Ultima atualização: 24 de setembro de 2021

Em 2016, cerca de 30% dos adultos na Alemanha apresentavam uma deficiência de vitamina D em seus níveis séricos de sangue. (1) Na maioria dos casos, os sintomas de uma deficiência de vitamina D podem estar ausentes ou são muito pouco específicos para identificar uma doença específica.

Neste artigo nós listamos os possíveis sintomas de uma deficiência de vitamina D. Além disso, nós queremos informá-lo sobre o que é uma deficiência de vitamina D, quais as causas e conseqüências que uma deficiência pode ter, e quais tratamentos são possíveis.




Os fatos mais importantes em resumo

  • A vitamina D também é conhecida como a "vitamina do sol" e está envolvida em muitos processos em nosso corpo. Quando temos uma deficiência de vitamina D, várias funções corporais podem ser afetadas.
  • A deficiência de vitamina D geralmente é causada por não se passar tempo suficiente ao sol. Uma dieta desequilibrada também pode levar à deficiência de vitamina D.
  • Sintomas de deficiência de vitamina D podem ser muito inespecíficos. Os primeiros sinais podem ser fadiga, dores de cabeça e desempenho insatisfatório. Se uma deficiência de vitamina D não for corrigida, osteoporose, problemas cardiovasculares e um aumento do risco de câncer podem ser o resultado.

Sintomas de deficiência de vitamina D: O que você deve saber

Os sintomas da deficiência de vitamina D nem sempre são claros. Se você não tiver certeza, você deve consultar um médico e fazer um check-up.

Nós listamos as informações mais importantes que você deve saber sobre a deficiência de vitamina D, suas causas, sintomas e conseqüências.

O que é vitamina D e como ela funciona no corpo?

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel (calcitriol) e tem um efeito semelhante ao de um hormônio. A vitamina D3 (colecalciferol) é o componente mais importante da vitamina D. Ela também é chamada de "vitamina solar". Também é chamada de "vitamina do sol". (2, 3, 4)

Não tipicamente para uma vitamina, ela é produzida pelo próprio corpo. Em princípio, as vitaminas não podem ser produzidas independentemente pelo organismo. A vitamina D, por outro lado, é produzida pelo corpo com a ajuda da luz solar. (2, 3, 4)

O corpo produz 80 a 90 por cento da própria vitamina D com a ajuda dos raios UV-B. Nós obtemos de 10 a 20 por cento da vitamina D que precisamos dos alimentos.(3)

Os raios UV-B do sol atingem a pele. Um precursor vitamínico é formado lá. A forma de armazenamento da vitamina D 25-OH é ainda transportada através do sangue para o fígado e rins. Lá, a forma ativa da vitamina D é formada e pode ter efeito no corpo. (2, 4)

A vitamina D está envolvida em muitos processos em nosso corpo: (2, 4, 5)

  • Regulando o nível de cálcio no sangue, no metabolismo dos ossos, especialmente na estrutura do esqueleto em crianças (3)
  • No desenvolvimento e função da musculatura, incluindo os músculos do coração (6)
  • Fortalecimento do sistema imunológico (7)
  • Proteção dos vasos sanguíneos, efeito de redução da pressão sanguínea (8)
  • Na regulação de mais de 200 genes (9)
  • Na regulamentação do armazenamento de gordura (10)
  • Na divisão celular (7)
  • No controle da absorção de cálcio e fosfato no intestino delgado (3)
  • Na produção de hormônios nas células, por exemplo, serotonina (7)

O que é deficiência de vitamina D e como ela acontece?

Com uma deficiência de vitamina D, muito pouca vitamina D é produzida. Portanto, várias funções corporais são prejudicadas porque não têm vitamina D disponível. (3, 9) Para prevenir uma deficiência, você deve passar regularmente tempo ao sol para recarregar suas lojas. (2, 5, 11)

Devido aos nossos estilos de vida, nós passamos muito tempo dentro de casa, como em escritórios. Ou raramente sai de casa por causa da proteção contra o calor e o sol. Por um lado, isto toma precauções contra o câncer de pele e o envelhecimento da pele. Por outro lado, isto inibe a produção de vitamina D. (2, 4)

As causas da deficiência de vitamina D podem ser as seguintes:

Causa Descrição
Estado nutricional Uma dieta desequilibrada pode levar à deficiência de vitamina D. Você pode encontrar pequenas quantidades de vitamina D em produtos animais (fígado de vaca, ovos, queijo), peixes oleosos (arenque, salmão, atum), frutos do mar (ostras) e vários tipos de cogumelos.(3)
Idade Com o tempo, a produção do corpo de vitamina D diminui. A absorção de nutrientes também é reduzida com a idade. Acrescente a isto a falta de exercício no ar fresco.(12, 13, 14)
Ambiente de trabalho Trabalho de escritório e roupas compridas são contraproducentes para a produção de vitamina D. Mesmo se você ainda quiser aproveitar o sol à noite após um dia de 8 a 10 horas (dentro de casa), o efeito é menor por causa do sol baixo.(4, 9)
Cor da pele Quanto mais clara a cor da pele, mais rápida é a produção de vitamina D. Com a cor da pele escura, a síntese de vitamina D3 pela radiação UV-B é mais lenta. Especialmente as pessoas com cor de pele escura nas latitudes norte têm deficiência de vitamina D.(2, 5)
Radiação solar natural As regiões ao norte de Barcelona (42° latitude) e ao sul de Berlim (52° latitude) têm radiação solar suficiente nos meses de verão. Ao norte de Berlim, o sol nem sequer é suficiente no verão.(2, 3)
Cremes solares, protetores solares Para nos proteger do câncer de pele e do envelhecimento da pele, aplicamos protetor solar. O fator de proteção solar nele contido reduz a síntese de vitamina D.(9) Por exemplo, o protetor solar com fator de proteção solar 30 reduz a síntese de vitamina D em mais de 95%.(2, 4)
Doenças Doenças crônicas como osteoporose, diabetes mellitus, câncer, depressão, doença cardiovascular e disfunção imunológica podem levar à deficiência de vitamina D. (13, 15, 16, 17, 18) Mas também doenças relacionadas à digestão e absorção de gordura podem ser contraproducentes.(19)
Medicamentos Certos medicamentos como anti-hipertensivos, antiestrogênicos, citostáticos, antiepilépticos e fitofármacos podem inibir a produção de vitamina D.(4)

Como posso reconhecer uma deficiência de vitamina D?

Os sintomas de uma deficiência de vitamina D não são específicos e também podem ser causas de outras doenças. Muitas vezes não há nenhum sintoma. (3) Portanto, se você suspeitar de uma deficiência, você deve consultar um médico e fazer um exame de sangue.

Normalmente, uma deficiência de vitamina D se desenvolve lentamente. Os primeiros sinais de uma deficiência de vitamina D podem ser uma acumulação de mau desempenho (18, 20), cansaço prolongado ou lentidão, distúrbios do sono (21, 22), uma baixa sensação de bem-estar, mudanças de humor ou depressão (23, 24), e tonturas ou dores de cabeça (25, 26).

Os sintomas avançados só podem aparecer após um longo período de não tratamento. Estes incluem: (2, 3, 19)

  • Fraturas ósseas, perda óssea (2)
  • Fraqueza muscular, cãibras (5)
  • Dor nos ossos, músculos e nervos
  • Depressão, "depressão de inverno (20, 23, 27)
  • Sistema imunológico suscetível (5)
  • Cicatrização pobre de feridas, doenças de pele (neurodermatite, psoríase, doença da mancha branca) (28, 29, 30)
  • Pressão arterial alta, problemas cardiovasculares (5, 31)
  • Doenças auto-imunes (esclerose múltipla) (2, 5, 9)
  • Susceptibilidade a infecções, doenças infecciosas (tuberculose, doenças renais crônicas) (5, 9)
  • Aumento do risco de câncer (câncer de mama, próstata ou cólon) (32, 33, 34)
  • Diabetes mellitus (5)
  • Queda de cabelo (35, 36)
  • Asma (5)
  • Fraca concentração e atenção, demência (16, 18, 20)

Quão perigoso é a deficiência de vitamina D?

Se você não corrigir sua deficiência de vitamina D, isso pode levar a sérios problemas.

As crianças em particular correm um alto risco de desenvolver raquitismo e malformações do cérebro e do sistema nervoso. Uma deficiência grave de vitamina D pode levar a deformidades dos ossos e do crânio nos primeiros dois anos de vida. A junção cartilage-osso na área da caixa torácica (rosário raquítico), os membros e a coluna vertebral (escoliose) é particularmente suscetível a isso. (2, 3, 9)

Symptome eines Vitamin-D-Mangels-01

Durante a gravidez e a amamentação, é especialmente importante evitar uma deficiência de vitamina D. Caso contrário, isto pode resultar em malformações dos ossos e do cérebro nas crianças.
(Fonte de imagem: unsplash.com / Anna Pritchard)

Uma deficiência de vitamina D reduz o armazenamento de cálcio nos ossos. Vitamina D é necessária para armazenar cálcio nos ossos. Caso contrário, a densidade óssea pode diminuir(osteoporose), ou os ossos podem amolecer(osteomalacia). Já sinais tardios de tais doenças são fraturas, assim como dores musculares, esqueléticas ou de cabeça. (2, 3, 9, 31)

Se houver deficiência de vitamina D, o cálcio não pode ser armazenado adequadamente.

Isto faz com que os vasos sanguíneos se calcificem. Isto pode levar à pressão alta, que é a principal causa de doenças cardiovasculares.

Como mostra um estudo de 2012, os suplementos de vitamina D podem reduzir o risco. (8) Entretanto, a vitamina D não é o único gatilho para doenças cardíacas. Um estilo de vida pouco saudável, como a falta de exercício, o aumento do consumo de álcool e o fumo também podem contribuir. (5, 31)

Há especulações de que o câncer está ligado à deficiência de vitamina D. Como a vitamina D suporta as células, isto poderia limitar o crescimento de células cancerígenas. Como um estudo demonstrou, uma deficiência resulta em um risco aumentado de câncer de pulmão, mama, cólon e próstata. (32, 33, 34)

Como você pode testar a deficiência de vitamina D?

Se você suspeita que tem uma deficiência de vitamina D, é melhor consultar um médico e fazer um exame de sangue. O exame de sangue mede a concentração da vitamina no fígado. Mais especificamente, o nível de vitamina D 25-OH (calcidiol) no sangue é verificado. (2, 3, 5)

Alternativamente, você pode fazer um autoteste em casa. Isto envolve colocar algumas gotas de sangue do seu dedo em uma tira de teste. Isto é então enviado para o laboratório. Você então receberá seus resultados a partir daí.

O Instituto Robert Koch dá a seguinte classificação de vitamina D nos níveis sanguíneos. (Para a conversão de ng / ml para nmol / l, o valor é multiplicado por 2,5.)(37)

Classificação Nanograma / mililitro Nanomole / litro
Grave deficiência Abaixo de 12 ng / ml 30 nmol / l
Deficiência 12 a 20 ng / ml 30 a 50 nmol / l
Fornecimento adequado 20 a 30 ng / ml 50 a 75 nmol / l
Fornecimento ideal 30 a 50 ng / ml 75 a 125 nmol / l
Fornecimento excessivo Acima de 50 ng / ml Acima de 125 nmol / l

Quando e para quem é útil corrigir a deficiência de vitamina D?

Em princípio, todos devem corrigir ou evitar uma deficiência de vitamina D. Entretanto, existem certos grupos de risco para os quais a deficiência de vitamina D pode ser perigosa.

  • Recém-nascidos, bebês: A vitamina D é especialmente importante para a sobrevivência de bebês e crianças pequenas. A vitamina D suporta a formação óssea e, portanto, também o crescimento. Os bebês muitas vezes têm uma deficiência de vitamina D. Eles só ingerem uma pequena quantidade de vitamina D através do leite materno. Seus corpos não conseguem produzir vitamina D suficiente eles mesmos.(5, 9)
  • Gravidez, amamentação: Durante a gravidez e a amamentação, o corpo da mulher está ocupado cuidando de dois seres vivos. Para suprir ambos com vitamina D suficiente, preparações podem ser usadas.(5, 9)
  • Idosos: Os idosos muitas vezes lutam com problemas musculares e ósseos. Quedas graves e fraturas ósseas são as conseqüências. A vitamina D pode ter um efeito positivo sobre a saúde cardiovascular, risco de câncer, equilíbrio, força muscular e prevenir fraturas ósseas.(14, 20, 21, 23, 24, 27)
  • Meses de inverno: Devido ao baixo número de horas de sol e exercício ao ar livre, geralmente não é possível reabastecer a loja de vitamina D no inverno.(2, 31)
  • Outros fatores: Tipos principais mais escuros, pessoas imunocomprometidas, veganos, a maioria ficando dentro de casa, cobrindo com roupas (2, 3, 5, 19)

Um fornecimento ideal de vitaminas é concedido pelo brilho de um tipo de pele, a proximidade com o equador, meio-dia e os meses de verão.

No verão, dependendo do seu tipo de pele, você deve expor seu rosto, braços e pernas à luz direta do sol por 5 a 25 minutos três vezes por semana.

Quais são os tratamentos para a deficiência de vitamina D?

O tratamento mais fácil para a deficiência de vitamina D é o sol. Se você receber luz solar suficiente, você logo reabastecerá suas lojas. (3, 11) Pessoas com pele mais escura devem passar de 10 a 40 minutos ao sol, dependendo da época do ano.

Você também deve procurar por alimentos que contenham vitamina D em sua dieta. Sua dieta é responsável por 10 a 20 por cento das suas necessidades diárias de vitamina D. Entretanto, apenas alguns alimentos contêm mesmo pequenas quantidades de vitamina D.(2, 5) Os veganos não absorvem vitamina D de alimentos vegetais e devem usar suplementos se necessário. (3)

Nós fornecemos a você uma tabela geral de alimentos ricos em vitamina D:

Food / 100 g Microgramas (µg) Unidades Internacionais (IU)
Herring 25 µg 1000 IU
Eel 20,1 µg 804 IU
Salmon 16 µg 640 IU
Eggs 2,9 µg 116 IU
Butter 1,2 µg 48 IU
Gouda 1,3 µg 52 IU
Emmental 1,1 µg 44 IU
Leite de vaca 0,2 µg 8 IU
Cogumelos Porcini 3,1 µg 124 IU
Cogumelos, cantarelos 2,1 µg 84 IU

Além das opções de tratamento já mencionadas, você também pode tomar suplementos alimentares na forma de gotas, cápsulas ou comprimidos para atender às suas necessidades diárias. (5) É melhor consultar um médico e evitar a auto-medicação.

Os médicos geralmente prescrevem terapia para deficiência grave de vitamina D. Nas primeiras 4 a 8 semanas, as lojas vazias são reabastecidas na terapia inicial de alta dose baseada em vitamina D3. Isto é seguido por uma terapia de manutenção com uma dose menor, geralmente para os meses restantes de inverno. (2, 3)

Terapias de luz com lâmpadas de dia podem ser usadas como uma forma adicional de terapia no inverno. No entanto, o solário não é uma opção de tratamento adequado. Ao contrário dos necessários raios UV-B de luz solar, o solário fornece raios UV-A, que não são importantes para a produção de vitamina D. (11)

O que você deve ter em mente ao tomar vitamina D?

Como a vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, é melhor tomar suplementos com alimentos gordurosos, como o queijo. Ele não será eficaz o suficiente com o estômago vazio. (5)

Symptome eines Vitamin-D-Mangels-02

Uma dieta rica em vitamina D, juntamente com luz solar suficiente, ajudará você a alcançar sua necessidade diária de vitamina D. O peixe gordo não só contém vitamina D, mas também pode ser bem combinado com suplementos de vitamina D.
(Fonte de imagem: unsplash.com / Jonathan Borba)

A necessidade de vitamina D varia de pessoa para pessoa. A taxa na qual a vitamina D é produzida também varia. Para a dosagem certa, é melhor consultar um médico para evitar a superdosagem. (2, 5)

Há diferentes opiniões sobre a dosagem. Os valores são dados em Unidades Internacionais (UI). (800 UI = 20 microgramas) (5, 11, 12)

  • Como já mencionado, muito pouca vitamina D é passada no leite materno. Portanto, os bebês devem tomar de 400 a 500 IU de vitamina D3 diariamente a partir do 7º dia de vida. Isto é recomendado para o 1º ano de vida e os meses de inverno do 2º ano.
  • Crianças Adultos com menos de 65 anos devem tomar de 600 a 800 IU de vitamina D3 diariamente.
  • Recomenda-se aos adultos de 65 anos ou mais que tomem de 800 a 1000 IU de vitamina D3 diariamente.

Uma conexão com outras vitaminas não foi cientificamente comprovada. A vitamina K2, por exemplo, ajuda o corpo a utilizar o cálcio existente. Tomar vitamina D e K2 juntas como uma medida terapêutica de acompanhamento é benéfico na prevenção de fraturas ósseas e especificamente no tratamento da osteoporose. (15, 38)

É prejudicial tomar vitamina D em demasia?

Uma overdose de vitamina D do sol ou de alimentos é bastante improvável. Mas isso pode acontecer, por exemplo, quando se nada no verão. Quanta vitamina D é produzida depende de quanta superfície da pele é exposta ao sol.

No verão, o corpo pode produzir de 4 a 8 ng / ml durante o sol do meio-dia. Se a pele começar a ficar vermelha, você deve sair do sol ou aplicar protetor solar. A partir de então, a produção de vitamina D é baixa.

Uma overdose de suplementos deve ser tratada rapidamente. Isto porque, além do aumento dos níveis de vitamina D, os níveis de cálcio também aumentam, o que pode levar à hipercalcemia, pedras nos rins ou calcificação dos rins. (2, 4, 5)

Uma overdose de vitamina D pode causar sintomas semelhantes aos de uma deficiência. Estes incluem: Perda de apetite, desidratação, aumento da sede, exaustão, fadiga, náusea, vômitos, fraqueza muscular, dor óssea, dor de estômago e problemas cardiovasculares.

Durante um longo período de tempo, uma dose média pode causar um aumento contínuo no nível de vitamina D. Por esta razão, verificações regulares com um médico devem ser feitas ao tomar o tratamento com vitamina D.

Conclusão

Se você não tem certeza sobre seus sintomas e se sofre de deficiência de vitamina D, é melhor consultar um médico mais cedo do que mais tarde. Os grupos de risco, em particular, devem passar por check-ups regulares. O diagnóstico e o tratamento em tempo hábil podem prevenir sérias conseqüências.

No entanto, se você sempre se certificar de tomar sol suficiente e comer uma dieta equilibrada e rica em vitamina D, você não deve ter nenhum problema com a deficiência de vitamina D. Além disso, suplementos dietéticos podem ajudar você a atender às suas necessidades diárias de vitamina D.

Fonte da imagem: Soda/ 123rf

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Resenhas