combater eles mesmos os sintomas de sua deficiência. (10)

Outros perigos de um subabastecimento são as doenças do sangue (anemia perniciosa) e os danos ao sistema nervoso central (mielose funicular), que podem levar a disfunções neurológicas e até mesmo à paralisia. (11)

Há também indicações de uma conexão entre deficiência de vitamina B12 e doenças como a demência e outras neuropatias. Essas formas de doença ocorrem com mais freqüência em pessoas mais velhas, que freqüentemente também têm níveis reduzidos de vitamina B12 em seu sangue. (12)

Quando ocorre uma deficiência de vitamina B12?

Normalmente, o corpo pode compensar uma deficiência de vitamina B12 por um longo período de tempo. A razão para isto é a capacidade de armazenar vitamina B12 no fígado e de se valer destas reservas quando necessário. Sintomas de deficiência, portanto, só aparecem após algum tempo, muitas vezes anos.

Em alguns casos, entretanto, os sintomas de deficiência podem ocorrer muito mais cedo. Isto é especialmente verdade para pessoas com baixos depósitos de vitamina B12, como vegetarianos ou veganos e seus bebês amamentados. (13)

Como saber se eu tenho uma deficiência de vitamina B12?

Como já mencionado, a vitamina B12 é encontrada na maioria dos alimentos de origem animal e também pode ser armazenada pelo organismo. Pessoas saudáveis com uma dieta equilibrada são, portanto, menos propensas a sofrer de uma deficiência de vitamina B12.

Entretanto, se você pertence a um grupo de risco (mais sobre isso no próximo ponto), pode fazer sentido fazer um check-up preventivo com seu médico.

Um teste de vitamina B12 examina vários biomarcadores no soro sangüíneo. Os dois parâmetros de status para a vitamina B12 total no sangue e o valor holo-TC (holotranscobalamina) são cruciais. Estes marcadores de status são determinados juntamente com os chamados marcadores funcionais, tais como homocisteína.

Quem é freqüentemente afetado pela deficiência de vitamina B12?

Os sintomas de deficiência de vitamina B12 ocorrem principalmente em pessoas de grupos de risco especial. Estes incluem, acima de tudo, pessoas que em grande parte ou completamente evitam produtos animais em sua dieta. De acordo com a Sociedade Alemã de Nutrição (DGE), é portanto aconselhável tomar suplementos de vitamina B12, especialmente se você fizer uma dieta vegana.

Os vegetarianos e veganos em particular tendem a ter um risco maior de deficiência.

Os vegetarianos também correm o risco de sofrer de uma deficiência. Especialmente no caso de estresse adicional como a gravidez e durante a amamentação, deve-se tomar cuidado para garantir um suprimento suficiente de vitamina B12 e, se necessário, suplementos vitamínicos devem ser tomados para prevenir uma deficiência.

Além das dietas baseadas em plantas, pessoas com doenças pré-existentes do estômago ou dos intestinos também estão entre os grupos de risco. Tal doença pode levar a uma absorção insuficiente pelo organismo, mesmo que a vitamina B12 seja fornecida em quantidade suficiente através da dieta. (6, 7)

Como as deficiências de vitamina B12 se manifestam em cães e gatos?

A deficiência de vitamina B12 também pode ocorrer em animais de estimação como cães e gatos. Como os humanos, estes animais não são capazes de produzir a vitamina por conta própria e têm que obtê-la da comida.

Entretanto, o estoque de vitaminas dos cães e gatos não é tão grande quanto o dos humanos, e é por isso que os sintomas de deficiência já podem se tornar perceptíveis após 1 a 2 meses. Sintomas como diarréia e vômito ocorrem frequentemente. Uma deficiência de vitamina B12 também pode levar a distúrbios neurológicos e anemia.

A causa geralmente não é um déficit na ingestão de alimentos, mas um distúrbio gastrointestinal. Conseqüentemente, a vitamina deve ser administrada em intervalos contínuos por injeção.

Quais alternativas existem para o tratamento de uma deficiência de vitamina B12?

A vitamina B12 é essencial para o corpo humano e não há substituto para ela. Dependendo de onde a deficiência vem, várias alternativas de tratamento estão disponíveis. Em qualquer caso, é aconselhável contatar um médico em caso de sintomas de deficiência ou se houver qualquer suspeita.

Aqui está uma breve visão geral das alternativas usuais de tratamento

  • Mudança de dieta: Se a deficiência em vitaminas resulta de uma falta de oferta na dieta, uma mudança de dieta é recomendada. Os veganos e vegetarianos em particular correm o risco de desenvolver uma deficiência. Assim, comer produtos de origem animal pode contrabalançar a deficiência.
  • Suplementos vitamínicos: Como uma alternativa aos alimentos de origem animal, os suplementos vitamínicos também podem ser tomados regularmente. Tais suplementos são geralmente a solução preferida para dietas veganas ou vegetarianas. Tais suplementos também podem ser úteis para pessoas mais velhas que comem pouca carne.
  • Injeção direta: Uma injeção direta de vitamina B12 é freqüentemente dada em emergências agudas. Isto pode ser particularmente necessário em casos de sintomas de deficiência grave e avançada. Além disso, problemas de absorção de vitaminas no estômago ou nos intestinos podem requerer tal administração. No entanto, a administração direta na corrente sanguínea acarreta o risco de overdose e só deve ser feita sob supervisão médica.
  • Corrigindo a causa: Uma deficiência de vitamina B12 pode ser causada pela absorção incorreta ou pelo aumento do consumo de vitamina B12 no organismo. As causas podem ser doenças estomacais, intestinais, hepáticas ou renais. Se estas causas forem tratadas e eliminadas, a deficiência vitamínica pode ser eliminada.

Conclusão

Vitamina B12 é essencial para o corpo humano. No entanto, pessoas saudáveis sem doença anterior e com uma dieta equilibrada dificilmente correm o risco de sofrer de uma deficiência de vitamina B12. No entanto, as conseqüências de um subabastecimento a longo prazo não são negligenciáveis.

Em grupos de risco como idosos, mulheres grávidas ou amamentando e pessoas que fazem dieta vegetariana ou vegana, deve-se ter em mente um suprimento suficiente de vitamina B12 através da alimentação. Em caso de sintomas de deficiência ou se houver suspeita de uma deficiência, um médico deve ser consultado.

Fonte da imagem: / 123rf.com

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Por que você pode confiar em mim?

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