Ultima atualização: 24 de setembro de 2021

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Seu médico diagnosticou-lhe uma deficiência de vitamina B12 devido à sua dieta vegan? Você quer fazer algo bom para o seu corpo e ajudá-lo a metabolizar a energia e a acumular células nervosas? Então você deve dar uma olhada mais de perto nas preparações de vitamina B12. Os médicos também juram pela vitamina B12 como uma cura milagrosa para demência e depressão.

Como detectar uma deficiência de vitamina B12, qual dosagem é recomendada e se você deve tomar a vitamina na forma de cápsulas, comprimidos, gotas ou injeções podem ser encontrados em nosso teste de vitamina B12 2021. Numerosas dicas e truques sobre ingestão e tolerabilidade, assim como informações importantes sobre aditivos, também esperam por você.




O mais importante

  • A vitamina B12 também é conhecida como cobalamina. A vitamina é produzida por microorganismos que vivem no trato digestivo de humanos e animais.
  • Na alimentação, a vitamina B12 é normalmente ligada a proteínas. Os veganos podem desenvolver uma deficiência de vitamina B12, mas somente se eles comerem uma dieta sem carne durante anos.
  • A vitamina B12 suporta vários processos metabólicos e é importante para a formação do sangue. Devido aos hábitos alimentares usuais na Europa, a vitamina B12 é normalmente consumida em quantidades suficientes.

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Guia: Perguntas que você deve se fazer antes de comprar vitamina B12

Por que eu preciso de vitamina B12?

Você precisa de vitamina B12 porque o seu corpo não consegue se produzir sozinho. A vitamina B12 é encontrada principalmente em produtos de origem animal. Ácido estomacal e enzimas liberam a vitamina B12 ingerida no organismo.

Na Alemanha, cerca de uma em cada dez pessoas não consome vitamina B12 em quantidade suficiente. Entre pessoas com mais de 60 anos, uma em cada cinco é afetada. A falta de vitamina B12 danifica os nervos. (Fonte de imagem: 123rf.com / 102124219)

Uma enzima especial chamada "fator intrínseco" transporta a vitamina B12 para as células do intestino delgado. De lá ele entra no sangue, onde é urgentemente necessário para formar células sanguíneas, apoiar o metabolismo energético e ajudar a construir células nervosas.

Nos últimos anos, tem havido um interesse crescente nas vitaminas do complexo B como substâncias para prevenir a arteriosclerose. As vitaminas B6, B12 e ácido fólico causam uma redução significativa nos níveis de homocisteína.

Homocysteine está sendo cada vez mais reconhecida como um fator de risco independente e importante para as doenças cardiovasculares. A suplementação com as vitaminas acima mencionadas é, portanto, uma medida eficaz e livre de riscos para reduzir a morbidade e mortalidade cardiovasculares. (1)

A vitamina B12 tem uma influência direta no metabolismo de energia, síntese de DNA e equilíbrio hormonal. Assim, ele pode neutralizar as seguintes doenças e sintomas

  • Fadiga
  • Falta de motivação
  • Depressão
  • Imunodeficiência
  • Danos nos nervos
  • Demência

A vitamina B12 é portanto essencial para o corpo, pois mantém numerosas funções corporais.

Como uma deficiência de vitamina B12 se torna perceptível?

A vitamina B12 não pode ser produzida pelo próprio corpo. Embora existam microorganismos no intestino que podem produzir a vitamina, o corpo só pode fazer uso insuficiente dela. A maioria das pessoas na Alemanha consome doses de vitamina B12 muito altas.

No entanto, uma deficiência de vitamina B12 não pode ser descartada, mesmo em nossas latitudes. Um subabastecimento ocorre, por exemplo, quando a absorção da vitamina é perturbada devido a doença. Doenças intestinais tais como gastrite ou doença de Crohn podem ser responsáveis por isso.

Se houver falta de fator intrínseco, muito pouca vitamina B12 é absorvida através do intestino. Alcoólicos e fumantes pesados também podem ser deficientes em vitamina B12 porque as paredes intestinais estão danificadas.

Nosso corpo tem um depósito de vitamina B12 bem cheio. Sintomas de deficiência, portanto, só se tornam perceptíveis após um subabastecimento que tenha durado anos. O diagnóstico nem sempre é fácil. Sintomas de deficiência de vitamina B12 incluem

  • Dores de cabeça
  • Fadiga
  • Fraqueza muscular
  • Queda de cabelo
  • Instabilidade de marcha
  • Dificuldade de concentração
  • Depressão

Grupos de risco incluem idosos, vegetarianos, mulheres grávidas e pacientes com doenças renais ou intestinais. Os sintomas neurológicos da deficiência de vitamina B12 não são específicos e podem ser irreversíveis.

O diagnóstico precoce é, portanto, importante, usando marcadores sensíveis e de preferência específicos de deficiência de vitamina B12. Como os primeiros sinais clínicos de deficiência de B12 não são específicos, os grupos em risco devem ser examinados regularmente a cada dois ou três anos. (2)

Como resultado de uma deficiência persistente de vitamina B12, há um distúrbio da síntese de metionina e uma deficiência de coenzimas do ácido fólico. Os sintomas iniciais são a apatia, queimadura da língua e tonturas.

Se ocorrer uma psicose grave por deficiência de vitamina B12, há distúrbios no sentido do tato e da vibração. Aumento dos reflexos, incapacidade de andar e espasticidade. Em nível psicológico, uma grave deficiência de vitamina B12 manifesta-se na forma de agitação, confusão e alucinações.

Onde a vitamina B12 é encontrada?

Produtos de origem animal são as principais fontes de vitamina B12. Os alimentos vegetais não são capazes de suprir o corpo com vitamina B12 suficiente, mesmo que sejam consumidos em quantidades suficientes.

Para os vegetarianos, isto resulta em um aumento da suscetibilidade aos sintomas de deficiência. Mas pacientes internados, assim como pacientes com demência e seus cônjuges também têm um risco particularmente alto de desenvolver uma deficiência de vitamina B12. (3)

Na verdade, a comida vegetariana é quase completamente livre de vitamina B12. Vestígios podem ser detectados em produtos fermentados, como cerveja ou chucrute. As plantas, no entanto, não podem dar uma contribuição suficiente para atender a demanda.

O único representante do reino vegetal que tem quantidades significativas de vitamina B12 é o espinheiro-marinho. A tabela a seguir lista os alimentos que servem como fornecedores de vitamina B12.

Alimentos teor de vitamina B12 em mg por
100 g de fígado de bezerro 80
Fígado de vaca 70
Fígado de porco 25
Coelho 10
Arenque 7
Truta 5
Costeleta de porco 3
Ovo de frango 2,5
Gorgonzola 1,2
Queijo creme 1
Leite integral 0,5

Se uma deficiência já tiver sido demonstrada, a dose diária deve ser de um a dois miligramas. Em estudos ficou claro que a ingestão oral das preparações não é de forma alguma inferior às injeções médicas em termos de efeito. De acordo com um estudo realizado na Holanda, um leve déficit de vitamina B12 em idosos pode ser bem tratado com doses de até um miligrama. A seguinte visão geral fornece a ingestão recomendada de vitamina B12 para diferentes faixas etárias.

Grupo de idade/grupo de risco necessidade de vitamina B12 em mg/dia
Bebês com menos de quatro meses 0.4
Bebês até 1 ano 0.8
Crianças de até 3 anos 1.0
Crianças de até 6 anos 1.5
Crianças de até 9 anos 1.8
Crianças de até 12 anos 2,0
Crianças até 14 anos 3,0
Adolescentes até 18 anos 3,0
Adultos até 24 anos 3,0
Adultos até 50 anos 3,0
Adultos até 64 anos 3,0
Seniores a partir de 65 anos 3,0
Mulheres grávidas 3,5
Mulheres amamentando 4,0

O nível de vitamina B12 já poderia ser mantido a uma dose inferior a um miligrama. Os cientistas consideraram doses mais altas como sendo úteis apenas no caso de uma deficiência existente.

A vitamina B12 pode ser superdotada?

Até agora, nenhum dano causado por overdoses é conhecido. Nosso corpo é capaz de excretar a vitamina B12 que foi tomada em excesso. Portanto, não são de se esperar conseqüências para a saúde decorrentes da ingestão de altas doses de vitamina B12. Entretanto, nenhum benefício adicional é esperado, já que a substância é excretada novamente sem uso.

A vitamina B12 tem efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais ocorrem apenas em casos muito raros. Por exemplo, uma erupção cutânea que lembra a acne foi observada, que ocorreu mais freqüentemente na face e na área da parte superior do corpo, e que apareceu dentro de um período de seis meses de ingestão.

Entretanto, uma overdose não é responsável por esses efeitos colaterais, pois os sintomas descritos já ocorreram após a administração de pequenas doses. Presume-se que as intolerâncias são a causa desta forma de erupção cutânea. O

s sintomas desapareceram após a descontinuação da preparação. O choque anafilático ocorreu em casos muito raros após a administração de injeções de vitamina B12. Reações locais na pele, náuseas ou vertigens também ocorreram em casos raros e devem ser consideradas como reações de hipersensibilidade local.

Decisão: Que tipos de vitamina B12 existem e qual é a mais adequada para você?

Basicamente, você pode distinguir entre quatro tipos de vitamina B12

  • Cápsulas
  • Tabletes
  • Gotas
  • Injeções

Os diferentes tipos têm vantagens e desvantagens cada um. Dependendo do que você preferir, um tipo diferente é adequado para você. Na seção seguinte, nós gostaríamos de facilitar a sua decisão.

Quais são as características das cápsulas de vitamina B12 e quais são as vantagens e desvantagens?

As cápsulas de Vitamina B12 são a forma mais comum de administração. O produto é de muito boa qualidade e pureza. As cápsulas geralmente contêm menos aditivos do que comprimidos. Se você não tem problemas para levar o produto, é fácil de levar e também adequado para levar em viagem.

Os vegetarianos e veganos devem olhar cuidadosamente o folheto informativo e escolher produtos que não contenham gelatina em suas cápsulas.

Vantagens
  • Conveniente de tomar
  • Quase nenhum aditivo
  • Alta biodisponibilidade
Desvantagens
  • A dosagem não pode ser tomada por você mesmo
  • Engolir frequentemente causa problemas

O que distingue os comprimidos de vitamina B12 e quais são as vantagens e desvantagens?

Você pode escolher entre dois tipos diferentes. Os comprimidos normais são tomados como de costume com líquido e engolidos inteiros. Se você tiver problemas com isso, você pode usar comprimidos sublingual. Estes são colocados debaixo da língua e o princípio ativo entra no corpo através da mucosa oral.

Os comprimidos de vitamina B12 são geralmente mais baratos do que as cápsulas comparáveis. Entretanto, existem grandes diferenças de produto e os comprimidos muitas vezes contêm aditivos questionáveis, tais como corantes ou aromatizantes.

Ao comprar, certifique-se de que o produto é tão puro quanto possível. Você não encontrará comprimidos de vitamina B12 no mercado alemão que são completamente livres de aditivos.

Vantagens
  • Preço baixo
  • Fácil de tomar
Desvantagens
  • A dosagem não pode ser feita por você mesmo
  • Muitas vezes contém aditivos nocivos

O que distingue as gotas de vitamina B12 e quais são as vantagens e desvantagens?

Se você achar difícil engolir cápsulas ou comprimidos, você não terá nenhum problema em tomar gotas de vitamina B12. O produto pode ser dosado independentemente através da pipeta prática. As gotas são colocadas sob a língua e entram imediatamente no corpo através da mucosa oral.

Estas preparações são caracterizadas pela sua boa tolerabilidade.

Vantagens
  • Fácil de usar
  • Divisível no uso
  • De ação rápida
Desvantagens
  • Apenas curto prazo de validade
  • Muitas vezes contém aditivos

O que distingue as injeções de vitamina B12 e quais são as vantagens e desvantagens?

Injeções de vitamina B12 são usadas quando há uma deficiência grave de vitaminas. Desta forma, um fornecimento rápido e direcionado de vitamina B12 pode ser assegurado. As injeções não são uma opção para usuários particulares.

Elas são realizadas apenas por médicos e são comparativamente raramente utilizadas.

Vantagens
  • Efeito rápido
  • Possibilidade de altas doses
  • Compensação rápida para deficiência de vitaminas
Desvantagens
  • Não deve ser usado por conta própria

Critérios de compra: Estes são os fatores que você pode usar para comparar e avaliar a vitamina B12

A seguir, gostaríamos de lhe mostrar os fatores que você pode usar para comparar e avaliar a vitamina B12. Isto tornará mais fácil para você decidir se uma determinada vitamina B12 é adequada para você ou não. Em resumo, estes são:

  • Forma de dosagem
  • Dosagem
  • Ingredientes
  • Aditivos
  • Tolerabilidade

Nos parágrafos seguintes, nós explicaremos a você o que é importante nos critérios individuais para facilitar a sua decisão de compra.

Formulário de dosagem

Nós já falamos sobre os formulários de dosagem. Ao comprar, depende antes de tudo de qual forma você prefere. As cápsulas já estão dosadas e são adequadas para uma ingestão rápida em movimento.

Se você não estiver confortável com cápsulas ou comprimidos para engolir, você tem a opção de comprar gotas de vitamina B12. A dose deve ser determinada pelo usuário. Com todas as formas de dosagem selecionadas, é importante prestar atenção à pureza do produto e às inserções da embalagem do fabricante.

Dosagem

Se houver uma deficiência de vitamina B12 clinicamente confirmada, isto irá determinar a dose e você não precisa se preocupar com mais nada. O ideal é que as cápsulas e comprimidos já contenham a dose especificada e tomá-los é fácil e conveniente.

Ao tomar vitamina B12 como uma medida preventiva, as instruções na embalagem devem ser seguidas. Faz pouco sentido ter uma overdose de vitamina B12. Portanto, você não é melhor abastecido com ela, mas o corpo excreta o excesso de vitamina B12 não utilizada.

Ingredientes

Os comprimidos de vitamina B12, em particular, frequentemente contêm uma gama completa de ingredientes. Estes nem sempre são seguros. Um produto tão puro quanto possível é preferível, mesmo que o preço possa parecer menos atraente. A lista de ingredientes muitas vezes inclui uma referência a aromatizantes. Estes podem ser diferentes aditivos.

Aromas naturais

Estas são substâncias que foram produzidas a partir de matérias primas naturais. Um exemplo típico é a baunilha do feijão baunilhado.

Aromas artificiais

Os aromas artificiais são sempre produzidos de forma sintética. Eles podem conter outros aditivos.

Substâncias aromatizantes idênticas às naturais

Embora estas substâncias também sejam produzidas sinteticamente, elas não diferem em composição química do produto natural.

Extratos aromáticos

Extratos aromáticos consistem em materiais de origem natural, como óleo de lavanda, óleo cítrico ou água de rosas.

Aromas de reação

Estes aromas consistem de aminoácidos em combinação com açúcar e são mais ou menos comparáveis ao sabor dos molhos. O glúten é um componente natural dos cereais. Os cientistas ainda discordam sobre se o glúten realmente prejudica o corpo.

Entretanto, é um fato que as intolerâncias ao glúten estão se tornando mais freqüentes e que os suplementos alimentares correspondentes não são, portanto, tolerados. As gotas de vitamina B12 podem conter álcool. Nas dosagens habituais, o álcool adicionado não é prejudicial. Se você quer estar no lado seguro, escolha uma preparação sem álcool.

Fatos que vale a pena saber sobre a vitamina B12

Quais as formas de vitamina B12 existem?

Existem diferentes formas de vitamina B12 em diferentes alimentos. O mesmo se aplica aos vários suplementos alimentares.

A vitamina B12 é indispensável para numerosas funções corporais. (Fonte de imagem: 123rf.com / 122530603)

A questão inevitavelmente surge quanto à forma de vitamina B12 que funciona melhor e é absorvida pelo corpo. Todas as formas são atribuídas ao grupo químico cobalamina e, portanto, têm uma composição semelhante. A vitamina B12 é uma exceção absoluta e é o único composto formado por organismos que contém o elemento cobalto. Quimicamente, existe uma estrutura em forma de anel com o elemento cobalto no centro. Ligados a ele estão cinco átomos de nitrogênio. O sexto ligando desta estrutura faz a diferença.

Forma de vitamina B12 estrutura e função
Hidroxocobalamina Esta forma é freqüentemente contida em injeções e é usada em altas doses para desintoxicar o corpo.
Forma de cianocobalamina Esta forma é produzida pela combinação com ácido prússico, A substância é particularmente estável, mas pode levar a reações alérgicas e não é recomendada especialmente para fumantes ou pessoas com problemas renais.
Metilcobalamina Esta forma ativa de vitamina B12 pode ser metabolizada diretamente pelo organismo.
Adenosilcobalamina Esta forma também é ativa e pode ser bem armazenada no fígado.

Qual é a melhor forma de vitamina B12?

Os nutricionistas estão se colocando cada vez mais esta pergunta. Mais e mais, as duas formas ativas, adenosilcobalamina e metilcobalamina, estão sendo recomendadas. A metilcobalamina, que tem a maior taxa de atividade, é recomendada com mais freqüência.

A hidroxocobalamina, por outro lado, é mais comumente ingerida em alimentos. Muitos preparados baratos de vitamina B12 contêm cianocobalamina, já que a substância pode ser produzida sinteticamente sem muito esforço e particularmente a baixo custo. Os fabricantes devem indicar na embalagem qual forma de vitamina B12 está contida. Se você quer estar do lado seguro, você deve perguntar.

O que exatamente é fator intrínseco?

Quando nós tomamos vitamina B12 de fontes animais, ela não está automaticamente disponível para o corpo. As moléculas grandes não conseguiriam atravessar a parede do intestino delgado por si mesmas.

O fator intrínseco da proteína entra em cena e assume o papel de transportador. O fator intrínseco é assim responsável por garantir que a vitamina B12 esteja realmente disponível para o organismo. Se esta enzima estiver faltando, podem ocorrer sintomas de deficiência porque a vitamina B12 absorvida é excretada sem uso.

Posso testar eu mesmo uma deficiência de vitamina B12?

Se alguns dos sintomas mencionados acima ocorrerem, você vai querer saber com certeza se uma deficiência de vitamina B12 é realmente a causa. Testes especiais estão disponíveis para este fim. Você pode testar seus níveis de vitamina B12 no conforto de sua própria casa. O kit de coleta de amostras contém todos os utensílios necessários e uma descrição detalhada do procedimento. O teste continua da seguinte forma:

  • Tirar sangue da ponta dos dedos
  • Enviar amostra
  • A amostra é analisada no laboratório
  • Transmissão do resultado
  • Recomendação para ação

Uma deficiência pode ser detectada rapidamente. Valores acima de 50 pmol/l são considerados normais. Se o valor for inferior a 35 pmol/l, uma clara deficiência pode ser assumida.

Algumas gotas de sangue são suficientes para realizar o teste de forma confiável. Os fabricantes geralmente disponibilizam os resultados em uma área online protegida de sua página inicial. O teste Holo-TC é considerado o teste de vitamina B12 mais confiável. Ele determina a quantidade de material fonte biologicamente utilizável.

(Fonte das fotos: 123rf.com / 112270049)

Referências (3)

1. Wolfgang Herrmann, Rima Obeid. Ursachen und frühzeitige Diagnostik von Vitamin-B12-Mangel. Deutsches Ärzteblatt. 3. Oktober 2008; Jg. 10, Heft 40.
Fonte

2. A.H. Leischker, G.F. Kolb. Vitamin-B12-Mangel im Alter. Zeitschrift für Gerontologie und Geriatrie. January 2015; Volume 48, Issue 1, pp 73–90.
Fonte

3. Kleine-Gunk B. Blickpunkt der Mann. 2003; 1 (4), 38-40.
Fonte

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Estudo científico
Wolfgang Herrmann, Rima Obeid. Ursachen und frühzeitige Diagnostik von Vitamin-B12-Mangel. Deutsches Ärzteblatt. 3. Oktober 2008; Jg. 10, Heft 40.
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A.H. Leischker, G.F. Kolb. Vitamin-B12-Mangel im Alter. Zeitschrift für Gerontologie und Geriatrie. January 2015; Volume 48, Issue 1, pp 73–90.
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Kleine-Gunk B. Blickpunkt der Mann. 2003; 1 (4), 38-40.
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