Whey feminino
Ultima atualização: 23 de junho de 2021

Um dos suplementos queridinhos da musculação entre as mulheres é o whey feminino. Claro, não à toa, já que ele fornece uma dose extra de proteína, ajudando na formação de massa magra. Se você quer entender um pouco mais sobre o whey protein para mulheres, seja bem-vinda.

Aqui vamos explicar do que se trata, para que serve e como tomar. Fique com a gente até o fim.




Primeiro, o mais importante

  • O whey protein é um suplemento feito através da proteína do soro do leite. Ele ajuda na recuperação dos músculos e na formação de massa magra.
  • Eles podem ser divididos entre isolado, concentrado e hidrolisado. Vamos explicar suas diferenças ao longo desse guia.
  • Como a anatomia feminina e masculina são diferentes, o whey feminino tem uma composição específica para mulheres. Por esse motivo é indicado o uso do whey protein para elas.

Melhores opções de whey feminino: nossas sugestões

Existem diferentes sabores e compostos de whey feminino. Selecionamos os melhores do mercado para você comparar e poder escolher o seu.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre whey feminino

Para mulheres que praticam musculação, o whey feminino é um grande aliado. Essa dose extra de proteína auxilia na formação de massa magra. Seu composto é pensado justamente para favorecer a anatomia feminina. Fique com a gente até o fim para aprender mais sobre o whey protein para mulheres.

Imagem de uma mulher com roupa fitness em bancada da cozinha preparando whey feminino

O whey feminino tem uma composição diferente, favorecendo a anatomia e objetivos femininos. Fonte: LYFE Fuel / Unsplash.com

Para que serve o whey feminino?

O principal objetivo do whey feminino é contribuir para a formação de massa magra e a regeneração dos músculos. Isso é importante para definir o corpo - objetivo de mulheres que fazem musculação -, ao invés de simplesmente focar no emagrecimento.

A ideia é substituir a gordura pela massa magra, e esse é o papel do whey, fornecendo uma dose extra de proteína.

Além disso, sua composição é diferente do whey masculino, como veremos adiante. Essa diferenciação traz outros benefícios estéticos. O colágeno, por exemplo, mais concentrado na versão feminina, contribui para melhor elasticidade da pele, retardando o envelhecimento e prevenindo a flacidez, além de melhorar a saúde do cabelo e das unhas também.

Vantagens
  • Ajuda na formação de massa magra
  • Atua na regeneração dos músculos
  • Contribui para o emagrecimento
  • Melhora a saúde da pele, cabelo e unhas
Desvantagens
  • Se tomado de forma errada pode engordar

Qual a diferença entre o whey feminino e masculino?

Já que o objetivo principal é o mesmo, a maior diferença entre o whey protein feminino e masculino está na composição.

O whey feminino é rico em isoflavona, ajudando no alívio da TPM.

Obviamente, os compostos podem mudar de acordo com o fabricante, trazendo benefícios específicos de acordo com cada um deles. Porém, é comum que todos eles contenham colágeno e elastina, ajudando na elasticidade e firmeza da pele.

Outro composto comum é o óleo de semente de uva. Ele é antioxidante e ajuda a combater os radicais livres, que em excesso podem prejudicar o organismo e enfraquecer o sistema imune.

Além disso, o whey feminino é rico em isoflavona. Essa substância ajuda no alívio dos sintomas da menopausa e TPM, fornecendo bem-estar para esse período.

Mulher malhando em academia

O whey feminino tem compostos específicos para o organismo da mulher Fonte: Sabel Blanco / Pexels.com

Quais os diferentes tipos de whey feminino?

O whey feminino se divide em três tipos: isolado, concentrado e hidrolisado. Cada um deles tem diferenças em sua composição, sendo indicado para objetivos distintos. Fizemos uma tabela para te ajudar na comparação:

Isolado Concentrado Hidrolisado
Composição Menor concentração de gordura e lactose Maior concentração de gordura e sabor Absorvido mais rapidamente
Concentração de proteína Acima de 90% Entre 30 e 80% Variável, já que pode ser concentrado ou isolado, com a diferença de ter passado pela quebra de proteínas para aumentar a velocidade de absorção
Indicação Para quem possui alergias, intolerância à lactose ou restrição de carboidrato na dieta Para quem busca ganho de massa muscular Para quem tem intolerância ou problemas gástricos, já que tem absorção mais rápida

Pessoas com alergias e intolerância devem conversar com um médico especialista antes do seu consumo.

Whey feminino engorda?

Qualquer suplemento em excesso ou consumido de forma errada pode favorecer o ganho de peso. Portanto, não é o whey feminino que engorda, e sim a dose e maneira como você tem ingerido o suplemento.

É preciso escolher o whey protein de acordo com seu objetivo, tomar a quantidade indicada e nos horários que potencializam suas necessidades. Para isso, consulte seu treinador ou nutricionista.

Como tomar o whey feminino?

De forma geral, o whey feminino pode ser tomado com água, leite ou mesmo batido com frutas. Ele deve ser ingerido cerca de 30 minutos depois da musculação, mas essa recomendação pode variar.

Após o treino os músculos estão fragilizados e o whey atua na sua regeneração. Vale lembrar que a dosagem deve ser indicada por um profissional especializado.

Existe alguma contraindicação?

Qualquer mulher saudável pode tomar whey feminino. De qualquer forma, existem algumas condições que precisam ser conversadas com o médico.

Por fazer uso da proteína do leite, não é recomendado para quem tem alergia ao alimento ou mesmo intolerância à lactose.

Outra situação que merece atenção são mulheres com problemas renais. O excesso pode sobrecarregar os rins, mas com acompanhamento especializado não há problema.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar diferentes tipos de whey feminino

Agora que você já sabe do que se trata um whey feminino, é hora de saber avaliar certos critérios para escolher o melhor para você. Listamos alguns abaixo para te orientar nessa comparação:

Composto

Como vimos, a composição pode variar bastante entre os fabricantes. Embora a maioria contenha colágeno, existem outras vitaminas e minerais que podem ser um extra na suplementação.

Zinco, magnésio, potássio, ferro, cálcio e selênio são bons exemplos de minerais. Já as vitaminas podem ser A, C, E, D e as do complexo B. Ainda, um whey feminino que combine aminoácidos, como glutamina, BCAA, entre outros também pode ser interessante.

Por fim, lembre-se de que a isoflavona e o óleo de semente de uva também oferecem vantagens, como mencionado no guia.

Sabor

Você pode escolher seu whey protein pelo sabor da sua preferência, isso pode facilitar a ingestão. Algumas opções mais comuns são: baunilha, morango, frutas vermelhas e chocolate.

Uma dica é pensar de que forma você vai consumir o whey: água, leite ou batido com frutas. O chocolate, por exemplo, fica bem com leite. Os demais são ótimos complementos para vitaminas.

: Mão segurando medidor com whey protein

O sabor pode ser um critério de desempate na escolha do seu whey. Fonte: CTRL - A Meal Replacement / Unsplash.com

Tamanho

Existem embalagens de tamanhos variados. Um whey feminino pode ter de 450 a 900 gramas, geralmente. Saber a dosagem diária pode dar uma direção do tamanho de whey mais indicado para você. Assim você poderá calcular quanto tempo o whey vai durar, podendo chegar no melhor custo-benefício.

Se você estiver comprando online é preciso prestar atenção nesse critério. Alguns produtos podem parecer mais baratos, mas na verdade é porque o tamanho do frasco é menor, fique atento.

Combo

Vale a pena prestar atenção em ofertas que oferecem um combo. Em alguns casos, o whey feminino é vendido em kit junto com outros suplementos que podem turbinar os efeitos, e até mesmo um shaker para preparar sua bebida.

Os combos oferecem uma vantagem, já que os produtos ficam mais baratos do que se comprados isoladamente. Apenas certifique-se de escolher um kit com produtos que você realmente fará uso.

Em caso de dúvida, converse com seu nutricionista sobre os demais suplementos da oferta.

Resumo

O whey feminino foi desenvolvido especialmente para as mulheres. Embora os objetivos sejam similares aos masculinos, esse whey tem compostos diferentes para que elas possam alcançar objetivos específicos, como contribuir para a produção de colágeno.

Ele pode ser tomado com leite ou água cerca de 30 minutos após o treino, contribuindo para regeneração muscular. Esperamos ter ajudado na sua busca pelo melhor whey feminino através desse guia. Não esqueça de compartilhar essas informações com sua amiga de treino.

(Fonte da imagem destacada: Kelly Sikkema / Unsplash.com)

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